Primeiras Impressões – The Leftovers


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Com uma premissa bem interessante, o primeiro episódio do novo drama da HBO, The Leftovers, fez jus a todo barulho ocasionado pela série. O piloto cumpriu seu papel: apresentou todos os plots, informou muito pouco e, principalmente, deixou intrigado quem estava assistindo. E quando digo intrigado quero dizer perdido, mas pelo menos pra mim em um bom sentido.

Baseada no livro de mesmo nome escrito por Tom Perrota (que também assina o roteiro desse episódio), a história mostra o fatídico dia 14 de outubro (ano não informado), quando 140 milhões de pessoas, ou aproximadamente 2% da população mundial, sumiu. Simples assim. Na divulgação da série, tratavam esse sumiço como um “arrebatamento”, contudo essa hipótese não foi levantada no episódio.

A história dá um salto no tempo e vemos como todos estão lidando com suas “perdas” três anos depois do ocorrido. Justin Theroux é o delegado Kevin Garvey, cujo pai, também policial, teve um surto. Ele não está em seu melhor momento, pois sua esposa o deixou logo depois do “arrebatamento” e ele ficou responsável pelos seus dois filhos: Jill (a linda Margaret Qualley), que por não conseguir lidar com os acontecimentos está se tornando uma jovem problemática, e Tom (Chris Zylka), que abandonou a faculdade – depois de presenciar um suicídio duplo – e procurou refúgio em uma fazenda liderada por uma espécie de guru.

Laurie, interpretada pela atriz Amy Brenneman despida de toda sua vaidade, é a esposa de Kevin que largou tudo e foi morar numa espécie de “seita” chamada Guilty Remmant (Culpados Remanescentes, em tradução livre), onde não é permitido falar e as pessoas fumam muito. Através de um rápido flashback, fica subentendido que Kevin a traiu e talvez esse seja o motivo dessa mudança radical.

s01e01_697

Pelo que foi visto, a “seita” está procurando novos recrutas e usam um jeito bem peculiar de abordar as pessoas: ficam de plantão, encarando onde quer que elas estejam. O alvo dessa vez é Meg (Liv Tyler), que está nos preparativos finais do seu casamento, contudo fica perturbada com as investidas e acaba largando tudo e se entregando a eles. Somente neste momento ouvimos a voz de Patti (Ann Dowd), que aparenta ser a líder do grupo.

O foco do episódio é um desfile que o governo está preparando para honrar os “heróis”, como eles resolveram chamar as pessoas sumidas, já que não conseguiram arrumar outra explicação. Uma saída interessante, com o objetivo claro de tentar acalmar os ânimos. Kevin é contra, contudo a palavra final é da Governadora e a festividade acontece. Porém, como o delegado previa, a ”seita” aparece e os ânimos ficam exaltados.

s01e01_678

Outro ponto pouco explorado foi o que acontece na fazenda onde Tom se refugiou. Liderado por Waney (Paterson Joseph), esse lugar aparentemente serve como consolo para aqueles que perderam seus entes queridos. Óbvio que reservados àqueles que têm muito dinheiro. Contudo, pelo pouco mostrado, estou achando isso meio estranho e sinto cheiro de trambique no ar. Waney tem uma protegida, Christine (Annie Q.), e é óbvio que Tom ia se interessar por ela. Só que o guru deixa bem claro que eles não podem se envolver.

s01e01_959

Difícil para quem não leu o livro criar qualquer tipo de teoria, pois muita coisa foi mostrada, diversos questionamos jogados no ar e poucas explicações foram dadas, logo tudo pode acontecer. Qual o verdadeiro motivo da separação de Laurie e Kevin? O que são os Culpados Remanescentes? O porquê de fumarem tanto? O que acontece no encontro com Waney? Será que Jill vai ser a nova adolescente chata do pedaço e roubar o lugar da Dana (Homeland) e Carl (The Walking Dead)? E principalmente: o que aconteceu com esses 140 milhões de pessoas?

Como todos os produtos da HBO, The Leftovers tem uma finalização impecável, uma fotografia interessante e uma trilha sonora de primeira. Em especial desta a música James Blake, Retrograde, que toca quase no final do episódio. Para ouvir e relembrar, clique aqui.

Bom, vou apostar na série e ver até onde isso vai dar. E você, o que achou de The Leftovers? Está tão perdido como eu? Deixe seu comentário.

Ps: A série começou com um bom índice de audiência para o canal, fechando com 1,8 milhões de espectadores e o episódio está disponível, gratuitamente, no HBO On Demand.

Duas curiosidades:

s01e01_185

A atriz Catherine Curtin fez uma participação logo no início desse episódio, como Sra. Tunney. Curtin pode ser vista também no sucesso do Netflix, Orange Is The New Black, como a policial Wanda Bell.

s01e01_373

O tempo passa e os gêmeos de Lynette (Desperate Housewives) continuam aprontando por aí.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Heloisa - 01/07/2014

    Como 1º episódio eu não gostei… Fiquei perdida, mas não achei bom, como vc. Pelo episódio em si, nem voltaria a assistir, mas as cenas do próximo capítulo chamaram minha atenção. Não sei ainda se vou acompanhá-la.

  2. Felipe Ameno - 01/07/2014

    Oi Heloisa, boa noite! Confesso que se começar a enrolar muito, não vou aguentar. Mas para um primeiro episódio, fiquei intrigado. Vamos ver o que vai acontecer. Quanto aos teaser, eles não têm muito efeito sobre mim, por causa de TWD, onde essas cenas dos próximos capítulos são sempre BOMBÁSTICAS e o episódio é uma bomba!
    Obrigado pelo comentário.

  3. Heloisa - 03/07/2014

    Obrigada pela resposta!

  4. biancavani - 01/07/2014

    Gostei um tantinho só – mas não porque teria ficado perdida dos muitos mistérios apresentados, pois, para meu gosto, isso seria a maior das virtudes de uma série desse gênero.

    Tá, “por que sumiram?” é algo intrigante, mas aquele bando caladão de branco é meio ridículo, ainda mais pela insistência de imagens de seus integrantes fumando (só 5 vezes já seria suficiente para entendermos que eles fumam), e aquele sofrimento geral todo ficou forçado…
    Bom, mas vamos seguir mais um pouco. A HBO não costuma decepcionar.

  5. Felipe Ameno - 01/07/2014

    Oi biancavani! Boa noite.
    Vou continuar vendo, pois fiquei intrigado, assim como Ressurection, que teve uma primeira temporada muito boa. Mas espero que eles não enrolem muito pra explicar algumas coisas. Agora aquele povo fumando, em pleno século XXI… Achei meio desnecessário. Mas deve ter uma explicação… Vamos ver! Vlw pelo comentário!

  6. Mariela Assmann - 02/07/2014

    Fumaram demais e me lembri que Constantine não vai fumar na nova série da NBC porque na TV aberta não é permitido mostrar ninguém fumando…

  7. Eduardo Amorim - 02/07/2014

    Fiquei meio intrigado com o cara falando dos cachorros e depois começa matar eles.

  8. Pedro - 08/07/2014

    também achei toda maluquice meio forçada, principalmente pq o mais normal era o cachorro no início. Mas com certeza vou assistir + alguns episódios pra ver como se desenvolve.

  9. Wagner Guimarães - 21/07/2014

    a faixa q eles abriram na cerimonia dizia “nao desperdicem seu folego”. pelo q entendi, eles querem q as pessoas esquecam os desaparecidos e renunciem a tudo, achando q a vida nao vale a pena pq vc pode desaparecer a qq momento. daí, o cigarro seria uma metafora disso. Reparem q a perda de pessoas queridas aparece em outras formas na serie: a morte, a separacao e ate uma pessoa q fica em estado vegetativo.

  10. biancavani - 21/07/2014

    Foi o que presumi. Apenas achei que foram muitas cenas – demooooradas, insistentes – com os fumantes, quando só uma já teria sido suficiente.

  11. Wagner Guimarães - 21/07/2014

    a reiteracao era importante pra gente ver q fumar é um habito constante deles. se fosse uma vez só, achariamos q era algo irrelevante.

  12. biancavani - 22/07/2014

    Certo: um é pouco, dois tá bom, mas três é demais… que dirá trocentos, rsrs.

  13. Flávio Soares - 02/07/2014

    Gostei do review … também pretendo continuar vendo. Eles prometem tanto ou mais mistérios que Lost, e como eu sou fã de Lost, espero também gostar desta.

    Esse “arrebatamento” tem tudo a ver com a questão cristã, e esse sumiço das pessoas da terra seria Deus levando os dEle. O resto que ficou, viverá anos de domínio do mal .. … enfim, é muito pano pra manga e a gente vai acompanhar o desenrolar da série..

  14. Felipe Ameno - 02/07/2014

    Bom dia Flávio, obrigado pelo comentário.
    Confesso que só assisti a primeira temporada de Lost e gostei muito, porém deixei pra ver quando tivesse um final, o que acabou demorando muito. Pretendo retomar, um dia. Não tinha pensado por esse ponto de vista, você chegou a ler o livro? Abraços

  15. Flávio Soares - 02/07/2014

    não.

  16. Julio Drakam - 02/07/2014

    Eu gostei bastante…mesmo achando certa loucura no povo mudo fumante (talvez seja a coisa mais intrigante do seriado) e irei continuar assistindo! (comprei até o livro pra entender o que ficou no ar (além da fumaça dos cigarros!)
    Sua percepção do seriado me agradou bastante. Incutiu ainda mais interesse!

  17. Felipe Ameno - 02/07/2014

    Bom dia Julio. Obrigado pelo comentário e pelo elogio!
    Vou esperar um pouquinho pra comprar o livro, pra não perder um pouco da graça e ver se a série responde um pouco desses questionamentos.
    Abraços

  18. claudia regina freitas - 02/07/2014

    Pra tanta propaganda o primeiro ep foi decepcionante, se estes mistérios não se revelarem logo vai ficar maçante e como é irritante ver aquele povo fumando sem parar! Vou ver o próximo ep mais pra decidir se continuo ou paro.

  19. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Oi Claudia, boa noite. Desculpe a demora para responder. Realmente foi irritante ver aquele povo fumando o episódio todo, mas eu gostei, mas se demorar muito para começar a responder os mistérios, vai ficar maçante mesmo.

  20. William Birr Naves - 02/07/2014

    Só pra acrescentar, em uma cena dentro do “QG” dos fumantes aparece um quadro que parece ter um motivo para eles fumarem tanto. Não consegui ler enquanto assistia ao episódio, alguém conseguiu?

  21. biancavani - 02/07/2014

    Talvez a fumaça tenha encoberto, nem reparei, rs. Vou ver de novo.

  22. Fernanda Dos Anjos - 03/07/2014

    Era: Nós não fumamos por apreciação. Nós fumamos para proclamar nossa Fé.

  23. Arthur Barbosa - 04/07/2014

    Estou bem ansioso para saber que Fé maluca é essa desse povo louco!

  24. Fernanda Dos Anjos - 06/07/2014

    Idem. Tenho uma boa intuição pra série. Pra quem gosta de suspense, como eu, acho q vai ser uma delícia apreciar. Na expectativa pro próximo episódio…

  25. Pedro - 08/07/2014

    Mas vocês lembram da frase que eles colocam na manifestação: “não desperdicem sua respiração (breath)” ou algo parecido. Pensei q eles não merecem mais respirar, por isso só abrem a boa pra fumar.

  26. Paullo Kidmann - 17/07/2014

    Uma semana antes passou um especial na HBO e no mesmo eles falam que a questão de fumar é uma forma de protesto, para que as pessoas parem de desperdiçar o ar que respiram, algo do tipo, mas ainda assim é muito sem sentido e bizarro!

  27. Eduardo Amorim - 02/07/2014

    Fiquei igualzinho você perdidão kkkkk, mas fiquei curioso para ver o que vem nos próximos episódios.

  28. GutoTricolor - 02/07/2014

    Gostei da série, achei intrigante, tecnicamente muito bem feita e com ótimos atores. A cena final dos cachorros foi ótima. Todo esse mistério me lembrou um pouco Lost. Vou continuar assistindo com certeza. Agora, só eu achei a Liv Tyler bem envelhecida? Quase não a reconheci.

  29. Flávio Soares - 02/07/2014

    Por um instante pensei que ele tinha atirado no cara.

  30. Lucas Barreto - 05/07/2014

    Eu também, maluco! HAHAHA

  31. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Oi Guto, boa noite. Desculpe a demora para responder. Tb achei a Liv Tyler envelhecida, mas isso por um lado foi bom e aparentemente ela não vai se tornar uma daquelas atrizes fanática pela juventude.

  32. Paullo Kidmann - 17/07/2014

    Nossa Felipe, para mim a Liv se juntar a ceita foi o fim, até ia tentar ver o 2° epi por causa dela, mas quando vi a cena eu pensei, parei agora rsrsrs

  33. Rafael - 02/07/2014

    Alguém sabe o nome da música que toca no final do episódio ?????

  34. Felipe Ameno - 02/07/2014

    Rafael, é a música “Are You Satisfied” do Reigwolf.

  35. Paulo Serpa Antunes - 02/07/2014

    Meu, realmente não gostei. É como se juntassem uns caras fodas e desta união só emergisse o pior de cada um: a pretensão da HBO, a confusão narrativa do Peter Berg, o storytelling embromado do Damon Lindelof…

  36. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Oi Paulo, boa noite. Desculpe a demora para responder. Como gosto de um suspense, estou gostando do que estou vendo. Só espero que eles não embromem muito ou fiquem acobertando um mistério com outro.

  37. João Paulo Dos Santos - 02/07/2014

    Perdido é pouco para o que eu fiquei rs, mas sua review me ajudou a compreender um pouco melhor os acontecimentos iniciais da serie. Talvez quem leu o livro (o que não é meu caso), entendeu melhor essa premiere. Vc sabe o nome da musica que tocou no desfile do Dia da Lembrança ?

  38. Felipe Ameno - 03/07/2014

    Oi João, bom dia! Vlw pelo comentário. A música que toca é Retrograde, do James Blake. Inclusive tem o link para o clipe no texto! 😉

  39. Fernanda Dos Anjos - 03/07/2014

    Achei interessante. Me deixou curiosa para o próximo episódio. O que mais me intrigou foi o que são os Culpados Remanescentes. Adoro o suspense. Isso de tentar descobrir o que é ou que vai acontecer me prende.

  40. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Oi Fernanda, obrigado pelo comentário e desculpe a demora para responder. Penso igual você, gosto muito de um suspense, só que se demorar muito pra responder algumas perguntas ou até mesmo encobrir um mistério com outro, a série vai ficar muito confusa e difícil acompanhar.

  41. GutoTricolor - 03/07/2014

    Fiquei bem intrigado pq a família do Delegado ficou tão afetada, já que não perderam ninguém. A Mãe entrou para aquela ceita, os filhos estão perturbados e ele está totalmente estressado. Tanto que no começo achei que eles tinham perdido um filho ou algo assim, mas no final mostrou o porta retratos da família e deu pra ver que são só os 4 mesmo.

  42. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Então, quando Kevin está no bar conversando com a moça que perdeu o bebê logo no início do episódio, ela pergunta onde ele estava, ele fala uma coisa mais um flashback mostra outra (acho que ele estava traindo a esposa). Deve ter sido por causa disso que ela saiu de casa e consequentemente desestruturou a família toda. Mas como disse, difícil fazer qualquer tipo de previsão. Veremos!

  43. Lone Handhel - 03/07/2014

    Eu gostei muito e o que me atraiu nesse episódio, é que a
    serie mais parece um quebra-cabeça com suas peças espalhadas e que a cada
    momento vão se juntando e dando sentido a ideia que a serie propõe.
    Um policial desesperançoso , dois jovens deslocados e uma mulher que busca em uma “crença” dar outro sentido a vida… Nisso eu vi cada peça se juntando gradativamente e formando um retrato de uma família desestruturada. E acho que a ideia central seja essa mesmo de apresentar pouco a pouco o caráter dos personagens e como o arrebatamento os afetou. Como também os mistérios que foram destacados no artigo, acho que a traição do Kevin causou a desestruturação da família (até pensei que a “amante” era a melhor amiga da filha dele), com isso a família se perdeu junto com o resto do mundo, fora os cachorros raivosos, o porque deles estarem assim? E seita Guilty Remmant? O porquê de fumarem tanto e nunca se comunicarem oralmente?… Enfim, esperando pelo 1×02 😉

  44. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Boa noite Lone, muito obrigado pelo comentário e desculpe a demora. Interessante seu ponto de vista do quebra-cabeça. Mas o mais engraçado é que uma traição não tem nada a ver como arrebatamento. Isso serve pra mostrar que independente do que aconteça no mundo, alguns princípios e reações nunca mudaram.

  45. Lone Handhel - 06/08/2014

    Felipe, acho que não me fiz interder claramente nessa ponto do meu comentário. Eu não equiparei os dois fatos “traição e arrebatamento”, mas atribui os dois como os pontos fortes que desestruturou a família do Kevin. Até porque kevin traiu Laurie no dia do arrebatamento (ao menos foi o que deu pra entender no flashback quando perguntam pra ele onde estava no momento fatidico). Mas como eu expus, essa história é um quebra-cabeça há ser montado, vamos ver o que causou tudo aquilo que já sabemos. 😉

  46. Arthur Barbosa - 04/07/2014

    Felipe, acabei de assistir ao episódio. Meu note voltou e já estarei de volta, rs! Eu espero que todas as informações colocadas no episódio não sejam desnecessárias futuramente. A maioria das séries baseadas em livros são boas e eu acho que não vai nos decepcionar.

    Me deu preguiça das cenas da Jill na festa, pois infelizmente a juventude de hoje (incluo a minha pessoa) não sabem curtir uma festa! Ainda bem que ela foi madura o suficiente e soube muito bem se comportar.

    p.s.1: Lembrei muito de The Walking Dead, principalmente em seu piloto que também foi extenso.Vou te acompanhar nessa bagaça! Abraços!

  47. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Fala Arthur! Bom saber do seu note e desculpe a demora para responder. Acho que aos poucos alguns questionamentos serão respondidos, mas espero que não demore muito para começar para não ficar chato. Jill = Carly, não preciso dizer mais nada né… #TamuJunto! 😛

  48. Fred Oliveira - 05/07/2014

    Eu esperava bem mais desta série, pois deixou muitas questões no ar e isso pode ao contrário do que as pessoas acham, fazer que elas percam o interesse.

  49. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Boa noite Fred, obrigado pelo comentário e desculpe a demora. Concordo com vc, mas de certa forma, como disse no texto, fiquei positivamente intrigado com o episódio. Porém vamos ver como isso se desenrola e principalmente se as resposta vão vir.

  50. Guest - 05/07/2014

    Eu gostei demais! Espero que o público não estrague o negócio.

  51. Lucas Barreto - 05/07/2014

    A série fala sobre o Arrebatamento, tá, gente.

  52. Ana Elisa - 06/07/2014

    Acabei de assistir o primeiro episódio na Hbo Plus e adorei. Fiquei tão intrigada. Várias perguntas no ar, estou ansiosa para assistir o próximo episódio. Quando descobri que é baseado em livro quase surtei, preciso ler o livro o quanto antes rs é muito mistério pra mim rs. Enfim adorei o enredo, a ambientação, os atores e o clima da série em si, gostei bastante dos plots e da carga dramática.

  53. Felipe Ameno - 07/07/2014

    Oi Ana, boa noite. Concordo com vc em todos os pontos. Só não vou correr para o livro agora pra tentar deixar a série responder alguns questionamentos. Mas, dependendo do andar da carruagem, não vou ter outra opção no futuro!

  54. Paula - 07/07/2014

    Achei o primeiro episódio chato, e o segundo mais ainda… Está difícil acompanhar essa série. Só continuo tentando porque acho que a HBO merece uma chance.

  55. João Ribeiro - 07/07/2014

    Pelo Trailer me interessei muito, sou cristão mas não tão polêmico como alguns que conheço kkkkk
    E só pelo fato do criador de Lost ser o criador dessa série, certamente eu irei assistir! Lost foi a melhor série que já vi, e até agora procuro alguma série que venha me fazer ficar fissurado como fiquei com Lost, espero que essa série me traga de volta a vontade de assistir e acompanhar por mais umas 6 temporadas ;D

  56. Felipe Ameno - 08/07/2014

    Oi João, bom dia! Confesso que Lost eu só assisti a primeira temporada e prometi pra mim mesmo que só voltaria assistir quando tivesse um final. Está na lista de séries para ver. Estou gostando de The Leftovers (o texto do segundo episódio já está no site), vamos ver como todos esses mistérios vão se desenrolar! Abraços

  57. dani - 08/07/2014

    Alguém sabe o nome das músicas (instrumentais) que tocam no episodio 1

  58. Felipe Ameno - 08/07/2014

    Oi Dani, eu identifiquei duas músicas nesse episódio: “Are You Satisfied” do Reigwolf e “Retrograde” do James Blake (o link para o clipe está no texto). Veja, quer dizer, escute se são essas.

  59. dani - 08/07/2014

    Não são… as que to estou falando são as instrumentais que tocam. Por exemplo a primeira cena no estacionamento da lavanderia toca uma delas.

  60. dani - 08/07/2014

    achei a musica
    Max Richter – Vladimir’s Blues

  61. Carlos Colle - 16/07/2014

    Que melodia maravilhosa !

  62. dani - 08/07/2014

    Max Richter – Vladimir’s Blues

  63. Pedro - 08/07/2014

    o q mais me incomodou no primeiro episódio não foram as várias perguntas abertas, mas a chatice de todos os personagens. Todos com uma maluquice q vc não sabe se tem explicação ou não. Mas nenhum teve nenhum carisma pra mim, talvez apenas o cachorro assassinado 🙂

  64. Paullo Kidmann - 17/07/2014

    É Felipe os gêmeos da Lynette continuam por aí e não mudam né, pararam no tempo!
    Não dá para contestar a qualidade dos produtos da HBO e The Leftovers não fica atrás (digo em questão de produção), a série tem uma premissa incrível: mas, para por aí, por que a execução deixou muito a desejar, você não tem personagens cativantes, a trama em si é confusa, aquele povo fumando é simplesmente R-I-D-I-C-U-L-O, e a desculpa mais ainda, algo como: estamos fumando para lembrar a vocês a pararem de desperdiçar o ar que respiram, tá e vocês estão fazendo grande coisa fumando…
    Volto a falar a premissa da série é incrível, eles tinham um puta material para trabalhar, mas deixaram a desejar e muito, é tudo muito confuso, mas aí nem sei de dá para por a culpa toda na série visto que a mesma é uma adaptação.
    E vale ressaltar que a série é de um dos criadores de Lost, ou seja, se está confuso agora imagina quando eles começarem a criar novos mistérios e tudo isso para que? Um final decepcionante? Não vou pagar para ver!

  65. Wagner Guimarães - 21/07/2014

    Para uma serie com trama complexa e misteriosa, é injusto julgar apenas pelo piloto. Só me empolguei mesmo no 3o episodio, o melhor ate agora, centrado no personagem mais interessante da trama ate o momento, o cara q divulga os “podres” dos desaparecidos. Nao é uma serie pra descobrir o q aconteceu com os desaparecidos, mas sim pra ver como os q ficaram vao levar a vida. É um ” Lost” às avessas.

  66. Elisabete - 22/07/2014

    Estou gostando, pretendo continuar vendo, intrigante, mais maluca e com mais mistérios que Lost. Só espero que o final não seja nem parecido com Lost que decepcionou!

  67. Cristiano Lopez - 04/09/2014

    Assisti ao oitavo episódio e até agora…nada…estou com uma sensação de que estou revendo Lost.
    Muitas metáforas ali escondidas e uma trama que vai se enchendo de mais perguntas ao espectador e nada!

    vou acompanhar essa primeira temporada se nada mudar paro por ai.

  68. Rafa Silveira - 04/09/2014

    Ta acompanhando esperando respostas? Então não chegue ao fim, largue agora. Já foi dito milhares de vezes que não haverão respostas para o sumiço das pessoas.
    Se com o final do oitavo episódio a morte em questão não elucidou o que se trata a série pra vc, é melhor desistir mesmo. Ta assistindo a série com uma visão totalmente errada e nem o nono episódio que vem explicando vai mudar isso.

  69. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!