Review: Gilmore Girls – That’s What You Get, Folks, For Makin’ Whoopee (episódio 133)

Data/Hora 19/11/2006, 11:07. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Cena de Gilmore GirlsSérie: Gilmore Girls
Episódio: That’s What You Get, Folks, For Makin’ Whoopee
Temporada:
Número do Episódio: 133
Data de Exibição nos EUA: 3/10/2006
Data de Exibição no Brasil: 16/11/2006
Emissora no Brasil: Warner

Com a premiere ainda engasgada na garganta de muita gente, acredito que este episódio conseguiu acalmar algumas mentes inquietas, já que pelo menos pra mim, este episódio foi bem melhor que o primeiro. Nas mãos de David Rosenthal, é de se esperar que haja algumas mudanças, mas muitos fãs estão desacreditando no potencial da série devido ao primeiro episódio. No entanto, acredito que isso é mera conseqüência daquilo que eu já havia dito na minha primeira review, de que este ano Gilmore Girls passaria a ter mais drama. O que tornará a série mais emotiva, com grandes cenas de amor (o que vagamente lembra Gilmore Girls, como disse a crítica do NY Times). Mesmo assim continuo depositando créditos a Rosenthal, na esperança de que ele leia algumas dessas críticas e caia na real.

Dando continuidade ao episódio passado, That’s What You Get, Folks, For Makin’ Whoopee começa com Luke chegando à casa de Christopher e lhe dando um soco. A cena só não foi melhor porque Luke entrou mudo e saiu calado. No entanto, a reação de Luke me deixou um pouco intrigada, pois não foi o Christopher quem procurou a Lorelai, pelo contrário, dessa vez o coitado estava no seu canto e foi Lorelai, querendo colo, que o procurou. Acho que todo mundo percebeu que apesar de considerar um erro, a moçoila sabia muito bem o que estava fazendo, é como aquele ditado popular, quando um não quer dois não fazem, certo?

Na Dragonfly, Lorelai conta a Sookie que contou a Luke que dormiu com Christopher e diz que fez isso porque Luke não aceitaria um não como resposta. Mesmo entendendo agora os motivos dela, ainda acho que foi uma atitude totalmente covarde dela, partiu o coração do Luke, o que tornou compreensível ver ele agindo na defensiva em todo o episódio.

Agora indo de Stars Hollow ao “mundo da lua” – com mais uma ótima atuação de Sean Gunn. O que seria de Gilmore Girls sem o lunático Kirk? Após o acidente ele resolve abrir uma lanchonete em frente ao Luke’s, detalhe que embora ao ‘ar livre’ e pelo fato de vender bebida alcoólica, a lanchonete era a cópia exata da lanchonete de Luke, com direito até a uma placa de ‘No Cell Phones’. O melhor é quando Kirk promete processar Luke pelo acidente, já que ele poderia ter tido danos cerebrais. E, pra finalizar, ainda dá a Luke uma inscrição para um entrevista de emprego no Kirk’s.

E o que foi aquele encontro entre Lor e Luke… Saiu faísca! Em uma das ruas de Stars Hollow Luke e Lorelai se ‘esbarram’, e Lorelai pede desculpa. Porque ela pediu desculpa no meio de um cruzamento? Quer dizer, ela não poderia simplesmente seguir em frente? Mas não, e isso foi pedir para ouvir algumas coisas que estavam engasgadas na garganta de Luke. Uma das melhores cenas do episódio, que diga se de passagem me rendeu boas risadas (sem claro deixar de sentir pena), termina com Lorelai boquiaberta (só ela?), e com Luke dizendo:

Então a gente não vai se casar, eu estou bem com isso. Afinal, foi você que me pediu em casamento em primeiro lugar.

Cena de Gilmore GirlsApesar de seus problemas, Lorelai ainda arruma tempo pra animar Rory que está chateada por não ir pra Ásia e pela ausência de Logan, transformando sua casa num mundo asiático (adorei o pôster da Sandra Oh, como sempre Lorelai e seu bom gosto). Apesar de tudo que Lor fez, a noite não acaba bem, Christopher telefona, a mensagem cai na secretária e Rory fica sabendo de tudo o que aconteceu. Não sei o que deu na cabeça do Christopher, será que ele não sabe que a Lorelai não mora sozinha? Ainda que Lorelai e Rory mantenham uma relação bem próxima, não engoli o fato de ele ligar e despejar tudo na secretária eletrônica.

Como muitos fãs da série, Rory fica furiosa, não consegue engolir o fato de sua mãe ter dormido com Christopher e acaba fazendo uma ceninha. Lorelai se defende dizendo que não é perfeita e que foi um erro. Revoltada, Rory sai de casa e vai pra casa da amiga recém-casada, Lane, e ao chegar descobre que a amiga está grávida. É azarada ou não? Digo isso pelo fato de ter sido a primeira vez dela e ainda por cima ter detestado sexo, ter usado camisinha, e também pelo fato de não querer ter um bebê! Voltando pro papo das garotas, Rory tentando acalmar a amiga acaba percebendo no meio da conversa que ninguém tem de ser perfeito, especialmente as mães.

Em um momento de sabedoria, Liz fala o que eu realmente senti durante a última temporada e esta atual: Luke e Lorelai há tempos não estavam em sincronia, se estivessem, Luke teria contado sobre sua filha e Lorelai não teria de dar um ultimato. Adorei a explicação de Liz e TJ sobre a questão tempo-espaço, citando como referência A Casa do Lago e Battlestar Galactica. Ta bom eu não assisti a nenhum dos dois, mas já ouvi vários elogios e uma vez citado em Gilmore Girls está na minha lista (bom, pelo menos na época dos Palladinos costumava estar). Mas, como sempre, tem de acontecer alguma coisa errada quando dois Liz e TJ estão em cena. O forno estava estragado e, sem jantar, Luke resolve ir ao supermercado comprar alguma coisa e se depara como nada mais nada menos que Lorelai. Coincidência ou destino? Agora mais manso, Luke fala pra Lorelai que eventualmente sua raiva vai passar e que eles deveriam parar de lutar contra o que realmente é pra ser – que ela deveria mesmo era ficar com alguém como Christopher. E com classe termina dizendo:

Você volta a ser Lorelai Gilmore e eu volto a ser o cara que te serve o café.

De volta pra casa Rory encontra Lorelai no sofá, debulhada em lágrimas, e quando eu ouço aquela música já me preparo pra momentos de partir o coração (senti falta disso no primeiro episódio).

No mais, minha querida Lauren Graham (Lorelai Gilmore) e queridos leitores, este episódio só deu Scott Patterson (Luke Danes)! E pra terminar queria agradecer quem leu e comentou na primeira review, só lembrando que era a minha primeira e as críticas foram (e ainda) são bem vindas, estou caminhando para atingir o gosto dos leitores do Teleséries!

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
RSS 2.0

  1. Marcos Almeida - 19/11/2006

    Pra mim o Luke sempre foi e sempre será um banana. E na última temporada, um banana dos mais chatos. Ao menos nas primeiras temporadas ele era engraçado. A Lolerai combina realmente muito mais com o Chris.

  2. Amanda - 19/11/2006

    Concordo, Lor e Christopher. Ela e o o Leke não têm química… o namoro deles é pura chateação de fãs que confundem amizade com amor.

  3. Laís - 19/11/2006

    Sim Sim..tipo.. o Chris combina mais com ela.. pelo fato dele entender as piadinhas das duas e ainda fazer algumas tbm.. coisa q o Luke nunca fez!! Sei q a maioria discorda e fala q o Luke deveria fik com a Lorelai.,. mas não acho q isso vai ser possivel.. quer dizer.. eu odeio quando fik esse termina, volta, termina, volta.. e talz.. e depois disso tudo.. não sei bem c eles (luke e lorelai) tem volta! =/
    Pra minha felicidade neh…q torço para Lor e Chris! =)

    EU não achei q a Rory fez uma ceninha.. só expressou a opinião dela e tal.. Afinal.. eu falaria a mesma coisa! =/

    Mas concordo com o fato desse episódio só ter dado Luke danes.. quer dizer.. ele arrazou na atuação dele.. e quando disse q tinha sido ela q tinha pedido pra casar com ele.. eu raxei de rir.. acabou com ela.. ficou sem palavras! hauahuaha
    Incrivel como uma pessoa pode acabar com a outra sem precisar xingar.. apenas com frases igual a dele! hahahaha
    E sei lá.. nem sei c senti dó.. porque ela bem q mereceu neh.. mas assim.. o Luke tbm foi chaaaato pra caramba na ultima temporada.. =/

    Enfim.. agora é esperar pelo proximo epi.. que vai ter Lor e Chris se Deus quizer! =) =) =)

  4. Laís - 19/11/2006

    A e outra.. a Liz e o Tj.. num momento de “baixou o espirito”.. falaram akelas coisas sabias pro Luke.. ahhahaa.. digo isso pq vc sabe.. normalmente só sai besteira mesmo!
    Ahh como eu amo GG! =)
    Parabéns pela review Sis! 😉

  5. Priscila - 19/11/2006

    Aquela cena do Kirk foi hilária, adorei! Luke e Lor têm que ficar juntos, afinal, ele esperou por ela mais de 8 anos.
    Aquela cena final dela chorando, nossa! Deu até vontade de chorar.

  6. Angelo - 19/11/2006

    Muito boa a Review, Lígia. Mais crítica e com seu ponto de vista sobre as cenas.

    Nessa nova temporada, eu estou assistindo aos episódios 3 vezes:

    Na primeira, eu estou cheio de expectativas e ansiedade, o que atrapalha o julgamento.

    Na segunda, eu vejo o episódio como ele realmente é.

    Na terceira é que consigo ter uma visão realmente fria para analisá-lo. Tudo para atingir a imparcialidade.

    Esse episódio, para quem não gostou do primeiro, realmente foi bem melhor. Kirk, Lane, Liz e TJ (principalmente) foram o ponto alto. Não gostei da explicação dada sobre o “sushi da Califórnia”, afinal a graça de GG é captar as referências ou até mesmo ficar sem entender. Explicar nunca!

    Quanto à trama, a temporada promete: o triângulo Luke/Lorelai/Christopher, a gravidez da Lane (!) e eu quero ver o que vai rolar quando a April der as caras de novo.

    Eu ainda não entendo o “auê” feito com a saída da Palladino e continuo afirmando que é só uma reação ao estardalhaço feito em relação ao fato. Os diálogos, as situações cômicas e as referências (A casa no lago, Battlestar Gallactica, as piadas com os bebês e celebridades, o pôster da Sandra Oh…) estavam excelentes e Stars Hollow continua familiar pra mim.

    O que está me incomodando muito (e digo isso com dor no coração) é a Lauren Graham em alguns momentos. A atuação dela foi um pouco fraca na premiere e em alguns momentos nesse segundo episódio. Não é a lorelai que eu conheço e não é culpa do texto. Ela está apática!

    Próximo episódio tem Emily Gilmore!

  7. Aline - 19/11/2006

    Lígia eu também raxei de rir com o Luke dizendo que foi a Lorelai quem proposed, anyway. Eu fiquei rindo por todo o comercial e mais um bloco. Por mais q eu ame a Lor, ela mereceu aquela dura do Luke.

    Eu acho q GG está com um visual um pouco novo o que nos mostra que não temos mais os Palladinos, mas no geral eu to gostando porque como já citaram acima, nós ainda estamos tendo as referências pops q sempre tem em GG e os townies estão sendo muito mais townies do que eles foram na temporada passada. O Kirk está impagável. E eu sinto falta daqueles conselhos no salão da Miss Patty.

    A cena de L² no mercado foi de cortar o coração, mas me fez pensar q nós teremos mais das S1 e S2 nessa S7 e isso é definitivamente bom.

    Agora, posso dar uma sugestão? Vc poderia mostrar mais a sua opinião em vez de descrever as cenas, é legal saber amis a fundo o que você acha… sei lá… só opinando, não leve a mal.

  8. Renata - 19/11/2006

    Liz e TJ são os mais fantasticos!

  9. Rafaelly - 19/11/2006

    “Não gostei da explicação dada sobre o “sushi da Califórnia”, afinal a graça de GG é captar as referências ou até mesmo ficar sem entender. Explicar nunca!”
    Concordo, Angelo!

    Gostei desse episódio…foi melhor q o primeiro, com certeza,mas já deu pra sentir q essa temporada vai ser mais dramática mesmo e bem diferente do GG pelo qual me apaixonei,mas tudo bem!Eu vou ter que me acostumar.
    O q eu amei nesse episódio foi ver a Rory e a Lor conversando de novo,mas conversando mesmo e não aquilo q foi na temporada passada.
    Aliás, a Rory quando está em Stars Hollow volta a ser a Rory de sempre…Ela conversando com a Lane tb foi outro presente do Rosenthal.Senti falta da Rory nesse mundinho na 6ªtemporada.
    Liz e TJ estavam muito sábios nesse episódio…hehehe…E foi uma grande surpresa vê-los tão bem como um casal!Lor e Luke têm muito o q aprender com eles…hehehe
    Kirk e Lane tb estavam ótimos!!!
    A cena de Luke e Lor no mercado foi de partir o coração…E a cena da Lor no sofá chorando e a Rory sentando ao lado dela,idem.
    Aliás, por incrível q pareça a conversa no mercado foi a mais sincera q eles já tiveram,mas precisavam se separar pra isso acontecer?
    Semana q vem, Emily “Adolf” Gilmore estará de volta!Obaaaaaaaaa!

    E tomara q vire tradição dar um soco no Chris todo início de episódio.

  10. Lígia - 20/11/2006

    Marcos e Amanda, eu sou fã de Luke & Lorelai, embora acredito que eles tenhamudado muito o Luke desde a 7ª temporada, realmente concordo com o fato dele ter se tornado um banana, não é capaz de lutar pelo o que quer, não tem voz ativa, não é o Luke que eu conheço.
    E Lais na review passada houve um comentário em que uma pessoa disse assim, ‘o christopher é um tipico namorado do colegial’ e eu meio que concordo, ele é o primeiro amor dela e isso querend ou não, não passa. Eles combinam na quimica e nas brincadeiras, mas pra manter uma relação, como o passar do tempo vc ve que isso não basta. 😀

    Bjuzz***

  11. Mônica - 20/11/2006

    É como eu falei no post passado. O Luke está descaracterizado e a Lorelai está começando a ficar. Espero que o Rosenthal caia em si e pare de fazer besteiras.
    Luke e Lorelai forever!

  12. Paulo Antunes - 20/11/2006

    Alô Angelo,

    Gostaria de comentar os teus comentários.

    Primeiro, eu acho que Gilmore Girls tem dois tipos de público diferentes. Tem aquele mais primário, que assiste como um drama teen e se ressente com as atitudes do personagens, e tem aquele mais sofisticado, que assiste a série como uma comédia e percebe exatamente como se dá a ação e a reação dos personagens aos estímulos que a série impõe e vê nesta construção psicológica o charme da série. Eu me considero um telespectador deste segundo tipo, creio que a Lígia seja também.

    Por favor, não venha dizer para nós que a saída dos Palladino gerou um auê na série e que continua tudo igual, porque não continua tudo igual.

    O telespectador percebe as diferenças.

    Eu fiquei com um estranhamento na season premiere e agora no segundo episódio percebo exatamente o que mudou. De fato a série segue engraçada e segue tentando seguir um mesmo padrão, com variações. Como você bem repara, o número de citações à cultura pop até aumentou!

    Mas do ponto de vista dos diálogos, eles mudaram demais.

    Eu aí eu discordo de você sobre a causa da apatia da Lauren Graham. Isto é causa direta do novo padrão de texto. O texto está sem ritmo, sem brilho.

    A sensação é exatamente a mesma que o telespectador de The West Wing sentiu na virada da quarta para a quinta temporada: Os personagens ainda estão lá, mas suas “vozes” mudaram.

  13. Eudes Antonio - 20/11/2006

    Tbm achei esse episódio melhor q o Primeiro.Tbm achei bom Luke dizer algumas verdades pra Lorelai.Mto engraçado qdo Lorelai tenta deixar a casa delal com um ambiente asiático.A Lane tbm tava mto engraçada!Querendo seguir os conselhos da mae de naum fazer mais sexo.(Lembrei do episódio do casamento dela na 6ªtemporada,pra mim um dos clássicos).Tbm achei legal Liz e Tj aparecerem.E tô sentindo falta da Emily!!Espero q ela continue a mesma hehe.

  14. Angelo - 20/11/2006

    Olá Paulo,

    Pode ter certeza de que também faço parte dessa segunda categoria. Também quero dizer que geralmente tenho a má sorte de ter meus comentários interpretados ao extremo.

    No post anterior em relação à crítica feita pelo NY Times, eu falei que as diferenças estão aí pra todo mundo ver. O que as pessoas têm que aceitar é que ninguém tem ou terá o cérebro ou a peculiariedade dos Palladino. O Rosenthal está com a dificílima tarefa de manter o alto padrão da série. O que eu quis dizer é que poderia ser bem pior e, no entanto, ele vem dando conta do recado em relação aos momentos cômicos e as referências Pop (a familiaridade que eu citei está aí e no ótimo trabalho com os coadjuvantes). Não disse que estava TUDO IGUAL, apenas elogiei bons momentos do episódio.

    Continuo achando que o “auê” feito com a saída dos Palladino afeta negativamente a capacidade de compreenção por parte do público para com as mudanças. As pessoas estão exageradas e intolerantes em certos aspectos.

    Também clamei pela paciência dessas pessoas, pois, eventualmente, o “New Guy” irá pegar o ritmo e tomará conhecimento das críticas contrutivas. A temporada nem chegou na metade. Não é essa tragédia toda.

    Quanto a apatia da Lauren Graham continuo a achar que não é responsabilidade apenas da “falta de brilho no texto”. Na premiere só teve biquinho de tristeza e nesse segundo episódio, na cena em que a Lorelai conta à Sookie que falou com o Luke, ela estava distante e artificial. Toda a cena foi fraca: desde as gracinhas com o sushi até o momento íntimo da personagem. Contudo, nas cenas finais do constrangedor encontro no mercado e do choro que encerra o episódio, ela esteve ótima. Estou vendo os dois lados. Não expresso opniões com fanatismo cego. Outro fato é que a “falta de brilho do texto” não atingiu a Alexis Bledel. Rory não está apática.

    Não está TUDO igual (nunca disse isso), e talvez nunca o fique. Mas para quem está começando com uma (pesada) cruz nas costas, para mim, o Rosenthal está fazendo um trabalho decente. Que com prática e ajustes apontados pelo caminho, tem tudo pra melhorar.

  15. Laís - 20/11/2006

    Olha.. pra falar a verdade.. sempre q muda um diretor ou algo assim.. as pessoas caem encima.. mas vamos tentar fazer oq o angelo disse.. de esperar ate o meio da temporada pra ver oq vira neh!! 😀

    Ah.. detalhe.. amei a interpretação da Lauren e do Scott.. quando eles se encontraram na rua! Foi demais.. só pra reforçar m,ais uma vez! 😛

  16. Vanessa - 21/11/2006

    Vcs já repararam que um dos pontos fortes de GG são os coadjuvantes? Eles dão brilhantemente conta do recado e muitas (maioria, até) das cenas cômicas passam por eles.
    Kirk, o cunhado de Luke (aquela cena em que ele o abraça depois de saber que se separou de Lorelai foi hilária), Liz, Lane, o marido da Lane (a cena dele descrevendo a lua-de-mel no México foi ótima)e sua mãe, Sookie e o seu marido (se lembram da cena em que ele descobre que tem uma plantação de maconha no seu quintal?). Sem contar Taylor e Miss Patty. Taí um grupo de coadjuvantes que foi escolhido a dedo.

  17. Fanny - 21/11/2006

    concordo q o segundo epi melhorou bastante!mas eu ainda acredito no potencial do David Rosenthal,acho q ele ta dando um rumo certo pra historia afinal o luke pisou na bola,ultimamente,e nao eh so pq eu amo a lor e o chris juntos mas o luke tambem nao acorda pra vida,ele ta tendo oq merece..
    O kirk foi muitoO comico,aquilo eh bem tipico dele..
    ah..adorei sua review!!!
    bjs

  18. Lígia - 21/11/2006

    Oie Angelo,

    olha, eu concordo com vc que estranhei na hr da explicação do sushi, não é muito comum em GG! Quanto a Lauren eu devo dizer que a atuação dela está diferente e além disso sei que há mais dela nesta temporada, a opinião dela está valendo muito e creio que ela esta fazendo transparecer na atuação; e ainda, eu não acho que a visão dela bate com a dos Palladinos.
    Sendo assim a gente vai percebendo uma diferenças aqui e ali, afinal de contas sao pessoas com visões diferentes no comando da série; e é engraçado pois ate o david R. assumiu isso numa entrevista que ele deu (no meu blog).

    Aline… o tentando hehehehe tipo tem coisas que eu acho necessário comentar, mais achei que colocquei mais opinião minha nesta review, vou tentar seguir sei consleho na proxima!

    Bjuzz***

  19. Brunella - 22/11/2006

    eu AMEI A CRÍTICA! concordo com praticamente tudo, só acho que a lor combina mais com o Luke do que com o Chris…. eles tem uma química boa, mas concordo que nos últimos tempos eles estão fora de sintonia!
    Continue colocando as críticas, amei@!!!!

  20. juliano gois DRT.0518-BA - 29/02/2008

    na minha opinião combina com chris.

  21. juliano gois drt-0518-ba - 29/02/2008

    ne minha opinião lor combina muito com chris.

  22. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!