TeleSéries
Review: Stargate Atlantis – Whispers
02/10/2009, 09:52. Regina Monteiro
Reviews
Stargate Atlantis
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: Stargate Atlantis
Episódio: Whispers
Temporada: 5ª
Número do Episódio: 87 (5×07)
Data de Exibição nos EUA: 29/8/2008
Data de Exibição no Brasil: 1/10/2009
Emissora no Brasil: FX
Minha admiração com a capacidade criativa da equipe de roteiristas e diretores da franquia Stargate não é novidade, mas Whispers superou minhas expectativas, não porque o episódio tenha sido excepcional, mas pela coragem em adentrar em um gênero até agora não experimentado pela série e que, em um primeiro momento, poderia causar estranheza entre seu público, o que era um risco diante dos baixos índices de audiência.
As primeiras impressões realmente não foram boas. Talvez porque seu público não estivesse preparado para o tom do episódio e, sendo o último ano da série, as expectativas eram altas em relação aos poucos que ainda estavam por vir. Mas justiça seja feita, Whispers foi, no mínimo, interessante. Lembrou Vengeance pela similaridade dos plotlines: uma equipe de Atlantis que defronta-se com um dos laboratórios onde Michael tentava criar seu soldado perfeito.
Porém, entre Vengeance e Whispers há duas características que fizeram a diferença na aceitação do público: Vengeance, embora tendendo ao horror, foi um episódio típico de ficção científica, enquanto Whispers fez o caminho inverso, embora apresentasse elementos de ficção científica, foi um episódio de terror; em Vengeance, Shepard e sua equipe (Mckay, Ronon e Teyla), confrontam Michael, um inimigo carismático. Embora com a presença de Sheppard e a volta de Beckett, Whispers soma muitas novidades. Talvez novidades demais para serem digeridas de uma só vez.
Mas ao final Whispers acabou sendo uma brincadeira onde a equipe de criação pode revisitar desde George Romero até os mais recentes Extermínio, Resident Evil ou Eu Sou a Lenda. Dessa perspectiva a equipe foi perfeita naquilo a que se propôs: desde o impacto visual até a seqüência de ação.
Fotografia e som recriaram o ambiente do gênero de terror clássico: cenários medievais, ambientes escuros, sombras, névoa, vultos não definidos; o intercalar ruídos e silêncios na sugestão da aproximação do perigo que espreita a vítima; a escolha de zumbis como resultado das experiências de Michael. Embora zumbis estejam entre as figuras recorrentes em filmes de terror, couberam perfeitamente no arco da história.
A utilização de uma nova equipe também foi inteligente porque mesmo tendo a certeza de que Shepard e Beckett escapariam ilesos, o mesmo não se podia afirmar em relação aos novos personagens e, depois que a Capitã Vega foi atacada, instalou-se uma tensão crescente com a expectativa sobre quem seria o próximo a ser pego. E sucessivamente os personagens, novos e antigos, foram colocados em situações de perigo perceptíveis apenas para o público que sabia, ou pensava saber, o que estava por acontecer.
Some-se a isso as sequências de ação pontilhadas por uma sucessão de detalhes que tencionaram os nervos como cordas de violino: a névoa saindo do poço quando Mehra está de costas para ele; as sombras que passam fora da casa onde Porter e Beckett estão; a criatura subindo pela parede do poço em direção a Teldy; Becket pisando no graveto quando foge de um dos zumbis… etc, etc, etc.
Clichês magistralmente utilizados.
Ainda bem que foi filmado antes da notícia do cancelamento, porque de outro modo o episódio poderia não ter sido feito. E para quem num primeiro momento torceu o nariz, valeria a pena conferir novamente, pois como diz um amigo, talvez você simplesmente ainda não tenha achado um jeito de gostar.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Christina Cox, Janina Gavinkar e Nicole de Boer (sei o nome delas de cor!). Não o vi o episódio, mas já gostei!
Esse episódio foi bem diferente, até uma certa homenagem aos filmes de terror mas, como fã de ficção e especialmente da franquia Stargate, estou achando a última temporada muito fraca, parece que as boas idéias se esgotaram.
Eu gostei tanto da Christina Cox nesse episódio que achei que foi um desperdício ela não ser usada na série mais vezes.
As mulheres mandando ver, boa participação, mas por que os caras não desenvolvem mais as relações, (é, de casais mesmo, mamãe, papai…) na série? Surge aquela coisinha pro Rodney, e o cara tem que ir embora?!!!
Gostei do episódio, foi sem dúvida uma homenagem bacana aos filmes de horror.Destaque para a direção que conseguiu manter o clima tenso do início ao fim.