Review: Fringe – A New Day in the Old Town

Data/Hora 03/11/2009, 11:46. Autor
Categorias Reviews
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Fringe - A New Day in the Old Town

Série: Fringe
Episódio: A New Day in the Old Town
Temporada:
Número do Episódio: 21 (2×01)
Data de Exibição nos EUA: 17/9/2009
Data de Exibição no Brasil: 27/10/2009
Emissora no Brasil: Warner

Depois de uma season finale sensacional, Fringe retorna ainda melhor. Uma mistura mais que perfeita de cenas de tirar o fôlego com questionamentos e emoção fizeram de A New Day in the Old Town um episódio marcante para a mitologia da série.

Todo mundo sabe que as cenas de abertura dos episódios de Fringe são sempre algo a parte, com efeitos especiais/maquiagem sensacionais ou com algo bizarro que quase te mata do coração. Estava preocupado se essa qualidade teria acabado quando vi a transformação do shapeshifter, que não foi de todo ruim mas já vimos esse tipo de efeito por sete anos em Buffy! Contudo a “abertura” só termina quando sobem os créditos e tivemos a estonteante cena da Olivia sendo arremessada de dentro do carro parado para o meio da rua.

Era mais do que óbvio que a protagonista da série não iria morrer logo na premiere (e eu sei que teve muita gente que, mesmo sabendo disso, torcia para o fim da loirinha) e que, de alguma forma ela retornaria do mundo dos mortos. Não me recordo de uma interação tão grande do Peter com o Broyles em toda a primeira temporada (o que foi um desperdício já que os dois trabalham muito bem juntos), mas esse espírito de equipe que está sendo criado entre a Fringe Division será muito positivo para seu futuro. Talvez tenha sido porque eu vi o episódio de madrugada mas, quando ela levantou falando grego e deu aquele grito eu, literalmente, pulei da cadeira.

Seria muito interessante, apesar de improvável, ver o fechamento da divisão comandada por Broyles no sentido de pensar nessa equipe trabalhando clandestinamente. Sempre houve esse questionamento entre os fãs da série: Como o Governo (ou pelo menos parte do governo que não entende direito as bizarrices que acontecem nos EUA) presta conta dos atos dessa divisão super secreta? Qual a liberdade que nossos agentes possuem dentro do FBI? Para um país e uma instituição tão burocráticos, estava tudo fácil demais.

Não sei exatamente quanto tempo passou desde que o Walter foi visitar o túmulo do Peter verdadeiro, mas suas tentativas de se convencer de que o filho atual e o real são a mesma pessoa estão cada vez maiores. Já tenho como certo que esse Peter é uma variação de outra dimensão e, por isso mesmo, que sinto tanta pena do Walter em situações como a de seu tão famigerado pudim. Quero logo ver a reação do Peter quando souber quem é (ou quem não é!).

Fringe - A New Day in the Old Town

A nova agente chegou cheia de referências bíblicas e uma mente aberta para as loucuras que vai encontrar na nova divisão de trabalho (ta bom, isso não ficou exatamente claro, mas ela deve voltar a interagir com os personagens fixos). A atuação da moça foi apenas regular mas a introdução de uma personagem que não tem a mente bitolada na ciência e com um lado espiritual pode fazer muito bem à série.

A ida do Shapeshifter àquela loja foi reveladora. Primeiro descobrimos que ele não foi o primeiro a passar por alí, segundo que parece que aquele é um local especial, algo parecido com uma janela para outra dimensão, um local de comunicação entre o exército presente na nossa Terra e seus superiores em sabe-se Deus onde. A jogadinha do espelho digitando sozinho foi simples, mas bem feita, mas o que me intriga é o porquê do dono da loja(?) aceitar guardar essa sala.

A bomba do episódio, contudo, fica com a revelação da (nova?) identidade do agente Charlie Francis. Pra bem da verdade eu não entendi muito bem o que aconteceu. Como pode o Francis estar morto se a “enfermeira” morreu (e vimos o corpo dela)? Se ela tivesse se transformado nele, o corpo dela não iria existir mais ali, entendem? A única coisa que consigo pensar é que havia outro shapeshifter escondido no local, mas é demais para a minha cabeça!

Com essa loucura adrenalínica Fringe encerra o primeiro de seus episódios dessa segunda temporada que promete muito!

* * *

Texto publicado originalmente no weblog Série Maníacos.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Tati Siqueira - 03/11/2009

    Não me agradou muito esse episodio, bem como o Final. Mas como tudo em fringe é “sinistro”, vamos acompanhando para ver no que vai dá. Comecei a assistir e agora tenho que terminar de acompanhar a serie……..rsrsrsrsrsrsr.

  2. João da Silva - 03/11/2009

    Vai ver o Shapeshifter guardou o corpo da enfermeira.

  3. bia mafra - 03/11/2009

    eu nao sei, posso ter entendido errado, mas tive a impressao que o shapeshifter desse episodio troca de cara com o corpo, tipo, ele vira ela e ela vira ele. posso estar enganada, em Fringe, tudo eh muito rapido e as vezes a gente se perde.

  4. WampaOne - 03/11/2009

    Alguem reparou na TV tv da primeira vitima do shapeshifter? Mulder na cabeça! E a reunião do Broyles com a cupula do FBI…aquele chefao parecia muito o superior do Skinner que sempre dava um jeito de fechar os X-Files.

    Tambem não entendi muito beom como funcionou o esquema do shapeshifter incorporar o Broyles, mas, o que vale é o resultado

    Não lembro muito bem do final da temporada passada…Eu lembro que a Olivia foi conversar com o “Spock” na outra dimensão. Ai ele fala que vai revelar alguma coisa importante, e acaba o episódio. Agora ela aparece do nada jogada da outra dimensão no acidente. Tem mais algum detalhe que eu não lembro? É mostrado o acidente na outra dimensão?

  5. almir garcia - 03/11/2009

    O número correto do episódio é 21.

    Resposta do Editor: É verdade Almir, obrigado pela correção.

  6. Alessandro - 03/11/2009

    WampaOne,
    no último episódio da primeira temporada quando a Olivia está indo se encontrar com o Willian Bell ela “quase” sofre um acidente. Esse acidente é o mesmo desse do início da segunda temporada. O que aconteceu é que no exato momento em que ela escapa do acidente no último episódio, ela viaja para a outra dimensão (onde ela NÃO sofreu o acidente) e encontra o Willian Bell. Já na nossa dimensão o acidente ocorreu e é quando ela aparece caindo do carro!

    Sobre o Shapeshifter, ele guardou o corpo da enfermeira e deixou ele escondido lá. Então ele chega (como enfermeira), mata o Charlie, se “transforma” no Charlie, esconde o corpo do Charlie verdadeiro e pega o corpo da enfermeira e finge que o Charlie matou a enfermeira! Deu pra entender? ehhehe

  7. paullo kidmann - 03/11/2009

    é verdade João, vai ver q ele guardou o corpo da infermeira assim como ele guardou o do AG. Francis ( p queimar dpois)!
    e tati concordo com vc não gostei dessa Season Premiere!

  8. RicardoPN - 03/11/2009

    Que eu me lembre, o Shapeshiffer jogou o corpo do Charlie na fornalha, portanto o corpo verdadeiro foi destruído.

  9. Claudemir Antonio Zamproni - 04/11/2009

    Sensacional mais este episódio!!! Ele incorpora nuito mais mistério à série, cuja segunda temporada promete MUUUIIITO!!! Não sou fanático por “FRINGE”, mas é uma série decente, que cumpre o que promete, entretém e diverte, o que poucas, hoje em dia, estão conseguindo…

  10. marcia - 05/11/2009

    Também acho que essa temporada de fringe “promete”.Vamos esperar os novos episódios!

  11. Scotti - 27/02/2010

    como o agente fracis MORRE e depois aparece na segunda temporada?

  12. Thiago Sampaio - 27/02/2010

    Scotti, nao assisto Fringe mas está falando desse episódio?
    https://teleseries.com.br/review-fringe-unearthed/
    Se for, observe que até nos EUA ele foi exibido fora de ordem

  13. Bruno - 05/06/2010

    Alguém sabe onde estão os reviews dos episódios 1×19 e 1×20? Pelo tag Fringe pulou do 1×18 pro 2×01.

    Pô, sacanagem o que fizeram com o Francis… Quando eu vi a enfermeira no chão pensei na mesma hora que Peter ia pedir pra ele abrir a boca só por precaução.

    Não vimos a conversa com Spock, digo, Belly, nem como Olivia voltou. Saco, detesto cliffhanger que não dão sequência 🙁

  14. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!