TeleSéries
Terapia elegante: veja, em detalhes, o luxuoso escritório de ‘Hannibal’
07/03/2014, 10:00.
Gabriela Pagano
Colunas e Seções, Estilo
Hannibal
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Quem frequentou as noites do canal AXN Brasil, no último ano, sabe que o escritório do Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen), o psicólogo e canibal que dá nome à série original da americana NBC, é enorme e de muito bom gosto – com o perdão do trocadilho. Livros, esculturas de gesso e muitos quadros estão espalhados pelo lugar, reafirmando todo o charme do escritório gigante. Não é para menos. O Dr. Lecter, tradicionalmente, é conhecido como um personagem de muita elegância e refinamento.
Por isso mesmo, a gente decidiu entrar e fuçar, sem nenhum constrangimento, nos quatro cantos da sala de terapia mais “chiquetosa” e cara da televisão. A não ser que você queira virar jantar do dono do recinto, feche a porta atrás de você…
O centro da sala do Dr. Lecter é demarcado por um tapete estampado retangular. Uma grande mesa de madeira divide espaço com duas poltronas de couro preto, dessas com cara de que custaram uma fortuna e super aconchegantes, que foram colocadas frente à frente para as sessões de terapia. Sobre a mesa estão poucos objetos, organizados, que confirmam o caráter metódico de Hannibal. Uma luminária também está ali e nos dá a ideia de que o psicólogo é um homem estudioso. E não precisa ir muito longe para se ter certeza disso.
É interessante observar a importância das cores nesse contexto. Tudo na sala tem um tom esverdeado e, também, amarronzado (desde madeira até um vermelho bem escuro, quase tijolo, como veremos em imagens a seguir). Para mim, o verde remete às veias, aos vasos sanguíneos, enquanto o vermelho parece sangue envelhecido. E a importância dos tons inclui os figurinos. Na foto acima, o Hannibal veste um terno verde e a gravata é justamente avermelhada. A camisa do Will também é esverdeada e a calça não chega a se destoar, vindo, provavelmente, de uma palheta de cores semelhante. Ou seja, tanto o Will quanto o Hannibal pertencem a esse lugar, a essa sala, eles não são estranhos ali. Afinal, alguns dos diálogos mais significativos entre os dois personagens, de cumplicidade e manipulação, ocorrem nessas cadeiras. Em uma série visual como Hannibal, as cores sempre estão nos avisando algo.
Mas algumas coisas podem ser mera ilusão de ótica. Nem sempre as cores que a gente vê na tela condizem com as cores dos objetos, de fato. Ao criar os móveis da sala, por exemplo, os designers precisam ter em mente a iluminação e os filtros que serão utilizados na montagem da cena. Elementos como a luz artificial acabam por alterar a percepção que a gente tem na tevê.
A parede vermelha tem quadros com cores sóbrias, dando frieza e nenhuma vida ao ambiente – afinal, Hannibal é morte. Até mesmo as cortinas nas janelas verticais possuem o mesmo tom da parede, como se fossem manchas de sangue. O divã, nunca utilizado, está logo abaixo dela.
O sofá não é verde, mas é de um azul claro, que não chama a atenção. As figuras na parede são orientais e não sei exatamente o que elas significam. Mas quando penso em culinária japonesa, logo lembro dos cortes de carne, do sushi. E também demonstram algum repertório cultural. Além disso, no filme Hannibal – A Origem do Mal, o personagem central (então interpretado pelo jovem Gaspard Ulliel) vivia com a tia de descendência oriental, a Lady Murasaki (inspirada na escritora japonesa de mesmo nome). Cada um interprete como sentir. Ainda sobre a imagem abaixo, o fato de a jornalista estar vestida de vermelho – harmonizando com a parede atrás dela; um mar de sangue? – nos deixa alerta: ela está em perigo!
Na parte superior da sala, um mezanino, que se estende por quase todas as paredes, organiza a vasta biblioteca do Dr. Lecter. E, na minha opinião, é o que o escritório tem de mais charmoso. Eu adoro mezaninos! Já disse para minha melhor amiga, que é arquiteta, que minha casa terá um desses quando eu for ryca… Eles são uma opção criativa para dividir os ambientes e podem servir como biblioteca, ateliê (na novela Cobras & Lagartos, a personagem da Mariana Ximenes, que era perfumista, tinha um na casa dela) e já vi sendo utilizado até como espaço para as crianças brincarem. E também adoro tudo que tem escada! Acho elegante.
Uma escada comum, de madeira, dá acesso à biblioteca no alto.
Já na lateral da sala, próxima à porta, há uma estante antiga com mais livros e jarros. Mas o que chama a atenção mesmo é o alce sobre a mesa ao lado. Quem acompanha a série sabe que o animal trata-se de um motif, um elemento visual utilizado com frequência para nos mostrar que, toda vez que ele aparece, significa que o agente Will Graham (Hugh Dancy) atribui a autoria do crime ao serial killer que o FBI investiga – mesmo que durante as alucinações do genial personagem.
Mas nem sempre foi assim:
O Bryan Fuller, que é criador da série e tem um escritório de design de interiores com o namorado, liberou algumas fotos do projeto do escritório do Hannibal Lecter.

As paredes vermelhas e o chão de madeira estão indicados na figura.
O projeto da sala do Hannibal também foi inspirado no John Soane Museum, que fica em Londres, na Inglaterra. É possível notar a mesma estrutura de pilares e os arcos nos dois lugares.
Com uma sala dessas, fica até difícil conversar sobre outra coisa senão perguntar ao Dr. Lecter onde foi que ele comprou os móveis, não?
A segunda temporada de Hannibal estreia no dia 10 de março, às 23h, no AXN Brasil.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
que beleza de matéria para deliciar o dia … como arquiteta fico muito feliz pelo tema e de como ela foi descrita
parabéns !!!
Ai, que responsabilidade, Cleide! Agora fiquei nervosa, espero não ter cometido nenhum deslize! =P hahaha
Muito obrigada pelo comentário! :-))
Caramba…. Eu pretendo fazer design de interiores e sou apaixonado por cinema/séries. E amei sua matéria. Sem grandes contrastes de informação, interpretando a casa com as cenas. Parabéns!
Poxa, Washingtom, fiquei feliz em saber! E boa sorte, que você realize esses planos em breve! =))
Muito estiloso esse escritório do Hannibal. Gosto muito desse papo, uma vez que planejava fazer Arquitetura (mas acabei optando por Psicologia). Não consegui deixar de notar, apesar de não ser o foco aqui, o texto em “justificada” – sou perfeccionista, adoooro!
No livro Hannibal: A Origem do Mal, o personagem inicia sua carreira como artista plástico, e vende para galerias suas obras japonesas que muito admiram. Acredito que essas sejam algumas que ele resgatou com os anos.