TeleSéries
Review: Fringe – Earthling
29/12/2009, 11:30.
Ed Cavalcante
Reviews
Fringe
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: Fringe
Episódio: Earthling
Temporada: 2ª
Número do Episódio: 26 (2×06)
Data de Exibição nos EUA: 5/11/2009
Data de Exibição no Brasil: 1/12/2009
Emissora no Brasil: Warner
Que episódio bom! Estou felicíssimo com essa temporada de Fringe. Earthling foi um daqueles episódios em que realidade fantástica e ficção científica foram usadas na medida certa. O caso que serviu de pano de fundo para o episódio contou a odisseia do russo Timur Vasiliev. Usando o falso nome de Thomas Koslov, ele foi alvo de uma investigação liderada pelo agente Broyles há quatro anos atrás.
O irmão de Timur, o cosmonauta Alex, voltou de uma missão trazendo consigo um organismo, uma espécie de sombra que se alimentava de radiação. A sombra procurava pessoas que fizeram tratamento radiológico e subtraia a radiação do corpo da vítima, que virava cinzas. Um belo efeito. A CIA e o governo russo também estavam a procura de Timur e Alex. Por uma razão não bem esclarecida no episódio, a CIA e o governo russo tinham grande interesse em manter o caso em sigilo absoluto. Tanto que o Senador Van Horn foi pessoalmente avisar ao amigo Broyles, que ele não estava mais a frente do caso Timur.
O caso revelou um drama particular do carrancudo Broyles. No passado, sua dedicação foi tanta, que ele acabou deixando a família em segundo plano. Seu casamento não resistiu e ele acabou se separando. Em conversa com Olivia, ele revelou a história e o sofrimento.
A resolução do caso contou, claro, com a participação ativa de Broyles. Depois que Walter e Peter fizeram uma representação física da fórmula da sombra, a conclusão foi que para exterminá-la seria preciso acabar com seu hospedeiro, Alex. Quando conversava com Broyles, Timur acabou sendo atacado pela sombra e virou cinzas. O FBI encontrou Alex agonizando numa van. Quando a sombra estava prestes a atacar uma criança, Broyles tomou uma atitude drástica: atirou em Alex. A menina foi salva.
Broyles foi a casa de Diane, sua ex-mulher, e falou sobre a resolução do caso num clima de visível tristeza. Na saída, ele foi abordado por um agente da CIA que fez ameaças veladas e exigiu sigilo sobre o caso da sombra. Quando Broyles perguntou o que foi feito do Alex, o agente da CIA olhou para o céu, dando a entender que o cosmonauta – junto com a sombra – foi mandado de volta ao espaço. Grande episódio!
* * *
Texto publicado originalmente no weblog Post Séries.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Grande episódio de uma grande temporada. Estou à espera dos episódios inéditos, para não perder nenhum. “FRINGE” me ganhou pela criatividade e inteligência. Nada de “Arquivo X” (que eu nunca gostei!); “FRINGE” é “FRINGE”, para nossa sorte.
Já eu estou achando essa temporada bem inferior à primeira, com exceção de alguns episódios como Momentum Deferred e August. Não sei se foi porque mudaram a maior parte da equipe dos roteiristas, mas não estou achando as inovações científicas tão criativas e interessantes quanto as da temporada anterior, e parece que agora só se esforçam para bolar maneiras cada vez mais nojentas e chocantes de os criminosos matarem suas vítimas.
Eu não me incomodo tanto com a lentidão para revelarem detalhes da mitologia da série, mas isso seria bem mais suportável se elaborassem casos mais envolventes para cada episódio. Nesse episódio, por exemplo, tentaram dar mais profundidade a Broyles e aproveitar melhor o talento de Lance Reddick, mas achei todo o roteiro chato e pouco original.
Além disso, desde que transferiram a produção para Vancouver, estou sentindo uma atmosfera meio fria e desestimulante nos episódios, e parece que o casting está bebendo da mesma fonte de canastrões canadenses de Smallville.
concordo Claudemir…confesso q eu meio que não gostei de algumas coisas no início da temporada mais fringe ta perfeito.
Fringe vem ganhando identidade própria. Esse episódio é um grande exemplo disso! Vida longa a série.
X-Files feelings.
Sombra que mata teve em um episódio de Arquivo X no qual participou o ator que fez Monk.
Por que não colocaram o cosmonauta numa caixa de chumbo e concretaram? Por que gastar para mantê-lo no espaço? Por que não instalaram o cosmonauta numa máquina de raio-x e deixaram ela lá, ligada, alimentando a sombra?
Puxa, tiro na cabeça e o cara ainda foi mantido vivo? Pensaram o que? Que se ele morrer mesmo a sombra se libertaria?
Muitas pontas soltas…