TeleSéries
Review: 24 Horas – Day 5: 3:00 A.M.-4:00 A.M. (episódio 117)
27/07/2006, 12:27. Luiz Marcelo
Reviews
24
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Série: 24 Horas
Episódio: Day 5: 3:00 A.M.- 4:00 A.M.
Temporada: 5ª
Número do Episódio: 117
Data de Exibição nos EUA: 8/5/2006
Data de Exibição no Brasil: 24/7/2006
Emissora no Brasil: Fox
A introdução deste episódio com o resumo de acontecimentos anteriores, já dá dicas que de alguma forma Bierko irá reaparecer. Os mais desavisados poderiam pensar que a Fox colocou a fita errada de novo… Como ele ficou muito tempo “desaparecido”, seu retorno no resumo me confundiu, afinal parecia que sua história estava fechada e que ele não teria mais nada a acrescentar a trama. Ledo engano, como vimos no decorrer desta hora.
O episódio começa com Jack no avião informando Karen que conseguiu a fita e que está a poucos minutos do solo. Obviamente ele pede que assim que ele chegar ao chão a fita seja “escoltada” diretamente a CTU. E o co-piloto reclama de ter seu nariz quebrado por Jack. Ele saiu no lucro e não sabe…
Na CTU, Curtis dá a espantosa (e difícil de acreditar) notícia a Audrey que seu pai sobreviveu a queda do penhasco. Nunca que alguém sobreviveria a uma queda daquelas! Bom pelo menos valeu por ver Audrey sempre linda deitada na cama do hospital da CTU. Graham notifica a Logan uma saída para poder derrubar o avião onde Jack se encontra emitido um sinal VCI, que em teoria o piloto aciona em caso do seqüestro do avião por parte de terroristas. Não achei nenhum artigo que confirme a existência de tal dispositivo em particular (o VCI), mas os pilotos têm realmente uma série de códigos a serem digitados para se comunicar com o trafego de controle aéreo, porém antes de ser tomada qualquer providência, o piloto deve confirmar se realmente ele tinha intenção de enviar tal aviso notificando uma situação de emergência.
Voltando ao episódio, Logan reluta muito em aceitar o pedido de Graham, afinal ele parecia não aceitar o sacrifício que terá de fazer para salvar sua pele. Uma coisa é ver outras pessoas tramando eventos semelhantes, como o caso de reféns no shopping e no aeroporto, outra coisa é dar uma ordem direta apara abater um avião cheio de civis. Graham pede que Logan apenas simule estar hesitante, lutar contra a ética foram suas palavras exatas, para dar a ordem.
Buchanan agradece por Karen ajudar Jack, dizendo que confia nele mesmo sem concordar com seus métodos. Um diretor da CTU que discorda de Jack, qual a novidade nisso? E Miles pareceu não ficar nada satisfeito em ver Buchanan livre circulando pela CTU, muito menos ser deixado de lado quando Karen não justifica suas ações.
E com certeza um dos pontos altos deste episódio foi a reunião entre o almirante, Mike e Logan quando do recebimento do sinal VCI. Mike tentando defender a todo custo que o avião não fosse derrubado, porém a cada argumento do almirante suas chances iam-se esvaindo. Sem saber que era em vão, ele tenta fazer com que Logan não tome uma atitude tão drástica. Mas Logan faz um belo teatro, fingindo nada saber sobre a situação e fazendo as perguntas certas para justificar suas já planejadas ações. Quando a CTU descobre sobre o envio do sinal VCI, Jack é imediatamente avisado e pede que o agora piloto pouse o avião imediatamente. Miles fica surpreso quando Chloe é escoltada para a sala de reuniões para auxiliar Jack.
No retiro presidencial, Logan se prepara para dar a ordem para que o F-18 abata o avião, enquanto Mike está ao seu lado roendo as unhas. Na CTU, Chloe acompanha a rota do avião e do F-18. Com a proximidade do caça, Jack ordena que o piloto desça imediatamente. Máscaras começam a cair em cima dos passageiros para aumentar a sensação de tensão. Com o caça pronto para disparar, o almirante recebe a informação que o avião se prepara para pousar e recomenda abortar o ataque. Logan enfurecido não permite, sabendo que com Jack em terra as coisas seriam muito mais complicadas de serem administradas. Porém a intenção de pousar do avião fica evidente e Mike implora ao presidente que não dê a ordem. Com a opinião do almirante e o pedido, que soa como uma ordem, Logan recua e permite que o avião pouse. No entanto pousar é mais complicado do que parece, especialmente sobre as ordens de Jack Bauer. O avião entretanto, aterrissa até com certa tranqüilidade diante dos prognósticos mais otimistas. A cara apavorada do piloto revela isso. Mas não seria uma cena mais marcante se as asas do avião se chocassem com a ponte ou aparecesse um veículo na pista? Talvez faltou um controle de orçamento para realizar essas cenas, que seria fantástica e aumentaria e muito a tensão.
Bauer desce do avião. Logan informa Graham que não pôde derrubar o avião, para a revolta dele, que acha que apanhar Bauer em terra será muito complicado. Jack consegue escapar da tropa enviada por Logan e se encontra com Curtis. Porém, antes de sair do perímetro de onde ocorreu o pouso forçado, o exército consegue interceptar o carro da CTU. Curtis se identifica como agente federal e usando o dom da retórica de Jack, consegue escapar. Mas que raios de soldados são esses, que nem conhecem o rosto de quem eles estão indo prender?
E Miles, sentindo que algo está acontecendo entre Karen, Buchanan e Chloe, intima a primeira a explicar o que está acontecendo. Quem diria que Miles teria sentimentos! Karen explica a Miles que estava ajudando Jack nesse meio tempo. Ele não concorda (claro) que Karen vá contra as ordens do presidente, porém relutantemente aceita a ajudá-la. E Bierko é transferido para uma prisão estadual. Agora como um reconhecido terrorista é mantido sob custódia em uma prisão federal? Os presos de Guantânamo não devem achar essa parte da história muito crível. No veículo em que será transferido, Bierko acena com a cabeça para um dos membros da escolta. Todo mundo já percebeu o que esse sinal significaria…
Quando Mike informa a Logan que Jack conseguiu escapar, sua cara de total apreensão ficou clara. Tanto assim que até Mike desconfiou que o presidente parece querer algo mais do que simplesmente apreender um suspeito. Ele nem tem coragem de atender o telefonema que certamente é de Graham. Na CTU, Jack entrega a gravação a Chloe para ser exibida ao Procurador Geral e vai ao encontro de Audrey. O encontro é marcado por alívio por tudo ter dado certo, com a fita e com o pai dela.
Logan liga para Graham e informa-lhe que Jack conseguiu escapar. Graham por outro lado informa que o Procurador Geral já foi chamado pela CTU. Com a concordância de ambos os lados, que não há mais nada a se fazer para se evitar que o conteúdo da fita seja divulgado, a conversa toma um rumo inesperado, e por que não dizer, surpreendente. Graham insinua que a repercussão de um julgamento de um presidente seria devastador para o país. Logan concorda afirmando que um julgamento exporia “certas realidades que nunca deveriam ser expostas à luz do dia”. Charles então da a entender que faria algo que só Getúlio Vargas(*) fez aqui no Brasil: tirar a própria vida. Logan porém avisa que irá resolver algumas coisas antes de tomar tal medida. Destaque para a cena onde Logan apanha a arma e confere se a mesma está carregada. Sinistro, acho que ninguém esperava por isso! Logan então vai ao encontro de Martha para mais uma vez pedir desculpas pelos seus atos. Martha está claramente abalada, mas isto não a impede de soltar uma frase genial:
Sabe que o que realmente me entristece Charles?
O quê?
Estamos juntos a tanto tempo. Eu não tinha idéia de como você era um grande mentiroso. Se eu não estivesse horrorizada pelo fato de estar casada com você, eu realmente estaria impressionada.
Logan desolado parte para seu escritório, bebe e apanha a arma. Ele está pronto para seu último ato quando recebe uma ligação da CTU. Pensando que se trata do assunto da fita ele não quer atender a ligação. Porém quando o assunto do telefonema é Jack Bauer ele muda de idéia. O interlocutor do outro lado da linha, outra surpresa deste episódio é Miles. Ele revela ao presidente que quer intervir para ajudá-lo, obviamente esperando uma compensação mais para frente. Realmente, “a ocasião faz o ladrão!” E que melhor credor que o presidente dos EUA? E com o aval de Logan, Miles vai atrás de Chloe, que está trabalhando na fita e usa um dispositivo para danificá-la. Chloe não percebe a manobra dele. Agora é esperar para ver se a fita foi mesmo danificada e a extensão do dano. A cara de alívio de Logan após encerrar a ligação refletiu seu estado de espírito. Alívio, esperança e a sensação que nem tudo está acabado, nem sua passagem aqui na Terra. Teria Logan sete vidas?
(*) Getúlio Dornelles Vargas (São Borja, 19/04/1882 – Rio de Janeiro, 24/081954) foi um político brasileiro, por quatro vezes Presidente da República (1930-1934 no Governo Provisório; 1934-1937, no governo constitucional; 1937-1945, no Estado Novo; 1951-1954, presidente eleito por voto direto). Suicidou-se com um tiro no coração, dentro de seu quarto no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi provavelmente o mais importante e polêmico político brasileiro do século XX, sendo que sua influência se estende até os dias de hoje. Sua herança política é reclamada por pelo menos dois partidos atuais: o PDT e do PTB.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Será que ninguém na CTU sabe o que é backup?
Eu disse que o pai da Au não morreria!
Luiz Marcelo,
Eu nem tenho acompanhado o 24H toda semana, mas não perco a sua coluna.
Concordo com o Paulo, esta temporada tem muito furo.
O mundo vai acabar no dia em que o Paulo não reclamar mais de 24 Horas.
Mais essa do Miles apagar a gravação foi foda msm. Foi a primeira coisa que eu pensei qdo acabou o episódio “não é possivel que eles não fizeram uma copia da fita”….pequenos furos, excelente temporada.
Eu sei que ele é picuinha com 24, Juliano, mas qualé, né? Eu odiei a ladainha com a fita. A única coisa de boa nessa trama toda foi colocar Jack pra sequestrar um avião, e mais ainda pelo quase suicídio de Logan.
Mas essa gravação foi ouvida mil vezes! Jack vive mandando fotos pelo celular ou palmtop… Porque não fazer o mesmo com a gravação? Eu, que não sou agente federal, não envio nenhuma mensagem sem ctrl+c!!!
Paulo, críticas a parte: o casal Logan não merece levar as estatuetas?
Olha concordo com vcs… essa ladainha da gravação seria diminuida, se ele passasse pra alguem, caraca….será q nao pensam?????
Agora nada disso me tira o amor pelo Jack Bauer :p
Acho que talvez uma cópia não serviria para muita coisa, já que para se comprovar que a voz na gravação é realmente do Presidente Logan, eles precisariam da gravação original, afinal uma cópia poderia ser considerada suspeita de ser uma montagem.
É mais ou menos por aí, João…
“Control C-Control V” não seria muito útil numa hora dessas…
Na minha opinião, não fazer um back-up da gravação foi um enorme furo… no mundo real isso não aconteceria, mas tudo bem. Mesmo o super-colosso Jack Bauer (aiaiai – melhor que superman – risos) tem que falhar em nome do roteiro). Já quero spoiler para a próxima temporada. Uma dica: China in Box?
Ps: Acesso o teleséries diariamente. O MELHOR site em língua portuguesa do gênero! Parabéns!!!
João da Silva, não vem que esta não cola. A gravação não era digital? Em documento digital, a cópia sempre é exatamente igual ao original!
Thiago, eu torço pelo Alan Alda, mas não ficarei triste se o Gregory Itzin ganhar o Emmy.
Falando nas minhas picuinhas com 24 Horas, hoje eu estava pensando nisto: se o dia tivesse só 20 Horas, 24 Horas seria muito mais legal! Rerere.
Obrigada por acompanhar a coluna Rô.
Quanto a fita:
Bom isso é uma opinião de um LEIGO no assunto, mas acredito que para a fita ser autênticada com uma prova legítima, livre de possível falsificação, acho que somente a fita original pode ser usada, mas repito, é um chute.
Olha sou bem curiosa e saio caçando Spoilers pela net hahahaha, de tudo qto é serie, mas 24 horas eu deixo a surpresa me pegar…mas ja vi em outros post um comentario q o desfecho dessa tal gravação é podre… espero q nao seja ou eu nao ache… pq to muito ansiosa por isso 🙂