Saul e Mira, a sutil pitada de ‘Homeland’ para falar de amor


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Na agitada trama de Homeland, Mandy Patinkin e Sarita Choudhury nos fazem escapar, nem que seja por alguns segundos, do caos. Através de pequenos gestos, carregam a cumplicidade de toda uma vida. Eles nos guiam, com uma troca de olhares, por um grande amor que não é resultado apenas de juras, beijos e presentes. Veteranos nas telas, a dupla de atores dá forma ao maduro casal Mira (Choudhury) e Saul (Patinkin) Berenson.

Diferente de muitos relacionamentos explorados pelas séries, Choudhury e Patinkin interpretam o amor fora do padrão comercial, o sonho encantado dos companheiros perfeitos. Longe do apelo de paixões instantâneas e avassaladoras que dão o tom de muitos casais, como o próprio caso entre Brody (Damian Lewis) e Carrie (Claire Danes), também em Homeland, o relacionamento entre Saul e Mira é denso. É complexo. É bonito e ao mesmo tempo difícil. Não é baseado na perfeição. Na verdade, tem muitas falhas. Tem erros, carência e falta de atenção. E traição e desentendimentos. Mas tem reencontro. Tem marcas profundas, companheirismo e um porto seguro.

Fruto da juventude de Saul e Mira, a união dos personagens forma um dos núcleos dramáticos marcantes de Homeland. Criados sob culturas diferentes – ele americano de família judaica e ela indiana –, além de possuírem vocações profissionais bem distintas, em meio às diferenças Saul e Mira desenvolveram afeto e confiança.

Gastronomia_Homeland2

Uma crise no casamento foi a motivação de uma das cenas mais singelas do casal. Em A Red Wheelbarrow (s03e08), Saul, um tanto atrapalhado, leva o café da manhã para Mira na cama. Ela, então, serve as xícaras com o chá preparado por ele. A bebida, bastante tradicional na cultura da Índia, é o mote que deu ritmo para a aproximação entre eles na tentativa de entendimento. E é também a nossa inspiração gastronômica para o dia de hoje.

Chá ou Chai?

O clássico chá indiano aromático é muito conhecido como Chai. No entanto, Chai significa, simplesmente, chá. O nome do famoso chá é Masala Chai. Masala é como se chama a mistura de especiarias preparadas para a bebida que é composta também de chá preto, leite e açúcar. Revigorante, intenso e rico em sabores, o Masala Chai possui antioxidantes e é muito benéfico para o metabolismo. Também dá para dizer que é afrodisíaco devido aos seus potentes aromas.

O uso das especiarias, o toque principal do Masala Chai, tem origem ancestral na cultura indiana. No campo medicinal, por exemplo, elas fazem parte da tradição Ayurveda, ciência medicinal que entende a cura de forma holística através de terapias que integram o ambiente, o corpo, a mente e o espírito. No aspecto comercial, no século XX, o Masala Chai ganhou popularidade através da Associação Indiana de Chá, empresa inglesa que estimulou o consumo interno de chá na Índia. Ela desenvolveu uma campanha para que os funcionários de diversas companhias indianas tivessem intervalos para tomar chá, inicialmente servido à moda inglesa, apenas com leite e açúcar. Com o tempo, os indianos inseriram as especiarias, dando forma ao Masala Chai, que, atualmente, é exportado para todo o mundo.

Como fazer Masala Chai?

Ingredientes

– 1 unidade de canela em pau

– 5 dentes de cravo

– 1 colher (café) de pimenta preta em grãos

– 4 sementes de cardamomo*

– 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado

– 4 colheres (sopa) de chá preto a granel

– 2 xícaras (chá) de água

– 1/2 xícara (chá) de leite

– Açúcar (de preferência mascavo) a gosto

Modo de fazer

1. Leve a água para ferver.

2. Enquanto a água esquenta, moa a canela, o cravo, a pimenta e o cardamomo em um pilão até que se tornem um pó (este é o método tradicional, mas, se você achar muito trabalhoso, dá para adaptar com as especiarias já compradas em pó).

3. Quando a água ferver, adicione o pó de especiarias, o gengibre e o chá. Deixe ferver por cerca de um minuto.

4. Adicione o leite, misture bem, e deixe levantar fervura. Quando o leite chegar à borda da panela, diminua a potência do fogo até que a espuma do leite baixe. Aumente o fogo e deixe a espuma subir novamente. Repita este processo quatro vezes.

5. Adicione o açúcar (os Chaiwalas, comerciantes de rua indianos, adocicam bastante), misture bem e desligue o fogo.

6. Espere um minuto. Na sequência, coe o chá para servir.

*o Cardamomo é uma especiaria tradicional do Masala Chai, pois é muito comum na Índia. No Brasil, além de cara, é difícil de ser encontrada. Então, você pode optar por fazer o chá sem ela.

Foto: Guilherme Moreira

Foto: Guilherme Moreira

A porção é perfeita para aquecer dois corações 🙂

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Paulo Serpa Antunes - 13/06/2015

    Sarita Choudhury é muito diva!

  2. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!