TeleSéries
Review: Smallville – Checkmate
03/05/2010, 13:26. Maria Clara Lima
Reviews
Smallville
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: Smallville
Episódio: Checkmate
Temporada: 9ª
Número do Episódio: 191 (9×17)
Data de Exibição nos EUA: 9/4/2010
Data de Exibição no Brasil: 28/4/2010
Emissora no Brasil: Warner
Xeque-mate é a jogada final do jogo de xadrez. Em Smallville, é a jogada do ano. Trazer ‘a Agência’ para o show é uma forma de dizer que a partida não está no fim e que há boas histórias no Universo DC para serem exploradas.
Mas há um problema aqui. Essa jogada de mestre pode se transformar em um simples blefe, se os escritores da série não pararem de fazer dos quadrinhos um perigoso playground. Não dá para brincar com todos os brinquedos. A diversão pode se transformar em confusão.
Falo isso porque desde que a Checkmate foi introduzida na série, a história do Kandorians tem sido mal aproveitada. E apesar do esforço de juntá-las ser louvável, eu acredito que elas seriam melhor desenvolvidas em momentos diferentes. Simplesmente, temos que engolir menções de um e outro, tempos em tempos.
Talvez as peças não estejam se encaixando propriamente, ou talvez eu esteja sendo exigente demais com os roteristas… a verdade é que Amanda Waller e sua trupe não se encaixam como coadjuvantes.
Em Checkmate o foco volta a ser a Agência, e se eu tivesse uma aminésia parcial e direcionada que me fizesse esquecer o Major Zod, eu teria gostado bem mais.
A verdade é que o episódio não foi ruim. Apesar do roteirista novo e da direção exagerada, a história estava boa, e prendeu minha atenção a maior parte do tempo. Na verdade, fiquei atenta aos detalhes, aos pequenos detalhes.
O castelo nos Alpes é o conhecido quartel general da Checkmate. Dentro do quartel, quem comanda é a Rainha Branca, Amanda Waller. Isso é cortesia da DC, e os produtores da série aproveitam mais uma vez para deixar uma parcela de marmanjos feliz. O universo Checkmate é misterioso. Uma Agência do governo que trabalha com meta-humanos para combater alienígenas. Lá, tudo remete ao xadrez. As peças brancas e pretas tem um significado dentro da Agência. As pretas fazem parte da Força Operativa e as brancas ficam com a Inteligência. Na sala de Waller, o tabuleiro mostra sua estratégia. Entre o Peão preto e o Cavalo branco, Amanda escolhe Tess.
Xeque-mate.
Se Tess fosse uma carta de baralho ela seria um Coringa. Ela faz de tudo, e faz com maestria. A relação dela com a Checkmate foi um golpe de mestre.
Falando em golpe, algumas pessoas reclamam que eu sou muito dura com a Chloe, mas será possível que ninguém mais vê o quão inconveniente ela tem sido nos últimos tempos? Eu tenho vontade de gritar com os produtores pelo o que eles têm feito com a personagem, uma das minhas preferidas até então.
O que dá o direito de Chloe Sullivan ficar dando lições de moral no Clark Kent? Acho que o pior nem é a situação em si, mas a emasculação do personagem que um dia será o Superman (se é que isso um dia vai acontecer). Clark não é levado a sério por ninguém! No final das contas, ele salva o dia (mesmo que ele tenha que ficar pedindo desculpas pra Deus e o mundo por ele existir). Mas é assim mesmo…
Bom, voltando ao super plot dessa história: Tess. Que maravilha de personagem. Eu continuo falando que ela é a verdadeira heroina de Chloeville, quer dizer, de Smallville.
Para o alto e avante
Tess! Dessa vez eu posso apontar vários motivos. O maior deles é que ela é o máximo! Alguns dizem que ela é assassina, justiceira e que merece morrer, mas para ela eu quero a redenção. Não há nada mais humano do que o arrependimento. Ela age com motivos reais.
Tess e Oliver. Ah… Tess e Oliver. Bem Mr. e Mrs Smith aquela cena. Química maravilhosa.
Os comentários sobre o colant foi precioso! Um tom de humor na série.
John Johns! Amanda Waller! Checkmate!
Coquetel de Kryptonita
Chloe Sullivan precisa parar de bancar a super-heroína toda poderosa assim na Terra como no Céu. Há um límite entre melhor amiga/ fiel escudeira de uma chata arrogante. Robin nunca foi maior que Batman!
Clark maltratando Tess? Que diabos…
Oliver Queen. Nunca achei que eu chegaria a querer matá-lo. Meu Deus! O que ele fez com a Tessy…?
Chloeville é divertida, mas não. Não e pronto! Não.
Esse episódio trouxe elementos diferentes apesar de nada que apareceu ali foi novidade. Quero dizer, a dinâmica dos quadrinhos, cameras lentas, cenários misteriosos. Tudo isso contribuiu para um clima que há tempos eu não via em Smallville. E eu gostei!
O xadrez é um jogo de paciência. Isso deve ser uma lição para todos. Com (muita) paciência e um pouco de estratégia, nós chegaremos lá!
Quem será a Rainha Vermelha?
Checkmate derrotou 9 Kasparovs (de 0 a 10).
Escrito por John Chrisholm.
Dirigido por Tim Scanlan.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Gostei demais desse episodio q pra mim esta no nivel do telefilme… talvez por ter sido exibido depois do escabroso Escape.
Acho q Checkmate entrando na storyline da temporada deu um novo gás… eu tenho meu palpite de quem seja a Rainha Vermelha mas guardarei p mim e vou esperar para ver se confima meu palpite.
Daria 10 para este episodio.
Só avisando:
Hoje, segunda-feira, estreia “Irmãos de Guerra” (Ban dof Brothers) na Bandeirantes, às 21:00
Vai ao ar de segunda a sexta-feira.
Depois de anos no SBT, “Família Soprano” chega tela da Band, começa na sexta-feira, às 23:15.
“Malcolm” volta ao ar, também na Band, sábados, 13:00
o xeque-mate é muito melhor do que a história dos “chorões de krypton”(eles só sabem reclamar da vida e serem mandados pelo zod,um kandoriano que não se importa com ninguém).eu penso o xeque-mate vendo os kandorianos da mesma forma que o EUA veem o irã,tentando destrui-los em vez de seduzi-los, nuam paranoia para ver quem tem mais poder,e isso dá lugar a várias teorias de conspiração que dariam uma serie a parte, em contrapartida,o único destino dos kandorianos é serem engarrafados!
sinto falta do personagem Questão que é uma versão meio paranoica do Batman na versão do desenho.poderiam introduzi-lo já que não podem colocar o Batman.no mais não gosto muito da tess eu acho que ela faz uma a linha “cachorro sem dono”sendo vitima quando está em perigo e sendo a fêmea fatal quando tem algum controle da situação.. é essa “ambiguidade” que deveria substituir luthor,”a maior mente criminosa do mundo”,o paranoico perseguidor de poder?o meu receio é que daqui a pouco vão colocar a tess como uma serva do brainiac ou qualquer outra mudança brusca de função apenas para se adequar a história do episodio,isso feito sem coerência não dá!,ela acaba se tornado o que era a kryptonita nos 1ºepisodios.
a chloe está chata por que alguém tem que ser o grilo falante do nosso smalville,ela é a ancora para a realidade,ele ainda é inseguro mas vamos torcer para que no final da serie eles consigam fazer com que ele adquira a autoconfiança necessária para ser o primeiro super-heroi,a referência para todos.
A melhor coisa para a série foi sr livrarem do Lex Luthor. Melhor guardá-lo para quando o Clark vestir o uniforme de Superman.
A Tess trouxe um fôlego novo muito necessário à série.
sensacional esse episodio sem mais
[…] This post was mentioned on Twitter by TeleSéries, SBS and asetimarte (Cultura), Clara Lima. Clara Lima said: RT @teleseries: Review – Smallville – Checkmate http://bit.ly/dz87KK […]
A entrada da agência Check-Mate foi uma ótima sacada.
Esse foi com certeza, um dos melhores episódios de Smallville.
Tess e Amanda são demais.
Eu achei uns dos melhores episodios dessa temporada foi incrivel do começo ao fim, eu amo Tess e ela não pode sair de smallville, ainda sim tenho gostado da cloe, adorei o clima de ação e as cameras lentas e depois de quadrinhos o episodio todo foi realmente incrivel, esse é uns dos muitos episodio q vemos q a lois lane não faz falta alguma em smallville.
E a ladainha dos Chloevillianos ataca novamente ao dizer que a Lois não faz falta.
Maria Clara,concordo quanto a Chloe:Vamos dizer que ela se transformou numa espécie de “consciência pesada ambulante” do Clark.Espero que os roteiristas não a trasformem numa segunda Lana sem alça!Embora a loira ainda seja essencial para a série!
Gostei do episódio,principalmente da sequência em que Clark corre para salvar a “torre”.
E você tem razão:Tess é tudo e mais um pouco!Até não sinto mais falta do Lex.
“Tess e Oliver. Ah… Tess e Oliver. Bem Mr. e Mrs Smith aquela cena. Química maravilhosa.“
concordo com voçe maria clara!aha1 eu sei quem é a rainha vermelha so num vou dizer! tem quer assistir (hostage)refem !vai ser emocionante!
Oi Maria Clara, depois de Escape veio o episio da temporada, o seu review tem algumas coisas que não concordo, acho Tess muito ambígua, ela me passa a imagem de alguém que quer dominar o mundo mas, não achou o caminho das pedras.
O simples fato dela ser da agência, e depois deixá-la de lado para seguir o legado de Lex, mostra que ele quer mais, só que ela também precisa da força e ajuda de Zod, e ás vezes ela tenta ajudar o Clark mostrando que tem informções e pode ajudá-lo.
Não gosto dessa dualidade dela, já a Chloe está muito chata depois que perdeu o amor da sua vida, e ficou sozinha no final da oitava temporada(foi abandonada por Clark , quando mais precisava dele), fez ela criar esse senso do certo e errado que às vezes Clark precisa.
Quanto Amanda Weller, gostei do personagem e acho que se os roteirista saberem usar bem esse universo do quadrinho, teremos bons episódio.
Checkmate foi muito bom, o resgate da Chloe por Clark foi muito legal,eu senti sim muita falta da maravilhosa Lois Lane.
Ótimo episódio.