Você irá ficar hipnotizado: conheça ‘O Hipnotizador’, a nova série latina da HBO


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

O título dessa crítica é ruim e previsível, eu sei. Mas foi inevitável utilizá-lo.

O hipnotizador centra sua história na jornada de Arenas – interpretado pelo competentíssimo Leonardo Sbaraglia -, um hipnotizador com passado misterioso que sai de lugar nenhum (deixando pra trás um suicídio bastante suspeito) e chega a lugar algum (é isso mesmo, não sabemos de onde ele vem ou para onde ele vai), onde ele encontrará o igualmente enigmático Darek – interpretado pelo não menos brilhante Chico Diaz. E já de cara aprendemos que Arenas briga com mais do que uma insônia perpétua, alimentada pelos demônios que habitam seus sonhos – ainda que não tenhamos certeza, ainda, contra o que seria, exatamente, essa briga.

Por que toda a produção da série de oito episódios foi pensada para manter esse clima de mistério no ar. O local no qual a trama se passa, conforme mencionado acima, é incerto e não sabido. Temos como pista apenas o fato de que se trata de um lugar fronteiriço, perdido nos limites entre o Brasil e algum país de colonização hispânica, e não é difícil de acreditar que tal lugar está perdido, igualmente, nos limites entre o real e o imaginário, entre o concreto e o abstrato, entre o normal e o especial.

A rápida – e muito bem executada – transição entre espanhol e o português falados pelos personagens também ajuda a compor o tom da série, que brinca com diferentes estilos de direção e produção, e torna harmoniosos os acordes do samba e do tango, tarefa auxiliada por um elenco bilíngue (que conta com brasileiros, mexicanos uruguaios, argentinos e portugueses) competentíssimo, que deixa o portunhol mais charmoso do que nunca.

E logo nem percebemos mais a transição de idiomas. Foi com cada vez mais naturalidade que assistimos o bom primeiro episódio da produção, que além de apresentar a trama e personagens complexos e intrigantes, ainda apresentou um quê de “proceduralesco”.

Mas os diretores da Alex Gabassi e José Eduardo Belmonte prometem: a fórmula de “o hipnotizado da semana” não dura mais do que o necessário, e logo a trama da série se aprofunda na batalha entre estilos diferentes de hipnose e propósitos diferentes de vida, que é travada desde o primeiro momento de O Hipnotizador pelos antagonistas Arenas e Darek. E a decisão é acertada, por que embora a hipnose tenha seu poder e seduza a plateia – tanto a do Teatro da série quanto a de casa – o que nos deixa com um gostinho de quero mais é a trama envolvendo os antagonistas e Lívia, a ainda mais misteriosa personagem de Juliana Didone.

E se você está achando que esse texto falou muito e, ainda assim, não falou nada, sintonize na HBO neste domingo, às 21h. Você entenderá o propósito dessas parcas linhas.

Sbaraglia disse, em coletiva de apresentação da série da qual participamos, que seu personagem faz mais do que hipnotizar a quem está no palco com ele. E ele está certo. O que talvez ele não imagine é que seu poder hipnótico não se restringe ao público sentado nas cadeiras de um quase que decadente teatro.

P.S: o primeiro episódio estará disponível na página da série no Facebook (por tempo limitado), bem como no canal da HBO Latin America no Youtube. Vale lembrar, também, que o sinal da HBO estará aberto no horário de estreia do seriado.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!