Entreatos: Cultura Pop levada a sério – Comédia x Drama

thumb image

Na última edição do Emmy’s Awards, Orange is The New Black recebeu 8 indicações e levou para casa 3 estatuetas, incluindo uma, merecidíssima, consagrando a atuação de Uzo Aduba no episódio Lesbian Request Denied. Um número expressivo, de modo geral, mas que foi pouco comparado ao sucesso de público e crítica que acompanhou o lançamento da série.

Alguns enxergam nisso uma resistência dos meios já consagrados em relação ao Netflix, que produziu a série. Porém, eu tenho uma segunda opinião: o que freiou o sucesso de OITNB nos Emmy’s foi sua classificação: ela foi inscrita nos prêmios como uma série de comédia.

Eu lembro que logo assim que as nominações foram publicadas perguntaram ao cast do programa ironicamente: vocês sabiam que que vocês estavam fazendo uma série de comédia? De fato, há um humor singular no roteiro, mas parece-me um pouco estranho colocar OITNB ao lado de séries como The Big Bang Theory e Mom. Por outro lado, ela não é um drama exatamente — é um ‘comedy-drama’ (ou dramédia).

Durante anos, a TV americana testou formatos e criou receitas de sucesso, que resultou numa dicotomia fundamental — sitcoms de comédia de 30min e séries dramáticas de uma hora — resistindo a qualquer coisas que fugisse muito a essas formula.

Logicamente, este formatos lançaram grandes series de sucesso que amamos — como Friends —, assim como houveram os Mavericks que conseguiram driblar as exigências estabelecidas — como Seinfeld. Mas também muitas séries fantásticas, como Freaks and Geeks, não sobrevivera a primeira temporada porque não se enquadravam em nenhum dos lados.

Amy Sherman-Palladino, criadora de Gilmore Girls, falou sobre o assunto ao comentar sua decisão de sair de Gilmore Girls (ela se demitiu antes da última temporada) e ao escolher um canal da TV a cabo para produzir seus novos projetos:

“Elas [as redes de televisão] não estão interessadas em drama e comédia se misturando. Elas acreditam fortemente que drama deva ser drama, e comédia deva ser comédia, e não é isto que eu faço” — Amy Serman-Palladino

Este foi um movimento comum nos últimos anos. Como, por muito tempo a glória de uma série era aparecer no prime time de um canal de TV (network), diretores e roteiristas aceitavam (relutantemente, convenhamos) mudanças e intervenções em suas criações para se enquadrar em formatos pré-estabelecidos. Até que canais a cabo, com menor audiência, mas mais aptos a se arriscarem a inovar, apostaram e novas séries, novos formatos e mais liberdade criativa. Assim nasceu séries como Mad Man e Breaking Bad — sucessos hoje consagrados produzidos pela, até então desconhecida, ACM  — e criou-se uma nova reação: talvez, em um mundo de youtube, utorrent e hulu, um spot no primetime de grandes canais não seja tão valioso assim, quanto fazer sua ideia do seu jeito.

Mas é claro, a engrenagem continua girando, e aos poucos até canais a cabo ganham a exigência de produzir um sucesso após o outro, e com isso aumentam as intervenções criativas. Assim, a última série de Amy Sherman-Palladino a ir ao ar, Bunheads, mesmo sendo produzida pelo canal a cabo ABC Family já chegou ao fim após uma única temporada.

E enquanto isto acontece, nasce um novo núcleo de produções: podcasts, séries online, e o Netflix, com suas novas produções, assim como algumas ressuscitadas, que arriscam ousar mais. Quando os sistemas consagrados se viciam em suas fórmulas, novas produtoras sem nada a perder (por enquanto) continuam a inovar. Elas podem ainda não ter ganhado a admiração dos jurados dos Emmy’s, mas talvez isso não importe, o importante é que eu ainda aguardo o dia em que o Netflix vai refilmar Freaks and Geeks e agora, quem sabe, continuar Bunheads. Esse dia tem de chegar!

Grimm – Thanks For The Memories

Data/Hora 30/10/2014, 13:45. Autor
Categorias Reviews

thumb image

Série: Grimm
Episódio: Thanks For The Memories
Número do Episódio: 4×01
Exibição nos EUA: 24/10/2014
Nota do Episódio: 8.5

“Conhecimento é poder”.

A frase que abre o episódio de estreia da quarta temporada de Grimm, Thanks For The Memories, faz referência ao wesen apresentado pela primeira vez na série, o Gedachtnis Esser. No entanto, o caso envolvendo o wesen ficou um pouco de escanteio no roteiro do episódio, considerando toda a bagunça que aconteceu na casa de Nick, o capitão Renard no hospital em estado grave e Monroe e Rosalee abandonando seus planos de lua de mel. E para resolver esses problemas todos, Nick agora é apenas uma pessoa normal e vai precisar ainda mais da ajuda de Trubel e sua veia Grimm.

Falando nela, Trubel parece que vai se safar bem da decapitação do wesen do mal que trabalha para a realeza e também é agente do FBI, Weston Steward. A decisão de Nick de fazê-la assumir tudo e contar o que exatamente aconteceu para a polícia e o FBI – ocultando as partes wesens da história, é claro – deixou o caso consistente. O único problema é que uma detetive que investiga o crime é wesen, e ela parece bem preocupada com a real identidade de Trubel.

Grimm 4x1 Nick

Enquanto isso, Nick precisa voltar ao seu trabalho como um policial normal e por mais que isso pareça bom para o relacionamento dele com Juliette, é evidente que ele não está feliz em não ser mais um Grimm. Enquanto isso, Monroe e Rosalee tentam descobrir qual foi o feitiço que Adalind usou contra Nick.

Rosalee: “ – Espero que não seja a Verfluchte Zwillingsschwester.”

Dá medo só de ler o nome que Rosalee descreveu. Mas se alguém puder achar um antídoto para Nick, essa pessoa é Rosalee, com a ajuda de Monroe, é claro. Os dois não pensaram duas vezes antes de abandonar a lua de mel e ir ajudar o amigo.

Grimm 4x1 Nick, Monroe e Rosalee

Diálogo fofo do episódio:

“Nick: – Não quero que estrague a sua vida por causa de mim.

Monroe: – Cara, eu nem teria uma vida para estragar se não você por você.”

Um ponto que voltou a tona em Thanks For The Memories foram os pesadelos de Wu com o wesen que ele viu, mas não entendeu nada e achou que estava ficando louco. Dessa vez, Hank quase abriu os olhos do amigo, mas foi interrompido. Por mais que parece má ideia esclarecer Wu, está cada vez mais insuportável a situação dele vivendo com os fantasmas do wesen Aswang, a criatura que ele foi obrigado a ver durante um dos casos em que trabalhou com Nick e Hank.

Grimm 4x1 Wesen

Enquanto Wu sonha com o Aswang, Trubel foi decisiva na descoberta da identidade do Gedachtnis Esser que está agindo em Portland. Ele parece que tem um polvo na cabeça e com os braços atinge a nuca das vítimas, roubando suas memórias e as deixando em estado de demência, sem lembrarem de nada do que aconteceu. As memórias são vendidas a pessoas interessadas nas informações que as vítimas possuem. Baita negócio, e muito cruel também.

Thanks For The Memories encerrou apresentando a morte do capitão Renard e mostrou Trubel partindo para uma missão atrás do Gedachtnis Esser. Nick está desolado e sem muitas opções. Enquanto isso, as imagens do próximo episódio, Octopus Head, indicam que uma nova hexenbiest vai chegar na série para ajudar nossos amigos. E vamos combinar, eles estão precisando de ajuda.

Vem aí ‘Scream’: MTV aposta em série baseada no filme ‘Pânico’

Data/Hora 30/10/2014, 10:19. Autor
Categorias Notícias

thumb image

A MTV anunciou que encomendou a produção de 10 episódios para a 1ª temporada de Scream, versão televisiva da franquia de filmes Pânico.

O primeiro filme da franquia Pânico estreou em 1996. Escrito por Kevin Williamson (The Following), dirigido por Wes Craven e estrelado por Neve Campbell (Party of Five) e Courteney Cox (Friends) como algumas das possíveis vítimas de um assassino que usa uma máscara no modelo da famosa pintura de Edvard Munch (O Grito) e é conhecido entre os moradores da cidade de Woodsboro como Ghostface. Pânico acabou inaugurando um novo subgênero nos filmes de terror norte-americano, chamado terrir, mesclando momentos de suspense com outros de humor.

A série contará com Willa Fitzgerald (Royal Pains), Bex Taylor-Klaus (Arrow), John Karna (The Neighbors), Connor Weil (Kickin’ It), Carlson Young (True Blood), Tracy Middendorf (The Last Ship), Joel Gretsch (Witches of East End) e o novato Amadeus Serafini.

Scream tem previsão de estreia para outubro de 2015.

Com informações do TV Line.

Destaques na TV – quinta, 30/10

Data/Hora 30/10/2014, 02:58. Autor
Categorias TV Brasil

thumb image

Confiram os destaques dos canais de TV para esta quinta-feira.

Na primeira parte do episódio final da temporada de The Middle, Sue (Eden Sher) faz contagem regressiva para a viagem da família à Disney World. Enquanto isso, Axl (Charlie McDermott) espera suas notas ansiosamente Já na segunda parte do episódio final da temporada, os Hecks chegam à Disney e tentam se manter otimistas apesar de uma série de empecilhos que ameaça estragar a viagem.

Como bem lembrado pelo Tadeu Mascarenhas, o canal +Globosat começou a exibir a série dinamarquesa Forbrydelsen ontem, às 20h – e na grade da TV assim como no site do canal consta a reexibição do episódio hoje. A inspetora Sarah Lund (Sofie Gråbøl) está completando 25 anos dentro da polícia, finalmente em paz com a conquista de um novo cargo e com sua nova casa. Até que ela precisa investigar mais um caso de homicídio nas docas do Porto de Copenhagen, capital da Dinamarca. Esse é o foco da terceira e última temporadada série Forbrydelsen (The Killing – história de um assassinato) que estreia no +Globosat. As investigações levam os serviços secretos do país a suspeitarem de que o assassinato de um marinheiro faz parte de um plano para assassinar o primeiro-ministro, Kristian Kamper. A tensão aumenta porque o político se encontra em meio a um processo de reeleição conturbado, devido à crise financeira da Dinamarca. Sarah Lund, inspetora do caso, se encontrará em um impasse de interesses financeiros e políticos, até que a descoberta de um segredo atingirá a todos os envolvidos.

As Bruxas de East End chega ao final de temporada com exibição dos dois últimos episódios, Drop Dead Diva não será exibida esta noite, voltando na próxima semana.

Projeto Mindy me parece que chega também ao final de sua primeira temporada.

O The Ellen Degeneres Show, recebe a cantora Fergie e e a atriz Casey Wilson (Happy Endings, que está estreando uma nova série, Marry Me). Já o The Tonight Show desta noite é reprise.

Confira os demais destaques para esta noite.

GNT
The Ellen Degeneres Show – 14h
Parenthood : Uma História de Família – 15h (ep 5×12)
Os Homens são de Marte… e é pra lá que eu vou – 22h30 (ep 1×06)
The Tonight Show com Jimmy Fallon – 0h – Reprise

+GLOBOSAT
The Killing – história de um assassinato (Forbrydelsen) – 11h / 17h / 20h
Pablo Escobar – O Senhor do Tráfico – 21h

FOX Life
Chasing Life – Lutando Pela Vida – 22h45 (ep 1×05)

UNIVERSAL
The Good Wife – 22h (ep 5×09) / 23 h (ep 5×10)

WARNER
Nikita – 13h08 (ep 3×19)
The Middle – 20h (ep 5×23) / 20h25 (ep 5×24) SEASON FINALE
The Flash – 22h30 (ep 1×03)

SONY
How I Met Your Mother – 12h30 – exibição diária
Franklin & Bash – 13h – exibição diária
Malibu Country – 14h (ep 1×13) – exibição diária
Marvel’s Agent of S.H.I.E.L.D. – 21h30 (ep 2×04)

AXN
Resurrection – 22h (ep 2×05)

TBS
Projeto Mindy – 21h10 (ep 1×24) SEASON FINALE

ID
Hawaii 5-O – 11h54 no ID SD (canal 139 na NET) e às 13h54 no ID HD (canal 639 na NET) – (ep 4×07)

LIFETIME
Witches of East End – 22h30 (ep 1×09) / 23h30 (ep 1×10) SEASON FINALE

HBO SIGNATURE
Família Soprano – 22h (ep 1×07)

MTV
Gilmore Girl – 11h (exibição de segunda a sexta 2ª temporada)
The Vampire Diaries – 15h (exibição de segunda a sexta reprise 3ª temporada)
Smallville – 16h (exibição de segunda a sexta reprise 7ª temporada)

VIVA
Família Dinossauros – 22h / 22h30 – dois episódios seguidos
SOS Emergência – 23h10
O Dono do Mundo – 0h (de segunda a sábado)

Comentem e voltem, pois amanhã tem mais para ver.

Série ‘Mysteries of Laura’ ganha temporada completa

Data/Hora 29/10/2014, 23:51. Autor
Categorias Notícias

thumb image

A NBC encomendou a temporada completa de Mysteries of Laura, que terá 22 episódios. De acordo com a presidente da NBC, Jennifer Salke, “nós mal podemos esperar para ver como Laura continuará a evoluir ao longo dessa temporada”.

Mysteries of Laura é baseada na série espanhola de mesmo nome (Los Misterios de Laura). Odrama mostra a vida e os relacionamentos de uma detetive, interpretada por Debra Messing.

Antes do começo da temporada, Mysteries of Laura foi considerada como uma possível candidata ao cancelamento. Mas, Mysteries conseguiu se sair melhor do que a expectativa, com 10.4 milhões de espectadores e uma média 1.8 entre adultos de 18 a 49 anos.

O seriado é produzido por Greg Berlanti (Brothers and Sisters, Arrow), Darryl Frank (Under the Dome), Justin Falvey (The River), Craig Zadan (Drop Dead Diva) e Neil Meron (It’s All Relative). Michael Mayer (A Home at the End of the World) é o diretor e conta com a colaboração de Jeff Rake (Bones), com o apoio das empresas DreamWorks TV e UMS.

Com informações do Hollywood Reporter e do EW.

Destaques na TV – quarta, 29/10

Data/Hora 29/10/2014, 01:48. Autor
Categorias TV Brasil

thumb image

Confiram a programação da TV e tenham uma boa noite.

O canal MAX exibe os dois últimos episódios de Borgias. Ao contrário da produção do Showtime, que foi cancelada por baixa audiência, a versão francesa teve três temporadas planejadas, segundo divulgado pelos produtores em entrevistas. A terceira temporada cobriu dez anos na vida da família que, ao tentar unificar a Itália, testemunha o declínio de Rodrigo e Cesare.

No último episódio de Animal, Dr. Gil descobre a chave para abrir muitas portas, inclusive “As portas do Inferno”. Mas quando os ecos do passado retornam podem fazer um ruído inquietante. Um homem morto em vida revela um triangulo, que nem sua arte é capaz de explicar.

Depois de muita espera, muita pergunta e saudades, o desenho animado queridinho do Comedy Central está de volta em nova temporada. Sim, estamos falando de South Park e sua 18ª temporada. Nem parece que faz tanto tempo que você acompanha Cartman, Kyle, Kenny, Stan e todos os garotos da escola de South Park, mas já fazem 18 anos. No primeiro episódio da temporada, Cartman e seus amigos já começam cutucando os times de futebol americano e fazendo muita zoeira, é claro!

No The Ellen Degeneres Show, os convidados são o ator Bill Murray, a atriz Shailene Woodley e o banda country Lady Antebellum. The Tonight Show é reprise.

Confira os demais destaques.

GNT
The Ellen Degeneres Show – 14h
Chegadas & Partidas – 21h – 6ª temporada
Lili, a Ex – 22h30 (ep 1×06)
Animal – 23h (ep 1×13) SERIES FINALE
The Tonight Show com Jimmy Fallon – 0h – Reprise

+GLOBOSAT
Pablo Escobar – O Senhor do Tráfico – 21h

WARNER
Nikita – 13h12 (ep 3×18)
Selfie – 20h (ep 1×04)
S.O.S. Pé na Bunda – 22h30

SONY
How I Met Your Mother – 12h – exibição diária
Franklin & Bash – 13h – exibição diária
Malibu Country – 14h (ep 1×12) – exibição diária
Revenge – 21h30 (ep 4×04) – Leia a review
The X Factor UK – 22h30

AXN
CSI – 22h (ep 15×03)

A&E
Orphan Black – 22h (ep 1×09)

ID
Hawaii 5-O – 11h54 no ID SD (canal 139 na NET) e às 13h54 no ID HD (canal 639 na NET) – (ep 4×06)

COMEDY CENTRAL
South Park – 20h (ep 18×01) / 20h30 (ep 18×02) ESTREIA

MAX*e
Borgia – 22h (ep 3×13) / 23 h (ep 3×14) SERIES FINALE

MTV
Gilmore Girls – 11h (exibição de segunda a sexta – final da 1ª temporada)
The Vampire Diaries – 15h (exibição de segunda a sexta reprise 3ª temporada)
Smallville – 16h (exibição de segunda a sexta reprise 7ª temporada)

VIVA
Malhação – 13h (de segunda a sexta)
Meu Amigo Encosto – 21h
Mulher – 23h10
Dancin’ Days – 0h (de segunda a sábado)

Podem comentar.

Vídeo mostra os bastidores da segunda temporada de ‘Getting On’

Data/Hora 28/10/2014, 22:47. Autor
Categorias Notícias

thumb image

A HBO divulgou na semana passada um mini-documentário com cenas dos bastidores da segunda temporada da comédia Getting On.

O vídeo de dois minutos, chamado Invitation to the Set, reúne depoimentos dos roteiristas e produtores executivos Mark V. Olsen e Will Scheffer e dos atores Alex Borstein, Mel Rodriguez, Niecy Nash e Laurie Metcalf. Confira:

A segunda temporada de Getting On estreia no dia 9 de novembro nos EUA, formando a nova grade de programação dominical da HBO, ao lado de The Comeback e The Newsroom.

Faking It – Present Tense

Data/Hora 28/10/2014, 20:00. Autor
Categorias Reviews

thumb image

Série: Faking It
Episódio: Present Tense
Número do Episódio: 2×04
Exibição nos EUA: 21/10/2014
Nota do Episódio: 4

A responsável por escrever Present Tense foi Wendy Goldman, que também escreveu o 7° episódio da 1ª temporada, Faking Up Is Hard to Do. Se naquele episódio a roteirista foi bem, o mesmo não pode se dizer agora.

Vocês podem estar pensando: poxa, mas o episódio mexeu com tantos sentimentos, foi fofo, introduziu plots novos, como você pode dizer que ele foi ruim? Bom, eu explico.

O episódio teve partes ótimas. A introdução do novo “boy magia” do Shane foi bacana, o desenvolvimento de Theo e Lauren igualmente (aliás, porque será que ele fugiu depois do beijo? Quero só ver a explicação pro comportamento dele). Amy esteve EXTRA FOFA, mais Amy do que nunca.

Mas Karma não foi Karma. Karma não foi nem sombra dela mesma. Que ela é uma bitch, como bem assinalado por Lauren na finale da 1ª temporada, já sabíamos. Mas ainda assim ela sempre se preocupou com a Amy e com os sentimentos dela. Afinal de contas, os 4 primeiros episódios dessa temporada não foram uma prova do amor que une Karmy? De como Karma se desespera só de pensar em perder a amiga?

Karma é egoísta, sim. Já sabíamos disso também. Mas nesse episódio ela foi UM MONSTRO. Quero crer que ela nunca faria com a Amy o que ela fez nesse episódio. E no final das contas o que sobrou de Present Tense foi a impressão de que os roteiristas estão tentando enfiar Kiam na audiência, goela abaixo. Uma decisão BEM equivocada, como eu já defendi em reviews anteriores. E acho que o engajamento do cast e dos produtores nas redes sociais, sempre exaltando Karmy, é uma prova viva de que eles tomaram o caminho errado. Seus tweets são quase como um apelo, no melhor estilo “eeeeeeei, não desistam da série ainda, Karmy vai acontecer, eventualmente”. E ainda que o navio não zarpe, a esperança pode segurar uma audiência em queda.

Fiquei extremamente incomodada com todas as reações da Karma. Amy carrega com ela a culpa de ter dormido com Liam e se esforçou AO EXTREMO pra transformar o aniversário da Karma em algo legal. E as reações da Karma foram todas “LIAM”!

“Olha, Karma. Trouxe balões e flores!” – “LIAM”. “Kaaaaarma, vamos nos divertir na piscina de bolinhas que preparei especialmente para você, no seu quarto” – “LIAM”. “Olha, sua mãe e sua tia foram envolvidas nos preparativos” – “LIAM (espero que ela tenha queimado a língua engolindo o chá quente).

E como se isso tudo não bastasse, a Karma ainda aceitou o “presente” da Amy. Sério? Sua melhor amiga, que à propósito está apaixonada por você e sofrendo horrores, te dá a “bênção” pra ficar com o causador de toda a discórdia e você aceita, sem nem hesitar? A Karma pode amar o Liam, sim. Óbvio que pode. Mas entrar em um relacionamento com ele, nessas condições, é a maior prova de desamor que ela poderia dar. Ou seja: Karma não foi Karma.

E Amy ciumenta e paranoica também não é bem a Amy, vamos combinar.

O episódio foi legal? Teria sido PERFEITO, desde que não conhecêssemos as personagens. Desde que não tivéssemos assistido nenhum outro episódio da série. E depois de dizer tudo isso só posso dizer que eu espero, sinceramente, que novos e bons ventos soprem em Faking It.

Pelo menos o trailer do restante da primeira parte da temporada é animador.

P.S.: e TODO o drama por um papelzinho escrito “happy birthday”. IN YOUR FACE, KARMA!

Once Upon A Time – Breaking Glass

Data/Hora 28/10/2014, 18:23. Autor
Categorias Reviews

thumb image

Série: Once Upon A Time
Episódio: Breaking Glass
Nº do episódio: 4×05
Exibição nos EUA: 26/10/2014
Nota do episódio: 8.5

Depois de um episódio muito, muito bom, Once Upon A Time vem com mais um filler apenas para ocupar espaço na história e sem muita novidade. Ao menos era o que queriam que pensássemos.

Havia dito na review passada que Regina estava um pouco sem trama, bem apagadinha há alguns episódios, parece que minhas preces foram ouvidas e o episódio desta semana foi mais centrado nela. Ainda na busca de uma cura para Miriam, Regina resolve que a única maneira de resolver isso é indo encontrar a Rainha de Gelo cara a cara. Pelo histórico da Evil Queen, não era uma surpresa que ela fosse encontrar e muito menos de que ela tivesse capacidade para isso. Imaginar o confronto das duas criou muitas expectativas durante o episódio, mas, infelizmente, neste caso, elas não foram correspondidas. É tão ruim ver que os roteiristas não dão a Regina o crédito que ela merece, na primeira temporada ela era a Rainha Má que levou todos os moradores da Floresta Encantada para uma outra dimensão – quanto poder! – e agora qualquer vilão que surge é mais poderoso que ela, a coitada nunca consegue confrontar. Até a Emma, – que sei que é a Salvadora – inexperiente, tem mais vantagem que ela nas lutas.

OUAT S04E05

Falando na Emma, ela e Elsa ainda continuam suas buscas nos arquivos da cidade. Entendo que as mãos de Emma estejam atadas e essa seja a única solução, mas por que cargas d’água ela pensou que procurar nos arquivos da cidade ajudaria a derrotar a Rainha de Gelo? Bem, parece que no fim das contas ajudou. Ao encontrar uma foto sua conversando com a Rainha de Gelo, Emma vai falar com Regina – a autora das fotos. O ponto alto deste episódio foi, claro, Emma e Regina sendo “parceiras” de busca. A química entre as duas é inegável. O humor ácido da Regina e a inocência de Emma parecem se complementar e só deixam a série mais rica. Voto por um mundo onde Regina e Emma contracenem mais. E o que foi a Emma dizendo que queria Regina como amiga?

Os flashbacks dessa semana não foram na Floresta Encantada, ou em Arendelle. O que vimos foi o passado da Emma, algo que há muito tempo não era explorado. Emma, que deveria ter uns dezesseis anos, encontra uma amiga em um de seus crimes juvenis. As duas ficam muito próximas até que Emma descobre que a garota mentiu para ela. A história em si não foi boa, não houve um nexo com a história principal – além do fato da amizade entre Regina e Emma. Mas posso afirmar que isso vai ser explorado mais à frente. A marca no pulso de Lilith vai significar algo e a garota em algum momento vai voltar. Será que agora Once Upon A Time vai explorar mitologia cristã com Lilith? Acho difícil.

OUAT S04E051

E, por último, mas não menos importante, Snow e Charming. Confesso que nunca fui um grande fã do casal, em muitos episódios eles eram melosos e chatos, mas aos poucos foram me conquistando e agora a cada cena deles é uma alegria de assistir. A Snow mais humana, o David mais engraçado, apenas acho que a paternidade ajudou bastante os dois. Espero que tenha um episódio só deles, uma certeza eu tenho, vai ser muito divertido.

Mesmo este episódio não sendo tão bom quanto o passado, houveram coisas boas nele. Não foi arrastado, ou um martírio assistir, só poderia ter sido mais ágil. A cena do confronto entre Regina, Emma e a Rainha de Gelo foi bem fraca e quando pareceu que ia engrenar – ao Elsa chegar – a luta simplesmente não aconteceu, muito anticlímax. E quanto a Elsa, espero que a personagem tenha mais influência na história, por que até agora ela tem sido um mero peão nesse tabuleiro enorme e repleto de personagens. Vamos continuar assistindo para ver o que acontece – agora que sabemos de onde Emma conhece a Rainha de Gelo. Até semana que vem!

The Good Wife – Dear God, Oppo Research e Shiny Objects

Data/Hora 28/10/2014, 16:09. Autor
Categorias Reviews

thumb image

Série: The Good Wife
Episódios: Dear God / Oppo Research / Shiny Objects
Número dos Episódios: 6×03 / 6×04 / 6×05
Exibição nos EUA: 05, 12 e 19/10/2014
Nota dos Episódios: 9.5

Bom, preciso começar esta review (tripla!) pedindo desculpas pelo sumiço e pela demora. O trabalho e as responsabilidades dessa tal de ~vida adulta~ me atrapalharam bastante nessas últimas semanas, e eu não só não escrevi as reviews como também sequer consegui assistir os episódios até este fim de semana. Sorry, gente. Sem mais delongas, vamos aos episódios perdidos?

Dear God, Oppo Research e Shiny Objects foram três excelentes episódios, que já começaram a nos mostrar a que esta sexta temporada veio.

“Se eu concorrer… qual é o plano?” – Alicia

Não tinha dúvidas de que, mais cedo ou mais tarde, Alicia sucumbiria à pressão e decidiria concorrer à Promotoria. Só não fazia ideia de que Castro seria capaz de golpes tão baixos e sujos. Insinuar que o caso contra Cary estava intimamente relacionado com sua campanha, ter a audácia de usar a morte de Will para provocá-la (!), e ameaçá-la ao dizer que “nenhum santo sobrevive à pesquisa de oposição” foram estratégias mais eficazes do que qualquer outra a que Eli poderia ter recorrido para convencê-la.

Azar de Castro.

A determinação de Alicia ao mergulhar de cabeça em uma carreira política é no mínimo surpreendente. Justo ela, que sempre odiou a política e conhece melhor do que ninguém os mecanismos que a movem. É também, por outro lado, uma brisa de ar fresco, já que mostra a ousadia do roteiro de Robert e Michelle King, e mais uma vez tira a série da sua zona de conforto, revirando a ordem natural das coisas. Minha única ressalva fica por conta da Florrick, Agos & Lockhart. Sinto que a nova carreira da “boa esposa” poderá ofuscar – e muito! – o arco do novo escritório, interrompendo-o de maneira um tanto brusca e precoce. A campanha de Alicia certamente a afastará de sua nova firma, e a sensação que tenho é a de que mal tivemos tempo para nos acostumar com esta nova realidade. Não sei se gosto dessa ideia.

Shiny Objects, o episódio da semana passada, meio que confirmou as minhas suspeitas. Diante da ameaça do vírus que tomou conta dos computadores da Florrick, Agos & Lockhart, vimos Diane sambar lindamente na cara de David Lee (eu vibrei, confesso. E vocês?). E quando achávamos que ele tinha a faca e o queijo na mão para se vingar da Mrs. Lockhart da maneira mais mesquinha possível, quem poderia suspeitar daquela reviravolta? Ao perceber que o aluguel dos escritórios da LG ainda estava no nome dela, logo matei a charada – não foi tão difícil, já que o roteiro não fez questão nenhuma de esconder a insatisfação de Diane com as instalações de seu novo escritório, com suas goteiras, infestação de baratas e má localização: ao que parece, Alicia, Cary e companhia estão de mudança para… A Lockhart & Gardner. Sério mesmo?

Alicia pareceu gostar da ideia, mas isso me incomoda bastante, e tenho certeza de que incomodará a Cary também. Ele saiu da LG para se livrar dos velhos hábitos, comportamentos e condutas que consistiam na própria essência do escritório. Rejeitou a chegada de Diane, justamente pelo que ela representa: os valores da LG. Algo de que ele e Alicia tentaram fugir quando abandonaram o barco. Se era para voltar à estaca zero tão rápido, qual foi o objetivo então? O único ponto positivo seria o retorno – não tão triunfal – de David Lee (e Louis Canning, assim esperamos).

“Parece uma obra de Kafka.” – Diane

Enquanto isso, o caso de Cary toma contornos kafkianos, como bem apontou Diane. E isso não poderia ser diferente quando figuras como Castro e Lemond Bishop estão no centro deste conflito. Ambos foram bem-sucedidos em transformar o martírio de Cary em plataforma de campanha: Castro, em seu próprio benefício; Bishop, por sua vez, em benefício de Alicia.

Eu sabia que Bishop não aceitaria ser descartado por Alicia assim tão facilmente. Mas a revelação de que aquele fundo anônimo para financiar a sua campanha foi, na verdade, ideia dele, me provocou arrepios na espinha. Assim, a incursão de Alicia no mundo da política começa de verdade… e da pior – e mais perigosa – maneira possível. Aceitando seu dinheiro, Alicia se tornará refém do traficante mais poderoso de Chicago, e ele certamente cobrará seus favores quando lhe for mais oportuno. A linha tênue entre certo e errado, legal e ilegal, ético e imoral que sempre envolveu a relação dos dois começa a desaparecer, ou, na melhor das hipóteses, a se tornar mais flexível. E agora, Alicia?

“Este, infelizmente, é o início de uma longa sequência de atos de mau gosto.” – Johnny Elfman

A frase do novo coordenador de campanha de Alicia – depois de um início um tanto tenso e incerto no cargo – foi quase profética, e caiu como uma luva para descrever tanto a situação de Bishop, quanto a de Peter. Uma das cenas mais sensacionais da série até hoje, na minha opinião, foi o confronto entre Peter e Alicia em Shiny Objects – as cenas de confrontos entre eles costumam mesmo ser nada menos do que impecáveis (ou alguém aí já esqueceu daquela discussão logo após a morte de Will?). Muitos fãs da série já não aguentam mais ver Alicia jogando a carta da traição na cara de Peter. Confesso: não faço parte deste grupo. Afinal, perdoar não é esquecer, e Alicia suportou estoicamente a tremenda humilhação pública a que Peter a submeteu. Mr. Florrick – no alto de toda a sua arrogância – precisava de (mais) um choque de realidade: sem o apoio de Alicia, meu querido, você jamais teria chegado ao governo “do grande estado de Illinois”. Desça do seu pedestal. Nada me irritou mais do que vê-lo falando em “favores”. Neste contexto, como culpar Alicia por trazer o passado à tona? E tudo isso por causa do apoio de Polmar? Sério mesmo?

Golpe duro para ele se dar conta de que Alicia tinha toda a razão. Suck it up, Peter! Gostei de vê-lo colocar o rabinho entre as pernas ao endossar a campanha dela à Promotoria – e apenas depois de Finn. Foi emocionante ver as manchetes dos jornais locais falando sobre o “novo casal mais poderoso do estado desde os Obama”, sobrepondo as fotos do anúncio da candidatura de Alicia, em 2014 – hoje a mulher forte e independente que aprendemos a amar e admirar –, àquelas do já distante episódio piloto, em 2009, no auge do escândalo sexual de Peter – com uma Alicia humilhada, frágil e vulnerável ao fundo, apoiando seu marido. A evolução de Alicia é palpável, e me deixou cheia de orgulho.

KalindaCary2

Kalinda, por sua vez, continua em uma desenfreada queda livre. O anúncio de que a sexta temporada será a última da atriz Archie Punjabi em The Good Wife foi mais um soco na boca do estômago dos fãs da série, que mal se recuperaram do choque da saída repentina de Josh Charles e a consequente morte de seu Will Gardner. Mas… Verdade seja dita: Kalinda não é mais nem a sombra da personagem que foi um dia. De certa forma, acredito que nos despedimos dela já há algum tempo, o que é triste. Resta saber em que termos a personagem se despedirá da série.

O declínio da personagem, acredito eu, começou no momento em que descobrimos, junto com Alicia, que ela foi para a cama com Peter, destruindo a amizade das duas – que era, sem dúvida, um dos elementos mais bacanas da série (aliás, juro que não me lembrava que Eli não sabia disso!). A morte de Will, seu chefe, amigo e confidente, apenas sacramentou o enfadonho destino da personagem. Além disso, a insistência do roteiro em chamar a atenção para o fato de que Kalinda, aparentemente, só sabe usar sua libido e o sexo como um meio para conseguir o que quer e precisa – afinal, “os fins justificam os meios”, certo? –, já se tornou irritante e extremamente cansativo.

Cary, Sophia, Lana… Até quando? A incapacidade de envolver-se emocionalmente com quem quer que seja já não comove mais (se é que um dia realmente comoveu), e me irrita ver Cary se deixar passar por otário mais uma vez. O casal não tem carisma nenhum, deixou de funcionar há tempos, e a ausência de um compasso moral na figura de Kalinda é a grande responsável por isso. Como torcer pelo casal depois do que Kalinda fez com Cary no final da última temporada? Não consigo entender… ou engolir.

De qualquer forma, espero duas coisas: 1- que Kalinda tenha um final digno e condizente com a personagem fundamental que foi um dia; e 2- que Robin, enfim, ganhe o espaço que tanto merece na trama. (repararam que, bastou Kalinda chegar na Florrick, Agos & Lockhart, que sequer vimos a personagem de Jess Weixler?)

AliciaGrace

Grace e Zach também deram as caras, e tiveram ótimos momentos nos últimos episódios – especialmente Grace. A filha caçula de Alicia e Peter ganhou destaque no terceiro episódio, Dear God, ao ajudar a mãe, ateísta – ou agnóstica, como preferiria Eli – a entender melhor sua fé católica e, assim, ganhar a causa da vez, decidida numa espécie de “tribunal” religioso presidido por ninguém menos que Robert Sean Leonard (saudade, House!).

“É como a poesia; ainda pode ser verdadeira sem ser precisa.” – Grace

É uma bela definição. Mas para Grace, o contexto é o mais importante. Editar, recortar e colar trechos aleatórios da Bíblia para que eles sirvam a interesses individuais, portanto, é uma atitude reprovável aos olhos da menina. Para Alicia, ao contrário, manipular o tratado religioso, ainda que isso represente uma incoerência, é fundamental para o bom – e eficiente – exercício da advocacia.

Grace voltou no episódio seguinte, Oppo Research­ – meu favorito entre os três –, para “atrapalhar” a desconfortável reunião de sua mãe com Eli e Johnny. E eu ri toda santa vez que as vozes do coral gospel da menina providencialmente interromperam o ceticismo dos três ao som de I will trust the Lord. Genial. No fim das contas, ironicamente, Grace foi a salvação da família Florrick, enquanto um armário repleto de esqueletos surgiu como um furacão na vida de Alicia, como era de se esperar. O aborto de Nisa, namorada de Zach, Veronica esbofeteando o filho alheio em público sem qualquer pudor (!), e Owen – o irmão de Alicia que eu tanto amo –, tendo um caso tórrido com um palestino casado que, nas horas vagas, atua em filmes pornô (!!). Se Alicia não jogou a toalha ali, sinal de que Castro terá uma boa briga pela frente – e as referências à Matrix não me passaram despercebidas! Ela, sabiamente, escolheu a pílula vermelha. Como não amar o sarcasmo de Alicia – pontual, sofisticado, e sempre, sempre acompanhado por uma boa taça de vinho tinto?

“Não gosto que meus filhos vejam com quem eu durmo. Como poderiam sair a tempo para seus abortos?” – Alicia

Elsbeth

E como não poderia deixar de ser, termino esta review falando sobre ela, a única e insubstituível, Elsbeth Tascioni. Ah, como eu senti a sua falta! Sonho com o dia em que a personagem será fixa na série, e com o dia que o seu tão falado spinoff finalmente sairá do papel. Episódios com a participação de Carrie Preston são garantia de qualidade e humor em suas formas mais refinadas.

Desta vez, não foi diferente. Ver Elsbeth enfrentar Alicia no tribunal só não foi mais genial do que aquela sequência de recursos visuais aleatórios utilizados pelo roteiro para ilustrar e explicar o processo de seu raciocínio lógico. E foi fascinante, não? Ms. Tascioni é a personagem mais irresistível dessa série, sem sombra de dúvidas. The Good Wife jamais seria a mesma sem a sua excentricidade e brilhantismo. Por favor, Elsbeth: volte logo! Nós precisamos muito de você.

PS: Castro não pode se vangloriar por ter sido o único responsável por convencer Alicia a concorrer à Promotoria. Gloria Steinem, brilhante feminista e ativista política, também desempenhou papel importante nesta decisão, dando sequência às participações especialíssimas com que a série nos brindou nesta temporada (e olha que ainda estamos apenas no quinto episódio!).

PS2: Alicia Florrick for State’s Attorney!

PS3: A partir de agora, uma promessa: reviews em dia, sempre!

Modern Family – Marco Polo e Won’t Be Our Neighbor

Data/Hora 28/10/2014, 10:06. Autor
Categorias Reviews

thumb image

Série: Modern Family
Episódios: Marco Polo e Won’t Be Our Neighbor
Número dos Episódios: 6×04 e 6×05
Exibição nos EUA: 15/10 e 22/10/2014
Nota dos Episódios: 8.5

Depois de um episódio desastroso, Modern Family voltou ao normal. Mas ainda não é aquela que víamos há tempos, nos primeiros episódios da série. É difícil mas tenho que admitir que Modern Family continua me encantando mas não faz isso tão naturalmente quanto antes.

Nos dois últimos episódios percebi o que há muito tempo a série vem fazendo: usando e abusando dos Dunphy. Se na última temporada eu dizia que Ty Burrell carregava a série praticamente sozinho, nessa temporada são os atores envolvidos na família Dunphy que salvam os episódios mais fracos.

Em Marco Polo e Won’t Be Our Neighbor isso ficou muito nítido. No primeiro episódio tivemos a família num micro ambiente responsável por mostrar bem de perto os comportamentos mais bizarros de cada um. Já no segundo, vimos Phil e Claire tão excêntricos quanto possam parecer. As “crianças” dão um show a parte mesmo quando têm suas falas limitadas e, bem, isso é o que deixa tudo nessa família tão saboroso de acompanhar.

A delícia de se acompanhar os Dunphy, porém, esbarra no quão desanimadores têm sido os plots das duas outras famílias. Cam e Mitchel, depois do casamento, parecem ter mudado bastante. Suas histórias não estão tão interessantes e Lily – sempre ela – tem levado sozinha os melhores momentos da família. Jay e Gloria também não encataram como deveriam. Pode ser apenas uma implicância minha, mas as situações na casa dos Pritchett costumavam empolgar mais.

O processo criativo da série parece ter estagnado num ponto onde abusar da mesma fórmula tem sido a tática dos produtores. Por essas e outras é que Modern Family vem deixando de empolgar como antes.

Destaques na TV – terça, 28/10

Data/Hora 28/10/2014, 02:05. Autor
Categorias TV Brasil

thumb image

Confira o que tem na programação de séries na TV hoje.

O episódio inédito de NCIS promete mexer com nossos sentimentos. Reabrir feridas é sempre doloroso. Um grande amigo de Ducky (David McCallum) que ele não vê desde o dia da sua festa de despedida da Inglaterra está desaparecido nos Estados Unidos e pode ter ligações perigosas querendo matá-lo. Ducky volta à sua Terra Natal para investigar e reencontra uma pessoa importante. Participação de Adam Campbell (Harper’s Island).

No The Ellen Degeneres Show, os convidados são a atriz Kat Dennings (2 Broke Girls), o ator mirim Jaeden Lieberher e Sheppard como atração musical. The Tonight Show é reprise.

Confira os demais destaques para hoje.

GNT
The Ellen Degeneres Show – 14h
The Tonight Show com Jimmy Fallon – 0h

+GLOBOSAT
Pablo Escobar – O Senhor do Tráfico – 21h

FOX
Porta dos Fundos – 22h30 (ep 1×03)
The Walking Dead – 23h (ep 5×03)

WARNER
Nikita – 13h12 (ep 3×17)
Forever – 22h30 (ep 1×05)

SONY
How I Met Your Mother – 12h30 – exibição diária
Franklin & Bash – 13h – exibição diária
Malibu Country – 14h (ep 1×11) – exibição diária
The Blacklist – 21h30 (ep 2×04)
The X Factor UK – 22h30 – 11ª temporada

AXN
NCIS – 22h (ep 12×03)

COMEDY CENTRAL
Men at Work – 20h (ep 3×03)
The Exes – 20h20 (ep 3×03)
Last Man Standing – 20h40 – (ep 3×03)

A&E
NCIS : Los Angeles – 21h (ep 5×16)

ID
Hawaii 5-O – 11h54 no ID SD (canal 139 na NET) e às 13h54 no ID HD (canal 639 na NET) – (ep 4×05)

LIFETIME
Necessary Roughness – 23h30 (ep 2×09)

MTV
Gilmore Girls – 11h (exibição de segunda a sexta)
The Vampire Diaries – 15h (exibição de segunda a sexta reprise 3ª temporada)
Smallville – 16h (exibição de segunda a sexta reprise 7ª temporada)

BAND
Master Chef – 22h45

VIVA
Malhação – 13h (de segunda a sexta)
A Diarista – 22h
A Justiceira – 23h10
Dancin’ Days – 0h (de segunda a sábado)

Podem comentar.

« Textos mais antigos | Topo da Página | Textos mais novos »