TeleSéries
Um doce clássico com o toque da “vovó” de ‘Gilmore Girls’
26/07/2014, 09:30.
Mariana Cervi Soares
Colunas e Seções, Gastronomia
Gilmore Girls
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Hoje é o Dia da Vovó. É quase impossível falar sobre essa data sem pensar em comidas gostosas. Não é difícil encontrar quem não suspire com a lembrança de delícias das avós. São elas as responsáveis pelos tradicionais segredos culinários da família, passados de geração em geração. Bem, tudo isso pode ser verdade, se a sua avó não for Emily Gilmore (Kelly Bishop), a geniosa matriarca de Gilmore Girls, encantadora dramédia da Warner que marcou a década de 2000. Mesmo dominando (e muito bem) a estratégia de organizar uma boa mesa para reunir a família, Emily não faz o tipo de vovó dengosa que sai da cozinha cheirando maravilhosamente a bolo de chocolate.

Como você pode deixar a sua filha estar com aquele abominável bandido? – Emily em Swan Song (s03e14).
Dona de um temperamento difícil, seu amor pela filha Lorelai (Lauren Graham) e pela neta Rory (Alexis Bledel) nem sempre era evidente, com comportamentos e generosidades um tanto inconvenientes. No entanto, desde os primeiros momentos da série, Emily fez muitos esforços, nem sempre compreendidos, para quebrar o histórico gelo entre as garotas Gilmore. Uma pequena mostra é a nossa dica de cozinha de hoje – que você confere logo abaixo -, preparada, a pedido de Emily, para agradar as suas meninas em um dos primeiros jantares semanais da família Gilmore.
Impostos por Emily, após um empréstimo para os estudos de Rory, os encontros de sexta-feira dos Gilmore romperam o afastamento estabelecido por Lorelai com seus pais, Emily e Richard (Edward Herrmann). Ao longo de sete anos de série, apesar das rusgas e ressentimentos antigos da família, os jantares tornaram-se uma forma de aproximar Rory aos avós e de reconstituir, aos trancos e barrancos, os laços entre Lorelai e seus progenitores. À mesa, incontáveis pratos rechearam a imensa sala de jantar dos Gilmore. Para Emily, essa era a única oportunidade da semana em que Rory comia proper food, ou seja, boa comida (quem não se lembra das comilanças de Lorelai e sua filha?). No entanto, diferente das tradicionais vovós que preparam os seus melhores quitutes para a reunião da família, Emily nem tocava nas panelas. Além de uma louça bem escolhida e de uma decoração requintada, ela ainda contava com uma equipe de cozinha. Ô finesse!
Fãs de guloseimas e acostumadas com os deliciosos doces da chef Sookie (Lisa Mccarthy), a dupla de insaciável apetite nem sempre aprovava os refinados cardápios de Emily. Lorelai, em especial, não perdia a oportunidade de fazer brincadeiras sobre a pompa dos jantares. Mas, Emily, como boa organizadora de eventos, sabia agradar o seu público. Em Rory’s Birthday Parties (s01e06), ela mostrou que realmente queria que as convidadas gostassem do jantar. Para a grande surpresa de Lorelai, sua mãe serviu, mesmo achando que era comida de hospital, um dos seus pratos favoritos: pudim.
Rory: Oh, legal!
Lorelai: O que é isso?
Emily: É sobremesa?
Lorelai: É pudim.
Emily: Bem, se você sabia, por que perguntou?
Lorelai: Você não gosta de pudim.
Emily: Sim, mas você gosta de pudim.
Lorelai: Oh, eu amo pudim. Eu adoro. Eu tenho uma tigela em cima de um manto, em casa, com a Virgem Maria, um copo de vinho e uma nota de um dólar perto dela.
Rory: Eu nunca tinha comido pudim em uma tigela de cristal antes.
Pudim: um clássico à mesa
Para Emily, pudim é coisa de hospital. No entanto, o tradicional prato adorado por Lorelai é aplaudido também em diversas partes do mundo, com muitas variações, inclusive de tipos salgados. Entre os brasileiros, o mais famoso é o pudim de leite. Por aqui, um bom pudim não existe sem leite condensado, o ingrediente coringa da doçaria do Brasil. A textura cremosa tão apreciada na sobremesa se deve aos ovos, que são a base da receita. Para completar, nada como uma boa calda de caramelo, que dá um contraste saboroso com o creme adocicado. Huuummm…acho que não precisamos de mais motivos para ir logo até a cozinha, né?
Pudim de friday dinner de Gilmore Girls
Ingredientes
Para o pudim:
6 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata* e meia de leite
*medir pela lata do leite condensado
Para a calda:
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de fazer
1. Com auxílio de uma luva ou de um pano, leve a assadeira de pudim ao fogão (forno baixo), com o açúcar para a calda cobrindo o fundo. Deixe caramelizar e, aos poucos, com auxílio de uma colher, espalhe o caramelo pela forma.
2. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim até que a mistura fique homogênea.
3. Com cuidado, adicione a mistura do pudim à forma (se você ouvir algum barulho, não se assuste – é o caramelo se solidificando!).
4. Cubra a forma com papel alumínio (ou com a tampa da forma, se ela tiver) e leve-a ao forno médio-baixo (180 ºC), pré-aquecido, em banho-maria, por cerca de uma hora e meia.
5. Tire o pudim do forno e, sem descobrir, leve-o à geladeira por, no mínimo, seis horas, até que firme bem.
6. Após o tempo de geladeira, com delicadeza, solte os lados e o centro do pudim com auxílio de uma espátula. Vire o pudim com cuidado no prato em que você irá servir.
7. Sirva bem gelado.
Pode parecer um pouquinho complicado, mas fazer pudim é bem fácil. O passo a passo de hoje é um jeito tradicional de fazer pudim, com cozimento no forno e o banho-maria. Mas, se você preferir, há várias receitas de minuto por aí, quase todas de microondas. Não vou dizer que fica ruim, mas, pode acreditar: nenhuma receita bate a gostosura e a cremosidade de um pudim bem tratado. Agora, algumas dicas: quanto ao forno, vale lembrar que, para uma textura bem lisinha, o fogo deve ser de médio para baixo. Os pudins que ficam com “buraquinhos” – na verdade, bolhas de ar – são aqueles assados em altas temperaturas. Se você tiver alguma dúvida no ponto, basta furar o pudim com um garfinho. Se sair sujo, ainda precisa de mais cozimento. Se sair limpo, é hora de sair do forno. Depois, o tempo de geladeira é essencial. Se for possível, deixar o pudim descansando de um dia para o outro é uma boa pedida. Em relação à calda, também dá para fazê-la em uma panela separada e transferi-la para a forma depois. Se você quiser que ela renda mais, ou tiver medo de queimar o açúcar, dá para usar um pouco de água durante o processo (sempre cuidando para que a calda não endureça e pegue ponto de bala).
Por fim, no clima de Dia da Vovó, aproveito para dizer que a receitinha de hoje é uma relíquia de família. A dica, no entanto, não é ainda de vó, mas é do pudim infalível do meu pai, que há anos aprendeu a receita e, agora, a está passando adiante. Quem sabe se, um dia eu for vovó, também não perpetue essa delícia por mais gerações? Seja como for, de uma coisa tenho certeza: será uma delícia!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Mari, eu precisava de um ponta pé para começar a ver ‘Gilmore Girls’. Adivinha? A sua receita teve esse papel, muitíssimo obrigado. Gostei de relembrar da minha vozinha, que fazia um pudim delicioso. Parabéns! =)
Que legal, @arthurdemelo:disqus, fico super feliz que a coluna tenha incentivado você a ver a série. Sou suspeita para falar, mas é ótima, super recomendo. E também fico feliz que você gostou da receita, pudim é tudo de bom! <3
Que legal, @arthurdemelo:disqus , fico feliz que a coluna tenha incentivado você a ver a série. Sou suspeita para falar, mas é ótima, super recomendo. E também fico feliz que você gostou da receita, pudim é tudo de bom! <3
[…] e adolescência, como Mundo da Lua, Sabrina, Full House, Friends, Fresh Prince of Bel-Air e Gilmore Girls. Teve empolgação em falar dos pratos das séries que eu estava acompanhando e esperava por […]