TeleSéries
Person of Interest – Most likely to…
04/04/2014, 14:33. Regina Monteiro
Reviews
Person of Interest
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Parece que a Vigilância tem capacidade de fazer mais estragos do que a Decima Technologies. E aqui a questão é a diferença explícita entre a força bruta e a sutileza. Enquanto Greer age de forma quase que invisível, Collier avança como um tanque de guerra, derrubando tudo em seu caminho. Qual deles é mais perigoso? O bom senso diria que a Decima deve ser mais temida que a Vigilância porque pode tornar-se um império se conseguir ativar o Samaritano; mas o desenrolar dos acontecimentos podem indicar que é mais fácil Finch, Reese, Shaw, Root ou Fusco serem atingidos no fogo cruzado da guerra pessoal empreendida por Collier do que em uma das ações empreendidas pela Decima.
Um exemplo disso pode ser visto em Most likely to…. A Vigilância não hesita em matar Leona Wainwright, primeiro CPF do dia, quando sente a ameaça representada por Reese. Os seguidores de Collier são adeptos de uma causa, não são homens contratados para executar um serviço como os empregados de Greer. E como adeptos de uma causa, são capazes de dar a vida por ela, ou tirar uma vida por elas. Talvez, no fogo cruzado, Collier fosse até capaz de poupar Finch, porque sabe que o seu valor está na diferença de postura diante do mundo (ele salva as pessoas por princípio, porque se importa com elas, não importa qual rosto elas tenham), ou na sua capacidade de manipular o mundo virtual. Mas a equipe de Finch é totalmente descartável.
Se a situação vivida por Reese e Shaw com o segundo CPF liberado pela Máquina provou que, realmente, a pessoa em questão pode ser algoz e não vítima, provou também que a Vigilância não poupa seus supostos inimigos, a não ser que ele seja Finch. Reese e Shaw sentiram isto na pele, pegos de surpresa pela organização de Collier.
Finch e Fusco trabalhando juntos foi outro lado interessante da história. Não somente porque, finalmente, Lionel está sendo melhor aproveitado na série, mas porque o inusitado da situação foi uma surpresa agradável. Os dois não poderiam ser mais diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidos!
Trágico foi assistir Finch fazendo o trabalho duro para que os documentos guardados por Leona Wainwright caíssem nas mãos de Collier. Não que a divulgação das informações tenha sido ruim se pensarmos que a transparência é o melhor caminho para uma sociedade mais democrática e, quiçá, um dia, mais solidária. Mas as consequências imediatas foram mais danosas do que as intenções da Vigilância poderiam supor.
O mundo cerceado por uma guerra entre a Máquina e o Samaritano talvez tenha alguma chance, se a contrapartida for um mundo dominado pela ditadura da Decima Technologies. Desligar a criação de Finch pode significar o apocalipse que Collier quer tanto evitar.
Mas era de se esperar que a Máquina não fosse sucumbir assim tão fácil. Se ela foi capaz de se transportar e se esconder das mãos do governo, óbvio que não se deixaria apanhar na contramão de um inconveniente chamado Vigilância. Somente o Samaritano tem a sua medida. Futuramente, ele deverá ser o inimigo a ser temido.
Decima Technologies, Northon Lights, Samaritano, Machine, Vigilância. De repente, o jogo parece estar se tornando maior do que o esperado e Shaw possa ter seu espaço afinal. Porque quando o início do apocalipse chegar, Finch, Reese, Shaw, Fusco e Root podem não estar em um número suficiente para enfrentá-lo.
PS: De algum tempo para cá venho pensando que é melhor uma série ter menos episódios do que ficar enrolando o meio da temporada para chegar ao final que, no mais das vezes, tem sido mediano. No caso de Person of Interest agradeço aos deuses por isto não acontecer. A série simplesmente não tem um episódio enfadonho. Esta terceira temporada, depois dos primeiros episódios um tanto quanto regulares, tem sido extraordinária. Não há nada de enfadonho ou monótono. A tensão está presente em cada segundo. Só posso dizer para quem ainda não a descobriu que nunca é tarde para começar!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Eu tento levar Collier a sério como ameaça, mas não consigo dissociar o ator do dançarino que ele interpretava em Smash. Fora isso, mais um ótimo episódio, e nunca imaginei que a verdade sobre o projeto Northern Lights fosse vazar para o público tão cedo.