Agents of S.H.I.E.L.D. – Shadows
25/09/2014, 14:00.
Júnior Melo
Reviews
Série: Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.
Episódio: Shadows
Número do Episódio: 2×01
Exibição nos EUA: 23/09/2014
Antes de assistir ao episódio, tinha duas impressões sobre a nova temporada da série: ou ela vai aprender com os erros da primeira e ser tão boa quanto os últimos episódios foram, ou eles tentarão dar uma nova roupagem para a história para tentar chamar a atenção. E depois de assistir Shadows, tenho a certeza de que a temporada será algo muito melhor do que essas duas opções.
No fim da temporada passada, a S.H.I.E.L.D. não existia mais, a HYDRA havia ganhado força dentro da própria “agência”, o que levou a organização ao seu fim. Porém, Coulson e sua equipe ficaram encarregados de reorganizar tudo. Criar uma nova S.H.I.E.L.D.. Isso desanimou um pouco, pois pensei que esse primeiro episódio mostraria apenas isso, a busca deles por novos recrutas. Então começar o episódio já com novos personagens e uma missão foi bastante reconfortante.
A missão do episódio não foi das mais elaboradas, como já vimos em episódios anteriores, mas se tem uma coisa que a série sabe fazer é uma boa trama de ação. As cenas de perseguição, luta e tiros (muitos tiros) são sempre bem intensas e deixam quem assiste com o coração acelerado. Eles ainda inseriram um novo Mike, só que sem o lado bom daquele. A Centopeia acabou, mas ainda existem muito seres humanos com poderes por aí, gostaria de saber mais sobre o tal Carl.
A HYDRA parece ganhar cada vez mais força, mesmo estando escondida pelo mundo. O que é uma preocupação para Coulson e seu time, que mesmo conseguindo novos recrutas não tem número suficiente para enfrentar a organização nazista. E espero que a temporada não foque apenas nesse duelo entre S.H.I.E.L.D. e HYDRA, pois acho que não tem tanta história assim para ser desenvolvida nesse plot.
Agora vamos aos pontos positivos do episódio. E posso citar vários, pois o episódio seguiu num bom ritmo e mostrou que essa temporada tem muito potencial para ser melhor que a primeira. Primeiro, destaco o SSR 084 e a ligação com o fim da HYDRA no passado. Esse artefato é apenas o início do que pode ser um ótimo plot. Para que a HYDRA o quer? Qual a função dele? E – para mim – o principal: de onde ele veio? O jeito vai ser esperar por resposta nos próximos episódios.
Outro ponto positivo: é sempre muito bom ver as ligações que a série faz com o universo Marvel e como isso pode ser tão bem trabalhado na TV mesmo quando não pode ser mostrado nos filmes. E a Agente Carter, mesmo em 5 minutos de participação, mostrou que a série dela vai ser bem interessante de se assistir.
Também gostei do desenvolvimento dos personagens antigos. 22 episódios foi o suficiente para conhecermos muito bem cada um dos personagens da série, do TEAM GOOD GUYS (Ward poderia ser colocado nesse time), e esse primeiro episódio trouxe um novo ar para esses personagens já conhecidos. Sinto como se já não os conhecesse tão bem assim, pois eles amadureceram e agora têm novos dilemas. O destaque, claro, fica por conta de Fitz, que sempre foi o alívio cômico da série e agora tem uma parte tão dramática na história. Não façam ele sofrer, por favor! Já estava ruim vê-lo com seus problemas em terminar frases e após a revelação de Coulson foi difícil até continuar olhando para Fitz sem Simmons. Skye também merece um destaque agora que está sendo treinada pela May, e deixou de lado o jeito mocinha para trajar as vestes de badass.
Esse primeiro episódio, em questão de trama, já se mostrou bem superior ao piloto da temporada passada. Sinto que temos muitos caminhos que podem ser trilhados e confio nos roteiristas para fazer um bom trabalho e elevar cada vez mais o nível da série. Resta agora acompanhar essa nova fase tanto da S.H.I.E.L.D. quanto de Agents of S.H.I.E.L.D. para saber como tudo vai se desenrolar.
P.S.1: Hunter deve fazer o papel de Fitz nessa temporada, dei boas risadas com ele. Já gostei do personagem.
P.S.2: O que foi o Whitehall aparecendo como se nunca tivesse envelhecido? O que aconteceu durante esse tempo?
P.S.3: Espero que eles não trabalhem tanto com o governo perseguindo a S.H.I.E.L.D., foi a parte mais sonolenta do episódio.
P.S.4: Só eu tive a impressão de que a caixa que a Skye olhou (a SSR 139) vai ter alguma utilidade no futuro?



