Te cuida American Idol. O The X Factor vem aí


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

The X Factor

No final do mês, terá início uma nova temporada do The X Factor, reality show britânico que é uma versão revisada (e melhorada) do American Idol. Será mais uma oportunidade de apreciar uma boa competição musical e perceber como o programa americano ainda poderia ser melhor.

Criado em 2004 pelo genial Simon Cowell, que também atua como um dos jurados do show, o The X Factor foi responsável por descobrir talentos já conhecidos mundialmente como Leona Lewis. Diferente da fórmula usada em American Idol, no programa inglês a competição, além de ser entre os calouros, é focada também entre os jurados. Como assim? É simples.

Os quatro juízes do programa, Cowell, as cantoras Cheryl Cole (integrante da girlband Girls Aloud) e Danii Minogue (irmã da Kylie) e o produtor Louis Walsh ficam responsáveis cada um por uma determinada equipe formada de três competidores, totalizando 12 calouros: o grupo dos meninos, o das meninas, o dos concorrentes com mais de 25 anos e o dos grupos (girlbands, boybands ou até mesmo grupos mistos). Cada jurado defende com unhas e dentes seus pupilos, os ajudando nas escolhas das músicas, na produção das apresentações, no treino vocal, etc., já que a eliminação de um dos concorrentes orientados por determinado juiz é interpretada como um mau desempenho do mentor naquela semana. E nenhum dos quatro quer perder nenhum pupilo. É exatamente esse o diferencial que torna The X Factor tão promissor, dinâmico e que faz o American Idol comer poeira, quando comparada as duas produções.

Antes de continuar, quero deixar claro que não sou um anti-Idol, muito pelo contrário, acompanho todos os episódios e adoro o programa. Mas, dito isso, preciso admitir que acho que o American Idol está cada vez mais fraco. E este sentimento se amplia com a notícia da saída de Paula Abdul e da entrada da multifuncional (cantora, autora, produtora) Kara DioGuardi na última temporada. A nova jurada não ajudou a dar um mínimo de fôlego ao programa, que vem perdendo público a cada ano, embora ainda continue no topo da audiência nas noites. Ao ver o desempenho da novata, comecei a achar os comentários da Abdul, antes toscos e nonsenses, relevantes e pertinentes. DioGuardi se limita a ser uma espécie de plano-sequência dos comentários feitos por Randy Jackson, não tendo expressão, nem personalidade, nem relevância.

Já no outro lado do oceano, a terra começa a tremer. A nova temporada de The X Factor, que estreia dia 22 de agosto, prevê uma batalha feroz entre os jurados Cheryl Cole, detentora atual do título de mentora campeã após a vitória de sua pupila Alexandra Burke no último ano, e Cowel, que já venceu duas das cinco temporadas – aliás, ele foi o mentor da Leona Lewis em 2006. Em Londres, quem também sai ganhando são as casas de apostas que já lucram em torno de qual jurado será o vencedor deste ano. A título de curiosidade: as outras temporadas foram vencidas por Louis Walsh, dando o título a Shayne Ward, em 2005; Danii Minogue, que conseguiu a vitória a Leon Jackson, em 2007; e Cheryl Cole, que garantiu que Alexandra Burke vencesse a competição ano passado.

Jurados do The X Factor

Outro diferencial positivo do The X Factor é a apresentação dos calouros. Se no American Idol cada concorrente se vira sozinho, tendo que agüentar os juízes apontando erros e quase nunca soluções, na produção inglesa os aspirantes a ídolo têm todo o suporte para fazer uma apresentação digna de Oscar – ficou curioso? Veja no YouTube o dueto de Alexandra Burke e Beyoncé.

Excluindo as questões mercadológicas, é realmente uma pena a TV paga do nosso Brasil só dê preferência às produções norte-americanas em total detrimento às europeias.

Se ao menos a equipe do American Idol desse uma renovada na fórmula, se espelhando um pouco na dinâmica do The X Factor em vez de torrar milhões de dólares nos super salários dos apresentadores, o atual desgaste do programa pudesse ser evitado.

De qualquer forma, é muito cedo para cantar o início do fim de Idol. E é provável que isto aconteça somente no dia em que Simon Cowell anuncie sua saída ou ainda se o super jurado realmente trouxer o The X Factor às terras americanas, concretizando a boataria que rola por aí.

A verdade é que, independente de American Idol ou de The X Factor, o principal responsável pelo sucesso é o inglês ranzinza Simon Cowell. E é ele quem detém as cartas do jogo. Por isso, Save The Queen, Save Simon Cowell.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Thais Afonso - 09/08/2009

    Save Simon Cowell, haha. Porquê apesar de ter ficado triste com a saída da Paula, a verdade é essa que você falou: AI só morre o dia que Simon sair.

  2. Tina - 09/08/2009

    Parabéns por esta matéria. Não conhecia muito sobre o X Factor, e nem sabia que a Leona Lewis vinha de algum programa. Agora até deu vontade de ver e ficar no time dos britânicos, já que o American Idol, depois de tantas temporadas continua quadradinho e sem inovações.

  3. Marco - 09/08/2009

    Parei de ler no “genial Simon Cowel”.

  4. Fernando - 09/08/2009

    Concordo com a maioria dos argumentos. Todos muito pertinentes. A respeito de Kara DioGuardi penso o mesmo: irrelevante. Paula Abdul fará falta.

  5. Serven - 09/08/2009

    Ah… People Arts… porque vc não vê isso…

  6. Fernando dos Santos - 09/08/2009

    “Criado em 2004 pelo genial Simon Cowell”

    Este “genial” foi uma ironia, não é?

    Quando falam do Simon Cowell a primeira coisa que vem a mente é o protagonista da comédia Moving Wallpaper, um produtor cafajeste cujo maior ídolo é o Simon.
    Lamentável ver um sujeito tosco como o Cowell fazendo um sucesso tão grande dos dois lados do Atlântico.

  7. Leonardo Toma - 09/08/2009

    Simon Cowell trouxe Westlife pro mundo. A sentença dele já foi dada.

  8. Fernando dos Santos - 09/08/2009

    “Simon Cowell trouxe Westlife pro mundo. A sentença dele já foi dada.”

    Eu não sabia que o Simon era o criador do Westlife.O homem é “gênio” mesmo.

  9. Regina Monteiro - 10/08/2009

    Sabia que existia algo parecido com o American Idol na Inglaterra, mas não qual a dinâmica do programa. Também fiquei curiosa.
    A respeito da saída da Paula e a permanência da Kara concordo com o Ivan: vou sentir saudades da Paula Abdul.

    Agora, o Simon pode não ser um gênio mas teve um baita tino para reinventar o óbvio.

  10. Fernando dos Santos - 10/08/2009

    O problema não é apenas a cara-de-pau do Simon.O problema também é o fato de haver um grande publico que acompanha este tipo de programa obvio e batido.

    Estes programas prometem revelar grandes astros mas são raros os artistas revelados por eles que conseguem emplacar pra valer.Em todos estes anos de Idol por exemplo, apenas a Kelly Clarkson é que pode efetivamente ser chamada de ídolo.Recentemente surgiu a Jennifer Hudson que ganhou Oscar e Golden Globe por seu trabalho no filme Dreamgirls, mas como ela apareceu há pouco tempo ainda é cedo pra dizer se ela veio pra ficar.

  11. Leonardo Toma - 11/08/2009

    Bom, Regina, mas o Pop Idol (programa original) é da Inglaterra. E sobre o público americano: quantas séries excelentes que são canceladas que comprovam o nível elevadíssimo do gosto deles?

  12. Regina Monteiro - 11/08/2009

    Leonardo, concordo com você, muitas séries realmente boas são canceladas.
    Mas pelo texto do Ivan me parece que “The X Factor”, que entendi ser criação do Simon Cowell, reinventa o óbvio ao pegar uma fórmula criada em 1948 com o The Original Amateur Hour, atualizá-la e conseguir ótimos índices de audiência.

    Fernando, quanto ao American Idol acho que funciona porque o público está ligado na competição em si e não no que vai acontecer com os candidatos depois do programa.

  13. Roberto Rodrigues Chaves Junior - 12/08/2009

    ”Kelly Clarkson é que pode efetivamente ser chamada de ídolo.”
    Fernando, acredito que não é só a Kelly Clarkson não.
    Clay Aiken:disco duplo de platina no seu álbum de estréia.

    Carrie Underwood:pra quem gosta de country(eu)sabe o que eu estou falando…premiações?vendas?Carrie é perfeita.

    Chris Daughtry:dispensa apresentações.

    David Cook:ta caminhando a passos largos.Veja a versao dele de Little Lies da banda Fleetwood Mac no youtube.

    Adam Lambert:nem tem cd ainda e já gravou uma música para o blockbuster de novembro ”2012” de Roland Emmerich.Veja tb a versão dele de Starlight da banda Muse.Adam promete e muito…

    Esses eu posso chamar de ídolos.

  14. naian lucas lopes - 23/08/2009

    olha o american idol nao inova por que é sucesso e time que se ganha nao se mexe.Segundo todos reclamavam da Paula agora querem ela de volta qual a diferença da Kara pra Paula?nenhuma as duas sao retadardas.Terceiro o outro fala que o simon nao merece esse sucesso ele bebeu o cara é um genio e engraçado e ele morre de inveja q o simon é rico e ele é pobre.Eu so digo o big brother nao inovo e é sucesso o Factor X nao inova e é sucesso o Fator x é a cópia por que eles tinham uma base e o criador do idols nao tinha uma base e hj é sucesso sem frescura e pode repara que la na inglaterra o simon nao critica por que eles ja sabe como vai ser apresentaçao e tambem nao vao critica um trabalho q eles fizeram isso é chato ai o cantor nao mostra criatividade e nao tem critica q faz parte do show é só isso q eu tenho a dizer e factor X sucesso e que venha temporada 2010 de american idol

  15. naian lucas lopes - 23/08/2009

    a esqueci de um negocio,ate hoje eu nao ouvi na radio toca uma musica de nenhum vencedor do X Factor
    nas radios agora do American Idol ouvi da kelly,do david anchuleta que nao foi campeao,carry,jennifer hudson.Meu o Factor X se for pro Estados Unidos nao vai fazer sucesso por 2 motivos:primeiro,o simon nao vai sair de um lugar que ele ganha milhoes para gasta dinheiro em outra rede de tv.segundo se o factor x chrga la no estados unidos eles inovam fazem cenario novo,apresentaçoes fantastica.E vc acha q eles vao querer ver um programa q ta a 10 anos la ow um programa q nunca ouviu fala?

  16. naian lucas lopes - 23/08/2009

    a copia sempre estraga primeiro q o original.La colocaram outra mulher para ser a 4 jurada na temporada seguinte a mulher do ozzy saiu e continuou sem nenhum problema por que o american idol nao pode ser igual a paula abdul so sabia elogia

  17. Carol - 17/09/2009

    Gente…. passa em algum canal aqui no Brasil o X Factor?

  18. Oliliana Sobral - 18/09/2009

    Infelizmente o Brasil não presta muita atenção na Europa. Nos últimos anos passei a escutar mais as bandas e cantores(as) de lá e estou encantada, são muitos bons! Se bons artistas da Europa não tocam nas rádios brasileiras é devido ao mercado fonológico, que não dá espaço e só quer saber dos artistas dos EUA. Isso é uma pena! Um exemplo disso são as próprias juradas, a Danni Minogue não é só a irmã as Kylie ela também é uma super cantora e vende muito, e a Cheryl (fofíssima) faz parte das Girls Aloud, uma girlband que faz um super sucesso na Europa, elas levaram o prêmio de melhor single de 2008 deixando o Coldplay para trás e tiveram a sua turnê 2009 (que é ótima) como uma das mais lucrativas desse ano.

    Já assisti o primeiro episódio do The X Factor desse ano e é bárbaro, realmente a grade do programa é bem melhor que a do American Idol.

  19. Liv - 22/11/2009

    eu amo The X-Factor mais quando voltei pro Brasil não achei nenhum canal de tv a cabo que tenha! alguem sabe sem tem algum canal q passa???

  20. Kadu B. ? - 11/12/2011

    11/12/2011 –  X Factor ja chegou as terras americanas, tendo como jurados: L. A. Reid, Nicole Scherzinger, Paula Abdul e Simon Cowell.

  21. X Factor Como Funciona – ForoGeek - 10/05/2012

    […] o público … teleseries.com.br/te-cuida-american-idol-o-the-x-factor-vem-ai – ver Como funciona El Factor de Transferencia?— A vencedora da primeira temporada do —The […]

  22. X Factor Passa Em Qual Canal – ForoGeek - 10/05/2012

    […] no Brasil o X Factor? teleseries.com.br/te-cuida-american-idol-o-the-x-factor-vem-ai – ver The X Factor US Chega ao Canal Sony Nessa Terça — Feira – Na TV […]

  23. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!