Review: Friday Night Lights – Who Do You Think You Are?


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Friday Night Lights -  Who Do You Think You Are?Série: Friday Night Lights
Episódio: Título: Who Do You Think You Are?
Temporada:
Número do Episódio: 34 (2×12)
Data de Exibição nos EUA: 18/1/2008
Data de Exibição no Brasil: 7/3/2008
Emissora no Brasil: Sony

Friday Night Lights sempre se preocupou em tratar de diversos temas polêmicos e que atraem uma discussão muito ampla, principalmente para o seu público alvo, que são os adolescentes. Entender como é o mundo desses jovens é a grande força da série, que procura desvendar os mistérios que rondam essa idade, tentando trazer o máximo de realidade possível com base no cotidiano dessas pessoas.

Assim foi o episódio exibido nessa semana. Smash e Noelle estavam começando a se conhecer e a se gostar. Mas um garoto negro namorando uma garota branca ainda não é algo bem visto pela sociedade texana. A família de Noelle manifestou o seu desprezo pelo namoro em um jantar em sua casa e a mãe de Smash, sem ter muito o que fazer e querendo proteger o filho, concordou com tudo. O desprezo por parte da família, no entanto, apenas reflete o preconceito racial nas ruas, tema este também muito bem retratado na nova temporada de One Tree Hill.

O preconceito retratado no programa não ficou apenas no âmbito racial. Santiago está vivendo uma ótima vida, tendo a oportunidade de crescer e de sonhar. Os seus sonhos poderiam até ser interrompidos pelas amizades que criou na época do reformatório e, ainda mais agora que aqueles mesmos amigos estão de volta. O preconceito com essas pessoas também é visível na sociedade, mas acredito que não é uma coisa que essas pessoas gostariam de sentir, mas elas são obrigadas a sentir. Esses mesmos criminosos não fazem nada para que a sociedade tenha confiança neles. Pelo contrário, eles fazem com que o desprezo aumente ainda mais. Buddy Garrity tenta não passar o seu preconceito para Santiago e é gentil com os seus amigos, convidando-os até para uma festa em sua casa. As coisas saem dos trilhos, mas Santiago consegue mostrar que está focado em tentar viver uma vida e aproveitar a oportunidade que lhe foi dada.

Friday Night Lights -  Who Do You Think You Are?Um outro momento importante no episódio, acho que em todos são, é a família Taylor, que já considero uma das melhores na televisão. A oportunidade de ver uma verdadeira família tendo discussões como qualquer outra e tomando decisões é de extrema importância para entender o que é ser uma família. A série deixa isso claro, em todos os momentos que eles estão na mesa jantando e tendo discussões, ou quando eles tentam criar a sua filha da melhor maneira possível. Todos esses momentos, essas situações, é um reflexo do verdadeiro significado do que é construir uma família e de se consolidar como tal.

Nesse episódio vemos a família Taylor tomando uma importante decisão: levar Gracie Bell para uma creche. Obviamente que com o trabalho, tanto de Eric quanto de Taylor, não ia ter ninguém para cuidar do bebê, principalmente agora que a irmã de Tami foi embora. A única saída é deixá-la em uma creche, mas vemos o quão essa decisão é importante e o quanto demorado pode ser para uma mãe decidir isso. Por essa razão, muitas mulheres acabam saindo do emprego e algumas resolvem dedicar grande parte da sua vida para isso. A série tenta quebrar aquele velho tabu de que o homem foi feito para trabalhar e de que a mulher foi feita para criar os filhos. Isso já foi há muito tempo atrás, agora os tempos são outros. E mesmo sendo uma decisão muito complicada, a série mostra que é preciso ser tomada e é preciso coragem para fazê-lo.

Na outra ponta do episódio, está o personagem de Lyla Garrity (cada vez pior), apresentando agora um programa cristão na rádio e se apaixonando por um dos apresentadores. Isso, obviamente, faz com que as esperanças de Tim Riggins de tentar conquistá-la irem por água abaixo. Matt também aparece um pouco no episódio e a série nos lembra de como o seu personagem era bom na primeira temporada, quando ele tinha aquelas conversas loucas sobre relacionamentos com Landry. Eram momentos engraçados e a série perdeu um pouco disso. Matt e Jason praticamente não aparecem mais nos episódios, se tornando, agora, meros coadjuvantes de uma história que girava, basicamente, em torno deles e da família Taylor.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Paulo Fiaes - 10/03/2008

    excelente texto
    gostei da citação sobre One Tree Hill
    e até dificil falar que existe racismo nos dias de hj, mas existe, eu mesmo já passei por isso, mais de uma vez.
    agora, de quem é a culpa?
    no caso dos amigos de santiago, eu n confiaria neles, mas sei que os julgarias por suas roupas e comportamentos, deveria ser assim?
    é um tema complicado, e sei q posso ser mal interpretado aqui
    mas costumo dizer que a sociedade é machista e racista.
    veja só, um homem branco mal vestido andando sozinho a noite pode assustar alguns, um homem negro mal vestido andando sozinho a noite, asusta quase todos.
    como disse racismo é complicado, é mais uma coisa que precisava mudar na mente das pessoas, e geralmente essas sementes foram colocadas nela desde que nasceram.

    sobre Lyla, eu adorei o plot pra personagem nessa temporada, sei la, ja tive uma amiga porra louca que virou crente, e é parecido com q Lyla ta fazendo, é surpreendente. e n tenho achado chato essa história dela e do Tim

    e sim, Matt e Jason foram os grandes erros da temporada, mas vai ser de Matt a melhor cena da série, ou uma das melhores.

  2. Bárbara - 10/03/2008

    Ótimo review. Uma dúvida, sou fã de OTH e de que preconceito racial vc está falando na série?

  3. Vinicius Silva - 10/03/2008

    Olá Barbara…

    Me refiro a um dialogo entre Mouth e Skills no parque, não lembro em que episódio foi agora. Acho que vou ter que soltar spoilers aqui, mas então, eles estão falando sobre a situação de Mouth no trabalho e o Skills fala de algo relativo ao que as pessoas pensam sobre o que está acontecendo e faz uma comparação se, por acaso, isso acontecesse com ele.

    Não vou me aprofundar muito porque senão posso soltar spoilers aqui e as vezes as pessoas não gostam e tudo mais. Mas, se você tiver acompanhando, acho que se lembrará. Mas, repito, a comparação não precisa ser levada à risca, porque não é nada muito próximo…

    Abraços!

  4. Darth Cesar - 10/03/2008

    È justamente por essa diversividade nos temas que gosto da serie, e não seria justamente o fato dela ser tão diferente, (pelo menos eu acho que é), das outras series teen que não esta tendo muita audiência nos esteites? Afinal, qual foi a serie teen que já mostrou uma personagem crente? Também gosto da Lyla, mas convenhamos, o flagrante do Riggins foi pra la de clichê.
    Quanto ao preconceito ref. aos amigos do Santiago, eu acho que não é racismo ou preconceito, e sim o fato que cada um tem que cuidar da sua pele… Principalmente no mundo de hoje, seguro morreu de veio!
    Agora a situação do Smash já é diferente, ai é uma questão da família e o casal quebrar as regras da sociedade, o que convenhamos não deve ser nada fácil.
    Enquanto via o drama dos Taylor ficava só imaginando a dor dos pais em ter que deixar um bebê na creche, já sofro só de emprestar uns dvds a amigos?!!!

  5. Andrea - 10/03/2008

    Ótimo review, mas a frase abaixo ficou engraçada…

    “Obviamente que com o trabalho, tanto de Eric quanto de Taylor, não ia ter ninguém para cuidar do bebê”.

    Taylor é o sobrenome da família. 🙂

    ***

    Condordo que Matt e Jason viraram coadjuvantes esta temporada. O elenco é grande e boa parte da temporada ficou muito focada naquele crime envolvendo a Tyra e o Landry, então alguns personagens perderam espaço mesmo.

    A Lyla está chatinha. Mas essa religisosidade repentina dela também é um tema social e bastante realista. O que eu acho piegas é eles usarem isso como um jeito de juntar o casal “bad boy” e bebum Tim com a “Madalena arrependida” Lyla, que é o que o episódio pareceu indicar…

  6. Vinicius Silva - 10/03/2008

    É Andrea, vi agora…

    Era pra ser: “Obviamente que com o trabalho, tanto de Eric quanto de TAMI, não ia ter ninguém para cuidar do bebê”.

    seria TAMI e não Taylor, acabou passando na hora da revisão e deve ter passado pelos olhos do paulo. Vou pedir para ele editar o texto.

    Obrigado! Erro meu!

  7. Bárbara - 11/03/2008

    Lembrei!!!!!!!!!!!!!

    Tb estou acompanhando a quinta temporada. É verdade.

    Valeu!!

  8. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!