Review: Studio 60 on the Sunset Strip – The Cold Open


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Cena de The Cold OpenSérie: Studio 60 on the Sunset Strip
Episódio: The Cold Open
Temporada:
Número do Episódio: 2
Data de Exibição nos EUA: 25/9/2007
Data de Exibição no Brasil: 25/7/2007
Emissora no Brasil: Warner

É difícil não assistir esta série sem pensar “cara, ela foi cancelada”. Com isso em mente, chegamos logo à uma lógica indagação: “o que deu errado?”. Semana passada, foram anunciados os concorrentes dos (nunca unânimes) Emmy Awards e Studio 60 recebeu cinco indicações, entre elas, uma relativamente importante: Melhor Direção. Como, com tanto reconhecimento e exibido pela NBC, um canal que historicamente tem paciência com shows que demoram a decolar, Studio acaba cancelado? Prepotência pode ser um motivo?

Aaron Sorkin, criador da série, tem como alter-ego os dois protagonistas Matt Albie e Danny Tripp. Tripp não tem meias palavras e joga bombas entre os funcionários. Coisas como “se não acertarem, serão esquecidos”. Já Albie é alguém sério demais pra um redator de comédia. Outro seriado (também da NBC) tem a mesma premissa apesar de ser uma comédia de meia-hora: 30 Rock. Na série de Tina Fey, também vemos os bastidores de um show ao vivo, mas nada é tão tenso como em Studio. Claro, é uma comédia de meia-hora mas ela tem, entre os personagens redatores, cidadões que não batem bem da cachola e se vestem de maneira despojada.

Em Studio 60, Matt exigiu excelência de sua equipe de redatores – na maneira de se vestirem. E isso logo após ignorar, de maneira até um pouco mal educada, todas as idéias que eles tinham pro show. Quem já viu algum documentário sobre os bastidores de Saturday Night Live, notou que as coisas não são tão tensas. Há sim a seriedade de produzir um show ao vivo, mas, aparentemente, ninguém do SNL, carrega o mundo nas costas. Matt tentou isso. Quero dizer, Sorkin.

Seu trabalho em The West Wing era coisa de outro mundo. E lá era o local certo pra personagens que tentavam carregar o mundo nas costas, afinal, a série falava da Casa Branca (diga-se, de passagem, fazendo duras críticas ao governo americano). Em Studio 60, o show trafega bastante nos grupos religiosos que adoram boicotar canais: algo sério demais pra um show que fala dos bastidores de um humorístico. Claro, é bem escrito, mas a densidade de espírito que vive tanto Tripp, quanto Albie, incomoda um pouco.

Studio 60 é um excelente seriado, sem dúvida. As atuações são no ponto, os díalogos são deliciosos, a dinâmica não cansa…. mas há algo de errado nele. Talvez seja sua prepotência em querer falar de assuntos densos demais e prometer mais ainda no fictício show conduzido por Albie e Matt. O quadro ‘Cristões Malucos’ nunca é mostrado pra nós, mesmo ele sendo bastante alardeado. Essa foi uma decisão correta! Se nós assistíssimos ele, com certeza pensariamos em varíaveis como “isso não é tão polêmico”, “isso não é tão engraçado” ou até, quem sabe, “que porcaria”. Seria um antí-clímax. Essa foi a decisão correta.

A decisão errada é continuar insistindo em fazer um show fícticio com perfeição. A – muito boa – entrevista coletiva dada por Jordan McDeere teve um momento de idealismo exagerado: só irão ao ar programas que ela veria, que seus pais veriam e que seus filhos veriam. Todos sabemos que isso não é possível, certo? E logo após a conturbada confissão de Tripp, durante a coletiva, ele e Matt criticam a decisão de McDeere em vender um hype pro Studio 60:

Danny:

Eles vão retornar o show à sua glória anterior, acredito que a NBS pensa que a qualidade não é um átomo da lucratividade. Se não acreditam em mim, sintonizem às 11 e 30, na sexta à noite?

Jordan:

Eu falei o horário errado?

Danny:

Você colocou muita pressão, não acha?

Jordan:

Coloquei?

Danny:

Colocou.

Jordan:

Desculpem. Corrijam isso.

Cena de The Cold OpenAaron sabia desta pressão? Nos prometer os batidores do melhor show da NBS pra que, sempre que os quadros do Studio 60 fossem ao ao ar, ríssemos como nunca rimos antes? Ter que ser sempre genial? Pouquissimas vezes o seriado manteve esse hype, pelo menos no show dentro da série. O grande quadro musical, o primeiro produzido por Albie e Tripp, pode perfeitamente ter feito pipocar na cabeça de muitos dúvidas como “isso não é tão engraçado” ou até, quem sabe, “que porcaria”.

O criador de Studio 60 on the Sunset Strip levou quatro Emmys de Melhor Drama seguidos por The West Wing. É simplesmente pressão demais no seriado, que tem que se provar perfeito à todo momento. E Aaron, gênio que escreve todos os episódios, teve prepotência bastante pra bancar isso. Não deu certo e o show foi cancelado. Talvez se ele não tivesse se levado tão a sério, se não tivesse se exigido tanto, a série durasse mais tempo. Coisa que não aconteceu. Foi pressão demais.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Ricardo - 29/07/2007

    O piloto foi primoroso. Verei o segundo episódio hoje e pretendo repetir o fascínio que tive com o primeiro.
    Falando no piloto “The Cold Open”: o início foi impressionante, mas achei o final um tanto fraco. Mas, o que mais me surpreendeu foi quando o produtor da série, logo no início, desabafou ao vivo. Aquilo foi fantástico.

  2. JORDAN BRUNO - 29/07/2007

    primeiro cancelaram Deadwood, depois Studio 60 …
    esse público americano é um enigma … mas os reality/freak shows estão aí … vai entender …

  3. JORDAN BRUNO - 29/07/2007

    e a NBC? fico preocupado pensando que a qualquer momento os caras resolvam cancelar 30rd Rock e The Office … é como se os telespectadores sofressem a mesma pressão dos roteiristas de Studio 60 …

  4. Paulo Fiaes - 29/07/2007

    Tiago, bela review. tenho uma opinião diferente da sua, pra falar a verdade, discordo de quase tudo q vc falou, agora gostei do seu ponto de vista. abraços

  5. iran - 29/07/2007

    Primeiro, parabens, pelo texto super bem escrito, e segundo, a minha opinião, realmente a pergunta pq foi cancelado é um enigma ,mais é importante saber aproveitar os 22 episodios feitos, a série é boa, e só não deu certo pelo simples fato de atingir um publico muito especifico, o humor do show é muito denso e inteligente, e principalmente rapido,para um publico tão acostumado a piadas obvias e claras fica dificil entender atuações tão sinceras. Não ´pdemos esquecer que o show nos EUA são exibidos na tv aberta, ou seja um publico mais extenso, sera que se exibida pela HBO ou outro grande canal a cabo a série não teria sido melhor aceita?? Pensem que o publico é publico em qualquer lugar, e vejam a nossa tv aberta? sera que a otima série MOTHER do GNT faria sucesso na TV GLOBO?

    Novamente parabens pelo Reviews e espero que se a cada temporada uma serie como Studio 60… for criada e (infelizmente) cancelada ,já sera o suficiente para não fundir os neuronios com Shows de realidade (não que esses não funcionem como diversão passageira mais apena isso)

  6. Leon - 29/07/2007

    “É difícil não assistir esta série sem pensar “cara, ela foi cancelada””

    É verdade e, embora os dois amigos pareçam realmente um pouco sérios demais com assuntos muito densos pro cargo que ocupam, eu adorei a série e é uma pena que tenha sido cancelada. gostei muito mesmo

  7. Henrique Martins Henriques - 29/07/2007

    Todos os orfãos de West Wing estavam esperando por Studio 60, e ficaram decepcionados por não ser tão “sério”; todos os orfãos de Friends estavam esperando pelo Mattew Perry, e ficaram decepcionados por não ser tão “engraçado” quanto antes. Some-se a isso o fato que era um seriado caro (altos salários, produção esmerada) a NBC não estava preparada pra aguentar nada menos que SUCESSO, com letras capitais, mesmo, e ele não veio. Pena.

  8. M... - 29/07/2007

    não asisto Studio 60 por que tenho uma morma de n asistir séries que ki ja foram canceladas e sei que muitos pensão como eu, mais se talves ela n tivesi sido eu ate que ai da uma olhadinha afinal ela tem otimos atores i valeria a pene ver,mais como n foi,só lamento…

  9. Mica - 29/07/2007

    Eu li seu review e acho que estou emburrecendo, pq juro que não compreendi exatamente o que vc disse.
    Seja como for, deixando de lado a minha tentativa frustrada de tentar entender o seu ponto de vista, a minha visão até agora é que Studio 60 é uma série muito boa, com personagens muito bons e que, por enquanto, não fez absolutamente nada para merecer o cancelamento.
    Não é uma comédia (eu acho que não, sei lá), então o fato dos caras serem densos não me incomoda. Aliás, profissionalismo nunca me incomodou (só quandoa profissional tem que ser eu! heheheh), acho fascinante esse povo que se mata para fazer algo dar certo.
    Foi mais o menos o que eu comentei no meio da semana: eu fiquei vendo os caras tendo que criar as comédias em menos de uma semana e pela primeira vez na minha vida eu senti respeito pelos programas (séries, filmes, etc) de comédia, que em geral eu odeio. Não é fácil, principalmente pq o público é muito diverso, uns gostam de coisas escrachadas, e outros de diversão sutil.
    Mas, posso dizer por mim que, o único motivo de eu estar assistindo Studio 60 e gostando, é pq os personagens são tão densos, humanos e não engraçadinhos. Pelo menos, até agora.

    E antes que eu esqueça…graças a Deus que não colocaram o quadro do Cristão no programa: eu tenho certeza que eu iria odiar.

  10. Maurício - 29/07/2007

    Eu assisti Studio 60 por curiosidade. Normalmente eu rejeito séries já canceladas. Mas resolvi dar uma chance e ver por mim mesmo.

    Assisti e não gostei. Acho que é uma série que se leva a sério demais e não corresponde a realidade. Aquela frase da canastrona Amanda Peet de que ela se perguntaria se gosta, seus pais gostam e seus filhos gostam foi de uma forçada inacreditável. Todos sabemos que TV não funciona assim. Nenhum produtor teria coragem de dizer algo assim, sabendo que nem uma criança acreditaria.

    Mas isso é o de menos…..

    A série é pretensiosa, chata e não corresponde a realidade. Se leva a sério demais….E os protagonistas problemáticos demais.

    Acho que nem no HBO daria certo.

    Na minha opinião: já vai tarde.

  11. Ricardo - 29/07/2007

    A revista “Mundo Estranho” disse, sobre Studio 60: “nem adianta ver, já que foi cancelada após a primeira temporada”.

    No caso dessa série, VALE SIM.

  12. Gard - 29/07/2007

    Adorei a série… gosto demais do Matthew Perry, desde Friends e é mto bom poder vê-lo em ação novamente!!! Amanda Peet também está se saindo muito bem… Não costumo assistir séries canceladas, mas Studio 60 não tem como… é uma pena mesmo que tenha sido cancelada!!!!!

  13. Luciano Cavalcante - 29/07/2007

    Parece ser uma regra do show bussiness de que, quem escreve ou faz boa comédia, na vida real não é nada engraçado – algo que o brasileiro parece não entender – vide o caso de Jerry Lewis, ou W.C.Fields, ou Steve Martin, Lenny Bruce, ou – que já viu suas entrevistas – Jerry Seinfeld.

  14. pedro - 29/07/2007

    gostei da série, mas acho que ela é um pouco pretensiosa demais. mesmo ‘the west wing’ tinha personagens que eram mais humanos, cada um com sua fraqueza…

    e, não sei se fui só eu, mas achei aquela musiquinha do final deste episódio meio pedante demais. ‘vamos ser o modelo de um programa de humor…’ não me convenceu.

  15. Thiago Sampaio - 29/07/2007

    Mica (9) o q tentei escrever, cheio de dedos (pois acho a série magnificamente boa) é que ela foi muito pretenciosa e queria ser perfeita. E Aaron Sorkin acreditava q podia vender essa idéia. Ou tudo, ou nada.

    Como não existe perfeição, a série sucumbiu. Tentaram mostrar um mundo ideal, com dois criadores geniais mas com… um show q, quando vemos, não é tão engraçado assim. Eles deveriam ter se levado menos a sério…

  16. Mica - 29/07/2007

    Hum…compreendi.
    Desculpe, mas é que eu li, li, e nao conseguia chegar no mesmo ponto que vc estava querendo nos leva. Acho que eu não estava no meu juízo perfeito enquanto lia, hehehehe.

  17. Rafaelly - 30/07/2007

    Luciano!!!
    “Parece ser uma regra do show bussiness de que, quem escreve ou faz boa comédia, na vida real não é nada engraçado – algo que o brasileiro parece não entender – vide o caso de Jerry Lewis, ou W.C.Fields, ou Steve Martin, Lenny Bruce, ou – que já viu suas entrevistas – Jerry Seinfeld. ”

    Exatamente!!!A maioria dos humoristas são problemáticos, ou se dizem tímidos ou nem um pouco engraçados atrás das câmeras…E é um trabalho, certo?Não sei como é na realidade, mas o fato de fazerem uma comédia não significa q têm q ser palhaços todo o tempo ou viver num mundo cor de rosa…Nesse sentido, posso dizer q gostei bastate do piloto de Studio 60…

    Porém, graças a podre da NET estou sem tv a cabo desde o dia 19 e não estou podendo assistir a série e nem mais nada, pois eles tratam os clientes com um descaso incrível e até agora nenhum técnico veio resolver o problema…É cada coisa…

  18. M... - 30/07/2007

    concordo com vç Rafaelly a NET é uma bosta mesma,n sei das outras mais ela pra mim é a pior de todas e alem diso pelo menos a minha ainda usa a merda da revista se a gente quizer ver a progrmação n recomendo essa tv nem pro meus piores inimigos…

  19. Thomaz Jr - 30/07/2007

    Bom texto!
    Vi a estreia e não gostei. Assim como, nunca consegui gostar de West Wing. Mas, é algo puramente pessoal. A série tem seus méritos.

  20. Rô Floripa - 30/07/2007

    Eu estava ansiosa por Sudio 60 e estou adorando até agora. Estava esperando pela TV, não baixo programas, mas lia udo que podia sobre o show. Acho que não vou me decepcionar. Como não a vejo como comédia, não fico frustrada pela falta de risadas. Eu a vejo como drama, e dos muito bons, e com um toque de humor muito bom (como o Matt dizendo que preferia ficar com a sala do Lorne ao invés da do Wes), como tinha em The West Wing (a melhor) e até Sports Night. A dupla criativa ali, realmente está sob muita pressão mesmo. Quanto a fala da Jordan no início, lembrem ali era a 1ª entrevista coletiva dela como presidente da empresa, lá ela tinha que vender seu peixe: que a gestão dela faria o melhor produto visto. Todos fazem isto.

  21. Marioh - 01/08/2007

    Assisti hoje ao 3o. capitulo e cada vez gosto mais da série. Diálogos ótimos, ágeis, inteligentes. Os atores me convencem e têm pura sintonia entre si. Não consigo entender o pq do cancelamento.

  22. Rafaelly - 02/08/2007

    Gente…onde eu acho o terceiro episódio de Studio 60???Perdi e estou desesperada!!!!!!!!Preciso ver esse episódio!!!hehehe
    Mas sem ser por torrent e afins…

  23. Rafaelly - 02/08/2007

    Gente, desculpa…Não é o terceiro episódio não. É o segundo.

  24. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!