TeleSéries
The Newsroom – Red Team III
03/09/2013, 11:32. Paulo Serpa Antunes
Reviews
The Newsroom
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A cena final de Red Team III é provavelmente a mais importante da história da série. Se The Newsroom for cancelada no final de setembro (toc! toc! toc!, três vezes na madeira), esta cena vai persistir ao final da série. Se Jane Fonda não ganhar o Emmy de Guest Actress em Drama no próximo dia 22 (a parada é dura, e eu, particularmente, torço por Diana Rigg, de Game Of Thrones), ela certamente o ganhará em setembro de 2014.
Get it back!
Leona Lansing é a personagem mais fascinante de The Newsroom. Simplesmente porque ela é a dona da bola. Já vimos outros megaempresários, ricaços e poderosos na TV outras vezes (Damages, por exemplo, tinha uns personagens bem fascinantes). Mas donos de grupos de comunicação, estes não aparecem todo dia na TV. O poder que emana deles é diferente. É um poder que supera a riqueza que o dinheiro dá. É o poder que vem da influência que se pode exercer na vida das pessoas e nos rumos da política, da economia e da cultura.
É por isto que a cena com Leona é tão importante. Ela tem dinheiro, claro, muito dinheiro, tanto dinheiro que poderia se dar ao luxo de mandar um jato buscar Daniel Craig para um evento. E admite que a sua emissora de TV não dá lucro, ou dá pouco lucro. Mas aquele é o seu brinquedo. Ela trata três dos melhores jornalistas do país como marionetes (“você vão se demitir quando eu os demitir”) para no momento seguinte os tratar como filhos (“vocês me deixam tão orgulhosa”).
Leona é mimada, é teimosa, é arrogante, como só quem emana poder poderia se permitir ser.
O certo seria demitir Charlie, Will e Mac e aceitar indenizar Jerry Dantana, para encerrar o mais rapidamente possível este capítulo embaraçoso da história da ACN. Mas, obviamente, não é assim que um “media mogul” pensa. Para eles, admitir a derrota é inaceitável.
(Curiosidade: Jane Fonda foi casada por 9 anos com Ted Turner, sócio da Time Warner e fundador da CNN. Nâo consigo deixar de pensar no quando ela trouxe de sua vida pessoal para esta personagem).
* * *
Mas Red Team III não é, claro, um episódio sobre Leona Lansing.
É um episódio sobre como a construção da notícia é feita de impressões. Impressões que podem estar erradas. E sobre como a objetividade jornalística é frágil.
Não quero falar sobre Jerry Dantana e seu caráter (ou falta dele). O erro de Jerry dispensa julgamento. Agora, e os erros da equipe? Como um castelo de cartas, vamos observando todas as convicções e fontes da equipe do News Night caírem. O fato de Charlie e Will usarem a mesma fonte e não perceberem isto. A falta de averiguação sobre as condições médicas e psicológicas de uma das fontes. A forma tendenciosa como Mac conduziu a entrevista com uma terceira fonte.
A única coisa que não me agrada no episódio é que Charlie tenha sido manipulado por uma vingança pessoal. Este pra mim é o ponto frágil desta trama.
Ainda assim, esta é a história mais original que assistimos nos últimos anos na TV mundial.
Que venha a Election Night.
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Para ser franca, achei a atuação de Jane Fonda bem histriônica, mas ponderando as observações de Paulo, de repente até que nem é tanto (ah, o poder sobre nós da palavra daqueles de quem respeitamos a opinião…).
Em contraste, achei a atuação de Jeff Daniels estupenda. Como Will estava à vontade com aqueles advogados perturbadores… Até pés em cima da mesa, e fazendo digressões, deixando toda a “banca examinadora” sem palavras… Amei.
De fato, Paulo, é a história mais original dos últimos tempos na TV. E a mais bem contada, eu acrescentaria. Conteúdo e forma trabalhados de modo perfeito.
Bianca, eu tive a mesma impressão tua na primeira vez que vi a cena. A forma como a Leona ia ofendendo a todos e fazendo digressões no início parecia artificial, mas ao final da cena me arrebatou.
Depois, pra escrever o texto, assisti mais uma e mais outra vez. E foi me chamando mais atenção da dificuldade do texto pra se interpretar e como ela ia dando conta: ela estava chateada, estava bêbada, estava indignada e emocionada e tudo ao mesmo tempo.
É interessante notar como o Will estava inseguro de si mesmo na semana passada. E neste episódio, na crise, como ele cresce. Mais um detalhe de um baita episódio.
Que episódio. Não só a cena final, com a Leona, mas toda a progressão. Eu achei belíssima a desconstrução gradual da Operação Genoa, como cada personagem acaba deparando-se com seus erros e, mesmo assim, mantendo-se como uma equipe.
Acho que Red Team III é ~o episódio~ dessa temporada. Temporada cheia de grandes episódios, vale dizer. Mas acho que, até aqui, foi o ponto alto de como Aaron Sorkin amadureceu sua ideia, e como todos os envolvidos viram ali uma oportunidade única de contar histórias fortes em cima de um argumento tão forte quanto. The Newsroom deixou de ser um palco pros discursos de Aaron Sorkin e sim onde podem-se ver suas opiniões bem transpostas ao nosso dia-a-dia. E em Red Team III acho que presenciamos o seu auge.
Parabéns pelo review Paulo, tão bom quanto o episódio.
Melhor episódio da temporada. Alias a temporada toda está excelente! Concordo com vc Paulo, a Jane Fonda tem que ganhar, pois o pouco que aparece, rouba a cena. Estou achando o trabalho da Marcia Gay Harden excepcional também! Ainda bem que foi renovada e uma pena este ano ter apenas 9 episódios!