Smallville – Abandoned

Data/Hora 17/11/2010, 20:39. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Série: Smallville
Episódio: Abandoned
Temporada: 10ª
Número do Episódio: 10×08
Data de Exibição nos EUA: 12/11/2010

Orfãos em Smallville. Orfãos nas séries da Warner. Simplesmente orfãos. E não é que o assunto seja uma bandeira para que haja mais adoções ou coisas do tipo, é apenas uma manobra para que não se gaste dinheiro com elenco de apoio. Por isso eu gostava de Roswell. Lá, todos tinham pais, até os aliens. E com histórias justificáveis. Não precisam aparecer em todos os episódios, mas matá-los é realmente a solução mais fácil? Ninguém em Smallville tem pai e mãe vivos. Mas não é porque fatalidades acontecem, é para eliminar a responsabilidade de ter algumas linhas a mais no roteiro. Se não morreu, sumiu.

Veja o caso do pai da Chloe, que Deus me perdoe, eu nem lembro mais o nome. O senhor Sullivan é praticamente elevado a categoria de fantasma na série. Sua filha sumiu, e ele nem se quer aparece. E Martha Kent? Só porque ela é senadora não significa que não tenha vida pessoal. Será que é querer muito que o Clark fale seu nome uma vez ou outra?

Realmente, no final das contas, todos foram abandonados, mas pela criatividade do time de roteiristas. E Abandoned foi isso, no final, a tentativa de juntar os retalhos emocionais de uma trama que às vezes é muito rasa.


Não sou fã de sequências de sonhos. Houve algo estranho na cena de abertura que superou a minha falta de expectativas e fez com que eu gostasse menos ainda. Não entendi porque a Tess começou a lembrar de algo que supostamente ela não deveria, e não entendi porque a caixinha de música estava lá, quando ela acordou. Ou eu não entendi, ou a Granny Goodness – Não vou chamá-la de Avó Bondade, desculpe – esteve por trás daquele sonho revelador.

A premissa até que é boa. Contar a história de Tess Mercer sempre foi uma opção, já que pouco se sabe sobre sua origem. Encaixar essa história dentro da mitologia de Smallville é algo que estou pagando para ver. Quando Granny apareceu no final da nona temporada, eu sabia que Tess estaria diretamente ligada com o arco do Darkseid, mas nunca achei que isso seria parte de sua vida. Não gostei da primeira cena, mas se esse for o caminho para levar a senhorita Mercer para o centro da ação, eu aceito.

Já no quesito parceria, eu adorei Tess e Clark. Os dois são fortes juntos. E o ar “dark” desse episódio, levou a boas cenas de ação e suspense. Exemplo disso é a cena em que Granny conta a Tess sobre sua origem e seus planos para fazê-la uma grande guerreira e depois persegue Mercer pelos corredores do orfanato, fazendo uma alusão ao sonho da cena inicial. É também aí que vemos a vó usando seus poderes.

O clima de guerra só aumenta quando se trata das Female Furies. Mad Harriet Hartley ilustrou bem o que kryptonita e uma boa coreografia pode fazer para Smallville. Mas disso tudo, vimos Clark usando o seu sopro gelado. Me animo quando ele usa seus famosos poderes.

Agora, sabemos de onde a Tess veio – ela é uma LUTHOR – e para onde ela vai. Será? Darkseid? Mesmo?

Do outro lado da cidade, há outro drama acontecendo. Agora é Lois Lane, que reaolveu sentir falta da mãe. Seis anos depois dela mencionar Ella, na quarta temporada, a mãe Lane volta a fazer parte do imaginário de Smallville.

E que mãe! Alguns podem até estranhar eu não ter começado essa review dando ataques quanto a participação de Teri Hatcher na minha humilde série preferida. É que optei por falar a parte séria primeiro, aqui por diante será pura rasgação de seda.

Teri Hatcher e Lois Lane. Apesar de muitos amarem a Margot Kidder como a namorada do Superman, acho que a Teri teve um papel muito mais impactante para o Universo DC. Ela redesenhou a personalidade da jornalista mais famosa dos quadrinhos. Antes dela, Lois era uma boba trapalhona apaixonada pelo Homem-de-Aço. Claro, Lois nunca deixou de ser isso, mas agora ela é muito mais, ela é a razão para o Superman existir.

Sou fã incondicional de Lois & Clark, e sugiro que, se você nunca assistiu a série, assista. Nem que seja alguns episódios. A Warner Brasil costumava reprisar a série pela manhã, quem sabe ela não toma a mesma iniciativa a qualquer hora?

Mas é exatamente por ter sido tão marcante que a presença da Teri em Smallville é tão especial. Mesmo com sua pequena participação, acho que nunca me senti tão tocada quanto a uma cena nessa série. Tocada principalmente por me sentir uma pouco orfã de Lois & Clark.

Erica Durance fez um ótimo trabalho. Era transparente sua emoção ao assistir o vídeo de Ella Lane para Lois. Emoção que não se deixou ver nos olhos de Tom Welling. Senti falta de um pouco de compaixão com a situação da garota por parte do Clark.

Mesmo assim, adoro vê-los juntos. Gostei da cena da Fortaleza. Sempre quis ver a Lois lá, consciente. E estava a família toda.

E posso fazer mais um comentário? Sheeeeeeeeeeeeeeelby! Shelby! Senhoras e Senhores! O/A cachorro/a está vivo/a!

Para o Alto e Avante

As cenas finais foram muito boas. Para mim, valeu por todo o episódio. Godfrey, Granny e Desaad juntos! Clark e Lois e as pistas que nos levam a acreditar que haverá um casamento em breve e Lutessa! (Morri de rir com o nome, mas…)

Clark tem um anel!

Lois tem um vestido!

Tess tem uma família!

Shelby tem coleira!

Coquetel de Kryptonita

Só o roteiro forçadinho. O resto estava muito bom.

Se alguém te abandona, não significa que temos que esquecer o passado. Tirando o Clark, que esqueceu de salvar a menininha do orfanato, as lembranças são vitais para a vida de qualquer um. Agora, mais do que nunca, está na hora de avançar. Afinal, há vários sinais que mostram que o “Apokolips” está chegando, e não é só o súbito interesse de Clark Kent por noites no karaokê.

Abandoned adotou 7,7 orfãos  (de  0 a 10).

Escrito por Drew Landis e Julia Swift.

Dirigido por Kevin Fair.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Patricia Yamaguti - 17/11/2010

    O melhor do episódio foi a participação (ainda que pequena) da Teri Hatcher com o cabelo de Lois Lane de Lois & Clark… me deu até saudades da série antiga…

    E nem tinha reparado que o Clark esqueceu de salvar a garotinha, hehehe…

    E o Shelby!!!!!! Fiquei feliz em vê-lo também…

  2. TB - 17/11/2010

    Putz, vc falou do anel e eu lembrei. Não tinham nada que mostrar esse anel aí não. Tinha q ser uma pedra de carvão! Tomara q ele perca esse anel em algum canto sombrio e obscuro da Fortaleza e esteja numa mina de carvão na hora de fazer o pedido!!!!!!!!!

  3. Tweets that mention Smallville – Abandoned -- Topsy.com - 17/11/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by TeleSéries and Clara Lima, Maria Clara Lima. Maria Clara Lima said: Review de Smallville no TeleSéries – https://teleseries.com.br/smallville-abandoned/ […]

  4. Isaque Criscuolo - 18/11/2010

    Parabéns pela review e por abordar de forma irreverente a série. Adoro ler a opinião de outros fãs sobre o mesmo episódio. Adorei a sua. Depois dá uma passada no Série Maníacos. =D Abraço!

  5. Maria Clara Lima - 18/11/2010

    @ Patricia Adorei o fato da Teri ter usado o cabelo da Lois. Em alguns momentos eu consigo até achar a Erica parecida com ela. Acho que deliro às vezes. =]

    @TB Eu quero que ele peça a mão da Lois na Forteleza, em frente a Lana, com a Chloe cantando Happy Ending da Avril Lavigne.

    @Isaque! Claro irei ler sua review. Apesar que se você começar a ter surtos Chlollies eu te edito.

    Rs

    Brincaceira!!

  6. Djeine - 18/11/2010

    Lois e Clark,comprem, comprem comprem!!! Promoção nas Americanas. Teri Hatcher me faz ver a Lois dos HQ, e a Erica durance foi esperta para seguir a mesma linha. Curtinha a participação, mas um roteiro bem escrito apra ela, bem lebmrando o corte de cabelo da Lois. O legal foi os vários arcos que abriram, amei a review, não se preocupa não tietou demais, ahahah

  7. Fernando dos Santos - 22/11/2010

    Eu acho que esse foi acima de tudo um episódio da Tess.A investigação e as revelações sobre o passado dela foram os grandes destaques.

    Gosto muito da Erica Durance, mas as cenas da Lois neste episódio foram dispensáveis e a participação da Teri Hatcher decepcionante.

  8. Fernando dos Santos - 22/11/2010

    E aquelas guerreiras da Vovó Bondade pareciam figurantes de Xena a Princesa Guerreira mas mesmo assim o episódio foi legal graças a Tess.

  9. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!