Review: Lost – The Variable

Data/Hora 09/06/2009, 11:51. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Lost - The VariableSérie: Lost
Episódio: The Variable
Temporada:
Número do Episódio: 99 (5×14).
Os produtores consideram oficialmente este o 100º episódio.
Data de Exibição nos EUA: 8 e 15/4/2009
Data de Exibição no Brasil: 18 e 25/5/2009
Emissora no Brasil: AXN

Mais de uma vez, nós vimos John Locke se entregar a uma espiral de dúvidas a respeito de si mesmo, seu destino e importância. Durante o teaser de The Variable, quando o recém-chegado Faraday corre até Jack e anuncia que toda a conversa sobre destino que Eloise Hawking usou para persuadir Sheppard a voltar para a Ilha era um erro, eu não pude deixar de sentir que estávamos testemunhando algo muito semelhante.

Dan me pareceu amargo e revoltado, e considerando o que vimos em seu flashback é compreensível que ele alimente mágoas contra a sua mãe e seus discursos grandiosos. Mas eu acho que a verdade é que Faraday nunca superou a perda de Charlotte, e a morte da ruiva só fez todas as suas frustrações se acumularem e modificarem completamente sua personalidade. O sempre cauteloso Faraday que chegou a Ilha se foi, e agora temos um Dan impetuoso e guiado por um sentimento de urgência, e essa versão pretensa de herói me deixou durante todo o episódio com uma sensação de que ele tomaria alguma ação que iria me irritar muito. E essa sensação foi confirmada.

Também não é surpreendente que Jack tenha sido o único dos castaways a realmente se agarrar com unhas e dentes as promessas messiânicas de Faraday. A ideia de Dan tem aquela qualidade que se adequa muito bem a personalidade do médico. Faz parecer que suas ações são necessárias e que são para o bem maior, o resto das pessoas só não se deu conta disso ainda.

Eu não sou contra o egoísmo, porquê egoísmo é algo que eu consigo compreender. Saywer querendo preservar sua vida em Dharmaville ou Kate querendo ficar com Aaron, por exemplo. São atitudes egoístas, mas que entendo e não consigo condená-los. O que sempre me irrita é quando um personagem (ou uma pessoa, porque é algo que me incomoda na vida também) acha que tem o direito de decidir por todo mundo e resolver os problemas de todo mundo. Em Lost, é o tipo de crença de autovalidação de que Locke e Jack (e até mesmo Ben) precisam de tempos em tempos, a crença de que alguma ação muito importante lhes cabe, e apenas a eles. Mas eu realmente fiquei triste em ver o racional Faraday cair na mesma armadilha, principalmente porque eu confio mais na sua teoria original.

Eu não estou dizendo que a teoria da variável humana não seja válida, mas em termos narrativos eu não vejo como Lost poderia se afastar do loop fechado. Não é apenas o inconveniente dos roteiristas terem passado 13 episódios repetindo o mantra “o que aconteceu, aconteceu” na nossa cabeça e nem o fato ainda mais grave que, se parte da audiência (eu acredito que a essa altura seja uma parte bem pequena, mas ainda assim) não entendeu o esquema das viagens no tempo até aqui, a mudança nas regras do jogo tornará tudo fatalmente confuso.

Lost - The VariablePara mim o principal problema seria chegar na última temporada, e com todos os mistérios ainda pendentes da série, ter que lidar com algum tipo de modificação radical que torne a estória dos Losties algo completamente distinto. Então eu não posso torcer por Faraday e Jack porque: 1) Eles estão agindo como megalomaníacos, tipo os vilões de 24 Horas e 2) Porque mesmo que eu concordasse com suas ações, eu sei que a conclusão de seus planos seria um suicídio narrativo a essa altura da série. Se eu tivesse que chutar, diria que o Incidente que eles acham que evitarão é exatamente algo que eles causaram.

Mais triste ainda foi ver Daniel sendo morto por sua própria mãe, o que imediatamente confere toda uma nova dimensão à misteriosa Eloise Hawking. A vida toda ela conviveu com o conhecimento de que de alguma maneira, seu filho adulto seria/foi assassinado por ela. Se ela não for também uma crente na idéia do loop fechado, então eu não consigo entender suas ações, porque certamente ela pareceu fazer tudo em seu poder para que Faraday chegasse exatamente naquele ponto, na Ilha, onde seu desespero toma conta e ele é abatido friamente enquanto tenta ameaçar Richard para conseguir justamente um encontro com sua progenitora.

Acho que o grande mistério é, agora que Widmore foi revelado como sendo o pai de Dan, o quanto de influência teve o industrial nessa manipulação do destino de Faraday? Obviamente como financiador das pesquisas e a pessoa que levou Daniel para Ilha, sua participação foi imprescindível, mas será que ele calculou tão precisamente quanto Eloise parece ter calculado a medida em que ele precisaria interferir para manter Dan no seu caminho? E se sim, por que ele faria isso já sabendo que Daniel seria transportado depois de um breve período ao passado, onde ajudaria a Dharma, que sempre fora sua inimiga? A única coisa que eu sei é que mesmo com a conexão revelada, a visita de Hawking a Penny no hospital foi um tanto quanto sinistra.

Pior ainda foi ver Juliet e James sendo pegos em flagrante com Phil amarrado dentro do closet depois de Faraday, Jack e Kate fugirem causando um tiroteio. De todas as coisas que me aborreceram, nada me deixou tão revoltada quanto Jules e Sawyer se dando mal porque o trio problema quer ser miserável onde eles realmente pertencem (como se fizesse alguma diferença) e sendo incapaz de ter a cortesia de sair à francesa.

Eu não estou exatamente pulando da cadeira, mas The Variable me fez voltar a ficar empolgada e ansiosa por Lost novamente, mesmo com todos os pontos incômodos. O que é um alívio, porque estamos a dois episódios da finale. Então, de que lado vocês estão? Concordam comigo que mudar tudo não é viável? Ou acham que o plano suicida de explodir a bomba de hidrogênio na Ilha vai mesmo resetar o jogo e salvar os potenciais Losties de eventuais preocupações com monstros da fumaça e Outros?

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Mauro - 09/06/2009

    Pode até não dar certo e acredito que não dê, mas pelo menos alguém está tentando fazer alguma coisa. Já Juliet e James estão resignados com sua situação e criaram um pseudolar naquelas circunstâncias absurdas. Os dois precisam acordar e perceber que aquilo ali não está certo, que algo tem de ser feito.

  2. Tony Frank - 09/06/2009

    Creio que esta temporada é a melhor que as duas últimas, principalmente a pavorosa última temporada(terceira)! Com essa quarta temporada, acendeu a chama de uma nova, mas que se dá para perceber nesta é que eles se apergam bastante em colocar a viagem no tempo por muito tempo(ops!)em bastante episódios, quase a metade da temporada foi com clarões nada lógicos, se é que era para ter lógica. O que não dá para compreender é que a Juliet ficou por achar que pertencia ao Ben e abodonou o Jack, que agora está com James???? E a Sardenta que só gosta de homem bandido ou bad boys ou estou errado? e o metido James, quando se viu preso no tempo só tinha duas coisas, voltar aou continente e ser o que ele sempre foi:nada, um banana, medíocre ou retardado! ficou com a galega(Juliet) para passar o tempo, quando a outra voltou ficou louco pela outra! era um triângulo amoroso agora virou um quadrado amoroso…. e fica um chove não molha e até um episódio de melhores momentos teve, não dá para ter um episódio de melhores momentos, poderia ter um melhores momentos e depois um episódio inédito logo em seguida, pois não tem a mínima condições para isso, não dá!

  3. anderson - 09/06/2009

    Acho a ideia de tentar resetar tudo genial. mas não acredito que irão conseguir.
    Porém o fato de que eles se deram contam que são variaveis nessa esquação e que podem assumir o controle de seu futuro dá uma sensação mais orgânica a historia.
    Eu também quero o loop fechado, mas antes parecia que não importava o que acontecesse, NADA ia mudar, agora genialmente nos foi dado a possibilidade (receio) de que tudo pode mudar. Genial!!
    A roteirização, o controle da historia, o desenvolvimento das personagens nessa temporada é algo único.
    Ansiedade aumenta, to louco pra ver o Incidente e como as coisas ficarão após ele.

  4. Paulo Fiaes - 09/06/2009

    eu concordo com Anderson e com Mauro

    com Anderson, eu sou um dos que elogio constantemente o desenvolvimento de Lost,

    e com Mauro concordo que muitos fãs da série se deixaram levar pelo lado fã dos personagens Sawyer e Juliet e com isso tornaram Jack o vilão da historia. Thata me conhece, sabe do quanto torci por Sawyer e Juliet, primeiro separados e depois juntos, mas concordo com Mauro, eles querem viver a vida deles de faz de conta, e que se dane o resto. eu acho isso tao ou mais errado do que Faraday querer explodir tudo, e jack apoia-lo. Porque uma coisa que ninguem lembra que os que ficaram na ilha iriam morrer com os saltos temporais e foi Locke que disse que pra eles viverem teria que ir buscar os que foram embora. aí os que foram embora voltaram, em 1977, e nao consigo imaginar como acham normal querer q eles nao façam nada.

    claro que soltar uma bomba, dependendo da circustancia é errado, mas aí venho com outra historia dessa temporada que poderia ser vista como errada, mas eu entendi perfeitamente, que foi Sayd atirar em Ben adolescente. claro que atirar numa criança é errado, mas estamos falando de Ben. lembro ate que li em algum lugar pergutnando se fosse Hittler, ou qualquer um responsavel por mta miseria e mortes na vida de milhares, ou ate mesmo na nossa propria vida. bom, nao estou dizendo que atiraria, mas pensaria 10 vezes, e principalmente, se n fizesse isso iria procurar alguma coisa que pudesse ser feita, porque sendo repetitivo, acho que sawyer e juliet conseguem ser tao ou mais errado que Sayd, Faraday e Jack, porque eles nao se importam com mais ninguem alem deles 02.

    e antes que digam que estou errado, repito, antes da febre por sawyer bom moço ter pego todo mundo, eu passei a série toda torcendo pelo personagem, e quando Juliet entrou também ganhou minha simpatia com o tempo, e achei mto errado o que kate e jack fizeram com os dois na terceira e quarta temporada.

    mas pensem com calma, quando sawyer vai ajudar kate a levar Ben pra Richard, ele diz que nao se importa com a criança pq é o Ben Linus ali, mas que ele tava fazendo aquilo pq Juliet se importava. e posso dá outros exemplos se vcs quiserem.

    Por fim, eu adoraria que eles conseguissem mudar o futuro, essa questao de que ta na quinta temporada e so tem mas uma, isso é mto relativo, na terceira temporada nem imaginavamos q pudesse ocorrer os saltos no tempo, e ta acontecendo de forma brilhante. enfim, desde q seja bom, eu acho q a equipe criativa de Lost deve continuar fazendo o q sempre fez, que é nos surpreendendo com boas historias.

    excelente review

  5. Amanda - 09/06/2009

    “Para mim o principal problema seria chegar na última temporada, e com todos os mistérios ainda pendentes da série, ter que lidar com algum tipo de modificação radical que torne a estória dos Losties algo completamente distinto.”

    Exato, seria frustrante a solução ser simplesmente: mudou tudo, nada do que você viu aconteceu.

  6. Flávia - 09/06/2009

    Eu acho a idéia das variáveis muito mais interessante do que a da constante e do loop fechado. E acho que Jack é o cara mais incompreendido daquela ilha…

  7. Jorge P. - DF - 09/06/2009

    Flávia, mas tudo que foi mostrado até agora leva ao loop fechado. Puxe pela mente a lembrança e verá.

  8. Eduardo - 09/06/2009

    Thais,

    Você colocou esse como o episódio 99, apesar dos produtores terem declarado esse como o número 100 de Lost. Acho que isso rolou porque muita gente não conta o final do primeiro ano (Exodus) como três episódios, e sim apenas como dois.

    Mas são realmente três. É por isso que esse fica sendo como o centésimo da série.

    Sua linha de pensamento segue a mesma que a minha quanto eu assisti isso da primeira vez. Faraday realmente deu uma alterada de personalidade que eu não havia percebido da primeira vez. Uma personalidade que bate bem com a de Jack.

    Já esperava que Faraday fosse morrer quando ele foi apontando uma arma pro Richard.

    A questão é a seguinte: é justo querer detonar a ilha, os outros, e o pessoal da Dharma apenas para prevenir um desastre aéreo que nem matou todo mundo?

    A única coisa que ficou faltando nesse episódio foi um flashback que mostrasse Faraday usando aquela menina de cobaia, vista em outro episódio.

    Fora isso, acho que o roteiro de Kitsis e Horowitz acertou a mão. Raro caso, já que eles erram mais do que acertam.

  9. Natalia - 09/06/2009

    Para mim, o maior furo do episósido foi a Kate assistir passiva ao Daniel querendo apagar do futuro todos os acontecimentos pós queda do avião. Se isso não houvesse acontecido, a Kate estaria cumprindo pena na cadeia; seria julgada como uma reles mortal e não como uma “celebridade”. Será que sua reação seria tão natural assim?

  10. marília - 09/06/2009

    Kate não ficou passiva. Mas ficou curiosa e tem mais.. ela e jack tem um magnetismo muito forte tbm… e ele queria muito. E quais eram as opções? ficar com juliet e sawyer qnd a loira deu a senha justamente pra que a sardenta fosse embora pro raio que a parta?

    eu preciso de um guia lost, pq nem sempro lembro de tudo e fico louca tentando lembrar afff…

    são egoístas mesmo, mas tbm, quem não vai querer se amarrar num pedaço de vida maravilhoso depois de ter vivido tanta desgraça?

    loop fechado, variável… ao meu ver ainda não tá definido…

  11. Aline - 09/06/2009

    Natalia, aí é que tá. Eu acho que vai ser justamente a Kate que irá contra essa idéia da bomba de hidrogênio e resetar tudo. E provavelmente o Sawyer vai estar a favor dela. Pode ser ainda que ela consiga convencer o Jack a não contar a ninguém essa teoria e lidar com as conseqüências no futuro. De qualquer forma, eu espero que eles não consigam resetar toda a história, ficaria bem sem graça. Mas vai ser interessante ver como eles vão lidar com essa nova possibilidade.

    Gostei muito do episódio e da história do Faraday. Engraçado que ao contrário de muita gente, eu nunca liguei muito pra ele. Mas no episódio que eu realmente passei a gostar dele, ele morre. LOL!

    Por que será que a Eloise mandou o filho de volta pra ilha? Será que se eles realmente conseguirem resetar a história o Daniel continuaria vivo? E se sim, valeria a pena, se ele estivesse com problemas de memória?

    E acabou que Penny e Daniel eram irmãos. Mas foi meio sinistra a visita da Eloise no hospital.

    Ahh e raxei de rir da cara da Juliet quando o Sawyer chamou a Kate de “freckles”.

  12. Claudemir Antonio Zamproni - 09/06/2009

    “Data de Exibição no Brasil: 18 e 25/5/2009”. Ops!!! será que houve algum erro???? Aqui em casa passou ontem, dia 08/06/2.009… Será que o “meu” interior pulista é tão interior assim que tá demorando mais de 20 dias prá chegar?!?!?!
    Bem, comentando sobre o episódio, concordo com tudo o que a Thais escreveu e, depois de assistidos os dois episódios seguintes (e derradeiros!), “Follow the Leader” e “The Incident Parts I and II”, tudo se encaixa (ou será que se desencaixa de vez???). Belíssima temporada, esta 5ª: muito mistério é esclarecido e muitos outros vêm à luz, principalmente o “conflito”/revelação entre John Locke e Jacob. As últimas sequências da temporada são arrepiantes, com muita coisa acontecendo… E olha a bomba!!!!

  13. Bruno - 09/06/2009

    a mãe de daniel tb esta presa na ideia do loop(destino), e no final daniel tentou quebrar o loop e fugir do destino, mas a semente foi plantada nos losties e nos telespectadores, e essa ideia me agrada, é mais uma dinamica a trama, e tirar eles do conforto do projeto dharma.

  14. Patrícia - 09/06/2009

    Muito bom esse episódio, assim como a review, como sempre…

    A princípio, achei muito boa a idéia do Faraday, que pode-se mudar o futuro e tal, mas lendo aqui, começo a achar que resetar tudo não vai ser legal, e acho que não vai ser possível isso acontecer, caso contrário, a mãe do Faraday não o forçaria a ir pra ilha, sabendo que ela o mataria eventualmente…

    E no início desse episódio tava imaginando se o Widmore não era o pai do Faraday, nunca tinha pensado nisso antes… essa foi a dúvida mais rápida que tirei de Lost, hehehe…

  15. francisco koller - 09/06/2009

    Toda história tem começo, meio e fim. Lost começou no presente e terminará no presente. Como? Não sei e estou ansioso para saber. Sobre viajar no tempo, acho que cada um de nós gostaria de voltar a algum momento anterior da sua vida e tentar consertar algo desconcertado. Este é o barato desta temporada. Uma magnífica confusão. A propósito, o que aconteceu com Sayd?

  16. Rubens Fructuoso - 09/06/2009

    3 coisas que odeio em Lost: Jack em 1977, Jack em 2004, Jack em (escolha o ano).

  17. Aline - 10/06/2009

    ^^ Huahauahauhua, LOL! Muito bom!

  18. marília - 10/06/2009

    3 COISAS QUE EU A-MO EM LOST

    1. JACK EM 77
    2. JACK EM 2004 (ESPECIALMENTE)
    3. MATHEW FOX.

  19. Thais Afonso - 10/06/2009

    “A questão é a seguinte: é justo querer detonar a ilha, os outros, e o pessoal da Dharma apenas para prevenir um desastre aéreo que nem matou todo mundo?”

    Exato, para mim, não é justo. Eu concordo com quem disse que Juliet e Sawyer não quererem fazer nada é egoísta e errado. Mas pelo menos o plano deles envolve o destino deles. O plano do Jack envolve o destino de todo mundo na Ilha, podendo matar muitos deles, só para que o avião possa não ter caído e eu acho isso mais errado ainda.

    Sobre os erros do cabeçalho, vou avisar para que sejam corrigidos. Obrigada a quem os apontou.

  20. Paulo Fiaes - 10/06/2009

    Thata,

    mas eles não fazerem nada envolve a todos, o oceanic 6 voltou por causa deles, bem indiretamente, é verdade, mas voltaram. ao menos locke foi embora da ilha dizendo que teria que trazer o oceanic 6 de volta pra salvar os que ficaram dos pulos temporais. e aí quando o oceanic 6 volta está juliet e sawyer brincando de casinha, e eles tem q ficar quieto?

    ao meu ver, a pergunta n é se explodir tudo é certo ou errado, e sim, o que deveria ser feito pra tentar mudar ou colocar as coisas no lugar? pq tirando Faraday, ninguem teve nenhuma ideia. saywer deixou claro mais de uma vez q pra ele e Juliet estava bom ficar ali.

    e é por isso q eu digo, se sawyer e juliet fossem pro meio do mato e falassem que nao querem saber mais daquilo, q pra eles tanto faz tanto fez, blz. agora qrer esperar pra ver, e criticar quem ao menos quer mudar de alguma forma, enfim, acho q eles sao tao errado ou mais do q Faraday, afinal de contas, a liderança agora estava com ele, como ele fez questao de deixar claro.

    pra ter uma imagem clara, titanic afundando, um quer explodir uma parte pq segundo os estudos dele com essa explosao ele poderá salvar mais da metade do navio, enquanto o outro quer ficar esperando o navio caí e quando o mesmo tiver afundado, ele pensa no q faz. nesse exemplo bobo q dei, n consigo achar sawyer e juliet certos, na boa mesmo.

    é o q eu digo, os 02 personagens ficaram mto bem juntos, agora querer dar justificativas para os erros deles é se deixar levar pelo lado fã dos personagens.

    e principalmente, eu sou fã dos 02 personagens, de sawyer desde o inicio e Juliet ganhou minha simpatia com o tempo, entendo a justificativa deles, so me incomodo que por causa de cada vez ficar mais claro q é improvavel os 02 ficarem juntos, por causa de uma certa sardenta, e um medico arrogante, as pessoas quererem justificar os erros dos seus personagens preferidos.

  21. marcia - 10/06/2009

    Eu não entendo porque tanta gente tem raiva do Jack.

  22. Thais Afonso - 10/06/2009

    Mas Paulo, eu não estou querendo justificar Sawyer e Juliet, nem falei que eles estão certos. O que eu falei é que pelo menos eles não estão tomando decisões pelas outras pessoas. Você fala dos O6, mas eu não consigo pensar só neles, mesmo eles sendo os personagens principais. Eles estão em uma Ilha habitada por dezenas, talvez centenas de pessoas que não tem nada a ver com eles e com suas vidas, e com o fato de que eles vão se ferrar agora que foram descobertos. A casa está caindo para dez pessoas, e a idéia é prevenir tudo isso e salvá-los de todo o sofrimento anterior com uma tática que potencialmente aniquilará todas as dezenas de pessoas que não tem nada a ver com isso. Para mim isso não é melhor que fazer nada. Para mim esse é o pior curso de ação possível. E se fosse eu naquela situação, eu preferiria honestamente não fazer nada e me ferrar.

  23. Paulo Fiaes - 11/06/2009

    mas essas pessoas q estão na ilha nao iriam morrer na mao de Ben anos depois??

  24. Thais Afonso - 11/06/2009

    Não todas elas. Tem os outros, tem Rousseau. E já que o Ben vai matá-los mesmo, vamos explodir a bomba?

  25. leoff - 12/06/2009

    Excelente episódio, junto do “Dead is Dead” é o melhor da temporada. Por sinal, essa já é minha temporada favorita, muito regular e bem estruturada. Quantas séries ficam melhores ao entrarem na reta final, nas últimas temporadas? Palmas para Cuse e Lindelof, que vão provando nesse episódio e nos próximos como LOST é muito bem planejada.

    Agora vou dar meu pitaco e discordar de que a série tem de manter os loops fechados. Um dos temas centrais sempre foi Destino x Livre Arbítrio. Até agora, o Destino sempre venceu. Narrativamente falando, é inevitável que a série mostre que os personagens podem sim mudar alguma coisa. E isso já foi esboçado com Desmond na 3a. temporada, quando conseguiu parcialmente mudar o destino de Charlie. Essa capacidade de Desmond deve ser o motivo dos roteiristas o manterem afastado da ilha nessa temporada.

    Não acho que a série se encaminhe para algo radical como o que Faraday quer fazer, isso seria dar um tiro no pé. Mas que de alguma forma a teoria das variáveis vai ganhar importância na reta final da série, eu tenho certeza.

  26. Jorge - 16/06/2009

    Caraca, que discussão….. a bomba que PODE SER QUE reset…. isso não faria com que tudo voltasse a como era qdo o Oceanic caiu…. Desmont e os números da loteria? Isso deixaria ‘somente’ os Dahrma mortos….
    Legal isso de discutir sobre as decisões das outras pessoas, alguém se coloca no lugar do outro antes de analisar isso?…
    Vc aí! É, você…. deixaria uma vida que está boa pra vc por causa de quem?

    Pra mim, o entreterimento no todo que é o mais atraente.
    Gostava muito do BSG pq era um universo no qual eu poderia me imaginar, embora sci-fi, era um mundo “possível” num futuro distante, com humanos sendo humanos.
    Não me vejo num universo Lost onde há essas viagens temporais assim como essas.
    Eis algo pra se pensar: pq ‘LOST’?
    Que arrisca ‘traduzir’ o título no contexto da série?

  27. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!