Como a final será na terça e provavelmente o canal Sony irá transmitir (pelo menos foi assim na temporada passada) resolvi antecipar a review dos episódios dessa semana. Provavelmente o texto com os comentários da final estará disponível na quarta-feira. Então, se você está acompanhando pela Sony e ainda não sabe os finalistas, para de ler AGORA! Mas prometa que vai voltar, ler com carinho e deixar o comentário!
Ainda me recuperando de todas as eliminações da semana passada, chegamos às semifinais. Cada participante cantou duas músicas, sendo uma escolhida pelo técnico e a outra como uma dedicatória à alguém especial.
Com tantas emoções no episódio da semana passada, acabei esquecendo de falar da mudança radical de visual do Adam. Claro que Blake não ia perder a oportunidade e tirou muito sarro do seu “amigo”. Acho que essa mudança não fez muito bem ao nosso querido Adam, pois achei as apresentações de suas duas candidatas bem aquém do que elas vinham apresentando nos últimos programas, tanto que isso ficou claro nos resultados.
Quando comecei assistir ao The Voice, não gostava do Blake por alguns motivos: primeiro por pura ignorância, já que não conheci seu trabalho e; segundo pelo fato de achar ele um pouco arrogante, já que ele tinha ganhado três vezes consecutivas o programa. E confesso que na temporada passada fiquei muito feliz que ele não chegou nem na final. Mas isso tudo mudou essa semana e já explico o porquê.
Adam, Shakira e Usher estão desesperados para ganhar o programa. O primeiro, pra alcançar Blake; a segunda pra ser a primeira mulher a ganhar; e o terceiro para tirar essa sensação amarga da boca, já que na outra temporada que participou ficou em segundo. Isso em alguns momentos chega até ser chato e já se transformou em uma obsessão. Seus comentários estão cheios de frases prontas, e um blá blá sem fim. O Adam então, estava extremamente chato nesses episódios e queria enfiar goela abaixo Kat e Christina de qualquer maneira! Sem contar que não perdia a oportunidade de lembrar a todos que Josh originalmente era do seu time… Meio um troféu de consolação!
E com isso voltamos ao Blake. O cara está ali pra curtir as apresentações, nunca exige demais de seus candidatos, as apresentações são sempre simples e nem por isso ruins. Muito pelo contrário, faz com que eles se conectem cada vez mais com seus fãs e com isso conseguimos efetivamente ver o talento dos candidatos. Claro que tudo isso tem um risco, basta ver Jake que por semanas achei que não estava se apresentando bem, se comparado com os outros. Mas na verdade ele nunca deixou de ser o mesmo que se apresentou nos blinds e se manteve estável por toda a competição.
Essa estabilidade também aconteceu com Sisuandra e Audra, mas Jake foi o que mais cativou a plateia, dentro e fora dos palcos. Como os técnicos gostam de chamá-lo, o real dude (cara real, em tradução livre) é country da ponta do pé até o ultimo fio de cabelo, um dos estilos mais populares lá fora. E agora ele é o último candidato do time do Blake, que pode concentrar seus votos, antes divididos, em um único artista. Alguém duvida que ele estará na final, ou até mesmo que ganhe o programa?
Apresentações
Abrindo o programa das apresentações, tivemos Usher mostrando seu novo single, Good Kisser, e muito bem acompanhado, diga-se de passagem. A música é mais ou menos e assistindo a apresentação só conseguia compartilhar o calor que ele estava sentindo, ele parecia estar derretendo.

Kristen Merlin (Team Shakira) dedicou Gunpowder & Lead, da Miranda Lambert, para todos que estão torcendo por ela. Finalmente pudemos ver ela um pouco mais animada, dominando o palco. Sem sombra de dúvidas ela tem uma das vozes mais bonitas e puras que já ouvi e apresentação foi impecável.
Depois Josh Kaufman dedicou o sucesso do momento, All of Me, do John Legend, para sua linda família. Como em time que está se ganhando não se mexe, semana após semana, Josh continua apresentando sólidas performances e essa foi mais uma. O palco estava extremamente bonito, com um piano com as fotos da família Kaufman. Bem legal!

Diferente dos outros técnicos, os artistas do Adam se apresentaram as músicas na ordem contrária, ou seja, cantaram primeiro a escolha do técnico e na sequência, a de dedicatória. Adam escolheu Chandelier, da Sia. Quando descobri que ela ia cantar essa música fiquei doido, pois sou complemente apaixonado pela versão original (e muito pouco conhecida, ainda) e já fiquei imaginando a poderosa Kat cantando essa música. Só que toda essa expectativa foi por agua abaixo no momento que apresentação começou. Simplesmente não funcionou. E vamos combinar que conseguiram deixar ela feia, com o cabelo estilo Cruela do 101 Dálmatas.

Jake Worthington (Team Blake) dedicou Good Ol’ Boys, do Waylon Jennings, para seus melhores amigos. Diferente das últimas semanas, ele ficou parado e tocou o violão e que diferença isso fez. Vamos combinar que ele não tem um porte físico de atleta, logo perde o fôlego rápido, o que para um cantor é muito ruim. Parado, ele arrebentou nos vocais! E mais bonito foi ver sua mãe e melhor amigo emocionados com a apresentação.
E pra fechar a primeira etapa, Christina Grimmie (Team Adam) cantou Hide and Seek, do Imogen Heap escolha do seu técnico. Eles usaram um codificador vocal, que confesso a vocês não entendi muito o que não pesquisei, mais achei a apresentação muito boa e diferente de tudo. Lembrou muito um coral de igreja! E os vocais de Grimmie, impecáveis!

Começando a segunda etapa, Josh retornou ao palco para cantar a escolha de Usher, Love Runs Out, do OneRepublic. Uma versão rock’n roll de Kaufman e que o serviu muito bem. Já estava meio cansado de vê-lo em versões quase acústica e queria ver sua performance dominado o palco e ele não decepcionou.
Let It Go, tema do filme Frozen, foi a música que Kat (Team Adam) dedicou as crianças que ela cuidava antes do programa. Mais uma vez criei uma grande expectativa, já que não esperava que ela cantasse essa música. E mais uma vez não funcionou. Achei tudo muito estranho, não sei explicar direito, mas não conectei com a apresentação.
Kristen retornou cantando o sucesso Foolish Games, da Jewel. Demorou, mas Shakira finalmente acertou e em cheio! Nem tenho nada pra comentar já que achei a apresentação linda e impecável!
Fechando o time do Adam, Christina dedicou Some Nights, do Fun, à sua cidade natal, amigos e família. Tinha tanta coisa no palco que quase não conseguia vê-la. E pra fechar uma chuva de bolas. Enfim, tudo muito e pouca música. Não curti.
E pra fechar o programa, Jake cantou uma versão country Heaven, da Bryan Adams, escolha de Blake. Simplesmente sensacional, o arranjo e principalmente os vocais. E uma das coisas que achei mais bacana é que ele não estava se sentindo bem, com problemas na garganta e em nenhum momento usou esse drama e justificativa para um eventual apresentação ruim, que acabou não acontecendo. Só ficamos sabendo desse problema pois Usher comentou. Mais um ponto positivo pro Jake!

Resultados
Um programa recheado de apresentações e a volta dos três finalistas da temporada passada. Todos apresentando seus singles. A segunda colocada, Jacquie Lee, apresentou Broken Ones. Depois foi a vez de Will Champlin, em uma versão rock’n roll, cantando Eye of the Pyramid e pôr fim a vencedora Tessanne Chin cantou Everything Reminds Me of You e mostrou o porquê foi a vencedora!

Como o número bem reduzido de candidatos, não tivemos muito suspense para saber quem foram os finalistas: Jake e Josh, deixando Kat (terceira vez seguida), Christina e Kristen para o instant save do Twitter. O curioso é que Kristen tinha conseguido o bônus do iTunes, porém isso não foi suficiente.

Merlin foi a primeira a se apresentar, com Blown Away, da Carrie Underwood. Seguido por Kat, curiosamente também com um música de Underwood, só que dessa vez Good Girl. E por fim, Christina cantou Apologize, do OneRepublic. Eu particularmente gostei mais de Kat, que estava muito mais à vontade do que nas apresentações do programa passado, porém Christina foi a escolhida com quase o dobro de votos da segunda colocada.

E com isso, Shakira termina sua participação no The Voice, já que anunciou que não vai mais retornar e na terça saberemos que será o grande vencedor. E vocês, estão torcendo pra quem? Até lá!