Séries & Eu – Uma aventura wibbly wobbly timey wimey


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Doctor Who é, sem dúvida nenhuma, uma das maiores e mais importantes franquias de ficção científica desde seu lançamento, em 1963. Mas ninguém imaginava que tomaria proporções tão gigantescas, com a série completando 50 anos em grande estilo e na sua melhor fase e realizando uma turnê mundial promovendo a oitava temporada e a chegada de Peter Capaldi – o 12th Doctor – a bordo da TARDIS.

Foram sete cidades, cinco continentes e milhões de fãs ao redor do mundo prestigiando esse evento tão especial. E os fãs brasileiros tiveram o privilégio de ser a última parada da turnê, fechando com chave de ouro esse evento tão especial em tantos níveis diferentes.

E eu tive a chance de participar e representar o TeleSéries nesse evento wibbly wobbly timey wimey e ver de perto Peter Capaldi, Jenna Coleman e o ilustre Steven Moffat, o gênio responsável por tornar Doctor Who ainda mais especial (e que também é o showrunner de Sherlock, outra série fantástica). Não pude chegar muito perto deles e infelizmente não consegui fazer nenhuma das perguntas que havia elaborado, porque não houve perguntas feitas diretamente pelos fãs e poucas das escritas foram selecionadas, mas a experiência não foi menos especial por causa disso. Pelo contrário, foi tudo que eu esperava que seria e mais: uma experiência que levarei comigo pro resto da vida. E nesse texto irei compartilhar com vocês esse momento tão fantástico e brilhante (como alguns dos Doctors diriam) que foi a Doctor Who World Tour.

560-rio-53c79909

A espera na fila

A emoção começou logo na chegada ao Vivo Rio, com a fila GIGANTESCA de fãs esperando para entrar no prédio. Havia cosplays de todos os tipos: Doctors, Companions, vilões (principalmente meninas com vestidos em formato de Dalek) e claro, muitas TARDISes (também em formato de vestido). E então, chegando perto da entrada, vimos uma roda de pessoas tirando fotos loucamente. A primeira coisa que veio à cabeça: “será que é alguém do elenco?” Fui correndo para ver, e aí descobri que era um Cyberman marchando pela fila e posando para fotos e vídeos. Ele inclusive tentou enforcar um dos fãs que fez uma pergunta que não o agradou. Por sorte ele sabia que o Doctor estava por perto e resolveu não deletar ou atualizar o coitado, como bem sabemos que é o que um Cyberman faria.

Chegando ao auditório

10609085_10204748681616038_817075356_n

Ao entrarmos no auditório o apresentador brasileiro já estava animando a galera para o começo oficial do evento, entrevistando fãs e interagindo com o pessoal. Ele inclusive entrevistou uma família hiper simpática de Whovians, com a mãe caracterizada como River Song (com direito até a um “Hello Sweetie) e um depoimento da filha contando o quanto os pais a influenciaram a se tornar Whovian. Uma família de dar orgulho.

Logo depois houve distribuição de camisetas e brincadeiras com bolas gigantes, e aí o público foi à loucura, se atracando por camisetas e tentando tocas nas bolas, e claro que eu me juntei à loucura. Não consegui a camiseta, mas ganhei algo muito melhor em troca. Enquanto estava no meio do pessoal avistei ninguém menos do que Guilherme Briggs! Sim, Guilherme Briggs, um dos melhores dubladores do Brasil e uma das pessoas mais legais do universo (para os que não sabem ele é fã de carteirinha da série). Ele foi extremamente gentil e educado e tirou foto comigo e meus amigos. Um cara excepcional, e tê-lo conhecido fez desse evento ainda mais marcante e especial para mim e para todos os seus outros fãs, que também comprovaram o quão fantástico ele é. Tio Briggs, you rock!!

10014557_10202486359149946_2676449570996376102_n

O Episódio

Depois de todo o alvoroço dos fãs, veio o segundo momento mais esperado da noite: a exibição de Deep Breath, primeiro episódio da oitava temporada e estreia oficial de Peter Capaldi como 12th Doctor. Como pedido pelo próprio Moffat, não iremos comentar sobre o episódio em si por enquanto, mas uma coisa eu afirmo: Capaldi já é o Doctor! Sabe aquela estranheza e receio que temos com um novo Doctor? Asseguro que não irá acontecer. Capaldi é um ator magnífico e dominou o papel logo de primeira, não deixando nenhuma dúvida de que ele É o Doctor. Teremos uma temporada épica.

S8DW-61

Steven, Jenna e Peter sobem ao palco 

E foi enquanto todos estavam loucos de emoção pelo episódio que chegou o momento que todos esperavam. Primeiro subiram ao palco Marcelo Forlani (do site Omelete) e uma representante da Revista Monet, que foram os entrevistadores oficiais, se apresentando e mostrando um vídeo com a retrospectiva do evento ao redor do mundo. E então foi anunciado o primeiro convidado, Steven Moffat, que apesar de aparentar timidez foi bastante receptivo com fãs. Logo depois veio a linda e estonteante Jenna Coleman, intérprete de Clara Oswald, A Garota Impossível, atual Companion do Doctor. Jenna também foi extremamente receptiva e educada, além de absurdamente linda (sim, ela é tão bonita pessoalmente quanto no vídeo). E então, depois de uma retrospectiva de todas as regenerações, entra ele, Peter Capaldi, surpreendendo a todos e entrando pelos fundos, de forma que passou por todos até chegar ao palco. A partir daí foram minutos de palmas e gritos, fazendo o próprio Capaldi pedir silêncio ao público com um épico “Shhhh”.

 

Foram várias as perguntas. As principais perguntas feitas à Jenna foram relacionadas à sua adaptação à mudança de co-star, sobre o figurino de Clara e sua personalidade em geral, como por exemplo o fato de ela estar usando mais seu sotaque do norte na personagem (Jenna é originalmente de Blackpool, Lancashire, norte da Inglaterra) e ela reconheceu que Clara está mais “northen” ultimamente, especialmente em episódios escritos por Mark Gatiss, que também é do norte.  Também falou sobre o que veremos de Clara nessa temporada. “Clara irá tentar equilibrar a vida normal, seus afazeres do dia-a-dia, com sua vida com o Doctor, e falhará miseravelmente nas duas.”

Steven falou sobre como tanto Doctor Who quanto Sherlock mudaram sua vida, contando que desde criança sempre foi extremamente tímido, e que o fato de ser reconhecido e abordado na rua, mesmo sendo o roteirista (que geralmente não são muito reconhecidos) é assustador e recompensador ao mesmo tempo. Uma das perguntas que planejei fazer a ele eram quais dicas ele poderia dar a um roteirista iniciante para escrever tão bem quanto ele, já que eu sou roteirista iniciante. Não consegui fazer a pergunta, mas um depoimento que ele fez sobre sua infância respondeu essa pergunta de alguma forma. Ele contou que na infância sofreu bullying e constantemente se sentia frustrado, e que seu melhor remédio era se refugiar nas aventuras do Doctor, e que o que o motiva a escrever é o amor que ele tem pela série e pelo seu trabalho, e isso foi extremamente estimulante para mim, e com certeza também para muitos outros que querem seguir seus sonhos. E ele ainda completou que uma professora que ele tinha havia dito a ele que ele não chegaria a lugar nenhum se refugiando no mundo de Doctor Who, e que gostaria muito que ela o visse agora.

10617756_10204748681176027_563593540_n

Peter, perguntado sobre como sua vida mudou desde que foi escalado para ser o Doctor, apontou para a emoção do público e disse: “Eu entro numa sala e as pessoas gritam.” Também falou sobre como foi difícil guardar segredo sobre sua escalação, contando que estava em Praga à trabalho quando Steven lhe deu a notícia e que, como não podia contar pra ninguém, saiu correndo, se trancou no banheiro e começou a gritar: “Eu sou Doctor Who! Eu sou Doctor Who!” Também falou sobre como ficou impressionado com o tamanho do sucesso da série ao redor do mundo. “Eu cresci na Escócia, que é escura e fria, e quando era criança tinha uma televisão minúscula no canto da sala da qual essa magia saia todo sábado à noite, e descobrir que no Brasil é algo tão imenso é maravilhoso.”

10602590_10204748678735966_578043167_n

Final

Chegando ao final do evento cada um agradeceu aos fãs o imenso carinho e entusiasmo pela série. Steven inclusive apontou o quanto a resposta dos fãs é importante. “Não pensem que isso não é apreciado. Vocês podem imaginar que isso é simplesmente o que nós fazemos e que estamos acostumados, mas eu não sei o que fazer todas as vezes que acontece. É um momento significativo e torna fazer a série uma experiência mais gratificante. Vocês estarem aqui gritando e sorrindo com seus rostos alegres e sua enorme quantidade de Fezzes (o famoso chapéu árabe usado pelo 11th Doctor) é algo que eu sempre irei lembrar, e não estou apenas dizendo isso, realmente significa o mundo pra mim, portanto, obrigado.” completou.

Não poderiam faltar spoilers da temporada, e perguntados se poderiam oferecer um teaser sobre o que iria acontecer, Capaldi disse a frase: “Não confie em ninguém”. Jenna disse que em algum momento dirá a palavra “Minúsculo” e Steven, como esperado, disse: “Ah, eu tenho que dizer morte.” Bom e velho Steven Moffat.

E para finalizar, Peter mandou uma mensagem especial aos fãs que não puderam comparecer ao evento e que o assistiriam no dia seguinte nas Livrarias Cultura Brasil afora. “Obrigado por estarem do nosso lado, nós realmente apreciamos isso, nós estamos na estrada há um bom tempo, 50 anos, e o fato de que este país maravilhoso está interessado em nós aquece nossos corações, portanto muito obrigado.” disse Peter.

Destaque para um momento interessante: enquanto era exibida uma retrospectiva das Companions, a maior resposta do público foi quando Donna Noble, A Mulher Mais Importante de Toda a Criação, apareceu na tela, com direito à todos gritando seu nome depois da exibição. Isso só prova o quanto a personagem é querida e que ela realmente foi a melhor Companion da nova série. Quem sabe ela não aparece novamente em algum determinado momento da jornada? Não custa torcer.

tumblr_mq96xqlspw1sa84g4o4_500 (1)

Foi um dia inesquecível para mim e para todos os fãs de Doctor Who, tanto os que estiveram no evento quanto os que não estiveram. Steven, Jenna e Peter esbanjaram carisma e  só comprovaram o quanto são pessoas magníficas e que sabem reconhecer o amor dos fãs e recompensar esse amor da melhor forma possível, nos entregando uma série como nenhuma outra  em todo o tempo e espaço. Agradeço imensamente ao TeleSéries pela chance de representar o site e de, graças a essa chance, ter conhecido o elenco e o roteirista da minha série preferida. E espero poder representar o site novamente em eventos wibbly wobbly timey wimey como esse. GERONIMOOOO!!!!!

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Kika - 24/08/2014

    Nossa, além de tudo ainda conheceu o tio Briggs! 🙂

  2. ‘Doctor Who’ terá conteúdo exclusivo do episódio de estreia da 8ª temporada no Cinemark » TeleSéries - 01/09/2014

    […] Doctor Who no Brasil […]

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!