Review: Lost – A Tale of Two Cities

Data/Hora 06/03/2007, 11:31. Autor
Categorias Reviews
Tags

Cena de A Tale of Two Cities
Série: Lost
Episódio: A Tale of Two Cities
Flashback: Jack
Temporada:
Número do Episódio: 49
Data de Exibição nos EUA: 4/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 5/3/2007
Emissora no Brasil: AXN

A espera foi grande, assim como a curiosidade, mas a terceira temporada de Lost começou e finalmente vamos poder saber o que aconteceu com a Kate, Sawyer e Jack. E a Tale of Two Cities começa do mesmo jeito que o primeiro episódio da segunda temporada (Man Of Science, Man Of Faith), com uma pessoa estranha fazendo coisas comuns, uma reunião de vizinhos para discutir um livro, até que um terremoto acontece e vemos Ethan e Ben/Henry correndo pra fora da casa pra ver o que era aquilo, e mostram o vôo 815 caindo. Bem manda Ethan pra fuselagem e Goodwin pra cauda.

Isso tudo acontece nos cinco primeiros minutos do episodio, por aí já podemos tirar que essa temporada deve nos dar muitas respostas, pois de cara já nos mostraram o que os Outros estavam fazendo na hora da queda do avião.

O episodio teve um dos melhores começos da série, mas os minutos seguintes seguem arrastados e em um ritmo lento. Isso pode ser por causa do flashback do Jack que foi de longe o mais desinteressante dele, mas disso eu falo mais adiante.

Na ilha vemos Jack preso dentro de um aquário gigante, Kate com Tom que pede pra ela tomar banho e se trocar, e Sawyer dentro de uma gaiola de metal perto de um outro garoto.

Enquanto Jack estava tentando arrancar uma corrente do teto, a mulher da cena de abertura aparece e se apresenta como Juliet e os dois conversam.

Nesse meio tempo Kate toma o banho que Tom pediu e é obrigada a colocar um vestido (eu não sei se só eu achei, mas a Evangeline Lily está em melhor forma do que nunca, não acharam?) e tomar café com Ben. E ele, de uma maneira bastante agradável, diz que as próximas duas semanas vão ser bastantes desagradáveis. O que será que ele quis dizer com isso?

De volta ao aquário, Jack escuta no interfone a voz do pai dele, mas Juliet diz que o interfone está quebrado. Será que era mesmo o efeito da injeção, ou o pai do Jack falou mesmo? Ainda não sabemos o que aconteceu com o corpo do pai do Jack, uma vez que o caixão estava vazio e ele viu o pai na floresta, lembram?

Juliet volta com a comida e pede que Jack se afaste da porta. Ele o faz, mas a surpreende e a faz de refém, pedindo pra ela abrir uma porta. Ben aparece e diz que se ela abrir a porto todos morrem, Jack como sempre teimoso abre a porta e uma grande quantidade de água os empurram. Eles conseguem fechar a porta e Juliet pede para Jack apertar um botão. Neste momento ele leva um soco dela e desmaia. Quando acorda, ela conta que aquela é a estação Hydra e que eles, os Outros, sabem muito sobre os passageiros. Ela conta tudo sobre a vida de Jack, que tem a oportunidade de saber o nome do namorado de sua mulher, mas desiste de saber, só se preocupando com o bem estar dela.

Sawyer, que estava na gaiola. tenta fugir com a ajuda do misterioso menino chamado Karl, mas é pego por Juliet e volta pra gaiola, onde tenta pegar comida. Depois de muito sacrifício ele consegue. Numa cena muito engraçada ele consegue seu premio, que é ração pra animal, provavelmente um urso polar. Será que foi dali que eles vieram?

Kate chega sendo levada por Tom, que tira as algemas das mãos dela. Notem que quando ela coloca as algemas as mãos delas estão normais, mas agora os pulsos dela estão muito machucados. O que será que aconteceu? Mais uma pergunta a ser respondida.

Cena de A Tale of Two CitiesO flashback dessa semana foi do jack e mostrou a separação dele e da Sarah. Como vimos Jack não aceitou muito bem e se mostrou uma pessoa amarga e teimosa, cega por um ciúmes e incapaz de lidar com a separação, desconfiando até que o próprio pai estivesse tendo uma relação com sua ex-mulher. Depois de arrumar uma briga com ele dentro do grupo de reabilitação que o pai estava freqüentando, jack é preso e tem sua fiança paga pela sua ex-mulher sarah que vai embora com o seu novo namorado.

Ano novo, coluna nova. Agora todo final de coluna eu vou colocar uns easter eggs ou coisas interessantes que possam ter passado despercebidas:

• Vocês repararam que a musica que o Jack está escutando no começo do episodio é a mesma que Hurley e Sayid escutaram no rádio que eles acharam?
• A Tale of Two Cities é um livro de Charles Dickens
• Descobrimos mais uma estação do Dharma, a Hydra. Será que o cabo que o Sayid achou no episodio 1×09 Solitary vem de lá?

Próximo episódio: The Glass Ballerina

Dê a sua opinião »

  1. Thiago Sampaio - 06/03/2007

    Tem mistérios DEMAIS em Lost. Conhvenhamos, a série é genial, mas tem coisa demais pra ser desvendada. Pessoas “normais” tendem à se esquecer que Jack tinha salvado a futura mulher dele da paralisia, que Ethan sequestrou Claire e foi morto por Charlie…

    E se não bastasse tanta coisa, ainda tem alguns minutos não interessantes. As vezes acho como não seria legal se Lost tivesse um ritmo alucinante, com mistérios resolvidos a cada episódio, pra só assim criação dos novos.

    Sawyer na jaula foi coisa de cinema. Muito bom. Kate no jantar com “Henry Gale” foi surreal. Jack.. é o protagonista chato. E o início do episódio foi fantástico! Fantástico.

    Duro é saber q o seriado tem potencial pra sempre ser fantástico, mas apesar de seus defensores negarem, há sim bastante embromação.

  2. paulo fiaes - 06/03/2007

    antes de mais nada, quero dizer a Eugifran que a coluna esta excelente, gostei mesmo, melhor do que o episodio em si.

    agora vou fazer algumas considerações.

    1- A AXN estragou a melhor cena desse ep. passando a divisão do aviao nas propaganda.

    2- O mais interessante de Lost seria criar misterios em cada temporada e resolvê-los na mesma. agora eu acho q o povo é preguiçoso por querer que venha tudo mastigado, lost pode n ser o melhor programa da atualidade, mas é um bom show, mto melhor q outros, nao me apresso em ter respostas, eu quero episodios de boa qualidade, se estiver tendo, eu tow dentro

  3. Luciano Bruce - 06/03/2007

    Concordo plenamente q Lost não se apressa a dar resposta… aliás pressa não é com eles. Fazia tempo q eu não via episódio tão arrastado….

  4. Simone Miletic - 06/03/2007

    Parece que a AXN pegou gosto nessa história de estragar surpresas: a propaganda de Criminal Minds mostra a principal cena do episódio dessa noite…
    É para acabar com qualquer um!!

    http://www.soseriados.zip.net

  5. Rubens - 06/03/2007

    A terceira temporada de LOST está sendo pura embromação até agora. Já estamos no episódio 10 e praticamente o único episódio que explica algo interessante é exatamente esse primeiro episodio, o que estreou a nova temporada.

    O episodio mostra onde vivem os Outros, mostra a “alcatraz island”, onde Jack, Sawyer e Kate sao mantidos presos, e explica de onde saíram os animais que aparecem na ilha, como ursos polares e tubaroes. E é praticamente só. Alem de sabermos o que aconteceu com Desmond e Locke, de resto nem as perguntas que ficaram no ar no ultimo episodio da segunda temporada ganham respostas durante todos os 10 novos episodios ja exibidos.

    Só embromacao, em cima de embromacao, em cima de embromacao…

    Daqui pra frente a serie só piora… Só vai aparentemente melhorar quando parar de mostrar a “alcatraz” dos Outros. Mesmo assim, até o momento, é uma melhora apenas aparente, porque os episodios continuam enchendo linguiça a dar nos nervos. Nao é à toa que LOST, que já havia perdido audiencia antes, ja perdeu mais 6 milhoes de espectadores desde a exibicao desde primeiro episodio.

    A serie vem rolando ladeira abaixo, e com toda a justiça, porque está muito ruim mesmo!

  6. Eric Fernandes - 06/03/2007

    Assim como todas as séries, Lost é entreterimento. Os mais exigentes estão reclamando dessa enrolação desde a 2ª temporada. Fazem como eu, assista a Lost sem se preocupar se vão resolver mistério ou não. É bem mais divertido.

  7. Cristiano (Highlander_Master) - 06/03/2007

    O problema de Lost é quando sai da ilha. QUalquer cena filmada na ilha é sempre boa, sai da ilha pra flashback é lamentável. Arrastadissimo, de dar sono. Mas na ilha continua legal. Parece duas séries em uma…

  8. Rafael - 06/03/2007

    Eu gostei muito desse épisódio, desde quando o assisti pela primeira vez em novembro passado. Confesso que houve uma queda na narrativa da série em meados da segunda temporada, que continua presente nesta terceira. Entretanto, acho que pela exposição inicial, LOST passou a ser assistida por pessoas que não captaram a idéia da série.

    Não se trata de uma busca alucinada por respostas. Quem quer solução de mistérios, deve assistir à alguma série investigativa, tem umas vinte passando atualmente na TV.

    Acho que LOST é muito mais que o “mistério da ilha”. Trata-se de uma série sobre o drama de pessoas que sobrevivem à um acidente, como eles interagem, no qual a personalidade de cada personagem é interessante e bem aprofundada, rendendo ótimas tramas.

    LOST consegue misturar em sua história diversos gêneros, como poucas séries já fizeram.

    Acho que as pessoas, de um modo geral, se perderam um pouco, deixando de enxergar outros elementos que nao a explicação pro “mistério da ilha”. As revelações vem de modo lento, mas tem muito mais coisa boa rolando na série enquanto isso. Talvez não seja mesmo uma história destinada para as massas, mas sim apenas para aqueles que conseguem ver além do contexto inicial a riqueza dos outros elementos.

  9. Rubens - 06/03/2007

    Rafael, esse tipo de argumento só “esquece” que LOST não foi vendida ao publico como uma serie “sobre o drama de pessoas que sobrevivem à um acidente”. Se ela tivesse sido vendida assim, pesoas como eu sequer teriam começado a assisti-la.

    Grey’s Anatomy foi muito mais honesta e se vendeu desde o inicio como uma novelinha romantica ambientada num hospital, sobre uma interna que tem um caso com o seu supervisor antes mesmo de comecar a trabalhar no hospital.

    Ja LOST foi vendida desde o inicio como uma seriado de SUSPENSE e ficcao cientifica, na linha de X-Files. Foi assim que ela foi vendida ao publico! E foi exatamente por conta disso que o publico se desgostou e está abandonando aos poucos a serie (relembro: só nesta temporada ja perderam 6 milhoes de espectadores, dos cerca de 18 milhoes que tinham no inicio da temporada).

    Me desculpe, mas nao dá agora para parar tudo e sai dizendo: “aê gente, foi maus, mas a série é um drama, nao tem nada a ver com suspense e ficcao cientifica, divirtam-se apenas com os flashbacks e os dramas pessoais de cada um dos personagens…”

    A verdade é que LOST prometeu uma coisa, e agora nao está cumprindo!

  10. sandra - 06/03/2007

    Eugifran, muito bom o texto, tem detalhes q passaram despercebidos, como “o lance da voz do pai de Jack” não tinha nem notado.
    Fico pensando se a “maré devagar” não seria pelo mesmo motivo de Alias ter desandado: que os americanos acharam a trama muito dificil de acompanhar e os roteiristas tiveram que facilitar o entendimento (rsrs) e depois somos nós o povo primitivo.

  11. Eugifran - 06/03/2007

    eu descordo com voce rubens, tem episodios bastantes legais nessa 3 temporada…
    os 6 primeiros episodios foram mais fracos, mas depois todos são bons até agora!!!

  12. Rubens - 06/03/2007

    Eugifran, entao tu gostou daquele episodio onde os roteiristas gastaram um episodio INTEIRO apenas para:

    1- Dizer como Jack fez suas tatuagens (foi a revelacao do seculo, realmente, estou ate esperando um episodio onde irao contar finalmente quem fazia as unhas do pé de Kate…).

    2- Mostrar Sawyer e Kate deixando “alcatraz island”?

    Serio? Gostou mesmo desse episodio? (que nao é um dos 6 primeiros)…

  13. Eric Fernandes - 06/03/2007

    Tô com o Eugifran.

  14. Eugifran - 06/03/2007

    ops na pressa eu escrevi errado ali em cima!
    é eu discordo de voce! e nao descordo com vc!!!

    rubens eu achei o episodio legal…
    achei muito importante os fatos da ilha, mas o FB mesmo foi desnessessario!

  15. TahTo - 06/03/2007

    fico muito feliz de ver que essa coluna ficou show de bola… parabéns Eugifran.
    acho que a falta de novidades na série não pode ser confundida com ela própria ter deixado de ser novidade. é normal séries terem fases de sonolência.
    acho que isso significa que tem grandes surpresas reservadas pela frente. Tomara…!!!…!!!

  16. Juliano Cavalca - 06/03/2007

    http://www.youtube.com/watch?v=BRp8N5jS3R4

  17. Anderson Vidoni - 06/03/2007

    Sensacional esse video.

    Bom, eu gostei da premiere. E a adição da Juliet (Elizabeth Mitchell), foi ótima, grande personagem e atriz. Analisando isoladamente, foi um ótimo episódio.

    Um dos problemas dessa temporada são os flashbacks, mas esse até que foi legalzinho.

  18. Rafael - 06/03/2007

    Rubens, discordo de você, pois me interessei por LOST à medida que lia sobre a série na mídia e que assisti aos episódios, e não pela campanha de marketing dos distribuidores. Nunca acreditei se tratar de um mero produto de ficção científica.

    Eu disse antes que a série não é apenas ficção… é mais que isso… há a mistura de vários elementos, dentre eles o toque dramático. Se você aprecia apenas histórias de pura ficção, talvez esteja, de fato, assitindo ao seriado errado. Eu, por exemplo, me amarro em Greys Anatomy, acho o roteiro e as atuações fantásticas e não encaro como uma “novelinha romantica ambientada num hospital”. Mas enfim, gosto é gosto. Não estamos aqui pra discutir isso.

    Quanto à queda da audiência, acho que esta se dá por diversos fatores. Se você for analisar, poucos seriados conseguem manter a média de público ao longo das temporadas. Em geral há variações, seja por oscilações no horário de exibição, ou pela concorrência de outras atrações que vão surgindo.

    É díficil para um programa manter a excelência de uma grande primeira temporada… acho compreensível uma queda na qualidade, considerando o fenômeno que LOST foi quando surgiu, até mesmo porque surge uma demanda alta de expectativas e cobranças, do público e da crítica.

    Acho que aqueles que apreciam e curtem a série de verdade é que devem continuar a assistí-la. Afinal, não há como agradar a gregos e troianos.

  19. Rubens - 06/03/2007

    Bom, Rafael, só para registrar:

    1) Eu nao discuti preferencias, eu apenas me posicionei contra esse argumento que “Lost é um seriado sobre o drama de pessoas que precisam sobreviver numa ilha deserta”, porque, no minimo, isso configuraria propaganda enganosa, ja que os produtores nao venderam a serie assim (e continuam nao vendendo, por sinal, basta acompanhar as entrevistas com eles).

    2) Idem esse argumento sobre “variacoes na audiencia” e quitais serem “normais”… Bons seriados como 24 e CSI ja estao na quinta ou sexta temporada e nao perdem audiencia nessa velocidade e nessa proporcao que Lost vem perdendo… Apenas em relacao ao primeiro episodio da terceira temporada (ou eja, apenas nessa temporada) Lost ja perdeu cerca de 1/3 do seu publico (e ja tinha perdido publico no segundo ano…).

    E’ preciso admitir que as coisas nao vão bem, e que o publico está perdendo a paciencia com o seriado… Melhor os produtores aparecerem com respostas nos proximos episodios, enquanto ainda dá tempo de evitar o desastre… 🙂

  20. Mica - 06/03/2007

    Só tenho uma coisa a dizer: poderíamos passar muito bem sem o Jack. ô cara mais chato!!

    Ok, duas coisas: gostei muito de conhecer os outros. Pelos comentários acima, sabe Deus quando iremos realmente saber mais sobre eles, mas eu simpatizei a beça com os caras…se duvidar, mais do que eu simpatizo com metade da população que caiu do avião e se acham os donos da ilha.

  21. Leonardo - 06/03/2007

    LOST não resolve os inúmeros mistérios que jogam ao público. Isso, seja bom ou seja ruim que é o motivo de toda essa perda de audiência.

  22. Mica - 06/03/2007

    Fiz um comentário e o comentário não apareceu 🙁 (pelo menos não no meu pc)

    E sobre a resolução de mistérios, não me importo de que eles ainda não tenham sido solucionados. O problema é que o desenrolar das histórias tem sido meio maçante. Ninguém agüenta mais algumas enrolações desnecessárias.

    E, só para dar minha opinião….não acho que 24 Horas seja um bom seriado. Apesar de eu assisti-lo até hoje, acho que ele já foi bom, não é mais.

  23. Rafael - 06/03/2007

    Bom, Rubens, cada um tem um gosto, uma opinião. Concordo em parte com algumas das suas observações, mas as considero um tanto radicais.

    Acho que a perda de audiência reflete uma insatisfação do público que desiste de acompanhar ou troca por outro programa que seja exibido no mesmo horário. Com LOST, além da interrupção na exibição por 3 meses, outro fator era a concorrência com American Idol, a maior audiência dos EUA, e com Criminal Minds, que agrada os mais conservadores que não gostam de tramas mirabolantes e mais elaboradas, como a de LOST.

    E, ainda, a queda nos números não reflete necessariamente que a série piorou tanto. Acho que muitos deixaram de acompanhar por desilusão semelhante à que vc descreve aqui… por se achar enganado pela forma como a série foi vendida, etc. Enfim, pra mim a proposta da série sempre foi esta. Não tem como deixar de lado elementos dramáticos, cômicos, as relações entre os personagens, senão seria apenas mais um “enlatado qualquer”. LOST mistura tudo isso com maestria, diferentemente de outros seriados que preferem seguir uma fórmula mais facil de ser digerida pelo público. Esse caminho é arriscado. Alguns gostam outros não. São essas coisas que me encantam na série, entende?

    Pra mim LOST continuma bem, acima da média, mas um tanto inferior à primeira temporada. Eu concordo que muitos tem perdido a paciência com o seriado. E sinceramente, prefiro que seja assim. Pois acho que aqueles que ficam obcecados por respostas, como a maioria dos detratores afirmam por todos os cantos, sem vislumbrar as demais qualidades da série, deveriam parar de assistir, deixando então a “àrdua” tarefa de acompanhar LOST para aqueles que assimilaram a proposta dos produtores, ou simplesmente que encaram numa boa a narrativa da série.

  24. paulo fiaes - 06/03/2007

    essa onda de reclamarem sobre lost n responder começou la fora, e aqui compraram a ideia. é sempre assim, la fora tomam uma atitude em relação a serie, ou ator, ou ate mesmo filme e aqui as pessoas imitam, sem ao menos antes analisar se o q falavam faz sentido ou nao.

    sinceramente, lost n foi vendido como um drama e nem como uma series sci-fi. dou parabens aos produtores de lost por estarem seguindo o planejamento deles e nao se apressando por causa de pessoas como Rubens. eu assisto lost por n fatores e vc rubens pelo visto so assiste a serie para descobrir o q a ilha significa, aconselho vc a parar de assistir a serie, n acredito q eles responderao essa pergunta antes do fim da serie.

    Concordo em parte com Rafael, o drama da sobrevivencia e da redenção dos sobreviventes fazem parte da serie, lost é uma serie de n possibilidades. eu gostaria de q me respondesse algumas perguntas, mas enquanto isso n acontece me divirto com as outras tramas q a serie tem nos mostrado. ou vcs querem me dizer que o episodio de Brotha ou o de hurley foi ruim, so pq nao trouxe as resposta q vcs queriam.

    a unica coisa q eu posso dizer em negativo a lost é que a maioria dos eps dessa temporada foi bom, mas inferior ao das temporadas passada, eu conversando com Eugifran pelo msn falava q gostava dos eps dessa temporada, mas faltava alguma coisa. isso é normal, a maioria das series ficam faltando alguma coisa pra mim, exceto Battlestar galactica e essa serie tem tantas perguntas sem resposta qnto lost e as duas series estao na terceira temporada e na minha humilde opinião, BSG é o melhor drama da atualidade,

    entao, acho que sera um favor a Lost que esses fãs q assistem os eps apenas querendo saber o q significa a ilha ou coisas do tpo q parem de assistir a serie.

    Lost é mto mais q isso. concordo em parte com Tiago, Lost tem potencial pra ser fantastico, pra mim foi nas duas primeiras temporadas, nessa eu noto q eles mudaram a narrativa e estao tendo dificuldade de se firmarem, mas n considero embromação, tpo, n considero eps apenas para completarem a temporada. é natural qndo a serie muda a sua narrativa, demorar um pouco pra atingir o seu maximo e pra mim é exatamente isso q acontece com lost, mas isso n quer dizer q a serie esta ruim, mto pelo contrario, continua boa, e com potencial para ser excelente.

    endgame

  25. paulo fiaes - 06/03/2007

    pelo visto mais uma vez estao cconsiderando a audiencia la fora como fator pra serie ser boa ou nao. faço das palavras de rafael a minha.

    rubens,

    me responda uma coisa, n sei se vc assite, mas veronica mars qndo estreou era praticamente unanime entre criticos e publico q assistia, e esse publico foi de apenas 2 mulhoes de pessoas. e olhe q o ABC ou NBC(um desses canais grandes) passou a serie para atrair mais publico devido aos inumeros elogios que a serie recebia, e mesmo assim, estando na terceira temporada, o seu publico é baixo, provavelmente inferior do que quando estreou, agora me diga, realmente conta essa questão da audiencia??

    pq se for assim vou parar de ver as series q assisto, BSG, V Mars, Dexter. todas com pequenas audiencias e vou assistir american idol, Dancing whit star e por ai vai

    vc parece q se baseia na audiencia la fora. esqueça isso e esqueça q vc tem q descobrir tudo sobre lost agora e acompanhe a narrativa da serie com suas reviravoltas. agora, como rafael falou, se vc se acha enganado, entao eh melhor vc parar de assistir, eu realmente n acho q os produtores de lost irao responder as perguntas q vc tanto faz, algumas com certeza, mas outras nao e mtas outras serao criadas. e lost n se vendeu como sci-fi, porem qndo todo oba oba ocorreu em cima dela, dizendo ser o novo x-files, os produtores simplesmente se calaram e aconteceu o q esta acontecendo

    endgame

  26. Rubens - 06/03/2007

    Paulo Fiaes,

    Sim, o episodio de Desmond foi legalzinho (se nao ficar simplesmente em aberto, sem ganhar um desfecho). Mas o de Hurley, apesar de divertido, nao passou de pura embromacao para “ganhar tempo”.

    Será que vamos passar o resto do seriado nessa mesma ladainha de “flashback do Jack é para mostrar como ele é esquentadinho,
    flashback do Locke é para mostrar como ele é o ingenuo sempre enganado, flashback do Hurley é só para mostrar como ele é azarado… … …” ? Nunca vai sair disso, sempre os mesmos e repetidos flashbacks, em essencia?

    E há um equívoco nessa sua conclusao que “estao considerando a audiencia como fator para a serie ser boa ou nao”. Nao é nada disso. Estamos usando os numeros decrescentes de audiencia para mostrar como o publico está se enchendo da embromacao de Lost. Nada a ver com ser bom ou ser ruim, e sim com “enrolar a audiencia”, nos fazer perder tempo com coisas como passeios de Kombi sem sentido.

    E caso nao tenha ficado claro: o importante aqui nao é se a audiencia é baixa ou alta. O que está em pauta é a variacao da audiencia, o delta… No caso especifico de Lost, a QUEDA da audiencia. Se um seriado como Veronica Mars comecou com 2 milhoes e mantém os seus 2 milhoes ao longo do tempo, isso é muito BOM. Se um seriado como Lost comecou com 24 milhoes e depois cai para 12 milhoes, isso é RUIM.

    Nao raciocine em termos de numeros absolutos de audiencia. O que vale é a variacao do publico (se a audiencia sobe ou se cai)…

    Por ultimo, nao é verdade que os produtores se calaram sobre a natureza sci-fi do seriado. Em uma das ultimas entrevistas, no final de fevereiro, os produtores voltaram a afirmar que “tudo” o que ocorre em Lost pode ser explicado com base cientifica, e que nao ha nada de paranormalidade/espíritos/demônios acontecendo por lá. Logo, os produtores mantem a linha de sci-fi para a serie.

    BTW, bacana que voce continue gostando do seriado mesmo com os episodios para passar o tempo que ele se transformou…

  27. Rubens - 06/03/2007

    Paulo Fiaes,

    Deixei de responder a voce sobre Veronica Mars… No mercado americano, audiencia conta, sim. Esse seriado é exibido nos EUA pelo canal CW (nada de ABC ou NBC, como voce falou), um canal cujo seriado de maior audiencia tem cerca de 2.9 milhoes de telespectadores. Portanto, com 2.3 milhoes, Veronica Mars nao é dos piores para os padroes da rede CW.

    Dizer que as reclamacoes sobre os seriados comecam nos EUA e entao sao apenas “copiadas” aqui no Brasil é desmerecer a inteligencia propria do telespectador brasileiro. Ou voce acha que a gente nao consegue perceber sozinho quando estao “enrolando” no roteiro?

    Por ultimo, do mesmo modo que boas historias podem ser destruidas por maus atores/roteiristas/direção e montagem, o simples fato de Lost ter bons dialogos isolados, e cenas esteticamente bens construidas, nao é suficiente para prender a atencao do público toda semana, se tudo nao estiver amarrado por uma boa historia, sem cheiro de embromação.

  28. Rafael - 06/03/2007

    Acho que, independentemente da manifestação dos produtores que o Rubens menciona, e da qual não tenho conhecimento, o gênero da série não é apenas ficção científica. É muito mais que isso, como falei nos posts anteriores.

    Prova disso é, por exemplo, o sentido do episódio 3×10, com flashback do Hurley, por exemplo, que você achou emrolação, eu achei ótimo. As idéias de “peitar o destino”, procurar algo para “manter a esperança”, dentre outras passadas ao longo do episódio, pelo visto não são bem assimiladas se a pessoa apenas assiste procurando respostas para os mistérios. Sinceramente, acho que se LOST fosse uma obra literária, pessoas assim iriam direto ao capítulo derradeiro, só pra saber logo como termina. Fazendo um paralelo, seria algo como não querer ler todos os três volumes de O Senhor dos Anéis, por achar a história muito longa, ou que tudo ali era embromação de Tolkien e ir direto ao final. Enfim, cada um aprecia (ou não) a obra como bem entende.

    Eu acho muito bacana as situações que os personagens passam na ilha e o paralelo com os flashbacks e tentar interpretar e assimilar isso com as suas atitudes. Afinal, cada um age de acordo com suas experiências de vida, seus traumas passados. Se formos observar, quase todos os personagens tem problemas familiares mal resolvidos, a maioria relacionados à figura paterna. Isso ocorre com Jack, Locke, Kate, Sawyer, Sun, Hurley.

    Bem, essas histórias me agradam muito, de modo que não considero ladainha a exploração dos personagens. Concordo que algumas explicações poderiam ter sido dadas até o momento, mas desde que elas venham de uma forma satisfatória em algum momento futuro, não fico tão incomodado. Eu acho bacana ler sobre as infinitas teorias, e inclusive viajar nelas, criando até as minhas próprias.

    E, na boa, audiência não é sinônimo de qualidade. Talvez o grande público americano não esteja preparado para uma história mais elaborada, prefirindo algo mais simples, com respostas mastigadas, por não querer “pensar” muito.

  29. Lucas Barreto Gomes Leal - 06/03/2007

    Assim como todas as séries, Lost é entreterimento. Os mais exigentes estão reclamando dessa enrolação desde a 2ª temporada. Fazem como eu, assista a Lost sem se preocupar se vão resolver mistério ou não. É bem mais divertido. [2]
    ps só adiciono o seguinte mtas séries não são só entreterimento não e debatem questões relevantes, mesmo que não seja o tema principal da série
    outras nos fazem pensar sobre nossas vidas nossos atos e etc…portanto não é “só” entreterimento…mas Lost pra mim é SÓ entreterimento a algum tempo já…

  30. paulo fiaes - 07/03/2007

    rubens,

    eu sei q v mars é da CW, talvez vc n tenha entendido, eu quis dizer q um canal grande dos states chegou a passar a serie na primeira temporada para ver se a mesma ganharia mais publico, eu acho e aqui fica no achismo mesmo, q se caso a serie ganhasse mais publico trocaria de canal. e a cw tem slmallville, gg, antm fazendo mais de 4 milhoes, leia o teleratings q vc vera q v mars na maioria das semanas ficou mto abaixo do esperado.

    outra coisa, a serie manteve seu publico pq esse foi um publico fiel a serie, q comprou a historia, tanto q a mesma n foi cancelada nas duas primeiras temporadas por causa disso e da sua qualiade, obvio. e olha, houve mta gente q qria mais coadjuvantes aparecendo ou eps com mais enfase no crime da temporada, e isso n derrubou o glamour da serie para o seu pequeno publico, pq sabemos q vmars n era somente sobre descobrir quem matou Lilly, quem explodiu o onibus, a serie tem mto mais a oferecer, esse pequeno publico q a serie tem, esta dividido tb e sabe pq, pq a serie esta mudando a sua narrativa, o q eh normal qndo se começa a ter mtas temporadas e nem todo mundo compra as ideias q sao colocadas em pratica. na verdade ate hj n se sabe o pq de v mars n ter caido na graça dos americanos, tanto a upn(canal antigo da serie) qnto a CW acreditaram ou acreditam q a serie deve render bem mais e por n ter esse publico q se imagina, e por isso é forte candidata a ser cancelada, ou seja, a serie n agrada a um numero grande de americanos

  31. paulo fiaes - 07/03/2007

    outra, vc querer me dizer q 12 milhoes abandonam lost e isso decreta q a serie esta ruim, me faz ter certeza q vc se baseia na audiencia pra dizer se a serie eh boa ou nao. concordo com Rafael, assim cm v Mars, studio 60 e outras series q eu gosto n tem ou perdem audiencia(studio perdeu a metade) me faz pensar q o gosto americano vai contra a coisas bem elaboradas. é a preguiça e o fato de nao querer se comprometer, ter q assisti semanas apos semanas por anos, é o q eu disse na opiniao acima, lost pode ter episodios excelentes, como o de hurley, mas senao dar as respostas, tera pessoas como vc metendo o pau na serie.

    me expressei errado no ultimo comentario, lost tem seu lado sci-fi sim, agora vc quer ver a serie somente como se fosse sci-fi. q a serie se resumisse aos misterios q foram criados. como rafael disse acima, esse ep de hurley mostrou mta coisa positiva pra serie e pro desenrolar da trama: fé, peitar o destino, manter as esperanças. cara, isso q vou falar agora eu posso ter certeza q produtores, criticos e publico falaram, vc esta assistindo a uma das series mais complexa dos ultimos tempos e essa complexidade é pq a serie engloba varios temas e n somente esses misterios, q eu sei q sao mto importante para a serie, mas n resume a serie, n pra mim, pelo menos

    se vc me falar, “velho, tow pirado com lost, os eps da temporada passada ou da primeira sao bem melhores”, ai eu concordaria com vc, alias, discordaria, eu diria q “sao melhores” e nao “bem melhores”. Agora um dos problemas de Lost foi q ele ganhou um publico mto grande e pra mim essa perda de publico foi pq era um publico da moda, assistir lost era cool. E outras pessoas compraram lost como vc comprou e se sentiram enganadas. espero q lost fique entre seus 12 a 15 milhoes e q seja um publico q tenha entendido a proposta da serie, com esse rating, a serie n corre perigo e n precisa tomar medidas desesperadas, q no caso é sair do planejado.

  32. paulo fiaes - 07/03/2007

    por ultimo, lembro de qndo meu professor de redação falou q qndo alguem te fala uma coisa, vc pensa, quando 10 ou mais pessoas te falam alguma coisa, vc toma como verdade, sao poucas as pessoas q conseguem ter uma opiniao propria qndo a massa, ou a midia, ja definiu o q deve ser verdade. entao meu amigo, agente compra sim o q o povo americano fala, n eh todo mundo, talvez vc n seja assim, mas na verdade, vc nem perceberia q estava indo na direção do q te falaram. ahhh, se conversarmos sobre isso, lavaremos horas, mas n eh a primeira vez e nem sera a ultima q la fora diz “X” e aqui dentro falara a mesma coisa, mesmo q essa coisa q esteja sendo dita seja “Y”

    endgame

  33. Marcos - 07/03/2007

    Paulo Fiaes comprou a verdade – a dos produtores de Lost, ao menos.

  34. Rubens - 07/03/2007

    Rafael,

    Os produtores de Lost participam de um podcast SEMANAL onde respondem a perguntas dos fãs e de jornalistas. Fora as inevitaveis entrevistas para sites e a imprensa especializada, como a TVGuide. Saber o que os produtores pensam é muito facil, basta ir acompanhando esses sites e os sites dos fãs.

    Por ultimo: voce e o Paulo Fiaes insistem nessa tecla de “audiencia e qualidade”, quando eu ja concordei que uma coisa nada tem a ver com a outra. O que os numeros (decrescentes) provam é que o publico está se enchendo com Lost. Nao interessa se a serie é boa ou nao é boa, o publico está se enchendo com a falta de respostas e a embromacao.

    Será que voces 2 nao percebem que Lost poderia ter o conteudo dramatico, poderia falar de adversidades e de esperança, poderia falar da vida dificil de cada personagem, enfim, poderia tratar de TUDO isso que voces gostam, e, AINDA ASSIM, dar respostas ao publico? Uma coisa nao exclui a outra.

    Agora, se nao querem dar respostas, entao nao criem os enigmas, ora bolas! Que façam um seriado que sirva apenas para mostrar as dificuldades de sobrevivencia de um bando de naufragos, e pronto! Nada mais que isso!

    E’ pedir muito?

  35. Luciano Bruce - 07/03/2007

    Pois é Rubens… se não querem dar respostas, então fizessem o avião cair numa ilha sem “Sistema de Segurança”, fumaça preta, habitantes q se passassem por sobreviventes, escotilha…. etc Ahhhhh e sem o tosco do Michael gritando “Walttttttttt” a cada 10 min (Putz aturar aquilo na temporada passada foi f*****). Onde a maior das preocupações era pescar e dormir. Chato, mas sem expectativas!

  36. Rafael - 07/03/2007

    Rubens, acompanho LOST em vários sites especializados, e conheço os Podcasts dos produtores, mas como você não tinha informado a fonte de sua informação, eu não poderia presumir. De tantos podcasts já realizados, talvez em algum deles você tenha ouvido e assumido como verdade suprema que a série é pura ficção científica. Enfim, não vou discutir isso contigo. Cada um tem uma opinião, não é verdade?

    Sinceramente, aqueles que pensam como você, a respeito da falta de respostas, podem até ser maioria, porque não se trata de uma disputa. Como já tinha dito, concordo que poderiam haver mais respostas, mas acredito que elas virão no futuro. Eu não tenho uma hiper ansiedade em saber o quanto antes a explicação para os fenomenos da ilha, pois me divirto com as tramas paralelas, que são muitas e bem elaboradas. Como já havia dito, acho que os insatisfeitos devem passar a assistir outras séries, como, por exemplo, tramas de investigação em que o criminoso é revelado no final de cada episódio.

    Os enigmas serão explicados futuramente. Aqueles que estão descontentes, que mudem de canal, ou desliguem a TV para ler um livro (mesmo que a curiosidade a respeito do final, faça com que se inicie a leitura pelo último capítulo).

  37. Mica - 07/03/2007

    Se tem uma coisa que eu odeio, é quando alguém diz que se vc está descontente deve mudar de canal. Oras, se não insistirmos, como saber se a coisa vai melhorar ou não? Acho que só desistimos quando a vontade de ver algo realmente foi para o buraco, não quando a vontade de ver, apesar de tudo, ainda supera o que consideramos ponto negativo.

    Independente disso, eu já disse uma vez (nesse mesmo tópico) e volto a dizer: adoro os mistérios, gosto muito do desenvolvimento pessoal da maioria dos personagens, mas de fato eles poderiam esclarecer algumas coisas com mais freqüência. Alguns dramas pessoais se enrolam demais em detrimento de outras coisas, aliás, de dramas pessoais de outros personagens sobre quem também temos curiosidade. Na minha opinião, o que tem arrastado demais o seriado é o enfoque em apenas alguns personagens (e geralmente os que eu não gosto muito, mas deixa quieto), enquanto há muitos outros sobreviventes na ilha, inclusive com o nome nos creditos principais, que tem pouquíssimo destaque. Isso me cansa um pouco.

    Quanto a audiência…acho que preocupa quando a audiência cai demais, pq o seriado corre o risco de ir para o espaço antes de concluirem tudo o que se necessita concluir, ou ainda, eles mudarem a idéia principal para agradar os fãs. Mas tenho certa bronca com os americanos em geral, pq eles sempre abandonam o barco das séries que eu mais amo assistir, e eu sempre fico a ver navios. Uma pena que os caras lá não deem a mínima para a audiência latina…

  38. Rubens - 07/03/2007

    Mica,

    Os americanos “não dão a mínima” para a audiência latina por um motivo meramente prático: nós não damos lucros para eles.

    Quando essas series sao vendidas para mercados pobres, como o brasileiro, elas ja se pagaram lá no mercado americano, e sao vendidas por uma fracao minima do que custou produzi-las. Entao nao é aqui no sul que eles lucram com essas producoes, logo a nossa opiniao nao tem muita importancia.

    Pode ate ser cruel, mas é super-simples de entender, nao tem misterio.

  39. paulo fiaes - 08/03/2007

    Mica,

    sua opiniao foi perfeita.

    1- a serie n esta ruim, agora é fato que a qualidade caiu

    2- eles poderiam dar algumas respostas, mas a falta da mesma nao torna a serie ruim.

    3- problema maior do que a falta de resposta, seria essa atencao para alguns personagens, deixando de lado outros. o ponto forte de Lost era que um grande numero de atores tinham participação importante na serie, e agora, uma boa parte esta esquecida

    4 – para mim, esse abandono de lost la fora, se deve ao fato q nem todo mundo q assistia lost era realmente fã da serie, logico q tem alguns q eram e estao chateados, mas pra mim, mta gente foi pela propraganda q a serie faz e simplesmente abandonou a mesma qndo essa se mostrou ser complexa para o entendimento da mesma, Mica falou bem, o q me preocupa é que esse abandono pode fazer com q tentem mudar a serie para agradar os fãs e assim saiam do planejado.

    resumindo, eu assisto lost por n fatores e nao eh porque a serie n me dar as resposta q eu vou parar de assistir ou achar ruim, admito, as duas primeiras temporadas foram melhores, mas essa esta boa com potencial pra ficar otima, alias, depois do hiatus, apenas o ep de jack foi chato. se continuar assim, a serie terminará tão boa qnto as primeiras temporadas

  40. paulo fiaes - 08/03/2007

    ahhh Mica

    o lance de mudar o canal, é pq nesse caso em especifico, me pareceu q Rubens resumia Lost aos misterios q foram criado, eu, na mnha humilde opiniao, nao acho q as respostas sairão agora, e quando sair, teremos mais perguntas. entao para o bem dele, de nao se estressar com a serie, seria melhor ignora-la

    eu assisti a duas temporadas de the o.c brigando com todo mundo q tentava dizer q a serie estava boa e qndo na verdade estava uma bosta, tanto q hj todo mundo assume isso, porem continuei assistindo, pq sempre disse q gostaria de ver the o.c com qualidade novamente, e nessa quarta temporada, a serie se encontrou. eu sei que quem é fã nao consegue abandonar a serie, agora se eu achasse q the o.c era uma serie policial, entao eu imploraria para que alguem mandasse eu parar de assistir.

    acho q vc entendeu o que eu quis dizer com isso

  41. Rubens - 08/03/2007

    Paulo Fiaes,

    Nao existe planejamento em Lost… As provas existem às dezenas… Jack deveria ter morrido nos primeiros capitulos, acabou ficando a pedido dos executivos da ABC. Ben foi contratado para 3 episodios, acabou caindo no gosto do publico e agora virou, do nada, um personagem crucial… Lucia teria participacao maior na trama, mas a atriz criava problemas e foi ripada. Paulo (Rodrigo Santoro) iria ficar ate o final, mas ele nao quis ou nao pôde assinar um contrato longo e preferiu sair nessa temporada mesmo. Eko nao era para ser traficante, mas quando os produtores viram o negao sem camisa e de cajado, mudaram de ideia sobre o que ele iria ser… A lista é imensa, esses sao apenas alguns exemplos.

    Ou seja, mermao, mudar os rumos da serie nao chega a ser problema, porque oa produtores fazem isso o tempo todo. Ingênuo quem acredita mesmo que eles tem todo o planejamento na cabeça desde o início…

  42. Eric Fernandes - 08/03/2007

    LOST tá ótimo galera!! Parem de chorar.

  43. Rubens - 08/03/2007

    Episodio 3×11, “Enter 77″… Esse sim, fez as coisas melhorarem um pouco, apesar de uma encheçãozinha de linguiça com o playback de Sayd. Teve até alguma ação, alguns tiros, algumas explosoes. Finalmente os losties começam a enfrentar os Outros. Que mantenha essa linha.

  44. Rafael - 08/03/2007

    Concordo com aqueles que mencionaram que alguns flashbacks são arrastados e não acrescentam muito à trama ou à composição do personagem. Essa pra mim é uma das maiores falhas de LOST atualmente.

    Concordo também com o Rubens de que a série não é 100% planejada pelos produtores, pois seria burrice se assim fosse. Como é uma obra que se extende no tempo, várias temporadas, é normal que haja influências devido à aceitação do público e novos elementos que não tinham sido previamente pensados. Mas acho que eles tem desde o início uma linha a ser seguida, pela qual a série tem seguido, de modo possam ser inseridas, sem prejuízo, novos elementos no miolo da história. Planejamento acredito que haja, mas que não seja tão rígido.

    Falaram ae de The O.C. há pouco. Eu adorava o seriado, mas na segunda temporada achei que a peteca caiu um pouco. Resisti um pouco mais, porém durante a terceira deixei de acompanhar. Isso é normal. Quem não tá satisfeito com um programa deixa de acompanhar. Acho que é simples a explicação para a queda de audiência de LOST.

    Devo assistir o “Enter 77” à noite. Adoro os elementos de ação, suspense, tiros, mas não acho que sejam determinantes para que um episódio de LOST seja bom ou não. Mesmo um episódio, mais “cabeça” pode ser até melhor, desde que tenha uma boa história. Não acho que esse tipo de episódio seja pura encheção de linguiça.

  45. paulo_fiaes - 08/03/2007

    essa discussão ta parecendo com a qual os fãs de battlestar galactica estao tendo porque nao esta havendo guerra entre cylons e humanos. agora pra quem assiste a serie, por favor, me digam, a serie é so isso?

    ok rubens, me expressei mal, logico q lost n tem seu planejamento detalhado, existe fatores q nao podem fazer com q isso aconteça.

    1- lost começou a tres anos atras, como rafael falou, eles ja tem uma linha de pensamento, o que eu chamo de um planejamento inicial, eles tinham uma ideia pra Eko e de repente eles tem uma ideia melhor pro personagem, fala serio, vc iria descartar essa ideia so pq vc planejou outra coisa??

    2 – Jack e Ben/henry sao exemplos de personagens q eles no começo não davam mto credito, mas q quando foi visto o resultado final, foi percebido a importancia do mesmo. senao me engano foi J.J que falou que iria matar Jack, mas como matar o personagem que mais se destaca no piloto. ele poderia fazer isso, para chocar, mas ele pensou no futuro da historia e na importancia q o personagem tem. tanto que ele virou o principal, nao acredito q tenha sido ordem do canal, eles podem ter feito a sugestao, mas com certeza a equipe criativa de Lost achou q seria melhor manter Jack. a mesma coisa foi com Ben, eles simplesmente poderiam ter seguido com o planejamento, mas de novo eu repito, vc tem que analisar toda a importancia da historia. talvez, a equipe de lost tenha percebido o quão Ben poderia crescer na serie, fora o talento de Michael Emerson(injustiça n concorrer ao emmy)por isso, mais uma vez eu digo, existe uma ideia, uma linha, um planejamento inicial, mas isso nao quer dizer q nao pode ser alterado.

    3- por fim, tem os atores, nós sabemos q é dificil manter uma equipe por mto tempo, ou ate por pouco, vc ta supondo q Ana Lucia saiu por causa do problema com a policia, pelas noticias q eu leio sobre a atriz, eu acredito q a mesma quis sair, ela não tem cara de querer ficar parada por mto tempo. o de Santoro é uma incognita, o personagem ate o episodio 3×10 esta sendo super mal aproveitado. eu acho q Santoro pensa que vale mais do que realmente vale la fora, mas sei la, nao dar pra saber, mais uma vez, qualquer coisa q vc fale sobre isso é suposição

    enfim, assim como os fãs de BSG querem ação, cylons contra homens, vc procura respostas, e o bicho da floresta caçando eles. repito novamente, pra mim lost é mais que isso. olha, agente ja ta trocando ideia h alguns dias, n pense q tenho problema pessoal com vc, apenas estou expressando uma opiniao diferente da que tenho escutado, pq n concordo com essa opiniao em massa. concordo q seria melhor que lost trouxesse algumas respostas. hj mesmo conversando com o autor desse review, ele me falou de um ep na primeira temporada que se encontra 2 corpos na caverna, eu n lembrava, fica dificil com tantas perguntas, lembrar de todas, mas fora essas perguntas q sao criadas q me deixam pensativo, lost tem muito mais a oferecer. e simplesmente acho q muita gente(principalmente aqui no Brasil) esta fazendo esse sensacionalismo em cima de lost para vender. eu vejo sites ridiculos(series etc) dizendo que Rodrigo santoro faz certo em sair de lost, pq o personagem nao apareceu mto. pelo amor de Deus, quem é maior la fora, Rodrigo Santoro ou Lost, ele pode sair, tem todo direito a isso, agora querer com que faça q ele seja mais importante que a serie, é demais. entendo sua revolta, mas n concordo com a sua opiniao, apenas isso.

  46. Eugifran - 08/03/2007

    nossa que debate interessante…
    eu até entendo o ponto de vista de voces…
    eu não sou do tipo que gosta de ação todo tempo, gosto de historia, por isso acho que a serie voltou a ser legal nessa segunda parte da 3 temporada…
    não vou citar exemplos por causa dos spoilers, mas creio que o episodio 3×11 foi um prato cheio pra quem vem reclamando da serie!!!
    pra mim lost tem acima de tudo uma estoria, então quando eu vejo que a serie ta contando essa estoria eu fico muito satisfeito.
    rubens uma coisa, os flashbacks são importantes pro personagem, assim a gente sabe da mudança deles, do porque eles estão assim…
    tudo bem que um episodio todo pra falar de uma coisa como a tatuagem do jack é triste e desnessessario, entre 77(ep 3×11) foi perfeito, o fb do sayid pra mim foi bom e nessessario, apesar de ja conhecer um pouco do personagem… não vou entrar em detalhes agora.
    lost ta entrando numa fase muito boa, e assim como todas as series tem seu periodo ruim, e resta nos fans apoiar a serie e não desistir como os fans de veronica Mars fizeram.agora é esperar pelo 2 episodio e comentar como estamos fazendo agora!

  47. paulo fiaes - 09/03/2007

    bem dito eugifran

  48. Alan Moratelli /Bauru SP - 10/03/2007

    LOST é fantástico ,quando vc pensa que vai acontecer uma coisa acaba acontecendo outra !!brilhante também os enigmas e os assuntos que são elaborados ja que o cenário e apenas uma “ilha deserta” muito bom e por isso que sou fã!!!!!!!!

  49. Alan Moratelli /Bauru SP - 10/03/2007

    A e uma recomendação .Quem nunca viu a série ,vale ir a uma locadora e pegar desde a primeira temporada!!não estaria aqui perdendo meu tempo se isso não fosse verdade!!!!!!!

  50. Marcus - 22/03/2007

    Bom, se tirassem um terço de cada capítulo, reduzindo os flashbacks pela metade, Lost seria uma das melhores e bem boladas séries dos últimos 10 ano. O problema é quando a parte fraca de cada capítulo fica mais na memória do que as partes boas. E isso tem acontecido várias vezes. Dá uma sensação de burrice ficar 50 minutos diante da TV para ver 15 minutos de cenas ótimas. Tem gente que não se importa, mas muitos preferem mais coerência, mesmo num seriado com tantas incoerências.

  51. breno - 27/09/2007

    Esse seriado e muito legal numca vou perda nem um episodio do lost mas so nao consegui ver o ultimo capitilo

  52. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!