TeleSéries
Sessão de Terapia – Semana 1
12/10/2013, 14:07. Carla Heitgen
Reviews
Sessão de Terapia
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Quem nunca assistiu à Sessão de Terapia talvez já deve ter se perguntado: “por que eu assistiria uma série em que nada acontece além de uma conversa entre um terapeuta e uma pessoa que o paga para ouvir os seus problemas?”
A série é um fenômeno mundial. Originalmente criada em Israel por Hagai Levi, já ganhou adaptações em 30 países. Até a HBO fez uma versão para o público estadunidense em 2008, com Gabriel Byrne (do filme Stigmata) interpretando o competente- porém intenso – psicoterapeuta. Por lá a série teve três temporadas. Para uma história que se passa quase que totalmente em apenas um lugar (o consultório-casa de Theo) o texto, a direção e o elenco, precisam ser muito bons. O fato de a duração do episódio ser no tempo real da sessão também contribui para um maior envolvimento.
O que fascina as audiências de todo mundo é que apesar de as tramas serem adaptadas para a cultura de cada país, elas permanecem essencialmente fieis ao seu original. A distância inicial entre a poltrona de Theo (o terapeuta, Zécarlos Machado) e o sofá onde se sentam seus pacientes torna-se menor a cada sessão, as questões ali tratadas são universais e em pelo menos um conflito a gente se vê um pouquinho.
Para quem estava aguardando ansiosamente a segunda temporada (dedicada ao ator Cláudio Cavalcanti, morto semana passada), os personagens já foram apresentados. Em comum são pessoas que nunca cogitaram fazer terapia levadas por algum evento extraordinário até aquele endereço. Todos resistem em falar o que realmente lhes perturba, porém Theo tem seus meios de conduzi-los às suas vozes interiores.
Theo abriu a porta e convidou seus pacientes a entrar. Vamos conhecê-los?
Paciente das segundas-feiras: Carol, 23 anos, estudante de Arquitetura.
Frase: “O que eu quero saber é se as pessoas te procuram para contar de coisas pesadas”.
Carol (Bianca Comparato, ex-A menina sem qualidades, da ex-MTV) começa a sessão contando sobre seu irmão, que está depressivo. A escalada de seu nervosismo, entretanto, é cada vez mais evidente. Vendo que não tem como escapar, ela propõe o questionamento acima. Mas o que ela tem pra contar é tão pesado que não consegue dizer: escreve em um pedaço de papel para o Theo ler. E, sim, é pesado, porém o psicólogo conduz a conversa calmamente para que Carol enfim, admita a verdade. É como se contar seu problema para alguém o tornasse definitivo. E foi por isso que chegou ali, ninguém sabia (com exceção de um garçom aleatório para quem contou em uma mesa de bar). Carol olha para uma ampulheta que indica que seu tempo está acabando, muda de assunto e se volta para os deveres mundanos, no caso, a entrega de sua monografia. Será que Theo a convenceu de que precisa da ajuda?
Paciente das terças-feiras: Otávio, presidente de empresa, à qual dedicou 40 anos de sua vida.
Frase: “No meu mundo fazer terapia é sinal de fraqueza.”
Talvez este tenha sido o episódio mais emocionante da semana. Isso porque quando Theo abre a porta, vemos Otávio (Cláudio Cavalcanti). O empresário sempre foi forte – pois assim têm que ser os líderes – porém ficou doente, foi a médicos, fez inúmeros exames e durante uma reunião teve um colapso. Este homem poderoso, então, senta-se no sofá e o assunto da morte e todas estas coisas que devem passar pela cabeça de quem acredita estar perto dela vêm à tona, o que torna a conversa particularmente arrepiante ao lembrarmos que o ator que deu vida a este personagem tão brilhantemente (sem exagero) não está mais entre nós. Otávio fala com especial destaque de uma filha que escreve longos e-mails falando sobre como se sente. Será ela o lado que o pai, de tanto reprimir, o deixou enfermo? É um personagem muito, muito rico e o objetivo de Theo é levá-lo a entender que o medo da morte não é nada mais do que temor de perder o controle que ilusoriamente pensamos ter sobre a própria vida. Chega logo, terça-feira!
Paciente das quartas-feiras: Paula, 41 anos, advogada
Frase: “O pessoal do escritório diz que tenho que ser menos pessoa jurídica e mais pessoa física.”
Paula se expressa claramente, tem argumentos lógicos e convincentes para tudo e pela sua atitude não deve ser nada fácil estar contra ela em um tribunal. A princípio, sua personalidade forte causa certa antipatia, uma vez que julgamos as pessoas pelo que parecem, ou nos sentimos ameaçadas por elas. A explicação que dá quando perguntada sobre o motivo de estar ali é “Porque meu óvulos estão ficando velhos”. Ou seja, ela se casou com um homem que já tinha filhos (decisão racional) e achou que não se precisaria se preocupar com maternidade, até ouvir a sentença de que seu relógio biológico está rodando. Paula acredita que se não conseguir engravidar é por incompetência sua. E ela chega ao consultório de Theo assim, uma mulher que gosta de mostrar o poder que tem e que, com a habilidade de Theo, expõe seu lado feminino o quala vida profissional desencorajou a desenvolver. Paula já terminou sua primeira sessão muito mais “pessoa física” do que quando entrou. Será que conseguirá lidar com isso? Detalhe: Adriana Lessa, excelente!
Paciente das quintas-feiras: Daniel, 10 anos
Frase: “ A vida é uma guerra.”
Vinda de um garoto adolescente, acostumado a bater em mulheres e dar tiros em jogos de videogame sua fala poderia passar desapercebida pelos mais distraídos. O que assusta é que ele (Derick Lecouflé) aprendeu este conceito com pai, que está em processo de separação da mãe. O casal foi atendido na temporada passada por Theo, porém a terapia os levou à admissão de que não havia mais nada que pudesse ser feito para salvar o casamento. Dani é impaciente. Ele não gosta da casa do pai, pois as regras são claras e há uma evidente pressão para o garoto emagrecer. A mãe, por outro lado, faz as vontades dele e é superprotetora. Durante a sessão, Theo tenta saber o que incomoda Dani e não o deixa dormir, enfatizando que os pais nunca vão saber o que ele contar. Há um encontro do casal no consultório e percebemos logo o que tira o sono de Daniel. Ele é invisível. Está ali, porém seus pais brigam, falam sobre ele na terceira pessoa, e em nenhum momento o envolvem na conversa. Será que Theo conseguirá fazer Dani se abrir? E seus pais? Vão perceber o mal que estão fazendo pra ele?
Paciente das sextas-feiras: Theo
Consulta com: Dora (Selma Egrei)
Frase de Dora para Theo: “Quem é esta figura que você quer salvar?”
Fazer com que as pessoas mergulhem em suas verdades mais profundas (e reprimidas) pode tomar um rumo inesperado. Nesta primeira semana, um personagem volta para atormentar o terapeuta: o pai de Breno, policial e ex-paciente morto na temporada passada. Antônio (Norival Rizzo) o comunica que vai processá-lo e fazer de tudo para que perca sua licença, afinal colocar a culpa no outro é sempre mais fácil, não? Theo terá que lidar com a culpa de ter se envolvido demais na vida de seus pacientes antigos (Júlia e Breno), e em como os problemas passados estão interferindo no exercício de sua profissão. O próprio espaço em que mora serve de consultório e é uma representação de como é difícil para ele, mesmo com toda sua experiência e profissionalismo, separar o pessoal do profissional. Vamos ver se Theo aguenta tanta pressão.
Se você ainda não assistiu a Sessão de Terapia, tem maratona hoje (12) e amanhã (13), dos cinco primeiros episódios, no canal GNT a partir de 21:30h e 18:45h, respectivamente. Tomei cuidado para não entregar o ouro todo para que você que ainda não assistiu desfrute do prazer da descoberta de cada personagem. Mesmo se não viu a primeira temporada, dá uma olhadinha e confira porque a série está causando tanto alvoroço.
Observação final: fala-se muito do Selton Mello como diretor da série, e seu trabalho por trás das câmeras é feito com muita sensibilidade. Os ângulos, os objetos de cena que são mostrados, a direção de atores e o texto, sob o comando de Jaqueline Vargas, tudo feito em um padrão que deveria ser mais frequente em produções nacionais.
Deixe seu comentário. Afinal aqui no TeleSéries você não precisa marcar hora para abrir seu coração.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Eu pessoalmente tenho que dizer o quanto rico em atuações e histórias essa série possui, assisti a versão americana e de tão envolvido que fiquei fui a procura do original – Israel – mas não teve como.
Obrigada pelo comentário, Rodrigo. O pessoal ficou tímido de abrir o coração, rs.
Dá mesmo vontade de ver o original. Li em algum lugar que a terceira temporada será inédita. Vai ser legal para quem acompanhou outras versões, acredito que o elemento surpresa fará toda a diferença.
como assisto os epsódios online ? nao achei em nenhum site de séries .. podem me ajudar ? achei mto interessante , gostaria de assistir.
Oi, Stephany, olha, por enquanto os episódios estão disponíveis no canal 01 (Now, da Net) e no site Muu, da Globo, mas precisa assinar e aos sábados e domingos tem maratona no canal GNT. São estas opções apenas que conheço por enquanto, mas se souber de mais eu divulgo na resenha da semana. Obrigada pela visita, viu?
Perdi os episódios da segunda semana. Lamentei tanto e agora não consigo ver em lugar algum.
Olá, Marta. Se você tiver o canal GNT tem reprise de todos episódios da semana aos sábados às 21:30 e aos domingos às 18:45. Mesmo assim, se tiver o Now, eles colocam na segunda-feira os episódios da semana anterior. Se não tiver, pede algum amigo para gravar para você. Obrigada pela visita.