Primeiras Impressões – Black-ish

Data/Hora 28/09/2014, 23:00. Autor
Categorias Preview
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Antes de escrever sobre o episódio de estreia de Black-ish, é importante uma pequena contextualização sobre a série. Ela surge como a proposta da ABC de ser “a nova Modern Family”. O que isso quer dizer? Uma nova série familiar tradicional. Mas Modern Family não é tradicional, dirão alguns. É sim. Ela foge do tradicional do passado, mas é tradicional e por isso é tão bem aceita. E ABC sabe que mais cedo ou mais tarde a sua principal série de comédia vai perder o fôlego e/ou sair da grade de programação. Além disso, Black-ish também aparece como resposta às críticas a falta de uma família negra na TV aberta americana. Bom lembrar que My Wife and Kids, sucesso na própria ABC, terminou em 2005, quase 10 anos atrás.

Black-ish apresenta os Johnson, um casal de classe média alta, pais de 4 filhos. E ainda tem Laurence Fishburne como o pai do patriarca. Isso mesmo: Morpheus avô. Muita dificuldade de lidar (se você é novo demais para entender a referência, a dica é Matrix). O grande problema do protagonista é o medo da família está se tornando “menos negra”. Esse assunto é uma questão bem atual, principalmente nos EUA. Todo episódio vem desse conflito. A cena que abre o episódio foi muito boa.

Andre, o pai, recebe uma promoção mas fica insatisfeito por achar que a escolha deve-se ao fato dele ser negro. A esposa, que é médica, o questiona dizendo que se ele não fosse escolhido estaria reclamando que perdeu a vaga por SER negro. A discussão é pertinente porque o argumento de ambos tem validade. E parece que o caminho a ser seguido pelos roteiristas será esse: como uma família negra que chega a posição antes negada a eles consegue seguir seu caminho sem deixar de lado suas raízes. E como lidar com os filhos que não conhecem um mundo sem privilégios.

Não quero contar aqui muito sobre o episódio. Para quem gosta de série familiar tradicional, acredito que Black-ish deve agradar em cheio. O elenco é bom, o texto correto. Algumas piadas podem exigir certo conhecimento de cultura pop e da cultura afro-americana, mas nada que deixe ninguém perdido. Ainda é cedo para dizer se a série terá o mesmo sucesso que Modern Family. E, claro, My Wife and Kids e The Cosby Show, séries que com certeza devem ter sido referência para Kenya Barris, sua criadora, mesmo que de maneira inconsciente. Recomendo a série, mesmo que seja para ver o Morpheus sendo avô.

Não, não superei. Laurence rouba as cenas em que aparece, mesmo o papel sendo pequeninho. Outra informação: Tracee Ellis Ross, que faz Rainbow (por sinal o nome do marido da criadora da série), a mãe, é filha de Diana Ross. E se você não sabe quem é Diana Ross, por favor, vai para o Youtube agora.

Black-ish, que estreou nos EUA no dia 24/09, ainda não tem data de estreia no Brasil.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

Nenhum comentário foi publicado ainda.

O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!