TeleSéries
Sessão de Terapia – Dora 7
24/11/2013, 15:00. Carla Heitgen
Reviews
Sessão de Terapia
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Fins apontando para recomeços, medo de perder o controle e morrer sozinho, a incapacidade de ouvir a própria voz, o desespero de ser invisível para as pessoas que mais ama e a tentativa de retomar o passado a partir de quando tudo começou a desmoronar. Problemas individuais, questões universais.
O início da semana trouxe o esperado resultado do Conselho de Psicologia, sobre a cassação da licença de Theo, em processo aberto pelo pai de Breno, Antônio. Quem lhe entrega o envelope é Malu, sua filha. O processo foi arquivado. De acordo com a entidade, Theo agiu corretamente no caso do ex-policial, que cometeu suicídio. O terapeuta, contudo, não fica feliz. Para ele, a decisão não apaga o que aconteceu. Antônio vai até a casa do psicólogo e diz que o deixará em paz e elogia Malu (Mayara Constantino). Pai e filha se abraçam. Parece que a absolvição que Theo buscava era do pai de seu paciente, e ele a obteve.
No dia seguinte, o psicólogo recebe um presente da vizinha Lia. A pintora lhe entrega um embrulho cuidadosamente preparado, um retrato de Theo, que ficou curioso para saber o motivo de ela ter estampado seu rosto em um quadro. A artista responde que gostou dele e a inspirou. Lia pede que seu novo amigo não abra o presente na frente dela. Ele não parece com pressa, pois tem medo de saber como as pessoas o veem.
Theo continua se culpar por não visitar o pai antes. Embora tenha ido vê-lo, chegou a poucos minutos depois de ter falecido, ou de acordo com ele, a cinco passos de mostrar ao pai que finalmente reuniu forças para perdoá-lo. O avô de Malu, que tanto desejava sua visita, não pôde aliviar-se com a absolvição do filho. Malu pergunta se sentirá remorso pelo resto de sua vida e completa que o pai precisa parar de cuidar do outros e reservar um tempo só para ele, maior do que o intervalo entre uma sessão e outra e maior até do que férias. Theo começa a ligar para seus pacientes avisando de sua ausência. Há três dias se pega olhando com curiosidade e medo para o quadro pintado por Lia, ainda fechado, e solenemente colocado em um canto da sala.
Ao chegar ao consultório de Dora (Selma Egrei) a terapeuta lhe diz que pensou muito nele durante a semana. Por um bom tempo Theo revela seu ressentimento por Dora não ter ido ao enterro do pai, uma destas ocasiões em que “se faz uma lista de quem veio e quem não apareceu”. Ele reconhece a beleza do telefonema e o telegrama enviado “elegante e antiquado igual ao seu tapete”. Sua presença fez falta, porém ela não saberia o que dizer devido à proximidade que tinha com a família; nem como reagir, já que é psicóloga de Theo e, portanto, uma referência para ele. Tanta lógica irrita o paciente que diz: “Em um momento deste basta um abraço”. Verdade, Theo.
Como psicólogo ele se envolve muito com seus pacientes. Dora nota que o lado bom disso é que conhece a dor deles e isso o torna um excelente profissional. Ela afirma que só voltou a atender porque viu que Theo, mesmo com tantos motivos para parar, prosseguiu atendendo. Pelo menos a fase sombria o aproximou da filha. Dora não consegue convencê-lo de que não seria apropriado interromper o processo terapêutico. É que Theo quer parar de falar da vida para viver a sua. Dora cede e eles se abraçam.
Para Theo, viver a própria vida começa com o gesto simbólico de desembrulhar o quadro de Lia e se ver pelos olhos dela: um lindíssimo retrato de um homem alegre, o que acreditamos que ele realmente foi quando despiu sua persona de terapeuta e conversou com sua vizinha. É assim que as pessoas te veem, Theo. Feliz e de bem consigo mesmo.
Em uma mensagem postada na página de Sessão de Terapia no Facebook, o diretor Selton Mello compartilhou a liberdade para explorar formatos, narrativas, histórias e temas que, de tão arriscados, só poderiam ser produzidos em um canal a cabo. Nos Estados Unidos além da HBO, a AMC e agora a Netflix, apostam em novidades que nem sempre têm apelo comercial. E por isso merecem todo o respeito de artistas e do público. Para usar as palavras de quem conhece muito bem os canais chamados abertos, com a palavra, o diretor: “A TV fechada é aberta e a TV aberta é fechada”. A terceira temporada já foi confirmada, com filmagens previstas entre janeiro e março de 2014. E há a possibilidade de ser inédita, isto é, com personagens e histórias diferentes de outras versões.
Terapia, ficção, arte. Cada um procura uma forma de tentar saber quem é, não que haja uma versão definitiva para qualquer ser humano. A verdade é que as experiências boas e ruins moldam nosso caráter e comportamento. Mas há algo que permanece essencialmente inalterado. Alguns chamam de consciência, outros de alma, essa versão em estado bruto de nós mesmos. Uma das coisas que Dora ama em sua profissão é saber que fez parte da mudança de alguém. Alguns fantasmas não podem ser exorcizados, mas aprender a conviver com eles ou colocá-los em seu devido lugar é possível. Boa sorte, Theo. E parabéns ao seu intérprete, Zécarlos Machado.
Comente o que achou da série. Qual foi seu personagem favorito?
Opa, nosso tempo acabou. Até a próxima!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
É uma excelente adaptação, mas poderia ser mais realista com a prática profissional.