Retrospectiva 2006 – XIV – Michael Richards perde o controle

Data/Hora 18/12/2006, 23:25. Autor
Categorias Especiais


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Michael Richards na Laugh Factory

Michael Richards, o eterno e icônico Kramer de Seinfeld, fazia uma perfomance na casa de espetáculos Laugh Factory, em Hollywood, quando alguém da platéia o interrompeu dizendo que ele não era engraçado. Começava assim o maior barraco do ano (ainda pior que a homofobia de Isaiah Washington nos bastidores de Grey´s Anatomy ou que as declarações anti-semitas de Mel Gibson). O crítico de Richards era negro e o comediante atacou justamente neste ponto, soltando as maiores ofensas raciais possíveis e se transformando, para o choque da platéia, em alguém que parecia um membro do KKK. A apresentação foi filmada por um celular, rodou o mundo pela Internet, levando o ator ao pior momento de sua carreira.

Dias depois, Jerry Seinfeld estava no Late Show with David Letterman e abriu espaço pro colega falar ao vivo sobre o ocorrido e tentar se desculpar. A imagem do público pra com Michael Richards é tão boa, tão ligada à Kramer, que mesmo num assunto sérissimo as pessoas riam durante o pedido de desculpas, levando inclusive Seinfeld a pedir que todos ficassem sérios. Visivelmente constrangido e ainda perturbado, Richards trocou a palavra “nigger” no discurso por “african-americans” e citou até o furacão Katrina. Embaraçoso.

As reações: Jamie Foxx disse que o espancaria se encontrasse com ele. O pastor Jesse Jackson sugeriu o boicote aos DVDs da sétima temporada de Seinfeld. Agora que a carreira estagnada desde o fim do “melhor show de todos os tempos” não avança mesmo. Mas repito: a imagem de Kramer segue viva. A polêmica acabou se revertando em publicidade, e o box de Seinfeld acabou virando campeão em vendas. Agora, se Michael Richards terá sua imagem limpa novamente é uma outra história.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. digo_haha - 19/12/2006

    Eu achei uma coisa lamentável o que aconteceu com ele.

    mas não achei maior que as declarações anti-semitas de Mel Gibson… Aquilo foi um estouro de má publicidade!

  2. Rô - 19/12/2006

    As 3 situações citadas são vergonhosas, mas a do Richards se tornou a pior pq foi filmada. Imaginem se tivessem filmado a prisão do Mel Gibson bêbado e falando aqueles absurdos!

  3. Fer - 19/12/2006

    Thiago, não me lembro onde eu li, mas parece q a risada do pessoal no David Letterman foi porque a maioria da platéia ainda não sabia do ocorrido, e achou que ia ser uma participação engraçada do MR. PARECE que eles conseguiram o espaço no Letterman poucas horas depois de o vídeo ter ido para a internet, por isso ele ainda não era popular.

    Uma outra coisa que vale comentar foi que ele não disse “African-Americans” no Letterman, mas sim “Afro-Americans”, uma expressão em desuso há uns 20 anos, mais ou menos, o que levou muita gente a questionar ainda mais a sinceridade dele, já que se ele realmente tivesse tantos amigos afro-americanos quanto alegava, ele não usaria uma palavra tão old-fashioned. Será?

    Enfim, foi o barraco do ano, mesmo. Muito lamentável.

  4. Pedro Schmitt - 19/12/2006

    Não engulo esses pedidos de desculpa oficiais..remember Kate Moss também.

    Se o Michael não tivesse sido filmado, ele nem se daria ao trabalho de ir no Letterman ou Lenos da vida.
    Agora, a ultima impressão é a que fica, manchando todas as boas impressões que um personagem brilhante como o Kramer havia construido.

  5. Maurício - 19/12/2006

    Foi péssima a reação dele.

    Uma pessoa acostumada ao palco não pode e nem tem o direito de ficar brabo se o público não gostou de sua performance. Quem aceita o aplauso tem de aceitar a vaia. É natural.

    Se os rapazes estavam atrapalhando o show. Poderia tirar de letra brincando com eles, ou se não desse. Pedir que os seguranças os tirassem dali.

    MAS NADA JUSTIFICA O QUE ELE FEZ. Foi inadmissível.

    Agora. Um erro não justifica outro. O Ator Jamie Foxx dizer que o espancaria. Nenhum ser humano tem o direito de espancar outro. É errado tb! O pastor pregar boicote aos DVDs. O que os outros atores tem a ver com isso? A Julia? O Jerry?

    Tem de se saber separar o ator do personagem ou de seu trabalho. Eu, por exemplo, gosto de muitos músicos (Do trabalho deles) sem gostar da pessoa ou do que ela faz.

    Acho que boicotes só se justificam se o produto for feito as custas do sofrimento e exploração de outros seres humanos ou animais. Como no caso de produtos vindos de países que usam mão de obra escrava.

    Bom. É isso

  6. beck - 19/12/2006

    concordo com o jamie foxx.

  7. Maurício - 19/12/2006

    A violência só é justificável para autodefesa.

    Uma pessoa pública não pode falar o que o Jammie Foxx falou. ele falou de cabeça fria. Incitou à violência.

    Ninguém pode defender seus pontos de vista ou criticar uma monstruosidade com outra monstruosidade.

    UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO!

    Onde vamos parar desse jeito?

  8. Victor Pacheco - 19/12/2006

    Concordo com o Jamie Foxx.

    “Uma pessoa pública não pode falar o que o Jammie Foxx falou”???

    E desde quando opiniões pessoais são ilegais, sejam elas para pessoas públicas ou anônimas??

    Foi uma reação completamente compatível com as atitudes do Michael Richards, que deveria passar alguns meses vendo o sol nascer quadrado a exemplo do Kramer no final de Seinfeld.

    Ao agir dessa maneira Michael Richards basicamente renunciou a todo respeito que qualquer afro-americano tinha por ele, e se essa noite voltar para assombrá-lo, francamente, ao meu ver será mais do que merecido.

    Um pedido de desculpas num programa de tv não apaga o constrangimento pelo qual esse espectador, seja quem for, passou naquela noite.

  9. Victor Regis - 19/12/2006

    Concordo com o Victor e com o Jamie Foxx!!

  10. Maurício - 19/12/2006

    Nada justifica a violência e ameaçar publicamente uma pessoa.

    Uma pessoa pública fazer isso é incentivar os fracos de espirito a fazer o mesmo. É incitar a violência na sociedade.

    ISSO NÃO É CIVILIZADO!!!! Nem Civilização.

    Tb quero que o Michael Richards pague pelo que fez. Na justiça.

    Não quero a volta do olho por olho dente por dente (Alíás….seria até pior que isso….pois seria reagir a uma ofensa com violência e não com outra ofensa)

    Se tudo se resolver assim. Os justiceiros de plantão vão ser iguais ou piores que o cara que cometeu o erro.

    Se as pessoas aqui são tão radicais. Não sabem separar as coisas. E apelam para a violência, quando se sentem ofendidas.Não vale mais a pena discutir idéias.

    Sinto Muito ao site! Para mim encerrou…..nunca vi tanto radicalismo e uma coisa que não aceito é a pregação da violência.

    Ao Michael Richards todo o meu desprezo ao racismo manfestado. Espero que ele seja punido de forma civilizada. Dentro da Justiça.

    Não desmereço porém seu trabalho. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

    Ao Jammie Foxx tb lamento por incitar a violência.

    Ao site parabenizo por ser excelente e nos propiciar a possibilidade de debater e expor idéias livremente e democraticamente.

    Várias vezes aqui me envolvi em longos debates de alto nível aos quais não me queixo. Parabenizo aos que discordaram de minhas opiniões e manifestaram isso de maneira educada e com bons pontos de vista.

    Porém….não participarei de debates com pessoas apaixonadas pelo um idolo a ponto de defenderem cegamente uma atitude tão lamentável. Que não exergam após argumentos lógicos que o tempo do olho por olho dente por dente acabou. Que nada justifica a violência. Que o Michael será e está sendo punido. Que terá para sempre essa mácula na carreira.

    QUE NADA JUSTIFICA A VIOLÊNCIA OU A PREGAÇÃO DELA AINDA MAIS POR UMA PESSOA PÚBLICA QUE DEVERIA TER RESPONSABILIDADE AO FALAR PARA NÂO AUMENTAR O CAOS.

    Com isso encerro qualquer participação nos comentários….

    Reflitam!

  11. Victor Regis - 19/12/2006

    “Porém….não participarei de debates com pessoas apaixonadas pelo um idolo a ponto de defenderem cegamente uma atitude tão lamentável.”

    Eu não suporto o Jamie Foxx.Sério mesmo, só acho que não é só pq ele é um astro que não pode expressar sua opinião, com a qual eu concordo, por sinal.

  12. Victor Pacheco - 19/12/2006

    “…apaixonadas por um ídolo…”

    Você nem sabe se sou fã de Jamie Foxx, mas quando faltam argumentos, até atirar no escuro vale, não é mesmo ??

    O fato é que essa sua idéia de que ele “será e está sendo punido” e que “temos que ser civilizados” é uma idéia belíssima, maravilhosa e extremamente romântica, mas não é tão simples assim. Não estou dizendo que “o espancaria se o visse na rua”, nem que “adoraria ver Jamie Foxx fazendo isso”, mas o que digo é que se ele o fizesse, não vejo como tirar-lhe a razão. Ao ofender o espectador daquela maneira, Michael Richards ofendeu todos os afro-americanos.

    Alguns dizem que ele só estava nervoso, mas ao meu ver o nervosismo não põe palavras na boca de ninguém, apenas dá a pessoa a desibinição necessária pra botar tudo pra fora. Isto é, Michale Richards ao meu ver não disse nada que não sente de verdade, e ao fazer o que quis sem demonstrar qualquer consideração por outrem, autorizou os outros a responderem com a mesma desconsideração. Digo mais: pediu por isso.

    Quanto ao Jamie Foxx, não vou dizer que não o suporto, mas certamente não sou seu fã. Não tive oportunidade de ver muitos trabalhos dele. De fato, só vi o filme Miami Vice. Nem vi “Ray”, pelo qual foi tão parabenizado.

    Agora, eu é que não discutirei com alguém tão apaixonado pelo Michael Richards a ponto de achar que devemos apenas respirar fundo e fingir que nada aconteceu.

  13. Maurício - 19/12/2006

    Tive voltar. Pela ultima vez.

    Victor Pacheco. vc não leu o que eu falei. Não sou apaixonado por ele.

    Desprezo ele.

    Não ponha palavras na minha boca FALOU CARA!!!!

    Quero que ele seje punido.

    Mas qual é a sua solução. Matar e espancar?

    Agora chega!!!!

  14. Maurício - 19/12/2006

    Vc acha que falta argumentos????????????

    Que que é isso???????

    Vc naõ leu nada do que eu falei????

    Meu Deus!!!!

    Todo mundo critica os muçulmanos quando eles protestam contra jornais europeus…..contra o Papa.
    Mas todo mundo apoia o comentário do Jammie Foxx.

    Dois pesos e duas medidas.

    Se o Jammie Foxx chingasse o Michael de qualquer coisa: racista, o que fosse. Até vai. Porém ameaçar dar uma surra….espancar.

    Que mundo é esse?

    A gente não vai acabar com o racismo com mais radicalismo gente.

    Meu Deus…..não entederam nada.

    Só não aceito colocar palavras na minha boca e dizer que não tenho argumentos.

    Eu não ia mais volta aqui. Mas decidi ver se convencia alguém.

    Mas não adianta.

    Lamento….muito.

  15. Maurício - 19/12/2006

    Agora.

    Só peço que a questão não fique nesse debate. Apenas manifestei um repúdio ao que o Jammie Falou. Até gosto muito do trabalho dele.

    Sinto muito se ofendi alguém ao manifestar minha opinião. Acho mais importante que se centrasse o debate no Michael.

    Como puni-lo?

    A carreira dele acabou?

    Centrar o debate no ato lamentável que ele praticou. Censurá-lo. Criticá-lo.

    Peço desculpas ao site se inadvertidamente desviei a atenção do debate. Não sou dono da verdade.

    Só acho que minhas idéias “romanticas” devem ser perseguidas por todos enquanto sociedade. Só assim a vida será boa.

    Talvez eu seja “romantico”. Prefiro continuar assim.

  16. Victor Regis - 19/12/2006

    Mauricio, não acho que sua opinião esteja errada, na verdade, acho que está até mais certa que a minha, só concordo com o Victor, o Michael Richards pediu por isso, ele ofendeu a todos os negros com suas declarações.
    E que levante a mão quem não ficou com vontade de dar uns sopapos no michael Richards depois de ver o video.

  17. Victor Pacheco - 19/12/2006

    Viu como é chato quando é com a gente???

    Você ficou incomodado porque disse que você era apaixonado pelo Richards, disse que pus palavras na sua boca. Pois bem, você fez o mesmo quanto ao Jammie Fox, acusando os que de você discordavam de “pessoas apaixonadas pelo um idolo a ponto de defenderem cegamente uma atitude tão lamentável.”

    E ainda repete o mesmo erro do qual reclama:

    “Todo mundo critica os muçulmanos quando eles protestam contra jornais europeus…..contra o Papa.” – generalizando, como se fosse um profundo conhecedor de todos os presentes na discussão.

    Não confunda a “maioria” com a “totalidade”. Eu não sou “todo mundo” e você não conhece minha posição pra atribuir a mim opiniões que segundo você, são de “todo mundo”.

    Como diz o velho ditado, “respeite se quiser ser respeitado”.

    Quanto ao seu “mundo romântico”, a questão é que os desrespeitosos abusam. Eu adoraria viver no seu mundo romãntico, mas infelizmente não vivo nele. Vivo num lugar onde pessoas como o Richards falam o que querem com a certeza de que sairão impunes… ou que pagarão uma multa e tudo ficará tranqüilo…

    Infelizmente o sistema romântico não funciona, pois esse tipo de má índole racista é inerente àqueles que a praticam, e quando impunes por seus atos sentem-se encorajados a repetí-los. O mesmo vale para por exemplo a xenofobia ou a homofobia.

    Então se os afro-americanos não podem ter a ACEITAÇÃO de todos, que tenham pelo menos o RESPEITO!!!

    Se Michael exige respeito de todos, inclusive dos afro-americanos, no mínimo ele deveria ter por eles a mesma atitude.

    Minha questão é: NÃO, A VIOLÊNCIA NÃO RESOLVE…

    Mas a CONVERSA MENOS AINDA!!!

    Se Richards é racista, uma surra bem dada, embora certamente não fosse mudar seu ponto de vista, pelo menos o ensinaria a ter o mínimo de RESPEITO, e ainda serviria de exemplo para os outros engraçadinhos do show business que pensam da mesma maneira a ter cuidado com o que dizem.

    Ficar impune?? Resolver tudo com um pedido de desculpas de 20 minutos no Letterman??? A possibilidade de resolver o estrago tão facilmente só servirá para que Richards se sinta encorajado a repetir o ato dá próxima vez que estiver “incomodado” por um afro-americano.

    E mais, justamente o fato de nada ser feito de concreto quanto a isso, serve de encorajamento para que outros racistas disfarçados percam a inibição.

  18. Maurício - 19/12/2006

    Victor Pacheco

    Vc venceu….

    Todo mundo que pensa errado merece apanhar. Todo mundo que fura fila merece apanhar. Todo mundo que fala palavrão merece apanhar. Todo mundo que desrespeita outra pessoa, seje pelo motivo que for, merece apanhar. Vamos arracar-lhes a lingua logo.

    Vc tá certo….eu tô errado. Daqui em diante. Quando alguém mandar o dedo para mim ou para idosos. Como já vi acontecer. Vou atrás para surrar. Surrar muito.

    Vamos todos surrar aqueles que cometem crimes. Vamos espancar. ou aqueles que discordamda nossa opinião.

    A evolução da humanidade não é nada para vc.

    Vamos surrar a todos. Os racistas, homofobos, mal educados.

    é….vc tem razão. O mundo romântico não existe. Tantos mil anos de história, religião, filosofia, sociolgia jogados fora.

    O Problema disso meu caro. É que se a pratica se dissiminar….todos vamos nos surrar por qualquer motivo. Valerá então a lei do mais forte. Que nem sempre é justa.

    Peço desculpas a vc se pus palavras em sua boca ou na boca de qualquer pessoa.

    Os argumentos que citei se bseiam em fatos concretos de uma maioria de pessoas. Mas admito que a generalização é ruim. Mas não me referi a ninguém presente na discussão. De jeito nenhum.

    Esse pensamento de fazer justiça com as próprias é condenável. Muito condenável.

    Acho que multa, cadeia, censura pública deve ser aplicado ao Michael. Cabe a todos nós enquanto sociedade lutar para que criminosos sejam punidos, que hajam leis e julgamentos justos. Não sei se vc sabe. Mas a sociedade é muito pior se todos nós começarmos a nos espancar. Mesmo que seje uma pessoa tão deplorável quanto num racista.

    O mundo muda é pelas idéias, pelo convencimento. Mesmo criminosos podem mudar. E se não mudarem cadeia neles!!!

    Não quero viver nesse mundo que vc defendeu. Não quero.

    Quero um mundo onde a violência seja usada em ultimo caso. Onde a justiça funcione.

    Quero esse Michael punido.

    Sou romantico talvez. Posso estar errado (Deus me livre). Mas….pergunto: Você com isso?

    PERMITA QUE AS PESSOAS SE DESCULPEM PERMITA QUE ELAS TENHAM A OPORTUNIDADE DE SE ARREPENDER

    NÂO INCITA A VIOLÊNCIA QUE ELA PODE REVERTER CONTRA VC EM QUALQUER SITUAÇÂO DA VIDA

    PEÇO DESCULPAS SE ERREI

    EU TB ERRO

    MEREÇO APANHAR?

    OS RACISTAS PODEM SER CANALHAS MAS SE SERÀ QUE SÒ SURRANDO VAMOS CRIAR RESPEITO

    NÂO SEI

    ENCERRO ESSA DISCUSSÂO

  19. Maurício - 19/12/2006

    Pelo menos para mim encerro

    BOA SORTE

    DESCULPA QUALQUER COISA

  20. Victor Pacheco - 19/12/2006

    Nossa… do jeito que você fala parece que sou um maníaco pela violência. Serei sintético: não me entenda mal. Quero viver no mundo romântico que você descreveu… onde a justiça funcione. Mas no mundo no qual vivemos atualmente a justiça NÃO FUNCIONA!!! No dia em que funcionar, serei tão defensor da “justiça” quanto você jamais foi!!! Mas esse momento belo não é o que vivemos! Enquanto esse momento não chega, me recuso a acreditar que devemos apenas lamentar e deixar por isso mesmo…

    No mais, não confunda coisas banais como “um homem lhe mostrando o dedo” com o que o Richards fez… Ele ofendeu o espectador a partir de sua COR!!!! Ao ofendê-lo a partir de tal característica, ele ofendeu automaticamente a todos que fossem, por assim dizer, da mesma “raça”(não gosto do termo, mas é o que melhor se encaixa aqui)”. Inclua aí todo e qualquer ser humano que possa ser definido como “negro”. Será que um pedido de desculpas no Letterman apaga a agressão desnecessária a todos os negros??? Certamente não.

    Em suma, espero que um dia vivamos num mundo tão belo como esse com o qual ambos sonhamos. Mas enquanto tal mundo não existir, não posso confiar numa justiça que não existe ou simplesmente achar que tá tudo bem, afinal, ele “pediu desculpas”. Estaria sendo simplesmente condescendente com o que ele fez.

  21. Victor Pacheco - 19/12/2006

    Na verdade, acho que levado pelo momento, acabei destoando do foco. Deixarei bem claro: não concordo que Jamie Foxx ou quem quer que seja dê uma surra em Richards.

    Mas certamente acho que seria simplesmente irracional condená-lo por sua opinião perfeitamente compatível com o belíssimo show de Richards naquela noite.

  22. Victor Pacheco - 19/12/2006

    Nossa… acabei de ler o que escrevi e percebi que tive um forte acesso de intolerância…

    Estou postando novamente para me desculpar pela minha agressividade e retratar-me pelo que escrevi durante o dia. Pesso que os amigos me desculpem, e que desconsidere as opiniões que postei atualmente.

    Acho que levei a ofensa de Michael Richards de maneira exageradamente pessoal(como deveria), porém deixei-me ser tomado pela raiva. Lúcido, agora, creio que posso falar de maneira mais comprometida com o que realmente penso.

    Para todos, de maneira nenhuma quero incitar a violência. Não quero, de nenhum modo, que nos tornemos um planeta de pistoleiros. Como disse, me coloquei de maneira exagerada por demais no lugar do sujeito humilhado, e não pensei de maneira clara.

    Reafirmo que o pedido de desculpas de Richards não muda nada… mas é o máximo que pode ser feito, pelo menos por ele. Afinal, o mesmo não tem como apagar as ofensas que fez.

    Porém de maneira nenhuma sou a favor da violência, embora em casos extremos seja a favor por exemplo da pena de morte para certos tipos de presos, especialmente reincidentes em crimes hediondos em determinadas circunstâncias, mas isso já é uma história completamente diferente.

    Na verdade, esse meu acesso de raiva até que foi ótimo em certo nível, pois pude perceber como o próprio Richards deve ter se sentido quando criticado pelo espectador, e embora de maneira alguma ache justificável sua atitude, agora entendo que ele, também, foi levado pelo calor do momento, e mais convencido estou de seu arrependimento, assim como me arrependo de muito do que há pouco escrevi.

    Peço desculpas aqueles que porventura tenham se sentido ofendido com o que escrevi. Certamente não representa o tipo de pessoa que sou. Sou uma pessoa inconstante, mas certamente não sou agressivo.

    Só reafirmo que a revolta de Jamie Foxx é perfeitamente compreensiva e compatível com a situação, embora, mais calmo agora, certamente não ache que a violência seja solução para o que quer que seja.

    Novamente peço desculpas por pelo menos 80% do que escrevi antes desse post. Eu estava fora de mim.

    PS: Pensei em aproveitar o momento de desculpas e me desculpar com os fãs de Grey’s Anatomy por ter apelidado a série de Grey’s Monotony… Mas aí vi o episódio de hoje e mudei de idéia. XD

  23. thais - 20/12/2006

    Sou tão fã de Seinfield,acho o Richards o máximo,mas qdo soube disso fikei triste e decepcionada…como um profissional tão bom pode ser uma pessoa racista?

  24. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!