The Newsroom – One Step Too Many


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

“Tínhamos uma matéria que os EUA usaram gás Sarin em um povoado no Paquistão e demos. Qualquer um daria. A maioria daria meses antes. Não dar seria participar do maior encobrimento desde… Esses foram crimes de guerra. Foi uma reportagem especial de domingo, às 21h na região Leste. A pesquisa sugeria que teríamos uma audiência monstruosa, três e meio, quatro milhões. Terminou próximo a seis. Às 22h05 eu sabia que tínhamos um problema. Nada daquilo era verdade” – Charlie Skinner.

One Step Too Many não foi tão envolvente como os dois episódios anteriores. Aqui não foi possível ter uma história fechada. Voltamos para o olho do furacão da temporada – a Operação Genoa. Mas One Step Too Many também não precisava ser tão bom quanto os anteriores, porque qualquer defeito do episódio fica pequeno frente ao diálogo acima, pra mim um dos cliffhangers mais originais da história dos dramas seriais televisivos.

Toda a extensa investigação, os meses de trabalho de Charlie, Mac, Neal, Maggie e cia., tudo cai por terra por uma falha de caráter. “Você confia totalmente no Jerry Dantana?”, pergunta Mac, repetidas vezes a Don – inconscientemente implorando que ele endosse aquela mínima desconfiança que ela carrega consigo. Mas nem Don, nem ninguém poderia imaginar que Jerry Dantana adulteraria o depoimento do general Stomtonovich.

* * *

One Step Too Many me remete a um acontecimento do episódio passado. É a cena que Maggie comete um erro ao editar rapidamente uma ligação telefônica para a emergência, para exibição no telejornal, alterando a pauta do programa e obrigando Will a se retratar. O caso em questão, que é uma história real, é o do assassinato do jovem inocente Trayvon Martin pelo latino George Zimmerman, que comandava a vigilância de seu bairro em fevereiro do ano passado, na Flórida. A cena, que pode ter passado meio despercebida para nós (já que o caso não repercutiu muito no Brasil) se refere a um erro que obviamente não foi cometido pelo News Night, mas pela NBC. O canal colocou no ar trechos de uma ligação de Zimmerman para o 911 momentos antes do tiroteio que matou Martin – em que Zimmermann fala para a telefonista que aquele suspeito em sua vizinhança “parece ser negro”. Fora do contexto, a frase faz Zimmerman parecer estar fazendo um perfil racial – tem um negro na minha vizinhança, chamem os policiais. Mas na verdade, Zimmermann apenas respondeu a uma pergunta da telefonista: “este rapaz, é negro, branco ou latino?”.

Olhando aqui, do Brasil, parece uma omissão banal, nem parece um erro. Mas obviamente uma omissão destas pode mudar a opinião pública e colocar fogo na fogueira que é a questão racial nos Estados Unidos.

Na hora achei que a cena servia apenas para mostrar que Maggie, após o trauma na África, está cometendo erros. Mas ela agora revela outro aspecto importante: mostrar o valor que a equipe do News Night dá para a precisão jornalística.

Jerry Dantana estava determinado cegamente a desmascarar um crime de guerra dos Estados Unidos. (E possivelmente na fama que isto o traria).

O custo desta obsessão, e da traição aos valores de seus colegas, de seu programa e de sua emissora, nós conheceremos neste domingo (nos EUA) ou segunda (no Brasil). Nos vemos lá.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Raquel Perez - 25/08/2013

    Sensacional este cliffhanger mesmo, Paulo. E uma outra coisa que me chamou a atenção sobre o caráter do Jerry, antes mesmo de ele adulterar a entrevista com o general, foi o que a foto que você postou revela. Não é um enquadramento para quem queria total anonimato, como o general. O Jerry enquadra parte de um jogo de basquete na TV, as medalhas do general ao fundo e ainda à direita parte da cortina de sua casa. Francamente, quem estivesse estado pelo menos uma vez em sua casa, ou os amigos que sabiam de sua fascinação pelo basquete saberiam de cara quem estava dando aquela entrevista. Não vejo a hora de chegar 2ª feira.

  2. Paulo Serpa Antunes - 25/08/2013

    É verdade Raquel.

    A propósito, me desculpem que cometi uns erros de português na review, consertei agora numa segunda revisão.

  3. biancavani - 25/08/2013

    Interessante também o dilema que está se pondo a Will. A perda de popularidade não é vista por ele tanto pelo prisma da perda de audiência (ou seja, dinheiro): para ele significa muito mais perda da admiração/aceitação. A integridade desse cara é impressionante, está para ele acima de tudo.

    Santo Deus, qual será o resultado dessa notícia falsa, de tão grande magniftude, para os competentes e honestos profissionais daquela emissora?! Por exemplo, no passado, o escândalo do uso “grampos” pela empresa de Murdock resultou em fechamento do jornal… Será que a equipe do News Night vai sair e partir para um novo projeto?

    Hahahaha: Nina-Lady Machbeth.

    Então, Paulo, conforme falamos outro dia, em outro episódio, muitas referências desta série se perdem para o público brasileiro, que, de um modo geral, acaba não apreendendo as nuances que fazem a grandeza da história contada. (tenha-se em vista que grande parte dos brasileiros acredita piamente que os americanos são burros e puritanos). Dessa forma, suas reviews têm esclarecido muitos desses pontos, fazendo-nos fruir melhor desta grande série.

  4. Paulo Serpa Antunes - 25/08/2013

    Obrigado pela mensagem Bianca, fico feliz de pinçar um detalhe ou outro e postar aqui.

    Nem citei o Will na resenha, mas a storyline dele é interessante. Eu acho legal e curioso como ele está a margem de tudo. E talvez se eles estivesse participando de tudo, ele não estaria tão preocupado com a imagem dele…

  5. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!