Review: Fringe – Earthling

Data/Hora 29/12/2009, 11:30. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Fringe - Earthling

Série: Fringe
Episódio: Earthling
Temporada:
Número do Episódio: 26 (2×06)
Data de Exibição nos EUA: 5/11/2009
Data de Exibição no Brasil: 1/12/2009
Emissora no Brasil: Warner

Que episódio bom! Estou felicíssimo com essa temporada de Fringe. Earthling foi um daqueles episódios em que realidade fantástica e ficção científica foram usadas na medida certa. O caso que serviu de pano de fundo para o episódio contou a odisseia do russo Timur Vasiliev. Usando o falso nome de Thomas Koslov, ele foi alvo de uma investigação liderada pelo agente Broyles há quatro anos atrás.

O irmão de Timur, o cosmonauta Alex, voltou de uma missão trazendo consigo um organismo, uma espécie de sombra que se alimentava de radiação. A sombra procurava pessoas que fizeram tratamento radiológico e subtraia a radiação do corpo da vítima, que virava cinzas. Um belo efeito. A CIA e o governo russo também estavam a procura de Timur e Alex. Por uma razão não bem esclarecida no episódio, a CIA e o governo russo tinham grande interesse em manter o caso em sigilo absoluto. Tanto que o Senador Van Horn foi pessoalmente avisar ao amigo Broyles, que ele não estava mais a frente do caso Timur.

O caso revelou um drama particular do carrancudo Broyles. No passado, sua dedicação foi tanta, que ele acabou deixando a família em segundo plano. Seu casamento não resistiu e ele acabou se separando. Em conversa com Olivia, ele revelou a história e o sofrimento.

A resolução do caso contou, claro, com a participação ativa de Broyles. Depois que Walter e Peter fizeram uma representação física da fórmula da sombra, a conclusão foi que para exterminá-la seria preciso acabar com seu hospedeiro, Alex. Quando conversava com Broyles, Timur acabou sendo atacado pela sombra e virou cinzas. O FBI encontrou Alex agonizando numa van. Quando a sombra estava prestes a atacar uma criança, Broyles tomou uma atitude drástica: atirou em Alex. A menina foi salva.

Fringe - Earthling

Broyles foi a casa de Diane, sua ex-mulher, e falou sobre a resolução do caso num clima de visível tristeza. Na saída, ele foi abordado por um agente da CIA que fez ameaças veladas e exigiu sigilo sobre o caso da sombra. Quando Broyles perguntou o que foi feito do Alex, o agente da CIA olhou para o céu, dando a entender que o cosmonauta – junto com a sombra – foi mandado de volta ao espaço. Grande episódio!

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Post Séries.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Claudemir A. Zamproni - 29/12/2009

    Grande episódio de uma grande temporada. Estou à espera dos episódios inéditos, para não perder nenhum. “FRINGE” me ganhou pela criatividade e inteligência. Nada de “Arquivo X” (que eu nunca gostei!); “FRINGE” é “FRINGE”, para nossa sorte.

  2. Thiago FLS - 29/12/2009

    Já eu estou achando essa temporada bem inferior à primeira, com exceção de alguns episódios como Momentum Deferred e August. Não sei se foi porque mudaram a maior parte da equipe dos roteiristas, mas não estou achando as inovações científicas tão criativas e interessantes quanto as da temporada anterior, e parece que agora só se esforçam para bolar maneiras cada vez mais nojentas e chocantes de os criminosos matarem suas vítimas.

    Eu não me incomodo tanto com a lentidão para revelarem detalhes da mitologia da série, mas isso seria bem mais suportável se elaborassem casos mais envolventes para cada episódio. Nesse episódio, por exemplo, tentaram dar mais profundidade a Broyles e aproveitar melhor o talento de Lance Reddick, mas achei todo o roteiro chato e pouco original.

    Além disso, desde que transferiram a produção para Vancouver, estou sentindo uma atmosfera meio fria e desestimulante nos episódios, e parece que o casting está bebendo da mesma fonte de canastrões canadenses de Smallville.

  3. paullo kidmann - 29/12/2009

    concordo Claudemir…confesso q eu meio que não gostei de algumas coisas no início da temporada mais fringe ta perfeito.

  4. Gilberto - 30/12/2009

    Fringe vem ganhando identidade própria. Esse episódio é um grande exemplo disso! Vida longa a série.

  5. Matheus Lins - 03/01/2010

    X-Files feelings.

  6. Bruno - 07/06/2010

    Sombra que mata teve em um episódio de Arquivo X no qual participou o ator que fez Monk.

    Por que não colocaram o cosmonauta numa caixa de chumbo e concretaram? Por que gastar para mantê-lo no espaço? Por que não instalaram o cosmonauta numa máquina de raio-x e deixaram ela lá, ligada, alimentando a sombra?

    Puxa, tiro na cabeça e o cara ainda foi mantido vivo? Pensaram o que? Que se ele morrer mesmo a sombra se libertaria?

    Muitas pontas soltas…

  7. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!