TeleSéries
Review: Battlestar Galactica – Hero
25/04/2007, 09:16. Lucas Leal
Reviews
Battlestar Galactica
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: Battlestar Galactica
Episódio: Herói (Hero)
Temporada: 3ª
Número do Episódio: 46
Data de Exibição nos EUA: 17/11/2006
Data de Exibição no Brasil: 21/4/2007
Emissora no Brasil: TNT
Graças aos Deuses, mais um sábado, mais um episódio e mais um review para debatermos. Depois da polêmica da última semana e de um episódio que me agradou muito, o episódio dessa semana na minha humilde opinião foi um dos piores da série. Nada de memorável, nada digno de ser debatido, nenhuma grande cena de ação, uma história pouco convincente e somente algo muito importante a ser comentado, os humanos, na pessoa do Adama, podem ter motivado o ataque dos cylons as colônias.
Como eu tentei explicar no último review, seriam os cylons os verdadeiros ‘culpados’ dos ataques porque simplesmente resolveram eliminar os humanos ou teriam eles tido uma motivação especial que os levaram a crer que os humanos podiam estar planejando a sua eliminação? Foi um ataque despropositado ou um ataque preventivo?
Cada um terá sua opinião acerca do tema e com certeza será o único fator de extrema relevância a ser debatido nesse episódio. Uma pena, pois eu gostava do Carl Lumbly em Alias, mas achei que ele foi muito mal aproveitado neste episódio como Bulldog. A esperança é que talvez o personagem retorne ou se torne fixo na série, quem sabe?
Bom vamos ao episódio em si. Na Galactica tem início um possível ataque cylon, mas a formação dos raiders não é a habitual. O Almirante manda a patrulha, no caso Kat e Kara, pra investigar, mas antes mesmo delas chegeram Dualla percebe que se trata de uma perseguição de dois Raiders a um terceiro. Kat e Kara chegam aos raiders, destroem os dois com facilidade, mas o terceiro que estava sendo perseguido escapa e se dirige direto pra Galactica (!!!). No exato momento que eu temia algum problema mais sério, Bulldog se anuncia como fugitivo. Nesse momento acho que todos se perguntaram quem raios é Bulldog? Escapou de lá aonde? Adama acha que era um truque, mas acaba por perceber que pode se trata de um antigo piloto seu que havia sido capturado durante uma missão e que provavelmente havia conseguido escapar dos cylons.
Bulldog aterrissa, na série e na nave, Galactica. Adama reconhece o seu antigo piloto que bate continência pra seu antigo comandante, mas fica a pergunta teria Bulldog realmente fugido, ou seria ele na verdade um cylon disfarçado?
Nas cenas seguintes essas perguntas são respondidas. Dr. Cottle compara o DNA do antigo piloto com amostras existentes no seu registro militar e elas confirmam que é ele não é um cylon e é mesmo o antigo piloto Daniel Novacek (ou Dany como lhe chama o Almirante).
Ao ser questionado por Adama como conseguiu fugir ele demonstra bom humor:
O alojamento era medíocre, o serviço lento, e chegou um momento em que pensei que o estabelecimento nada mais tinha a me oferecer, portanto eu parti.
Ao ser indagado mais uma vez por Adama, que ficou feliz por saber que os cylons não haviam destruído seu senso de humor, ele conta o que aconteceu de verdade. Preso em uma cela, onde sofria uma tortura psicológica da número Três, Dany observou que um vírus havia infectado todos os cylons, menos ele, e assim esperou o momento certo para fugir.
Na Colonial One após tentar organizar uma homenagem aos 45 anos de dedicação de Adama como militar, Roslin se reuniu com Bulldog perguntando como ele foi capturado pelos cylons. Ele conta o que aconteceu e Adama completa contando uma mentira tentando resolver a situação. Roslin percebe e pergunta o que de fato aconteceu, mas William Adama resolve manter o seu segredo da presidente.
Adama vai procurar Tigh pra conversar e avisar do retorno de Bulldog. Tigh, que estava tomando as suas biritinhas, fica chocado com o anúncio do Almirante, mas não entende o porquê de Adama ir conversar com ele, depois se dá conta do fato e começa a pressionar Adama. Adama fala que passado é passado e Tigh retruca:
Você bebeu.
Vindo de Tigh naquele momento ainda por cima não teve como não dar risada.
Adama percebe que é impossível conversar com o ex-coronel e vai se reunir com Lee pra desabafar. Adama conta então o que se passou com Bulldog quando eles faziam parte de tripulação da Valkyrie. Adama abateu a nave de Bulldog, pois não podia arriscar que os cylons tivessem conhecimento da presença humana naquele local. Adama o fez para preservar a missão, mas para azar ou sorte dele e de Bulldog, o piloto acabou por ser capturado por um raider cylon e sobreviveu.
Adama estava em uma missão secreta para investigar algo, na hora não soubemos o que, mas durante a conversa com Lee é revelado que Adama estava investigando a possibilidade de um ataque dos cylons. Mas durante a investigação, a nave de Bulldog deliberadamente cruzou a fronteira com o território cylon, cometendo um ato de guerra, que pode ter acabado motivando o ataque cylon às colônias.
Descobrimos também que por conta dessa malfadada missão, Adama acabou indo parar no comando da nave que ia se tornar um museu, Battlestar Galactica.
Durante a conversa com Lee vemos a visão de Adama sobre a missão, que para ele comprovou que:
(…) Éramos ávidos por guerra como pensavam que éramos. E eu deixei-lhes apenas uma escolha: nos atacar antes que os atacássemos.
Dany vai visitar o ‘caolho bêbado’ Saul e assim Tigh ganha um companheiro de bebida. Conversando Tigh se dá conta que Bulldog não sabe do abate da sua nave por Adama e que sobrou pra ele a missão de contar o que Adama não quis contar:
Aquele filho da #%$@.
Kara investiga os vídeos da chegada de Bulldog e percebe que os raiders estavam encenando a sua perseguição a nave. Starbuck avisa Tigh, e eles se dão conta de que os cylons não o deixariam escapar assim sem um plano e que foi muita coincidência Bulldog saber do vírus, conseguir fugir e achar a frota no meio do espaço por um mero acaso.
Assim desvendamos o problema, Dany não fugiu, na verdade os cylons o deixaram fugir para que ele chegasse a Galactica e buscasse vingança de quem o abateu – e talvez até eles soubesse que quem o abateu foi Adama.
Novacek pede para que o Almirante apareça no seu quarto, Adama vai de imediato e cai na armadilha, Bulldog prende Adama e começa a revelar seu martírio:
Que estúpido idiota cheio de esperança eu era. Eu não parava de me dizer “Resista mais um pouco Bulldog, Bill Adama esta vindo. (…) Ele não vai deixar um homem para trás. Resista” Mas você não veio.
Assim Bulldog está perto de realizar o desejo dos cylons e executar sua vingança, e conta que fugiu porque eles haviam ‘esquecido’ a porta aberta da sua cela. Adama percebe rapidamente e diz que foi assim que eles o deixaram escapar. Bulldog vai desferir o golpe mortal em Adama, quando aparece um fardado Saul Tigh para salvar o dia. Tigh se deu conta do quanto os cylons conseguiram seu objetivo fazendo com ele (em Nova Caprica) a mesma manipulação em busca de vingança que fizeram com Dany.
De volta a Colonial One vemos que William Adama pede a sua demissão a Roslin pelo ocorrido. Roslin não só não aceita como ainda entrega a medalha de distinção pelos 45 anos de serviços militares prestados. Adama não aceita, mas ela diz que ele tem que fazer pela frota, pois eles terão assim o que mais têm necessidade:
Um Herói.
E essa será a sua punição, ainda que isso o mate.
Bulldog está de partida da Galactica mas nesse momento chega Adama e lhe entrega sua farda de piloto, Dany recusa afinal após tudo que ele fez, provavelmente assim como Adama pediu sua demissão ele não se sente à vontade para voltar a ser um militar depois do que fez, mas Adama diz:
Você não vai se livrar tão facilmente de mim. Uma vez piloto sempre piloto.
Na Basestar, D’Anna tem um pesadelo em que está na Galactica e é perseguida por humanos, até que encontra uma porta escrita “Fim da Linha” (um referência clara ao episódio Torn em que o hybrido repetia insistentemente esta frase, além claro da interpretação óbvia) e ela é alvejada pelos humanos. Ela acorda e, pra nossa surpresa, descobrimos que os cylons não são monogâmicos (!!!) e que ela esta confortavelmente ‘dormindo’ ao lado de Baltar e da Caprica. Após torturar Baltar parece que ela acabou se aliando ao humano.
Em conversa futura com a Seis, D’Anna acha que o sonho é Deus tentando lhe dizer algo, não sabe ainda o que é, mas é algo importante, assim D’Anna vai a um centurião e pede pra que ele a execute e depois apague o comando da memória – surpreendente, uma máquina que não pode morrer suicida. Parece que o plano que a número três tinha, seja ele qual for, dá certo, ela faz o download e percebe: existe algo de maravilhoso entre a vida e a morte, mas o que ela quis dizer com isso eu não faço idéia, talvez ela tenha descoberto a tal mensagem importante que Deus tinha para ela.
E o episódio chega ao fim com a reaproximação de Tigh e Adama. Após salvar a vida do amigo, Tigh resolve conversar e Adama percebe que Tigh precisa expurgar os seus pecados e seus problemas contando tudo que aconteceu em Nova Caprica em especial a morte de Ellen.
Curiosidades do episódio:
• O número de sobreviventes é de 41,421 um acréscimo de uma pessoa na contagem anterior, o sobrevivente Daniel “Bulldog” Novacek.
• A nave stealth de Bulldog é captada no Dradis, algo que não deveria ocorrer. como aconteceu no episódio Flitht of The Phoenix.
• A Battlestar Valkyria era a de número 41.
• Adama indicou seu filho Lee Adama como seu sucessor no comando da Frota.
• O escritório do Almirante Corman’s é decorado com vários objetos de guerra, tal qual era o da Almirante Cain, sem dúvida sujeitos que apreciam uma boa guerra.
• Uma cena em que Adama fala a Bulldog de sua “bullshit attitude” (algo como atitude de merda) foi censurada nos Estados Unidos, mas acabou indo ao ar na internet (no iTunes e em outros canais pelo mundo).
• Foi revelado pelo roteirista no seu podcast após o episódio que a visão de D’Anna em uma ópera, era uma visão dos cinco cylons desconhecidos, os denominados cylons finais.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Esse foi um dos piores episódios de todos os tempos de BSG!! Ruim demais…
Episódio triste de ruim. aFF!
BSG é minha série preferida e naum consigo achar nenhum episodio ruim demais.Esse é meio lento.Perdi muitos eps das temporadas anteriores e tenho umas duvidas,será que alguem pode me esclarecer?Depois da 1ª guerra com os cylons,terminou em empate ou o que…os cylons foram para um planeta distante(os humanos nem tinham ideia de onde era?) As doze colonias “originais” se agruparam em um sistema solar onde no futuro estava o planeta Caprica e mais 11,que foram todos destruidos pelos cylons?E ai os sobreviventes vão buscar a 13ª colonia(a terra) que num passado remoto não ficou junto com as 12? Porque os “terraquios” sairam fora?E assim ?
Vou tentar te responder, Luiza! Se eu estiver errado alguém me corrija depois!
1) Depois da 1ª guerra com os cylons,terminou em empate ou o que…os cylons foram para um planeta distante(os humanos nem tinham ideia de onde era?)
A primeira guerra (que ocorreu cerca de 40 anos atrás) terminou mais como num “acordo”. Os cylos foram obrigados a partirem para um planeta distante. Acho que os humanos tinham idéia mais ou menos de onde era sim, tanto que o Adamão meio que “provocou” a nova guerra ao invadir esse território dos cylons.
2)As doze colonias “originais” se agruparam em um sistema solar onde no futuro estava o planeta Caprica e mais 11,que foram todos destruidos pelos cylons?E ai os sobreviventes vão buscar a 13ª colonia(a terra) que num passado remoto não ficou junto com as 12? Porque os “terraquios” sairam fora?E assim ?
Ih, que confusão… hehehe Vamos lá:
Muitos anos atrás a raça humana vivia no planeta Kobol. Depois de muito tempo foram obrigados a partir para outro(s) planeta(s). Assim os humanos saíram de Kobol e se estabeleceram nas 12 colônias. Existe uma lenda que diz que alguns humanos foram parar numa lendária 13ª colônia chamada Terra. Sim, nós seríamos descendentes do povo de Kobol. Essa é uma teoria que até meio que existe de verdade: de que a raça humana não teria se originado na Terra, mas sim de outro planeta.
Não sei se respondi ou compliquei mais hahaha
Qualquer coisa o Lucas complementa aí 🙂
abraços
Ainda bem que chegou o review e termina com a minha aflição por não ter visto o episódio. Não perdi muito então.
Desde a discussão da review passada sobre quem começou a guerra, e por isso se justicaria ou não o genocídio, me vem a mente uma situação da história que aconteceu entre a 1ª e a 2ª guerra mundial, a chamada paz armada. Do final da 1ª guerra mundial em 1918 até o início da 2ª guerra em 1938, todos os países estavam se preparando para a guerra. Apesar da situação de ‘paz’, espcialmente aqueles que foram derrotados na 1ª guerra, estavam se armando fortemente, inclusive desenvolvendo novas táticas de guerra. Na guerra civil espanhola, Hitler, aliado de Franco testou várias destas táticas. O quadro Guernica, de Picasso, é o retrato do resultado de um destes testes, o uso da ataque aéreo. Então, a próxima guerra mundial estava clara que iria ocorrer em breve, era uma questão de tempo e de quem daria o primeiro passo. Tal qual aconteceu e entre cylons e humanos.
Sobre o fato da raça humana não ter se originado na Terra, eu andei lendo pela internet que a série Galactica original se inspirou no livro “Eram os Deuses Astronautas ?”, livro escrito em 1968 pelo suiço Erich von Däniken.
Estou com voces, foi um episodio fraquinho, mas mesmo assim ainda revelou algo de importante pra serie, que me lembrou(?!) a guerra fria, a tensão permanente entre os rivais EUA/URSS, qualquer besteira de ambos os lados e tava feita a merda,(como quase aconteceu no episodio dos misseis de Cuba, infelizmente parece q o Adama fez.
Eu tambem tenho as mesmas duvidas que a Luiza, sempre achei q tudo tinha começado na Terra, então somos filhos de Kobol!
Uma coisa que sempre pensei sobre BG: quando eles finalmente chegarem a terra, estaremos mais avançados do que eles tecnologicamente ou não? Se não, eles iriam se submeter as normas terrestres ou não aceitariam assim tão facilmente as coisas e acabariam por nos subjugar, como os cylons fizeram com eles? Viajando…hehehehe.
Uma coisa que sempre pensei sobre BG: quando eles finalmente chegarem a terra, estaremos mais avançados do que eles tecnologicamente ou não? Se não, eles iriam se submeter as normas terrestres ou não aceitariam assim tão facilmente as coisas e acabariam por nos subjulgar, como os cylons fizeram com eles? Viajando…hehehehe.
Putz…foi mal, saiu repetido e ainda com um errinho, Corrigindo… (subjugar).
Valeu Alessandro ,pelos esclarecimentos.Também fico pensando se eles vão chegar a Terra,gostaria que acontecesse,mas é claro que não vai ter comissão de boas vindas,nem pro cylon,nem pro humanos.Como humana típica, não acredito que os cylon devastaram,destruiram toda a vida num sistema solar porque temiam ser atacados.BSG trata desses grandiosos temas a existencia humana e mesmo tendo de aceitar que a cylon Athena e cia têm razão em suas críticas a nossa espécie,eu não consigo ter simpatia por nenhuma por eles.No episodio da arma biológica num primeiro momento concordei totalmente com o Lee,mas essa minha postura ficou me incomodondo por demais,lembrei ,como disse a Rô, das vezes que armas biológicas foram usadas e eu sempre fui contra isto,então o jeito foi fazer auto-critica e reconhecer que estava errada.No filme é mais fácil
Meus Prezados,
Apesar de ruim o episodio de sábado fala de uma coisa que, talvez, ninguém tenha percebido, pelo menos nao comentaram. O perdão.
Sim vez que mesmo após ter sido quase morto por Bulldog, Adama o perdoou ao lhe entregar seu uniforme de piloto. E quanto ao Coronel Tigh que acredito tenha perdoado a sí mesmo pelo asassinato de sua mulher, vez que foi ao encalço de Bulldog e o impediu de matar Adama.
Quanto ao fato dos Cylons manipularem os Humanos, isto é fato notório, mas qual dos humanos da Frota manipula de forma tão suave as pessoas não deveria ser um (uma) Cylon? Eu falo da Laura Roslin.
Aposto meu brevê de Piloto Viper que a Laura Roslin é um dos cinco Cylons ainda desconhecidos, pois estava assisntindo aos episódios anteriores e percebo que ela é extremamente manipuladora (daí seu envolvimento na Politica)e de maneira muito suave consegue atingir seus objetivos.
Na minha opinião Roslin é uma Cylon muito bem disfarçada.
“Darth Cesar escreveu às 25/04/2007 às 11:58 am
Eu tambem tenho as mesmas duvidas que a Luiza, sempre achei q tudo tinha começado na Terra, então somos filhos de Kobol!”
Pois é, a raça humana (na historia do seriado, é claro hehe) surgiu no planeta Kobol. Depois se estabeleceram nas 12 colônias (Caprica, etc) e um outro grupo (nossos tatatatatataravós) vieram pra Terra. Assim, nós seríamos descendentes do povo de Kobol!
“Eduardo escreveu às 25/04/2007 às 11:39 am
Sobre o fato da raça humana não ter se originado na Terra, eu andei lendo pela internet que a série Galactica original se inspirou no livro “Eram os Deuses Astronautas ?”, livro escrito em 1968 pelo suiço Erich von Däniken.”
Isso mesmo, cara! BSG é meio inspirada nesse livro! Inclusive, recomendo que voces assistam o episódio piloto da série original!! Não sei se tem em locadoras… eu comprei pela internet. No início da série antiga, um narrador comenta justamente isso: que a vida na Terra na verdade veio originalmente de fora. E explica sobre Kobol e as 12 colônias (e o fato da Terra ser a 13ª). O filme é tosco mas eu recomendo, é interessante, entre outras coisas, ver “O” Starbuck homem! E comparar com “A” Starbuck que já estamos acostumados! hehe
olha, o que eu gosto em BSG é isso, aprendemos muito em cada episódio. Eduardo, fiquei curioso em assistir o piloto da série original, vou procurar por ai..
Minha opinião pessoal é: os cylons já queriam atacar os humanos há muito tempo e só esperavam um pretexto, mas acho que essa ação do Adama não influenciou os cylons na decisão de atacar os humanos, mas eu penso também, eles não atacaram despropositadamente mais sim por que tinham conhecimento das atitudes do Almirantado começando a investigar a sua localização, logo podiam a qualquer momento atacá-los, então na cabeça dos cylons antes eles atacarem primeiro do que serem atacados, essa ação isolada do Adama pode ter contribuído, mas acho pouco provável que ela isoladamente tenha resultado nos ataques e mesmo se teve algum peso na decisão de atacar dos cylons este peso foi a meu ver muito pequeno.
ah pessoalmente tb deixei de fora uma curiosidade quero ver se alguém percebeu…é um erro de continuidade!!!proximo do fim…
outra curiosidade que eu acho que ficou meio vago foi sobre não ser captado no dradis na verdade isso se refere ao momento
em que a Valkyrie abate a nave Stealth, afinal se ela é Stealth e estava camuflada como raios eles captaram no radar
e conseguiram travar um missíl e atirar na nave?enfim foi um furo do episódios!
e uma pergunta que eu faço…alguém se deu conta de que os cylons provavelmente
sabem a localização da frota???pq eles não atacam!?!?!?estariam eles tentando deixar os humanos em paz
ou então buscam formar uma força de ataque para dizimar de vez os humanos?ou ainda quem sabe
esperando que os humanos encontrem a frota pra Terra e eles possam usurpar deles essa localização seguindo a frota?!
ps até o final do dia de amanhã eu venho postar a ultima curiosidade que ninguem percebeu…
ps2 Luiza acho que é mais ou menos isso que o Alessandro te explicou mesmo…se tiver alguma duvida ainda pode postar mas ele respondeu perfeitamente, valeu Alessandro 😉
e Luiza vc fez confusão no fato de achar que quando eles sairam de Kobol foi por conta dos cylons…mas não foi…não sei o exatamente o pq eles sairam de Kobol mas foi a MUITOS anos antes das 12 colonias…por isso que essa historia da 13 colonia se tornou uma lenda!!!ai 40 anos atras tivemos a guerra com os cylons e tudo mais…ai isso acho que vc já sabe e entendeu 😉
de resto acho que nem tem mais o que comentar todo mundo já falou e esse episódio foi fraquinho um dos piores de BSG, não foi ruim…mas fico longe de ser bom!
ah e o João Luiz não acho que a Roslin seja um dos 5 finais!não posso dar argumentos pq até agora na TNT não foi dado nenhum…mas mais pra frente eu explico, ai talvez vc até concorde comigo…mas por hora sua opinião tem sentido 😉
e outra que ninguem falou…estamos comentando deles chegarem a Terra…que periodo historico vcs acham que eles chegam?!presente?passado?futuro…idade média?idade contemporania?era das cavernas!?!?!?futuro com naves voadoras ou um futuro ainda mais distante e totalmente alternativo!?
minha opinião fica entre um futuro proximo e nos tempos atuais…;)
Episódio fraco, ainda mais perto dos que já passaram, a comparar é até covardia. E Carl Lumbly numa participação especial desperdiçada, concordo plenamente. Não acho que ele retorne, embora o final do episódio tenha deixado isso como uma possibilidade. Interessante a sua analogia com a “paz armada”, Rô, é bem por aí mesmo. Ambos os lados ficaram durante anos se preparando pra um possível ataque, mas depois de 40 anos os cylons tomaram a iniciativa, apelando pra tese de “A melhor defesa é o ataque”, como diria a finada almirante Cain. Achei forçado o Adama se culpar pelo ataque às colônias, apesar de a invasão do território cylon pela nave do Bulldog, com a quebra do tratado que estabelecia o armistício ser um considerado um ato de guerra. Mas os cylons não atacaram de imediato, como fariam caso fosse uma retaliação em “legítima defesa”. Eles planejaram tudo durante vários anos. A missão secreta da Valkyrie pode ter tido alguma influência mas apontá-la como estopim do ataque? Acho que não.
O episódio só serviu pra “resgatar” o Tigh de seu inferno particular. E o tiozão mostrou que ainda está em forma — ou o Bulldog é que está mal… 😀 O Tigh desarmou o cara fácil, fácil e salvou a pele do Adama.
A parte dos cylons só serviu pra mostrar que a Três está ficando obcecada com esse lance de vida após a morte e mensagens divinas e isso já está começando a incomodar os demais… E a mulher está disposta a arriscar tudo, mesmo indo contra os outros.
Um sinal de que episódio está chato é quando começamos a nos atentar a detalhes como: 45 anos de serviço militar? Quantos anos o Adama tem? Uns 60, 65? Ele não parece ter mais que isso. O homem deve ter mentido a idade pra entrar na frota, só pode. 😉
E outro detalhe, mais pro final. O Adama recebe a condecoração usando o uniforme de gala (cinza) e depois o vemos acompanhando o Bulldog até a nave que o levaria embora usando o uniforme de sempre (azul). Depois o Tigh vai até a cabine dele e ele está lá, com o uniforme de gala de novo… Não acho que a cena da partida do Bulldog foi um flashback inserido entre as duas cenas, pelo menos não me pareceu isso…
Quanto a BSG chegar à Terra, ao mesmo tempo que quero ver isso me vem à cabeça uma lembrança apavorante. Um tanto vaga, mas apavorante: “Galactica 1980”.
Interessante a útima pergunta do Lucas. E se fosse nos tempos atuais ou num futuro próximo, eu me pergunto o que os humanos da Terra fariam com os humanos da frota? Acho que não seria uma boa idéia eles chegarem por aqui agora. O Bush está reinventando o projeto guerra na estrelas de barreiras de mísseis em órbita. Acho mais fácil a Roslin e o Adama negociarem a paz com os cylons – hehehe.
esse não foi muito bom
Sempre imaginei que se eles enfim chegaem a terra será numa época mais avançado do que estamos e aí novo conflito.Para mim não está claro se eles sabem onde a frota está,talvez até saibam afinal tem uma cylon na Galatica(Athena)mas eles com certeza não sabem onde é a terra e eles querem saber.Uma viagem:a Hera é tida,tanto pelos cylons como pela Rosalyn ,como o futuro,meio cylon-meio-humano,de repente eles vão chegar a terra ,numa época antiga-Egito pré-Piramide e a Hera vai ser mãe da nova geração de humanos.Existem muitos mitos na Terra sobre nossos antepassados serem do espaço…é uma viagem mesmo, esperar para saber.Por fim, pelo que li a 4ª temporada vai ser a última e nessa vão revelar um novo cylon,o argumento do João Luiz sobre a Rosalyn faz sentido,ainda mais que ela estava a morte e foi salva por sangue cylon.Agora vou para aula,achei super bom trocar ideias com outros fãs de BSG.
Alessandro e Lucas valeu pelas informações.
Pessima hora pra chegar na Terra, efeito estufa, terrorismo, fome… PT heheh, seria melhor a Galactica tentar esse novo planeta HABITAVEL que descobriram anteontem.
To ficando curioso s/ esse filme Galactica 1980!!!
Olá pessoal!
O q significa um episódio fraco no referencial da BSG? significa que ele foi no mínimo bom. Não pude assistir a série pela segunda semana consecutiva pois pela segunda vez consecutiva faltou energia elétrica na hora da série!!!Bem, acho muito pouco provável q os Cylons tenham mantigo o Bulldog vivo tanto tempo e também ficou a dúvida: se eles sabiam a posição da Galactica (pois levaram o Buldog ou o seguiram até lá) pq eles simplesmenta não a atacaram com tudo que tinham???) Essa estória de q buldog foi manipulado p se vingar do Adamão não cola. Como eles sabiam que o Buldog iria descobrir a verdade? Bem, uma coisa foi boa (pelo q li no review). O Tigh voltou à ativa e isso dá um reforço e tira aquela sensação de que o Adama está sozinho. Quanto a questão levantada pelos colegas sobre o estágio de evolução da Terra, acredito que eles devem encontrar a Terra em estágio muito primitivo ainda. E acho mais, os Cylons também vão chegar na Terra e criar as primeiras comunidades monoteístas! A-HA!
Oi!
Desculpem o comentário, mas acho que é muita inocência acreditar que a missão de Adama mostrada no episódio deste sábado tenha motivado o ataque cylon.
Segundo a cronologia apresentada, a missão ocorreu menos de dois anos antes do ataque que aniquilou as 12 colônias. Nesta época todos os modelos cylons humanoídes já haviam se infiltrado na sociedade humana.
Talvez a missão tenha antecipado o ataque cylon, mas não o motivou.
Eu espero que chegue nos tempos atuais. seria interessante trabalhar isso, agora a grande pergunta é, será q eles vão mesmo chegar a terra??
Episódio mediano. Entretanto, ele só mostra o ponto de vista humano sobre qual foi a razão ou pretexto do ataque cylon aos humanos. Não sabemos o ponto de vista cylon, então não temos uma imagem clara e completa das razões do ataque. Me pareceu que o Adama exagerou a papel dele como causa para os ataques cylons.
Rodrigo esse episódio ou o meu review que não foi mto bom!?ou os dois?!hehehe
Rô é mais facil os cylons que o Bush…pelo menos os primeiros pensam ¬¬
Patricia “E outro detalhe, mais pro final. O Adama recebe a condecoração usando o uniforme de gala (cinza) e depois o vemos acompanhando o Bulldog até a nave que o levaria embora usando o uniforme de sempre (azul). Depois o Tigh vai até a cabine dele e ele está lá, com o uniforme de gala de novo… ”
matou qual era a ultima curiosidade do episódio que eu não postei!!!heheeh alguém mais percebeu!?!?!(essa eu vi na primeira vez que vi…na segunda não vi) pra quem não leu a pergunta minha era “ah pessoalmente tb deixei de fora uma curiosidade quero ver se alguém percebeu…é um erro de continuidade”
já respondida!hehehe
“Não acho que a cena da partida do Bulldog foi um flashback inserido entre as duas cenas, pelo menos não me pareceu isso…
”
foi mal editado sim os produtores afirmaram isso depois no forum da sci-fi 😉
e não erro de continuidade como muitos falaram…(inclusive eu na pergunta) mas acabou sendo indiretamente um erro de continuidade =D
Luiza “antiga-Egito pré-Piramide e a Hera vai ser mãe da nova geração de humanos.Existem muitos mitos na Terra sobre nossos antepassados serem do espaço” nossa foi OTIMA essa sua teoria…afinal Hera é nome de uma deusa grega…mulher de Zeus (até aonde me lembro) se Zeus seria o deus supremo dos gregos faria sentido Hera a sua mulher ser a que daria “luz” a humanidade (cylon-humanos)
Marcelos essa é a minha pergunta…eles provavelmente SABEM aonde está a frota…pq eles não atacam? não sei…talvez para deixar os humanos acharem a Terra pra eles como falei…ou pq estam formando uma força de ataque destruidora!
e sim claro que eles sabiam que o Bulldog ia saber a resposta…pq a essa altura eles sabem que o Adama é o comandante da Galactica e idem o Tigh está lá tb!!!durante interrogatórios ou mesmo sabendo quem estava no comando da missão de quem passou da linha do armisticio! logo eles podem sim ter feito por esse motivo…até pq se não pq soltariam?pra se vingar dos humanos em geral era pouco provavel pq o ódio dele ia ter que ser especifico…eu acredito que foi pra se vingar do Adama mesmo…não me convence mto (como vc falou) mas pela cronologia e pelos motivos levantados eu acho que foi por isso sim!
e para TODOS gente quando eu levanto os posicionamentos durante o review eu evito tomar partido, depois nos meus comentários pessoais aqui eu defendi o que achei…eu já disse eu não acho que a parada do Adama foi decisiva para o ataque ou mesmo que tenha influenciado…mas as decisões reinteradas do Almirantado de fazer esse tipo de missão (pq com CTZ essa não foi a primeira e nem a única) foram decisivas para o ataque cylon!!!
ps o que prova que os cylons humanos tavam lá a tempos???por hora tirando a Boomer todos os outros estavam a pouco tempo lá!!!e levando em conta que a Boomer era um agente adormecido não havia “ninguem” trabalhando para os cylons antes dessas atitudes do Almirantado…tirando os cylons de “segurança” adormecidos lá para o caso de se precisar…enfim minha opinião cada um tem a sua se alguém discordar fique livre pra tal (obvio) mas por favor aponte os motivos 😉
Quanto a começar o ataque, na verdade o maior culpado não é nem de longe o Adama e sim o Baltar. Os cylons só conseguiram destruir as 12 colônias com tamanha rapidez e facilidade porque tiveram a ajuda de Baltar (sem ele saber, é claro…mas tiveram).
Já quanto aos cylons saberem ou não onde está a frota, isso é quase certo…na 1ª temporada eles encontravam ela de meia em meia hora. Devem ter uma razão de ainda não atacar…
Sobre como vai estar a Terra quando a Galactica nos encontrar, imagino 3 hipóteses:
a-) Vão encontrar a Terra completamente devastada e radioativa, depois de uma Terceira Guerra Mundial. Nesse caso, vão ver que nós mesmos fizemos com o nosso planeta o que os Cylons fizeram com as 12 colônias !
b-) Vão encontrar a Terra completamente dominada pelas máquinas, como no caso do filme “Exterminador do Futuro”. Nesse caso, vão ver que cometemos os mesmos erros que eles cometeram em relação ao tema da Inteligência e Vida Artificial.
c-) Os Cylons e os Coloniais vão encontrar a Terra quase que simultaneamente, só que os Coloniais pousam nos E.U.A. e os Cylons pousam na China e no Oriente Médio. Com isso, os E.U.A. e os Coloniais, em nome dos direitos humanos e da liberdade, declaram guerra contra o Eixo do Mal, formado pela China, pelo Oriente Médio e pelos Cylons. Nesse caso, estoura uma Terceira Guerra Mundial, todo mundo morre e fim de papo.
Barbaridade, hoje eu estou muito pessimista!!!
Eduardo, achei um barato as suas hipóteses sobre como vai estar a Terra quando a Galactica chegar! 😛
Pois é Lucas, os cylons a gente sabe que tem inteligência, mas o Busch ….
As alternativas do Eduardo são ótimas.
Acho queo Eduardo tomou alguma coisinha…tipo o Tigh. rs….
Concordo 100 por cento com o Marcos Almeida. A culpa de ter começado a guerra com os Cylons é do Baltar e só dele. Como já falei anteriormente, esse Baltar só dá trabalho. A única coisa que ele tem feito na série é salvar a própria pele e sempre colocando todo mundo em perigo (nova caprica, expor o cylons ao vírus…).
Esse cara tem q ser ejetado no espaço! rs…
Não acho que a culpa do início da guerra tenha sido o Baltar. Ele foi usado pelo cylons (não estou diznedo que ele é inocente nisto), e se não fosse ele seria outro cientista. E se os cylons o usaram é porque já tinham em mente a guerra. Assim como eu acho que os humanos também se prepararam em segredo para a guerra. Como aconteceu na paz armada, aquele período entre a 1ª e a 2ª guerra mundial. Agora o porque os cylons deram o 1º passo, ou se foram eles mesmo os primeiros, eu não sei. Acho que não foi mostrado na série até agora.
Olá Rô. Se os Cylons usaram o Baltar foi pq já sabiam o perfil dele, nada elogiável eu garanto. Pergunta p o Adama o que ele faria com o Gaios? Bem, o motivo da segunda guerra mundial foi vingança, fanatismo por uma ideologia ultranacionalista e anti-semita. No caso dos Cylons, não exite nenhum desses sentimentos (eles nem devem ter sentimentos de verdade) tendo começado a guerra ou não, acredito que eles veêm a raça humana como uma civilização viciada em guerra e q não merece sobreviver (A boomer uma vez perguntou p o Adama pq a raça humana deveria sobreviver). Eles simplesmente estão fazendo um tipo de prevenção. Acho q para eles as coisas são simples assim.
Esse episódio ainda foi bom.
O pior está por vir…
33 comentários antes de mim..não deu tempo de ler tudo, I’m sorry, só li uns 20, pois estou com pressa.
Eu não lembrava do episódio do Bulldog até reassisti-lo, mas revendo-o eu descobri que gostei dele. E ao contrário do que todo mundo parece pensar, eu não achei a participação do ator desperdiçada, muito pelo contrário. Eu tinha uma baita implicância com ele em Alias (havia três personagens em Alias que eu odiava com o mais profundo ódio do meu ser: Sidney, Michal e ….bom, ele. Esqueci o nome do cara neste exato instante, desculpem-me) e vê-lo num papel tão interessante aqui em BSG, fez o ator se redimir aos meus olhos, eheheheh
Mas uma coisa que alguém aí comentou me deixou com a pulga atrás da orelha: como nós (terráqueos…btw, quem inventou essa palavra ‘terráqueos’?) iremos reagir à chegada tanto dos coloniais, como dos cylons? Com bom grado ou em pé de guerra? Teremos nós consciência de que somos originários de Kobol, ou a informação se perdeu no nosso passado? A Terra já era habitada antes da 13ª colônia chegar ou não?
Será que o povo das colônicas que está indo para a Terra já parou para pensar em como nós iremos reagir com a chegada deles? Pq, conhecendo-nos como nos conhecemos, iremos é claro achar que estamos sendo invadidos…e no fundo é isso mesmo, pq conhecendo o povo das 12 colônias, eles chegarão aqui mas irão querer viver com a mesma posição de destaque e donos de seus narizes, não irão se subjar aos nossos governos e meio de vida.
E imaginem os cylons então!?
Quanto as suscessivas mortes da D’Anna, sempre pensei que ela fizesse isso na tentativa de ver os 5 cylons restantes, pois me parece que todos aparecem no momento da ressurreição, mas como é rápido demais, os cylons não se lembram quando acordam.
E ainda sobre a D’Anna…em que momento exatamente ela foi descoberta? Pq enquanto vivia como repórter e fez aquela cobertura imensa na Galactica, ela não foi descoberta como cylon. Pq de uma hora para a outra ela sumiu da frota e se assumiu apenas como cylon?
Concordo contigo, João, o Adama exagerou ao assumir que os ataques aconteceram por culpa dele. Se há um “culpado”, se fosse o caso, seria o alto comando das forças de defesa das colônias, representado por aquele almirante, que demonstrou o claro interesse dos militares em continuar se armando e se preparando pra um confronto com os cylons, a tal “paz armada” que a Rô citou.
“Vão encontrar a Terra completamente devastada e radioativa, depois de uma Terceira Guerra Mundial. Nesse caso, vão ver que nós mesmos fizemos com o nosso planeta o que os Cylons fizeram com as 12 colônias !”
Adorei essa hipótese, Eduardo! 😀
Luíza, só não comento muito a fundo essa tua teoria de a Hera ser a “mãe da Humanidade” porque ela poderia cair num spoiler do final dessa temporada, mas que ela até poderia se aplicar, poderia. 😉
O Baltar foi usado, foi só a ferramenta de um plano em andamento. Os cylons exploraram suas fraquezas (egocentrismo, vaidade, megalomania) e o manipularam facilmente. Ele deu uma bela mão pros cylons, mas apontá-lo como único responsável pelo ataque? Acho que não. Bom, esse debate ganhará mais força ainda futuramente. Sob o risco de deixar escapar algum spoiler paro por aqui.
Acho q o Adama sentir alguma culpa é normal, ele não sabe de todos os fatos, nem nós, e da forma como nos foi apresentada a missão, pela sua otica, alguma responsabildade é dele, o q me admira é o Almirantado ser pego de surpresa como aconteceu, parece coisa de Pearl Harbor.
Se a Galactica chegar a Terra na aurora do homem pode ser bacana, mas corre o risco de ficar meio Stargate, o q não é ruim, mas sei la…
A Patrícia colocou muito bem porque eu não acho que foi o Baltar a inciar a guerra: “O Baltar foi usado, foi só a ferramenta de um plano em andamento. Os cylons exploraram suas fraquezas (egocentrismo, vaidade, megalomania) e o manipularam facilmente. Ele deu uma bela mão pros cylons, mas apontá-lo como único responsável pelo ataque?”
A história é contada pela ótica de quem a está contando, e no caso da série, sempre foi mostrado o ataque dos cylons, mas nunca havia sido mostrado o porquê do ataque. Temos tendência de achar os cylons como os grandes bandidos da hsitória, mas não sabemos porque eles agem assim.
para todos que falaram do Baltar como culpado…gente se não fosse o Baltar teria sido outro…e mesmo sem as defesas desarmadas os cylons iam atacar podem ter ctz…só não iam ter obtido o resultado que obtiveram!
Eduardo as duas primeiras hipoteses foram ótimas…a terceira não sei se vc falou brincando, acho que sim (e se falou foi genial) mas se falou sério não dá neh?hehehe
Marcelos “No caso dos Cylons, não exite nenhum desses sentimentos (eles nem devem ter sentimentos de verdade” vc não falou sério né?!?!o que a Athena sente é o que então!??!o que a Caprica sente é o que?essa sentimento doido e religioso da D’Anna é o que!?!??!
fala sério…e sim os cylons tem mta semelhança com a segunda guerra sim Marcelos…só que os anti-semitas no caso são os humanos!
Mica ela se assumi como cylon logo depois da matéria…ela achou (provavelmente) que ia ficar muito em evidencia e preferiu voltar pra Basestar (até pq a missão dela ali ao que parece estava cumprida!) agora se essa D’Anna é a mesma que estava na Galactica é que é o X da questão…(mas não tenho ctz parece que é a mesma sim!)
Patricia na curiosidade do episódio eu até comento isso “O escritório do Almirante Corman’s é decorado com vários objetos de guerra, tal qual era o da Almirante Cain, sem dúvida sujeitos que apreciam uma boa guerra.” o nome do Almirante culpado é Corman’s mas acho que não é só ele não…to Almirantado (os líderes militares) são os responsaveis! e Patricia fez bem conseguiu defender seu ponto de vista sem passar spoilers…por sinal quem já viu o final da temporada que quer debater tem um tópico rolando na comunidade do ORKUT pra quem quiser participar é só ir na comunidade do TeleSéries e participar!(patricia gostaria muito de saber seus argumentos)
Rô é como eu disse pro Marcelos…ele deduz que não tem nada de primeira guerra pq os cylons não são anti-semitas…mas os cylons não são, porém os humanos são…ou seja quem é o lado bom e o lado ruim da história?!quem é mais digno de sobreviver?!quem motivou os ataques?quem errou mais?é tudo muito complicado de definir e eu não tenho ousadia pra falar que é A ou B apenas tenho o meu ponto de vista mas não podemos afirmar nada aqui!
Engraçado, até um ep. teoricamente fraco tras inumeras discussões. como é bom gostar de BSG. eu andei pensando aqui comigo e penso que provavelmente tanto os Cylons quanto as naves colônias chegaram no planeta terra onde não existirá humanos, os que vieram milhões de anos atrás provavelmente morreram devido alguma guerra ou evento da natureza. gosto de pensar que BSG terminará com uma nova ideia de como surgiu a vida na terra. penso q vai ser por aí, mas admito q gostaria de ver a reação dos terraqueos aos humanos e cylons que vivem no espaço, mas penso que para todo esse dilema ser discutido, teria que terminar BSG e fazer uma nova série.
Lucas, exatamento isto que eu quero dizer.
A idéia do Paulo Fiaes é interessante.
Respeito todas as opiniões aqui postadas, mas a minha unica certeza é de que a Roslin é uma das cinco. O que me leva a pensar assim é, principalmente, o fato dela ter praticamente ressucitado da doença terminal que tinha em razão da inoculação do sangue cylon nela. Desta forma, cria-se uma lenda, algo para desviar a atenção e não mostrar a real identidade dela. Então, ela fica livre dentro dos altos escalões tendo acesso a todas as informações da frota e as repassa aos cylons (como eles sempre os encontram) de maneira sutil.
Não vejo, no momento, nenhuma outra justificativa,porém como já disseram, vamos esperar para ver.
Seria interessante a idéia do Paulo Fiaes em ver a frota e os cylons encontrarem a terra devastada e sem ninguém habitando, pois desta forma poderiam seguir lutando uns contra os outros até chegarem em um lugar qualquer do universo para tentar viver em paz.
BSG é assim ou se ama ou não, pois quem vê, ama, discute, conversa e se diverte muuuuuuiiiitoooo.
Valeu gente até o proximo episódio……bye
Oi Lucas, desculpa, mas devo insistir na minha opinião de que os Cylons não tem sentimentos. O que eu acredito sinceramente é q o q a Athena, Caprica e D´Anna sentem, é parte de uma pré-programação. Eles simulam desde nossa forma física até nossas roupas. Se são tão avançados, como podemos saber se eles não simulam todos os sentimentos? acredito tbm q eles nem saibam q parte é simulação (A boomer nem sabia q não era humana!). Podem até acreditar que são mais humanos q nós da mesma forma q “acreditam” em Deus. É isso aí.
gente tava aqui debatendo…
Roslin não é pq a grande graça da série é mostrar que os erros são dos humanos…são nossos!!!
Adama, Roslin e Baltar os 3 que tem seus erros e acertos tem que ser humanos…se não tudo que foi feito vai se invalidar…não posso comentar mais sem passar spoilers mas ao contrário do João se eu tivesse que garantir ia garantir que ela não é cylon!
e João a “lenda” de que ela era a profeta é anterior a cura dela!!!ou seja não teria pq…ela achava que ia morrer MESMO!!!fora que cylon com cancer?!!?nunca vi cylon nem com gripe quem dira cancer!!!tirando esse virus especifico acho dificil ter alguma outra doença que mate os cylons!
” Então, ela fica livre dentro dos altos escalões tendo acesso a todas as informações da frota e as repassa aos cylons (como eles sempre os encontram) de maneira sutil.”
não da pra eu falar sobre isso aqui ainda…mas me lembrem na hora certa que eu vou explicar pq eu discordo 😉
mas concordo com vcs por hora a Roslin pode ser sim uma boa aposta…eu como já vi um pouco mais discarto ela…mas muitos ainda apostam nela (pra mim sem nenhum motivo mais…mas enfim)
Marcelos pré-programação que da livre arbitrio pra se voltar contra a propria raça!?!??!
a Athena é a prova de que eles tem sim sentimentos…e a D’Anna tb…não da pra falar mais dela sem passar spoilers mas posso te garantir que os cylons tem sentimentos…agora descutir se eles são meros ‘programas’ ou não acho pouco complicado…afinal muitos de nos não simulamos nossos proprios sentimentos??quantas pessoas que eu conheço que no fundo estão infelizes mas agem como se tivesse tudo bem e elas fossem as mais felizes do mundo…o que é um sentimento verdadeiro o que é falso? acho que filmes como Matrix discutem bem esses aspectos…e não acho que eles sejam “programas” nem nada do genero…pra mim eles são pessoas que foram criadas por uma máquina…simples assim
“Podem até acreditar que são mais humanos q nós da mesma forma q “acreditam” em Deus. É isso aí.
”
bom de certa forma eles são sim mais humanos (no sentido amplo da palavra) que nos mesmos…
afinal o primeiro ataque de cylon contra cylon aconteceu com a Caprica matando a D’Anna e depois o segundo com o Doral matando a Caprica…e foram os dois unicos até onde se tem registros…já de humanos matando humanos…
Paulo a sua ideia é boa…mas ainda queria ver talvez alguns humanos vivos nessa terra pos-apocalipse afinal ia ser legal um pequeno grupo pra morar junto com eles…aprender as lendas, religião, estilo de vida e mostrar a diferença entre eles!
Não sei se faz sentido, mas a lenda da 13. colonia surgiu mais ou menos na epoca do surgimento das 12 colonias, a quanto tempo isso ocorreu? por ai da pra se ter um ideia da epoca na Terra quando e se a Galactica chegar, outra pista pode ser aquela arma quimica deixada na nebulosa.
Sobre os Cylons humanóides serem mais “humanos” que os Coloniais, eu tenho um pequeno comentário.
Embora esteja vendo na TNT a Terceira Temporada, eu infelizmente perdi toda a Segunda Temporada. Como eu consegui os CDs da Segunda Temporada, eu estou vendo a mesma simultaneamente com a Terceira, e ontem eu vi o episódio em que a Galactica encontra a Pegasus.
Sinceramente, se fosse para escolher ficar com os Coloniais, governados por uma Almirante Caim, e os Cylons, me desculpe mas eu trairia os Coloniais e ficaria do lado dos Cylons!!!
Afinal de contas, se estuprar e torturar é ser humano, eu me envergonho de ser humano!!!
Nós seres humanos somos grandes predadores desde nossa origem.Devemos mesmo nos envergonhar muito de nosso instinto destrutivo e geralmente não matamos,torturamos em legítima defesa,existe mesmo esse gosto pelo perveso.Mas os Cylons são máquinas que querem imitar os humanos,até dizem ter sentimentos.Estupro é um crime hiper-barbaro e levar as humanas para uma fazenda,amarrá-las numa cama e inseminarem-nas(2ª temporada-a fazenda)isto por um acaso não é estupro.??Me desculpem,adoro ter esse espaço para trocar idéias,mas esses cylon não podem justificar sua própria torpeza com o discurso..”os humanos fizeram primeiro.” eu realmente estou do lado dos humanos e não acredito nessa fachada cylon”somos crianças inocentes…” eles são revoltados,perversos e invejosos.
Seria tão fácil colocar os cylons como vilões, pura e simplesmente. Seria muito mais fácil odiá-los. Mas Ronald D. Moore criou personagens como Athena, Boomer e Seis e por essa razão estamos aqui discutindo qual dos lados teria razão, quem é o culpado, quem é bom ou mau e se o quase genocídio de uma raça justifica o genocídio de outra. Adoro essa série. 😉
Por algum acaso, depois de rever as duas primeiras temporadas, percebi que aquele exame de sangue, feito pelo Baltar, para detectar Cylons na forma humanoide foi esquecido, bem como o resultado de todas as amostras das pessoas da frota. O que será que realmente aconteceu???
Será que foi destruído ou roubado por algum agente infiltrado?
Luiza não isso que vc citou não é estupro…estupro e sexo, penetração penis-vagina, qualquer coisa diferente disso pode ser atentado violento ao pudor mas não estupro!
e acho que os cylons cometem muitos erros em relação aos humanos…a questão é que os cylons não cometem esses mesmos erros em relação aos outros cylons…e o que eu quis dizer é isso…os humanos em relação aos proprios humanos, mesmo estando a beira da extinção cometem MUITOS absurdos!!!
João Luiz o detector de cylons não acabou não, mas ele se demonstrou nada confiavel por conta das manipulações do Baltar (ou vc esquece que ele garantiu que a Boomer não era cylon e de fato ela era?) então foi abandonado!
Na verdade, o Baltar mentiu sobre os resultados, ocultou o fato de ter detectado a Boomer, mas eu não diria que foi abandonado por ser não confiável e sim esquecido em razão dos eventos acontecidos. Vc não acha assim ou eu é que estou enganado? Acredito até que o Sr. Gaeta vá descobrir mais esta falcatrua agora que ele está mais próximo das anotações e dos trabalhos no laboratório do Maquiavélico e Louco Baltar
João sim é isso que vc falou…eu só quis dizer que os outros da Galactica não sabem que ele ocultou o fato…logo pra eles a máquina é pouco confiavel!!!
fora que ele falou que precisava de um dispositivo nuclear para a maquina e depois esse aparato acabou sendo explodido na Clound Nine pela Gina logo os tripulantes da Galactica devem achar que essa parada da máquina do Baltar não tem mais como funcionar sem o dispositivo nuclear!
Tudo que diz respeito a como os roteiristas escrevem a série, pra mim, é especular sobre as idéias ‘deles’ (idem para as idéias deles maturadas por idéias outras). BSG pra mim é uma inspiração para autocrítica, para avaliar comportamento e interação humana. Mesmo, pq tudo está sempre partindo do “nosso” ponto de vista, humano de ser. Dito isso, salve Lost, salve Heroes, salve Grey’s…. e outras, mas BSG é muito humana, (do meu ponto de vista)mesmo os Cylons!
Caros
O que mais me emociona em BSG é a sutil trama religiosa. Afinal os Cylons são monoteístas, só crêem em um Deus ùnico! e os humanos são politeístas! caso tenha chegado na terra e subjugado os humanos que já estava lá, teriam então os cylons vencido a corrida até a terra? afinal quase todo terráqueo é monoteísta. Bem, pelo menos a visão que tenho da série é que em termos de roteiro e trama, é a melhor coisa que este cinéfilo já viu! além do esmero, das diversas vertentes a serem seguidas para a conclusão e para o início da série, temos personagens que podem se revesar constantemente nos episódios, um verdadeiro time de craques! adoro BSG, que ela nunca acabe, ou seja, que nunca cheguem na terra!@!!
ao contrariod mtos axei est epsodio mto bom, soh naum entendi uma coisa nele, quandu o adama da o uniforme pro bulldog, eh pra ele guardar como recordaçao ou continuar sendo o piloto? pq eu num vi o bulldog em nenhum dos outros episodios
Boomr e Athena foram criados por Larson