TCM exibe Shogun, um clássico dos anos 80

Data/Hora 25/04/2010, 17:52. Autor
Categorias Notícias


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Shogun

Notícia boa pra quem gosta de produções antigas. Notícia melhor ainda para se dar aos pais. A TCM reprisa, a partir de maio, uma das minisséries mais populares de todos os tempos: Shogun.

Shogun se passa por volta do ano de 1600, quando o navegador inglês, John Blackthorne (Richard Chamberlain), naufraga na costa do Japão. Ele, então, se junta aos outros europeus que chegavam ao país asiático. Lá, conhece o poderoso Lorde Toranaga, que quer conquistar, a qualquer custo, o cargo de Shogun, o mais alto posto militar. Blackthorne acaba envolvido na disputa e se torna o primeiro estrangeiro a tentar ser nomeado guerreiro samurai.

A minissérie foi produzida nos anos 1980 pela NBC e era baseada no best-seller de James Clevell. Já o livro foi inspirado na história real do navegador inglês William Adams.

A produção foi um marco para a época, tendo sido uma das mais caras, já que seus cinco episódios foram gravados em solo japonês. Mas Shogun fez valer seu custo: a minissérie levou três Emmy – de figurino, cenografia e melhor minissérie -, além de outros três Globo de Ouro – como melhor série de TV, melhor ator para Richard Chamberlain e melhor atriz para Yoko Shimada.

A direção ficou a cargo de Jerry London e o roteiro foi escrito pelo próprio James Clavell em parceria com Eric Bercovici.

A TCM exibe Shogun todos os domingos, a partir de 2 de maio, às 20h – com reprise, às quintas, às 22h.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
RSS 2.0

  1. José Vitor - 25/04/2010

    A mini-série é boa.

    Tem um errinho no texto: “Clevell”.

    Quanto ao Shogun, dizer que era “o mais alto posto militar” é um eufemismo: o shogun era o ditador absoluto, sendo o imperador apena uma figura decorativa.

  2. Claudemir - 26/04/2010

    Muito boa a iniciativa da TCM, que já resgatara, no ano passado, uma outra minissérie de muito sucesso nos anos 1980, “Pássaros Feridos”, com o mesmo Richard Chamberlain, e vem, também, reapresentando séries antigas muito populares, como “Magnum” e “A Gata e o Rato”. Isso sem falar nos filmes antigos, verdadeiros clássicos.

  3. Regina Monteiro - 26/04/2010

    Mais uma ótima iniciativa do TCM.
    Em uma maré de séries cada vez mais fraquinhas é sempre bom poder rever produções de qualidade.
    E na onda de filmes antigos, no sábado de madrugada o TCM exibiu Fanny Girl, simplesmente divino!

  4. Regina Monteiro - 26/04/2010

    Ups… Funny Girl.

  5. Fernando dos Santos - 26/04/2010

    Parabenizo o TCM por essa iniciativa de resgatar minisséries antigas.Espero que traga muitas outras.
    Nos anos 80 o Richard Chamberlain protagonizou várias minisséries de sucesso dentre elas The Bourne Identity, a primeira adaptação do livro de Robet Ludlum A Identidadade Bourne.Espero que o TCM também resgate essa.

  6. Silvia - 09/06/2010

    O Programa do Criss Angel ele é muito chato.

  7. Silvia - 09/06/2010

    Parabéns a todos os chatos do mundo.

  8. sueli batista rodrigues vasconcelos - 20/09/2010

    olá sou sueli de brasília tenho a tv net e amo o tcm ,pois adoro filmes antigos, ha mais de vinte anos tentava saber o nome de um filme maravilhoso e gostaria de assistir seria possível atender essa telespectadora? o nome do filme é: os sete suspeitos. que tem uma jovem que entrega um telegrama e é morta misteriosamente. posso esperar? amei assistir ha algum tempo o homem que sabia demais, pois sonhava ver esse , amei. grata pelo carinho

  9. Sandro Moreira - 29/03/2013

    Obrigado Gabriela pelo post.

  10. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!