[DOCTOR WHO 50 ANOS] Um brinde aos cinquenta anos de ‘Doctor Who’!


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Hoje, a redação do Teleséries se juntou a milhares de fãs para comemorar o cinquentenário de um dos grandes destaques da cultura pop da televisão britânica, Doctor Who. Desde o início do dia, relembramos os momentos mais marcantes do fenômeno televisivo, introduzimos você ao criativo mundo do Doctor (ou melhor, das suas – até o momento – 11 regenerações) e, claro, nos dedicamos a mostrar o porquê da série ser tão fantástica (e fazer sucesso há tanto tempo). E depois de muita euforia e espera, no final da tarde desse sábado as salas de cinema estarão cheias e o volume das televisões no máximo – tudo pronto para mais aventuras de Doctor Who, que comemora os seus 50 anos com a estreia simultânea do especial The Day of The Doctor (O Dia do Doutor) em mais de cem países.

DrWho2

Desde 1963, várias foram as faces do Doctor que marcaram gerações de fãs e entusiastas do gênero das séries sci-fi.

Então, antes de você se preparar para viajar mais uma vez com o 11º e atual Doctor (Matt Smith) a bordo da TARDIS, a coluna de Gastronomia desse sábado traz a dica de um gostoso drink para acompanhar a sua noitada de Doctor Who. E nada mais apropriado para esse brinde especial que uma receita totalmente inspirada em um dos dispositivos mais icônicos (e versáteis!) da série: o Sonic Screwdriver.

DrWho3

“Ah, sim. ‘Inofensivo’ é a palavra certa. É por isso que eu gosto dele [o Sonic Screwdriver]! Não mata, não fere, não mutila. Mas eu vou te dizer o que ele realmente faz: é muito bom em abrir portas!” – 10º Doctor (Doomsday – s02e13).

Abrir portas é apenas uma das incontáveis utilidades do portátil e multifuncional instrumento do Doctor, que apareceu no seriado pela primeira vez no episódio Fury from the Deep (s05e06), em 1968. Produzido a partir de uma avançada tecnologia do milenário planeta de Gallifrey, o lar doce lar do Doctor, o Sonic Screwdiver passou por vários aperfeiçoamentos durante os anos (e também já virou aplicativo e artigo de colecionador). Desde 2005, no retorno da série pela rede BBC com o 9º Doctor (Christopher Eccleston), o dispositivo ganhou versões mega tecnológicas. De inicial arrombador de fechaduras – função que evoluiu consideravelmente ao longo da série –, a prática “canetinha” mostrou que dava conta de muitas mais tarefas, como, por exemplo, detonar bombas remotamente (Robot – s12e01), fazer diagnósticos médicos (The Empty Child – s01e09), sacar uma graninha de caixas eletrônicos (The Long Game – s01e07) e, até mesmo, dar “vida real” a brinquedos eletrônicos (Night Terrors – s06e09).

DrWho4

De 1968 a 2013, várias foram as transformações do dispositivo para acompanhar as regenerações do Doctor e as suas inusitadas viagens com a TARDIS.

A discreta, porém poderosa tecnologia, serviu de inspiração para outros dispositivos similares que apareceram na série, como a Sonic Pen e o Sonic Blaster, e, ainda, o Sonic Lipstick, usado no spin-off The Sarah Jane Adventures, também escrito por Russell T Davies (atual showrunner de Doctor Who). Na nova fase da série, marcada pelas últimas três regenerações do Doctor, o Sonic Screwdriver tornou-se um elemento muito importante, após sair do show na década de 1980 e ter um breve retorno no filme de tv produzido em 1996. Os últimos oito anos marcaram a maior sequência de evoluções técnicas do objeto, cada vez mais conectado às experiências do Doctor em suas viagens interplanetárias. Em 2010, a série apresentou a atual versão do dispositivo, bastante arrojada, que foi gerada pela TARDIS após a perda do Screwdriver anterior. A nova forma, bastante conhecida por acompanhar o ator Matt Smith, tem como um de seus grandes diferenciais estéticos a forte luz verde, coloração que vai dar o toque especial no drink geek desse sábado no Teleséries.

DrWho5

Sonic Screwdriver – da TARDIS para a sua cozinha

Então, depois da gente saber a origem da nossa experiência gastronômica da semana, nada mais justo que brindar Doctor Who com um drink não só inspirado na série, mas com o mesmo nome de um de seus acessórios mais conhecidos. A saga do delicioso coquetel Sonic Screwdriver começou com uma pesquisa em vários sites e vídeos de uma galera que, assim como nós, se dedicou a explorar as delícias culinárias do mundo do Doctor. A criação original da receita é de Mitch Hutts, do blog The Drunken Moogle. A ideia dele se espalhou pela internet, e tem reproduções muito legais em vídeos, das quais indico o do canal Tipsy Bender, que tem um passo a passo simples e divertido e uma boa qualidade de imagem e áudio. A concepção da receita tem como referência um tradicional coquetel norte-americano chamado Screwdriver (que, literalmente, significa chave-de-fenda) feito com gelo, vodka e suco de laranja. O drink possui muitas variações – inclusive, o Sonic Screwdriver já é considerado uma delas pela lista da Wikipédia. Sabendo disso, libere o bartender que existe dentro de você e confira a nossa releitura dessa bebida saborosa para estar bem acompanhado nessa noite de Doctor Who.

Sonic Screwdriver de ‘Doctor Who’

Ingredientes:

1 dose de vodka (40 a 50 ml)

1 dose de suco de gelatina sabor tutti-frutti*

Suco de 1 laranja

Gelo a gosto

*você pode usar o licor de Curaçau Blue, como na receita original. Caso você não tenha, o suco de gelatina é um substituto prático (e barato) e que confere a coloração azul necessária. Você também pode testar corante alimentício, se preferir.

DrWho5Modo de fazer:

Em um copo (300 ml) cheio de gelo até o topo, coloque as doses de vodka e do suco. Complete até o topo com o suficiente do suco de laranja. Dê uma boa mexida e sirva na hora.

E está pronto! Com todos os ingredientes na mão, em poucos minutos você tem um drink muito saboroso, suave, porém marcante, e de paladar cítrico, bastante refrescante. A mistura entre as cores primárias é a alquimia marco dessa receita, que, do encontro entre o amarelo (da laranja) e o azul (do licor ou do suco de gelatina), dá forma a um verde muito vivo, que confere o toque Sonic ao normal Screwdriver.

Se você assistir ao vídeo, perceberá que falta na nossa receita o mix de raspberry (concentrado de tonalidade azulada). Isso é porque ele não é um produto comum por aqui. Se você quiser adicionar algum substituto ao mix, sugiro um toque de fruta cítrica, como o limão ou, ainda, um concentrado de algum tipo de berry que você encontrar, como o mirtilo (só cuide a dose para não modificar muito a coloração verde que queremos que predomine no drink). Para a nossa receita, preferi não utilizar nada em substituição para não descaracterizar a coloração verde inspirada no Sonic Screwdiver. Em relação à nota do suco de gelatina, além de ser uma boa substituição para a cor, combina muito bem com os sabores do drink, sem sobressair demais. Se você preferir a sua dose um pouco mais forte, dá para carregar mais na vodka. No entanto, deixo a dica de manter a dose normal, pois ficará bem leve para degustar.

Ainda, se você estiver na companhia de menores de idade, fique tranquilo. Nas nossas buscas, encontramos um Mocktail (versão sem álcool), lançado na semana passada pelo Geek & Sundry Vlogs, também simples de fazer.

DrWho6

E agora, tudo o que você tem que fazer é escolher a sua poltrona favorita e relaxar com uma boa dose de Doctor Who!

Ah, e não esqueça também de passar na cozinha da Naomi, nossa antiga colunista de Gastronomia, que deu todas as dicas para você petiscar os tradicionais e únicos Fish Fingers and Custard.

Gerôôôônimooo!

 

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. biancavani - 23/11/2013

    Oba, Mariana, vou experimentar.
    Aproveitando, você viu uma bebida (alcoólica) em forma de gelatina que sempre rola nas festinhas dos lindinhos de The Vampire Diaries? Se você souber, conta a receita para nós, ok?

  2. Mariana - 25/11/2013

    Olá Bianca! Esse drink é uma maravilha mesmo, bem refrescante. Vou pesquisar sobre Vampire Diaries, valeu pela dica 🙂

  3. biancavani - 25/11/2013

    A vampirada fica no maior barato quando bebe aquilo, rs.

  4. NessArte M.Inez - 23/11/2013

    Gracinha de Post , adorei o drink !!!

  5. Mariana - 25/11/2013

    Que bom que você gostou 😀 É uma delicinha, ótimo para esse verão que vai chegando!

  6. claralmm - 24/11/2013

    SENSACIONAL!

  7. Mariana - 25/11/2013

    <3 Thanks Clarita!!

  8. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!