Sábado é dia de vacinação contra sarampo


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

18 de junho é dia de vacinação em todo o Brasil. Em alguns estados, o Ministério da Saúde está promovendo uma campanha para mobilizar a população a se proteger contra o vírus da pólio e do sarampo. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Bahia, crianças de 1 a 7 anos podem ser imunizadas contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

Esse ano, o governo brasileiro resolveu reforçar a campanha contra o sarampo, mesmo que o país tenha a doença em situação de controle. A preocupação em retomar os cuidados com o vírus partiu de um surto de sarampo na Europa, e apesar do continente ser distante, o fluxo de pessoas viajando entre vários países infectados aumentou ao longo dos anos.

Para a bióloga Camila Capellanes, a falta de informação sobre o Sarampo é muito perigosa. “A doença está controlada, mas ainda há casos, e se não apertarmos o cerco e incentivar a vacinação, a situação epidêmica pode voltar, já que o sarampo é de fácil contaminação”, explica.

No episódio Contamination, da série Private Practice, a equipe de médicos se vê envolvida em uma situação de risco. Apesar da preocupação principal de Shonda Rhymes em mostrar quem irá dormir com quem na clínica Oceanside Wellness , no décimo primeiro episódio do segundo ano da série, o tema foi polêmico: o sarampo.  A história procurou mostrar a importância da vacina, e mais ainda, de ser vacinado. Mas quando a  ficção resolve interferir na realidade é preciso saber lidar com o assunto de forma delicada. Isso porque, tanto nos Estados Unidos como na Europa, algumas pessoas acreditam que vacinas podem causar doenças, desenvolver o autismo em crianças ou até levar a morte. O temor da vacinação foi intensificado depois que o médico Andrew Wakefield publicou um estudo onde mostrava o vínculo entre vacinas e doenças.

Foi exatamente nesse ponto onde Private Practice tocou. Na trama, uma mãe resolveu não vacinar seus dois outros filhos depois que o primogênito apresentou sinais de autismo logo após ser vacinado. Em uma viagem pela Europa, Michael, o filho do meio, contrai o sarampo. A mãe confunde a doença com um resfriado, por causa dos sintomas iniciais serem parecidos. No final, o filho acaba falecendo, fazendo com que a mãe tivesse uma tardia consciência sobre a importância da vacinação.

A relação entre vacinas e doenças foi descartada em um estudo publicado esse ano, nos Estados Unidos. Pesquisadores reforçaram que não existem evidências científicas de que o autismo pode ser causado pelo uso das vacinas. O médico Wakefield perdeu a licença para praticar a sua profissão, mas o número de pessoas que vacinam as crianças na Europa não cresce à décadas. Hoje, o continente vive em uma situação de risco epidêmico e o Brasil deve ficar em alerta.

Sintomas e tratamento

O vírus do sarampo é altamente contagioso. A doença é transmitida através das gotículas que ficam suspensas no ar após um espirro ou pelo contato com a secreção do infectado. O período de contaminação pode levar até uma semana, e quase 15 dias para aparecer os primeiros sintomas.

O diagnóstico bem feito pode salvar a vida de uma pessoa, já que o paciente apresenta sintomas que podem ser facilmente confundidos com outras doenças, como por exemplo a dengue e a gripe. Além das manchas avermelhadas na pele, a pessoa infectada apresenta febre, tosse, mal-estar, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. A doença pode desencadear inflamações graves como otite (no ouvido), pneumonia (nos pulmões) e encefalite (no cerébro).

No caso de constatada a doença, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. O paciente deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina anti-sarampo é eficaz em cerca de 97% dos casos. Deve ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida da criança. Exceção feita às mulheres grávidas e aos indivíduos imunossuprimidos, adultos que não foram vacinados e não tiveram a doença na infância também devem tomar a vacina.

Os postos de saúde ficarão abertos das 9h às 17h durante a campanha, mas a Rede de Saúde deve disponibilizar vacinas durante todo o ano.

Com informações do site do Ministério da Saúde.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!