TeleSéries
Tributo ao R.E.M.: a banda e os seriados de TV
23/09/2011, 12:55. Paulo Serpa Antunes
Especiais, Opinião
Beverly Hills 90210, Boston Public, Glee, NCIS, Smallville, The Office, Ugly Betty, Uma Família da Pesada
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Uma das bandas mais importantes mais importantes do Estados Unidos, o R.E.M., partiu o coração de milhares de fãs esta semana ao anunciar a sua separação. “A todos que alguma vez se sentiram tocados por nossa música, nós agradecemos profundamente por ter nos escutado”, dizia a nota assinada pelo trio Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills.
De fato, o grupo e seus hits foram a trilha sonora de gerações de fãs – em três décadas na estrada. Música estas que, volta e meia, serviram como trilha para série de TV, embalando momentos de drama ou humor. Confira abaixo alguns vídeos selecionados que ilustram a importância banda na nossa cultura pop – tanto musical, como televisiva.
Boston Public, episódio Chapter Seventy-Six
Talvez muita gente não lembre, mas o produtor especializado em séries de tribunal David E. Kelley emplacou entre 2000 e 2004 a série Boston Public, que mostrava o dia-a-dia de um grupo de professores de uma escola pública fictícia da cidade de Boston – mesclando momentos cômicos e outros muito dramáticos. No episódio 76, da última temporada, Kelley conseguiu chamar o R.E.M. pra dar uma canja no episódio, tocando uma versão acústica de Losing My Religion. A cena, divertida, abre com a professora Marla Hendricks (Loretta Devine, que atualmente é coadjuvante em Grey’s Anatomy) apresentando o grupo no bar, sem saber que eles são “o” R.E.M”.
The Office, episódio The Fire
Hit do álbum Automatic for the People, a canção Everybody Hurts se tornou ao longo dos anos a trilha sonora ideal pra cenas de dor de cotovelo e alguns momentos românticos. No episódio Grace Period, da série NCIS, em 2007, ela toca no momento em que o agente Dinozzo vai se declarar para Jeanne (personagem da atriz Scottie Thompson). Apareceu ainda em dramas como Minha Vida de Cão (My So-Called Life), comédias como Perfect Couples e nos desenhos animados Daria e Mission Hill, entre outros. No vídeo acima, do episódio The Fire, da segunda temporada de The office, ela é a canção que consola Dwight (Rainn Wilson), quando vê que perdeu o posto de preferido do chefe, Michael Scott (Steve Carell).
Smallville, episódio Slumber
Slumber é um daqueles típico episódios horríveis de Smallville! Na trama, Clark Kent (Tom Welling) fica preso dentro dos sonhos de uma garota – que os fãs da série convencionaram chamar de “freak da semana”. E como o episódio é ambientado em sonhos, e R.E.M. é a sigla de rapid eye movement (movimento rápido dos olhos), a fase do sono onde sonhamos, os produtores decidiram usar só canções da banda na trilha. São cinco músicas ao longo do episódio. A cena preferida do fãs da série, claro, é a do link acima, que mostra um momento sexy entre Clark e Lana (Kristin Kreuk) ao som de Imitation of Life.
Ugly Betty – Blackout!
O acelerado rock It’s the End of the World As We Know It é bastante usado em filmes, mas volta e meia aparece em seriados de TV. Em 2010, é a canção que a “ugly” Betty (America Ferrera) canta no videokê durante uma desanimada festa em sua casa – antes de acontecer um blackout em Nova York. A escrachada comédia Uma Família da Pesada (Family Guy), também usou a canção no episódio McStroke, de 2008 – em que Peter como trinta hamburgers de uma só fez e tem um derrame. Você pode ver o vídeo clicando aqui.
Barrados no Baile – Brandon Leaves
R.E.M. embalou ainda um momento importante do novelão Barrados no Baile (Beverly Hills 90210). A música Nightswimming marca os momentos do sexto episódio da nona temporada, no momento em que o protagonista Brandon (Jason Priestley) sai da série.
Glee – Grilled Cheesus
E, claro, uma banda do porte de R.E.M. não poderia ficar de fora da trilha da série musical Glee. O hit Losing My Religion – vencedor do Grammy de Gravação do Ano e de Canção do ano de 1992 e videoclipe vencedor de seis MTV Video Music Awards em 1991 – é usado no divertido episódio Grilled Cheesus, em que os garotos lidam, cada um de sua forma, com questões relativas a fé. E Finn (Cory Monteith), que no início do episódio viu a imagem de Jesus num Queijo Quente, é quem interpreta a canção (e a versão de Glee ficou bacana!).
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
o famoso rompimento brenda e dylan do mesmo barrados no baile tb é o som de loosing my religion
AMEEEEI, Paulo! REM é uma das minhas bandas favoritas, Top 3, atrás só de Beatles e U2. O show deles no Rock in Rio de 2001 é um dos shows da minha vida, inesquecível!
E Dwight sofrendo ao som de Everybody Hurts é um clássico, hahaha!
Também amo REM. Uma pena a banda ter acabado.
Excelente post, Paulo!
lindo tributo!
Obrigado Naomi!
Nessas horas ninguem lembra do B52 🙂
tributo muito merecido a uma banda no calibre de REM
fico feliz de ter tido o prazer de vê-los no Rock’n Rio
que venham mais tributos o/
Viu, Cleide, outro lugar onde a gente pode ter se esbarrado (no meio de 150 mil pessoas, hahaha)! Tô te dizendo…
hahahahahah
mas uma peça do destino
Tô te dizendo [2]
😀
Eu, infelizmente, não sou da época do REM. Quando eu nasci, eles já eram super reconhecidos e faziam muito sucesso. Mesmo assim, fiquei triste quando descobri do final da banda.
REM = Melhor show da minha vida. Agradeço a Antunes por ter me lembrado do episódio de Boston Public. E confesso que todas as vezes que ouço Nightswimming lembro do Brandon indo embora.
E minha banda R.E.M preferida, lembro bem quando ele iniciaram, Falando de música meu cantor predileto é Micha Jackson. estamos perdendo aos poucos os bons músicos…..