TeleSéries
Primeiras Impressões – The Blacklist
25/09/2013, 10:55. Mariela Assmann
Preview
The Blacklist
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Tensão. Ação. Drama. Tramas. Respostas. Muitas dúvidas e incertezas. Elementos presentes em seriados de sucesso. Elementos presentes em The Blacklist. Será esse um indício do que vem por aí? Pra mim, com certeza.
A NBC acertou em cheio (e a audiência gigantesca do piloto, que cravou um rating de 3.8, confirmou isso). Desde seu primeiro minuto o seriado já começa dando mostras da tensão que promete ser uma de suas marcas registradas: Raymond “Red” Reddington – interpretrado pelo excelente James Spader – adentra o prédio do FBI e pede para ver o Diretor Harold Cooper. Logo, é identificado e preso. E então começa a ser respondida uma das grandes questões: por que um dos criminosos mais procurados do FBI se entrega fácil e voluntariamente?
Os personagens principais, Red e Elizabeth Keen (interpretada por Megan Boone, que foi muito bem no piloto), já nos primeiros minutos são apresentados através de interessantes artifícios utilizados pelo criador Jon Bokenkamp.
Ele, por um breve debriefing no qual descobrimos que se formou marinheiro naval, com honras, aos 24 anos. Fez uma admirável carreira, alcançando um alto posto do oficialato, até que sumiu da face da Terra em 1990, ao partir para supostamente encontrar a esposa e a filha no Natal. E nesse ponto começou uma nova – e tão promissora quanto à anterior – carreira, dessa vez no mundo do crime. Atuando em vários pontos do mundo, sem ligação hierárquica com qualquer governo ou qualquer agenda política, Red construiu reputação e ganhou a alcunha de O Concierge do crime.
Ela – profiler recém-formada em Quântico – através de um auto-perfil, no qual descobrimos que é durona, teve problemas com os pais, quer ter filhos para reescrever seu próprio passado, é um tanto quanto narcisista e tem pouca empatia com as pessoas; mas é genial ao decifrar mentes criminosas.
E esse é um dos pontos de destaque do seriado: seus personagens principais. Eles são, ambos, cativantes – cada qual a seu modo -, obstinados, bem construídos e enigmáticos. E grandes embates virão dos diálogos entre eles, com uma prometida alternância na “liderança”. Isso fica bem claro no diálogo inicial entre Keen e Red, no qual o criminoso demonstra que conhece Elizabeth profundamente: revela que o pai da agente era criminoso e abandonou a família, e que sua mãe morreu de desgosto depois disso. Mais para o final do episódio, Elizabeth até tenta assumir a liderança da corrida contra o relógio. Contudo, nesse piloto, ficou bem claro que o regente da orquestra é Red – pelo menos por enquanto.
Outro ponto alto da série são a série de promessas que ela nos fez: personagens interessantes, que se bem desenvolvidos conquistarão nossa simpatia ou nosso ódio (os personagens de Donald Ressler – alguém mais achou ele um Matt Damon loirão? – e de Harry Lennix ainda não foram suficientemente explorados, mas já deram mostras de que podem se destacar eventualmente); tramas bem construídas e cheias de dubiedade; reviravoltas; surpresas; e dois antagonistas que nos farão vibrar e torcer. Elementos indicativos de que a NBC acertou em cheio com The Blacklist.
No final do episódio seja revelado – apesar de que várias pistas disso foram dadas no decorrer do mesmo, e desde que Red anunciou que queria localizar o terrorista Sérvio – o porquê de seu nome, e as verdadeiras intenções de Red: trabalhar com Liz na “captura” de todos os políticos, mafiosos, espiões e terroristas internacionais, entre outros, que estão na sua lista negra – The Blacklist. Um motivo e tanto.
Mas se as intenções primárias de Red foram reveladas, muitas dúvidas restaram no final do episódio. E são elas que fazem com que The Blacklist mereça um lugar na nossa lista já recheada de seriados. A principal delas, talvez, seja o porquê do profundo interesse de Red por Elizabeth. Outra grande dúvida é acerca dos limites de Keen. Os acontecimentos do piloto mexerão com ela a ponto de fazê-la seguir o conselho do criminoso e pensar como uma? Se sim, quais as consequências dessa transformação para a personalidade e para as crenças dela?
É interessante ainda notar que Red acredita que a agente – aquela que, apesar das histórias do passado construiu um nome e uma reputação – lhe dará uma segunda chance. Com isso, os roteiristas deixam em aberto a seguinte questão: se tudo sobre Red é uma mentira, qual é a verdade sobre ele?
Mal posso esperar para descobrir essas verdades. Que venham as próximas segundas-feiras.
*Vale lembrar que aqui no Brasil o seriado será exibido pela Sony, às terças-feiras (começando dia 1° de outubro), sempre às 21 horas. E que o TeleSéries fará reviews semanais dos episódios de The Blacklist. Venha comentar conosco.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
eu já estava querendo muito ver pois o trailler é de matar e ainda com James Spader entrou pra minha lista logo de cara …. e agora lendo suas impressões fiquei super ansiosa …#comofass
já e não me cando de dizer …. James Spader é muito, muito bom sendo muito, muito mau o/
parabéns pelo seu preview Mari !!!
já estava com MTA vontade de ver a série, depois do texto fiquei com mais vontade ainda! rs
E vai ter review semanal?
Sim. Farei as reviews da série =)
. Também tem a revelação do marido – tão fofinho, quase bobinho -, que afinal guarda muchos segredos debaixo do tapete, rs.
. Seria um clichêzão, mas é possível que sejam pai e filha.
. É, tem tudo para figurar na nossa favorites list;
Não comentei no texto sobre a revelação pra não dar muitos spoilers pra quem, eventualmente, lê o texto antes de ver o episódio. Nas reviews serei mais analítica.
Também pensei na possibilidade de serem pai e filha, Bianca. Mas aí pensei que talvez ela recordasse dele. Quem sabe a conexão de Red é com o pai dela ou, ainda, com o Tom. Vamos ver o que o 2° episódio nos revelará!
Ops, editei, informando ser spoiler.
(Mas não escrevi isso pensando que estava faltando em sua review, aliás ótima como todas que você escreve. Foi apenas troca de impressões.)
Tomara que a ligação entre os dois seja algo que nos deixe atônitas, que nos faça cair do sofá, de queixo também caído, rs.
Tomara! E espero que The Blacklist não sofra do mal de The Following, que não conseguiu manter a pegada até o final! Tô ansiosa pra próxima semana =)
É mesmo, The Following não caiu nas minhas boas graças. Só vou ver, na próxima temp., qual foi o jeitinho que eles deram para killer-professor de literatura não estar morto, uma vez que até a arcada dentária estava nos ossos queimados.
Mas uma coisa eu aprendi na minha vida de grande apreciadora de séries: se uma nos decepciona, há várias boas que podem entrar nessa boa vida.
Que bom que você não revelou, pois eu vi o episódio depois de ler o texto e fiquei surpreendido com o final! MTO bom
Essa era a intenção. Que mesmo quem lesse o texto se sentisse surpreendido como eu. Que bom que teve esse efeito! =)
Ñ gostei muito do promo, mais vou dar uma chance para esta, tomará q eu goste
agora vi o episódio, realmente mto bom! A série prende a atenção! Minhas esposa pretendia dormir e acabou vendo o episódio até o fim! rs
E impressionante com o James Spader nos ganha só nas expressões faciais! Sou fã dele desde Sexo, Mentiras e Videotape e me tornei AINDA MAIS fã depois de Boston Legal!
Parece que Black List vai me fazer ainda mais fã dele! hahaha
[…] The BlackList – 22 h (ep 1×01 – leia a preview) ESTREIA The X Factor – 23h – 3a. […]
Para mim ele é o pai dela..!!
Uma ótima série, bem no estilo de série que vc quer assistir um episódio atrás do outro, cativante e envolvente do começo ao fim..!!
[…] Episódio 1 – Piloto […]
ja to assirtino a serie otima d+ com james spader the blacklist.
[…] cheia de reviravoltas, com cenas de ação bem filmadas e recheada de plots intrigantes (nossas primeiras impressões se confirmaram). Some-se a isso a atuação impecável de James Spader. Pronto, eis uma das […]
TAMBÉM GOSTEI MUITO DAS 2 PRIMEIRAS TEMPORADAS ..
POIS A 3ª JA COMEÇOU A FICAR BAGUNÇADA…POIS OS EPISORDIOS NAO TÊM RESPOSTAS…SÃO TIPO SEM FIM…
O QUE ELES PRETENDEM FAZER NESSA TEMPORADA…O 5° EPISORDIO MESMO COMEÇA NO MEIO E DEPOIS VOLTA PASSANDO AS MESMAS CENAS NO MEIO… COMO ASSIM?
E CADE OS NOMES DOS BANDIDOS QUE REDGNTON PASSOU PARA O FBI?
ELES FORAM PRESOS OU NAO?
ALGUEM SABE?