TeleSéries
Para canais de TV paga, não existe cauda longa
23/10/2008, 18:18. Paulo Serpa Antunes
Opinião
Desperate Housewives, Grey's Anatomy, Lost
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Há poucas semanas atrás, Chris Anderson esteve no Brasil como palestrante do Fórum de Internet Corporativa, em Porto Alegre. Editor da revista Wired e autor do livro “A Cauda Longa”, Anderson falou para publicitários e profissionais que trabalham com Internet. Infelizmente, suas idéias aparentemente não chegaram até os executivos dos canais de TV por assinatura.
Em “A Cauda Longa”, Anderson analisa as alterações no comportamento dos consumidores e do próprio mercado após a revolução provocada pela Internet. A representação gráfica da Cauda Longa é a curva de Pareto, onde os dados são classificados de forma decrescente.
O exemplo clássico é de uma livraria, que concentra suas vendas nos livros mais populares, aqueles que tem saída mais rápida. Um gráfico de vendas vai mostrar no topo da curva que a livraria fatura milhares de reais com Harry Potter, Paulo Coelho, “O Segredo”. As livrarias virtuais, como a Amazon quebraram este modelo com sua logística, passando a vender não apenas os best sellers, mas também outros livros de interesse dos consumidores, em menor escala.
No mercado musical a revolução é ainda maior. Toda a indústria está ruindo – os pequenos selos superam as grandes gravadoras, a Internet permite o nascimento de bandas de sucesso fora do circuito das redes de TV e das rádios, a mídia CD se tornou dispensável e as próprias bandas podem lançar e distribuir sua obras.
A palavra chave é nicho. Empresários, artistas, podem atuar em pequenos nichos de mercado – sustentando seu negócio e suas obras. O TeleSéries funciona assim, atuando numa área bem específica, escrevendo para quem gosta de seriados de TV.
Só que para os executivos da TV paga, parece que as regras da curva de Pareto não existem, a Cauda Longa não se aplica. Os canais, muito deles criados dentro de um conceito de segmentação, estão se tornando todos iguais. Alguns inclsuive regrediram no seu processo de evolução – voltando a se portar como na época em que havia apenas uma dúzia de canais no mercado.
Todos querem ser o líder de audiência, o número 1. Ser o líder de audiência significa ter mais telespectadores e a possibilidade de ter mais anunciantes ou de cobrar mais destes anunciantes – e é aqui se observa o erro que gera a distorção, os anunciantes em todos os canais são praticamentes os mesmos, vendendo Gleid Toque de Frescor nos intervalos de séries policiais e escada Super Ladder em nos intervalos das comédias e vice-versa.
Os canais não atuam nichos, agem como se fossem emissoras de TV aberta, querem atingir toda a família. E especialmente dos últimos anos para cá passaram a emular o comportamento dos líderes, de quem mais se aproxima deste modelo. Em junho de 2008 os canais mais assistidos foram estes (o gráfico é da revista Tela Viva News). Confira:
Através desta tabela é possível explicar a maioria das decisões dos canais, inclusive as recentes excêntricas decisões da Warner (aqui) e da Sony (aqui) de exibir filmes. Quer que eu prove?
• Filmes dão audiência. Por isto todos querem ser a TNT. Por isto a Globosat lançou o Megapix e a Net deu um jeitinho para colocá-lo no seu pacote Master, para faturar mais. Por isto os filmes invadindo a grade do Animax, do Cartoon e agora da Sony e da Warner.
• O povão quer ver TV dublada. O Telecine mais assistido é o Telecine Pipoca. Por isto a Fox e a TNT são líderes. Por isto a Sony passou a experimentar a dublagem no horário diurno.
• Provavelmente o Animax passou a exibir filmes e reprises de Lost para melhorar sua audiência, que é pequena.
• Menos é mais. A Fox, AXN e Universal fazem sucesso com uma grade de programação de séries enxuta (a Fox exibe no máximo duas séries inéditas no primetime, o Universal apenas uma). Certamente serviram de modelo para a decisão da Warner de exibir menos seriados.
• No início deste ano a Warner fez uma mudança esquisita na grade, jogando seriados para a faixa das 23h. Possivelmente o canal queria competir com o Universal. Como a mudança foi abortada podemos supor que ela fracassou. Agora eles exibirão filmes às 23h, possivelmente atrás da audiência da Fox (e eu fico me perguntando quem é o desocupado que assiste um filme até a 1h da madrugada…)
• A Sony é um dos canais de variedades menos assistidos da TV e era justamente o único que não exibe filmes. Possivelmente o canal está fazendo um teste com a exibição de filmes no horário nobre. Se der certo eu não tenho dúvida, que os filmes ficarão na grade.
• Pra que não fiquem dizendo que eu sou um defensor de seriados. Quando Lost estreou no Brasil, foi um grande sucesso e o AXN foi para o topo do ranking. E na seqüência diversos canais correram como loucos para ter alguma série em sua programação. Repare que vários deles, como a TNT, acabaram desistindo disto algum tempo depois. Nitidamente alguns canais não tiveram competência para promover seriados. Será que o mesmo vai acontecer com esta onda de canais exibindo filmes?
• A única questão polêmica que não tem tabela de audiência de canais que responda ainda, é se os canais devem antecipar ou adiar a estréia de seriados de televisão. A Sony segue firme adiando as estréias de Desperate Housewives e Grey´s Anatomy, cansada de dar explicações sobre reprises no meio da temporada e de certa forma apostando que uma boa parcela dos fãs destes shows não correm para a Internet para baixar episódios e vão esperar pela TV. O Universal já age em sentido contrário, e está antecipando as estréias de House e Heroes, tentando evitar a sangria na audiência.
Mas o que se pode concluir é que, tirando uma estratégia ou outra, o mercado de TV paga no Brasil está pausterizado. A explosão das receitas da operadoras de TV paga com a oferta de novos serviços (Internet, telefone VoIP, DVR, pacotes digitais) e o crescimento do número de assinantes provocado por um longo período de estabilidade econômica e do aumento da renda da população transformou a TV por assinatura numa espécie de clone da TV aberta. Para quê apostar em um segmento, se é possível ter a maior fatia do bolo? A Fox foi a primeira a ver isto – abriu mão de 20% de sua audiência, que abandonou o canal depois da covarde e unilateral decisão de abraçar a dublagem, para conquistar uma parcela maior de telespectadores – que ignoram que um dia desses, o canal, por conta de alguma tendência do mercado, poderá deixá-los na mão.
E nós, que somos um nicho, quem nos atenderá?
Bom, a pergunta talvez nem seja esta. E sim outra, meio longa, mas ainda mais relevante. Com o aumento da largura de banda da conexões de Internet; com o boom da pirataria de programas de TV via torrent; com comunidades de legenders atuando no Brasil a todo vapor, traduzindo programas em tempo recorde e com qualidade profissional; com portais como Terra, MySpace e YouTube correndo por fora, dando passos firmes rumo a distribuição de conteúdo; e com a possibilidade de entrarmos em uma recessão mundial e os brasileiros começaram a cortar os gastos com TV por assinatura; quando os canais de TV paga se derem por conta que as massas não são fiéis e sequer são um mercado atraente, o que lhes restará?
Ah, claro, para executivos de TV por assinatura sugerimos a compra de “A Cauda Longa” no Submarino. Nós que atuamos em um nicho do mercado agradecemos a preferência.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Muito bom seu texto Paulo. Concordo com tudo.
Filme se tem em qualquer lugar! O povão não precisa pagar TV pra ver filme! Já, quem vê série, busca exatamente isso na TV paga.
Mas como a qualidade tem diminuido e as opções que disponibilizam séries aumentado, a tendência é exatamenteessa que você falou. Nosso “nicho” vai deixar de gastar dinheiro em algo que não tem consideração com aqueles que realmente precisam da TV paga.
Atualmente eu estou baixando 10 séries por semana. Muito pra quem tem SKY? Talvez… Mas a espera é muito grande e acabo baixando minhas favoritas.
Eu e minha mania de perseguir pequenos erros (no último ponto): “…é se os canais deveM antecipar ou adiar a estréia de seriados…”
Excelente texto?
“E nós, que somos um nicho, quem nos atenderá?”
Certamente teremos que criar a nossa própria grade de programação; é o que resolvi fazer neste ano, baixo e assisto nos horários que me convém. Mas fica a pergunta: por que continuamos assinando algo que não nos atende?
Corrigi o texto, obrigado Amanda.
Sob o risco de soar panfletário, o fato é que a cauda longa não existe no Brasil, ponto.
Meio século sob um monopólio de mídia, consumindo novela – na verdade a gente é treinado para não ter escolha. Ou simplesmente proibidos de ter escolha, por motivos que vão desde política tributária até DRM, leis de direitos autorais e congêneres.
Se existe liberdade de escolha na web, ela ainda é privilégio da anglosfera. E isso é um pé no saco.
(correção – eu quis dizer que SIM, existe liberdade de escolha, ela está na web. mas ainda é para poucos)
Muito pertinente o texto…acho que infelizmente a tv paga ficara ainda pior…
a Net ainda usa um general obsoleto como imagem corporativa: compre o que mando! assista o que eu mando!
resta alguma duvida?
A FOX cresceu muito mesmo hein! Assustador.
acompanho o Teleseries há anos e posso afirmar:
este foi o melhor texto que eu li aqui.
parabéns paulo!
Um dos melhores textos que li aqui. O pior é, além dos canais exibirem filmes antigos, os reprisam à exaustão.
Brilhante.
A gente tá perdido mesmo…
Será que daqui há uns 10, 15 anos, ou seriados vão ser extintos na TV paga? =/
EU ODEIO FICAR BAIXANDO…só em último caso…mas se é assim que vai ser…
Seu texto está perfeito Paulo!!!
Parabéns!
Parabéns ao Teleseries. Textos assim é que distinguem um site. Espero encontrar mais por aqui.
Fico aqui pensando o que NÓS consumidores que desembolsamos quantias consideráveis de dinheiro com TV assinatura todo mês (alguns tendo até que apertar o orçamento para tal feito) podemos fazer pra melhorar essa situação. Nós precisamos ser ouvidos. A verdade é que ninguém gosta de criança reclamona, e nós estamos apenas reclamando, reclamando, reclamando. Xingando a Warner, a Sony, a FOX, quando eles estão fazendo apenas o que qualquer canal faria, alterando sua programação conforme o agrado da grande massa. Para os redatores do TeleSéries: NÓS PODEMOS NOS UNIR E MOSTRAR QUE NÃO SOMOS OBRIGADOS A ENGOLIR A SECO TODO ESSE LIXO QUE ESTÃO ENFIANDO EM NOSSAS GARGANTAS? Porque se a resposta for não, só tenho uma coisa a dizer a vocês: Parem de ser bebês chorões.
*TV POR assinatura.
Perdão pelo erro.
Parabéns,excelente texto.
Os canais de séries vem cada vez mais abrindo espaços maiores para filmes em suas grades e o pior é que são os mesmos filmes que são exibidos repetidamente na tevê aberta.
E a coisa fica ainda pior, pois os canais premium voltados para filmes (cuja assinatura custa os olhos da cara) também vem exibindo cada vez mais esses filmes manjados que passam sem parar na tevê aberta e deixam de lado produções alternativas.
“brilhante” (2)
tenho orgulho de trabalhar pra este site…
Ótimo texto na visão de nós, telespectadores mais, digamos, especializados. Mas não podemos condenar os executivos. Os canais estão aí para dar lucro. Sendo assim, eles vão para onde o vento soprar favorável (eu e meu eterno papel de advogado do diabo).
Excelente texto, Paulo.
Eu não sou contra a exibição de filmes nos canais que, anteriormente, eram especializados em seriados, vamos dizer assim. O grande problema é que os canais da tv-paga aqui no Brasil não sabem construir uma grade de programação. Sessão de um filme às 23hr? Com horário de verão e tudo mais? São decisões que simplesmente não dá pra entender, mas se compreende o fato de que eles precisam alcançar uma certa fatia do telespectador que eles não possuem.
Isso é compreensível para qualquer canal, qualquer um que se queira crescer. Mas é fato, Paulo, quando você menciona que ser assinante de uma tv paga se tornou mais fácil para grande parte da população. São muitos planos acessíveis e isso obriga que os canais sofram alterações para alcançar também estas classes. Mas eles não sabem medir corretamente os pesos de equilibrar a grade. Cada um querendo exibir filmes, mas sem a inteligência de construir uma grade coerente.
A dublagem, nesse meio, é outra coisa incompreensível. Cada vez mais, desculpe dizer isso, digo que a população brasileira é burra e com preguiça de ler. Nós não somos educados, desde a escola, a praticar a leitura, a ter interesse por isso. Logo, o que se vê, tanto no cinema quanto na televisão, são cópias dubladas tomando conta de todo o mercado. A tecla SAP, na SKY, é a maneira mais inteligente de se controlar isso. Por isso deveria ser uma exigência para que todos os canais pudesse colocar esta opção.
Sonhos que nunca alcançaremos.
Oi, ótimo texto!
Só tenho um pergunta: ali no seu gráfico, tem a seguinte frase “haverão reprises”´(na parte amarela onde está escrito “products”). Mas o verbo haver no sentido de existir não é impessoal e tem que ser no singular? “Haverá reprises”?
Não estou criticando nem nada, só observando.
De qualquer jeito, gostei muito do que vc escreveu!
hey, esse texto é ofensivo.
eu vejo Os Simpsons e Friends todo santo dia,
ODEIO filme na TV Paga, gosto de programas legendados, gosto das reprises, e num vejo o CN desde o cancelamento de [adult swim].
E de onde vocês tiraram que Supernatural é inteligente???inteligente é Frasier, se bem que eu nunca entendi as piadas…
Ótimo texto, tem aquele ditado que diz: se você correr atrás de 2 coelhos acaba ficando sem nenhum
É o que vai acontecer com os canais, de tanto tentar diversificar a progamação vão acabar com a audiencia… acho que cada canal tem que ter somente um estilo, afinal a TV paga tem que ser uma opção pra quem não quer TV aberta e não uma extensão, quanto a dublagem: prefiro legendado mas sou a favor da opção, custa os canais terem a opção SAP e colocarem legendas como opção no sistema digital, até o SBT tem SAP e Closed Caption…..
esqueci de uma coisa: VIVA OS DOWNLOADS
Perfeito o texto… conclusão…
Nós, fans de séries…
SOMOS O ÁTOMO DA BACTÉRIA DO ESTRUME DO CAVALO DO BANDIDO!
Clap, clap, clap! Somos uma “marolinha” (obrigado Lula pela palavra que nos cai tão bem!)
Se nos revoltarmos e nos unirmos e cancelarmos nossas assinaturas, não faremos nem vento para as gigantes operadoras.
Mas me questiono (coçando meu nariz de palhaço!):
– Como será no ano que vem com toda essa crise financeira nos batendo na bunda? Os novos “classe média e média-baixa” continuarão com bala na agulha para suportar assinaturas de 100 reais?
– Quando a massificação da idéia de que “quanto mais axé, pagode e funk melhor!”, começar a encher o saco do atual publico alvo (recem chegados pobres “não tão pobres” e os antigos preguiçosos mentais com grana), uma vez que já temos tudo isso na tv aberta, e gratis, não afetará a curto prazo esta receita de “pão que o diabo está amassando”?
Minha esperança é que a tv por assinatura siga em frente, com seus “ideais visionários ultra inteligentes” e acabe como a economia mundial agora, ou seja, fuga de assinantes, aumento de reclamações, manobras “downloadeanas” e tanto desconto nas assinaturas para segurar cliente que será necessário rever a idéia de JERICO destes empresários.
Especulação tem começo, meio e fim.
Acredito que estamos do meio para o fim dessa festa estranha com gente esquisita. Vai demorar um pouco para haver um balanço nessa massa que está apodrecendo.
Na hora que o bolso do assinante minguar (e não vai demorar!) haverá mudanças, forçadas e enfiadas pela goela e ego de povo administarativo-capitalista da tv paga. Não somos (tv paga) nem 20% do mercado de tv do pais, não estamos num patamar potencial, a ponto de fazer oque bem entender, como globo e cia. faz.
Lembram da saldosa TECSAT? Oque aconteceu a esta maravilhosa empresa, que tinha a melhor grade de programação da tv por assinatura do pais em sua época de glória, a um preço que arrepiava qualquer porco-capitalista skyniano e directviano?
Bastou tirar da grade os canais do grupo HBO e… o resto vcs já sabem. Canais estes que englobavam canais DE SÉRIES COMO A WARNER E SONY!
A plantação é pequena ainda e o terreno é bem árido, e vai ficar mais anida, devido o começo da falta de chuva (money), má utilização do fertilizante (idéia-estrume dos gurus da tv paga) e de seus equipamentos agrários tão caros.
Não acredito que toda a tecnologia investida no Brasil será colocada num caminhão e depositado num lixão qualquer. Os empresários podem ser míopes e idolatram gurus, mas quando o dim-dim diminuir contra todas as suas vontades, vão acabar até fazendo até milagres, como trazer séries com um dia de janela com os EUA, para não fecharem suas lindas “galinhas de ovos dourados” que lhes custaram um bocado!
Povão dá certo quando o produto (mesmo sendo lixo) é barato… Quando fica caro e massante, povão esvazia o salão tão rápido como encheu…
“NUM SENO GROBO OU EÇIBETE TA MUITCHO BOM…
EPA!!! MAIS ESSA PORQUERA DE TV POR AÇINATURIA TÁ FICANO IGUAR A DI GRATIS !?!?! SERÁ QUI EU VÔ CUNTINUA PAGÁ ESSE TRÔÇO????? ACHO QUI VÔ VORTÁ A VER NOVELA GRATIS….”
Vá com Deus….
a questão da dublagem é delicada…
eu acho que não deviam dublar. eu nao gosto de dublagem. Mas é esquisito. Na Alemanha meu amigo nao conseguia encontrar filmes legendados pra assistir! Não entendo isso, mas cada um cada um né.
É triste ver esse fim que a tV paga vai levando. Comerciais longos. Mais comericiais. Infomerciais de madrugada. De manhã. Aos finais de semana.
Menos séries. Mais reprises. Mais filmes. Menor variedade de filmes.
Todo mundo quer passar filme. Ninguém quer pagar muito por eles. Todo mundo compra os MESMOS filmes, e acontecem bizarrises de um filme passar 15 vezes em 1 mês.
Façam como eu olha. Não só baixar as séries que os canais não passam, ou demoram. Desliguem a TV. Só assistam o que realmente querem. Queda na audiência é uma das melhores coisas. Só nao peço pra cancelar meu ponto pq ainda vejo muito programa em TV paga.
Tomara que todas ofereçam dublagem…
Poderia ter um botão no controle e quem ver dublado veria dublado e quem quer ver legendado, veja legendado.
Gostei da fox estar bem em audiência, mostrou o quão foi acertada a decisão de dublar a programação.
“Agora eles exibirão filmes às 23h, possivelmente atrás da audiência da Fox (e eu fico me perguntando quem é o desocupado que assiste um filme até a 1h da madrugada…)”
muioto ofensivo esse seu comentário, as pessoas trabalham em diversos horários e nem por isso são desocupadas…voce escreveu diarimente em um blog…deixa pra lá…
Escreve****
A primeira pessoa que comentou disse que o povo não precisa pagar pra ver filme na tv… mas séries também não!! é só ver no SBT, e dublado, o que é muito melhor.
Lembrando que a TNT, lider dos canais de tv a cabo, é dublado!!! ufa!
A análise e o teu texto são por si só DIFERENCIADAS. Só aqui eu teria acesso a essas informações. Coisa que a gente já sabe, mas fica + fácil quando embasados em dados.
Que EU sou NICHO, já faz um tempão que eu sei. Mas a regra básica do mercado é simples – onde tiver demanda ….
Então, te pergunto: prá ONDE, gente como eu vai??? Prá rede? Sim, já tô lá. Mas duvido que gente como eu e que tem a tv a cabo não acabe migrando prá outras mídias e desistindo da tv.
Em números, a gente deve representar alguma coisa, mesmo que seja pequeno. Então prá eu voltar a ser assinante só tem um jeito. Ter uma tv só prá mim.
Só vejo um futuro prá tv a cabo – que é retornar a sua proposta inicial. Ter canais exclusivos ou, melhor ainda, comercializar não um PACOTE COMPLETO, cheio de uma programação que a gente não assiste, mas ter uma cartela de opções onde eu escolho o quero ver.
Ainda vai chegar o dia que eu vou REALMENTE comprar os canais que quero assitir. Com legendas, com séries, com filmes comerciais e do circuto alternativo, passando na hora que EU posso assistir, etc.
Conto os dias prá que chegue esse momento. Por enquanto, dá-lhe torrent!
Excelente texto!* (sem a interrogação)
Oi Paulo Antunes,
Parabéns, seu texto é ótimo, foi muito bem escrito (como sempre), mas concordo com Juan Carlos, as pessoas trabalham em diferentes horários, eu por exemplo, trabalho do meio-dia até as dezenove horas, vou dormir tarde (geralmente são nas madrugadas que visito o site) e não sou desocupada.
Fora isso, o texto ficou perfeito. Seu post foi extremamente oportuno, pois estou pensando em assinar tv a cabo, e queria me informar se realmente valia a pena, pois o fim de semana na tv aberta é terrível, sobretudo no domingo, quando passa eliana, silvio santos e faustão, não dá, blergh, ninguém merece.
Daí quando li seu texto, fiquei muito contente, pois vi muitas opiniões acerca da tv paga.
Mas será que assino? Porque, em meio a tantas reclamações, desembolsar cerca de 100 reais pra assistir um “clone da tv aberta” é desestimulante, fora que, assistir a filmes antigos repetidos exaustivamente, programas dublados etc, é ridículo…
Daí pergunto novamente: será que assino? Será que vale a pena assinar tv a cabo, mesmo que ela já não apresente a qualidade de antigamente?
Gostaria de saber sua opinião.
Ah, parabéns pelo site, está cada vez melhor.
Andreza.
Paulo, parabéns, você trouxe um pouco de luz pra essa penumbra que é a tv por assinatura no Brasil, é triste constatar que a Fox nos deu as costas, sem nem pestanejar e foi ser feliz!!! (ela acha que sim né? vamos esperar…), e agora os outros estão indo atrás, foi muito bem colocado por você essa questão, pois foi isso inclusive que ferrou BSG no Brasil, Galactica cair na mão da TNT foi umas das piores mancadas da tv por assinatura brasileira.
Mas ainda acho que o problema não está em assinar a tv a cabo, e sim na falta de opção do assinante em não ter escolha de pacotes menores, por exemplo, eu gostaria de cancelar a FOX, a Globo news, esse Multishow (que não passa de um video show melhorado), esse monte de canais inúteis, tipo, people and arts, discovery saúde e o diaba a quatro que ha toda hora tem um parto acontecendo, Sony, Warner (se a coisa continuar assim)… só ai já poderia diminuir bastante (eu acho) minha fatura e ficar com aqueles canais que valem a pena, e o download por enquanto é a solução dos nossos problemas…eu mesmo, sou um que logo, logo, entro nesse clube.
Olá, adorei seu texto. Estava ontem mesmo discutindo com uns amigos sobre essa falta de comprometimento com os telespectadores. Virei adepta das séries pela internet. Como disse em outro comentário, elas chgam até 1 semana depois de sua exibição nos EUA, e ainda por cima, as legendas são de melhor qualidade q as da tv.
Vou ter q me mudar no próximo ano e descobri q meu “melhor amigo”, não é mais a tv, e sim meu notebook.
Paulo,
Seu melhor texto “ever”. Você demonstrou muito poder de articulação e pegou muito bem o sentido de todas as decisões que nós, pobres mortais, não conseguimos entender.
O TNT ser o canal mais assistido é ridículo. Povão estúpido.
Parabéns Paulo!
Análises deste tipo é que fazem o Teléries ser tão especial para mim.
Qdo o Ibope começou a medir a audiência da TV paga, o SONY era líder no horário nobre sendo um canal 100% séries.
Há mercado para as séries (não a liderança hj, eu creio). O que falta é uma boa divulgação, coisa que a Fox tem feito.
Tv paga é segmentação de mercado, é ter canal 24h filmes, 24h séries, 24h desenhos, 24h esportes…
Paulo, ótimo texto.
Grande parte do povão prefere assistir 10 vezes o mesmo filme, o mesmo episódio de Simpsons e Friends mim isso é um absurdo, a vida é muito curta e existe muita coisa boa para se fazer, para perder tanto tempo assistindo tantas vezes a mesma coisa.
Paulo,
depois de tantos posts em que o conflito de interesse do consumidor x interesse das tvs pagas x interesses das operadas terem sido postadados no Teleseries, finalmente um texto em que este assunto é colocado a partir de uma base para discussão e não somente do ponto de vista do desapontamento com o comportamento das emissoras de tvs pagas. Ótimo!
Algumas considerações a partir do seu texto.
É obvio que há um conflito de interesses entre o público do nicho seriados (seja por causa da dublagem, das reprises, dos atrasos nas novas temporadas, horários absurdos de exibição etc.) e os executivos que administram os canais de tv por assinatura. Enquanto que para o assinante (consumidor de seriados) a questão é “respeito, direito de escolha, etc.”, para os executivos a questão obviamente é “qual o maior lucro possível?”
Com uma capacidade instalada para entrar na briga por audiência disputando uma fatia maior de um público que nos últimos anos teve acesso à tv paga, cujo perfil está mais para TNT do que para as antigas Sony ou Warner, é para ele que será direcionada a programação. Afinal por quê os executivos iriam procurar cultivar um nicho se podem, de imediato, disputar uma fatia maior do bolo? Porque como você mesmo diz em seu texto “os anunciantes em todos os canais são praticamente os mesmos” e eles vão para onde podem ser mais vistos.
Então, respondo sua questão: “E nós, que somos um nicho, quem nos atenderá?”, com outra pergunta, também um pouco longa. Enquanto nicho somos um “público restrito”que, em sua grande maioria, faz parte de um outro nicho: o daqueles que tem acesso à Internet, pois enquanto 90% da população brasileira possui um aparelho de televisão, apenas 7 entre 100 pessoas tem acesso à Internet, sendo que apenas 6 possuem um computador. Diante da diversificação das possibilidades que o acesso à rede viabiliza, pergunto:
Por quanto tempo o público dos seriados será fiel à tv paga, diante de torrentes, rmbvs etc?
Excelente texto, Paulo, como de costume.
O que me assutou muito nesta análise foi o fato de que o Telecine Pipoca é o mais visto entre todos os Telecines. Uma vez, há muito anos, o Clube de Cinema de Porto Alegre passou um filme dublado (Inimigo do Estado) porque houve um problema com a distribuidora e não deu tempo de arrumar a cagada. Bom, foi uma chiadeira geral. Desde lá fiquei com a errônea impressão que as pessoas que possuem acesso à TV paga preferiam legendas a dublagem. Mas os recentes fatos e o texto do Paulo comprovam o contrário.
Sobre a Sony: acho que o problema de audiência do canal não é somente por causa da falta de filmes; o seu cartel de séries está muito fraco. Principalmente depois do deslocamento de CSI.
Paulo, parabéns! Texto perfeito mesmo! Eu penso que o boom dos downloads é um dos motivos pra essa tentativa desesperada de agarrar o “povão” como você diz. Povão que vê filme e gosta de série dublada não faz download. Eu entendo a estratégia, mas ainda assim acho um absurdo!
Acho que agora é a hora de começar a brigar pelo direito de poder cancelar alguns canais em específico, como a Sony e a Warner.
Sei que a discussão é sobre canais de assinatura, mas quero falar sobre a dublagem do SBT, ontem via Grey’s Anatomy dublado com minha mãe (naquela vibe ” vamos ver como fica dublado só para rir um pouco”), ficamos estarrecidas com erros pífios e cortes de cena e teve um erro que nos deixou chocadas: em uma cena, Izzie era contra sobre uma mulher fazer uma histerectomia (retirada do útero), comentava que deixaria de ter filhos e perderia o desejo sexual! Os médicos lutam contra essa falácia de que mulheres sem útero perdem o desejo e vem uma série em canal aberto e fala isso?! Cho-quei, lembro que na versão original não havia esse comentário, por que isso?
Nunca mais assisto, não quero ficar traumatizada, vai que no próximo dizem que HPV não é transmissível? Ou que gripe é terminal? Eu, hein.
Ah, o texto foi fantástico! Faz uma análise bem feita do que passamos como assinantes. Só no TeleSéries para ler um texto dessa qualidade.
Paulo,
Boa argumentação, mas me permita discordar de alguns pontos.
Primeiro, estas teorias que se aplicam a mercados fora do Brasil não se aplicam ao Brasil. Na minha atividade profissional me deparo com centenas delas o tempo inteiro e, confesso, nunca veja os formuladores voltarem para se retratarem quando elas não vingam. O Brasil é um País diferente dos EUA, tem cultura e características e economia que não permitem que as teorias “colem”.
Vou utilizar os casos exemplos citados. Na música, o Brasileiro não substituiu a distribuição tradicional pela internet ou qualquer insturmento moderno. Substituiu pela pirataria pura e simples. O efeito disso foi redução de preços, mas não houve deslocamento de mídia. Se pensarmos nos livros, o “efeito Amazon” não se observa no Submarino, e basta ver a lista dos Mais Vendidos. Além do que, o Brasileiro lê pouco mesmo e por isso é um mercado pouco relevante para análise.
E não dá para transportar a “Cauda Longa” para a mídia TV. TV é mídia de massa, mesmo na TV Paga. Aliás, a TV Paga precisa se massificar para se tornar financeiramente viável. E outra vez, não dá para comparar TV Paga no Brasil com os EUA, onde o nicho é possível, porque a penetração é elevadíssima e as opções de canais, também. Ainda estamos engatinhando neste segmento.
Por isso tudo é que os canais buscam audiência e massificação. É preciso entender que o público está mudando e o objetivo agora é a retenção deste novo público, uma vez que o público-base já não vive sem TV Paga – e tem poder aquisitivo para mantê-la, nem que seja por comodismo.
E os telespectadores do nicho? Estes já estão, há algum tempo, migrando para outras alternativas, como os downloads. Basta ver quantos visitantes do Teleséries já fazem downloads. Aliás, nem entendo bem a crítica, já que a maioria diz não acompanhar as séries pelos canais.
Dá para criticar os canais, pelo fato de buscarem mais audiência e consequentemente receitas? Dá, quando pensamos no próprio umbigo. Mas quando falamos de corporações que visam lucro, não. Basta que cada um se coloque na pele dos executivos dos canais, ou veja seu próprio dia-a-dia. Quantas vezes cada um de nós não mudou algo em seu trabalho ou foi vítima disso porque buscava mais dinheiro?
O Mundo da TV Paga mudou. Há duas alternativas: adaptar-se ou abandoná-lo. O controle remoto, o modem, um livro, ou qualquer outra alternativa de entretenimento são as armas de quem não concorda com a mudança.
Excelente texto, telesséries de parabéns de novo.
Par mim, está provado. A maioria fala mais alto. Quem é minoria tem que buscar soluções. TV a cabo para mim tem que ser para esportes e filmes (e olha que até filmes perigam, por causa da dublagem. Felizmente, o pessoal ainda programa filmes com SAP, legendas etc., acho que isso nao vai mudar tão cedo)
Sérias, o curto prazo está ditando que tem que ser pela internet.
Parabéns pelo texto.
Tenho que concordar com algumas das observações do Cesar, postadas acima. Acrescento ainda que as grades de canais como o Sony, Warner e AXN são as mesmas para toda a América Latina, não é mesmo? Ou pelo menos era assim antigamente. Caso isso não tenha sido alterado a estratégia dos executivos dos canais não leva em conta apenas o mercado brasileiro, mas o de todo o continente.
De qualquer forma, muito sadia a discussão. A única coisa que assisto na tv (tanto aberta como paga) é futebol, o que pra mim faz valer a pena pagar a assinatura. Baixo meus seriados quase que diariamente e me divirto fazendo a minha grade. Escolho quais séries combinam para serem assistidas em sequência, no horário que eu bem entender. Me sinto o diretor de programação do meu próprio canal. Enquanto não temos TiVo aqui é a solução. Liberdade e prazer maior não há!!!
É por causa de textos como esse e pelo conteúdo em geral, que fiz do Teleseries minha página inicial.
Excelente!
Agora a minha dúvida: quem tem “gatonet” (TV paga pirata) entra como indicador de audiência? Pois se entra, creio que a crise que está por vir, não afetará o indicador atual. Um “assinante” de “gatonet” paga de 15 a 25 reais por mês e tem direito a assistir filmes e partidas de futebol que assinante “oficial” só consegue ver em paperview, canal adulto que tem assinatura a parte… e que a cada dia cresce mais e mais.
Esse tipo de público, como pude constatar, é o que gosta de ver filme dublado, assiste novela, adora Silvio Santos e Faustão e não faz questão de acompanhar série.
Baseado nisso, acredito que as coisas não voltem a ser como eram.
VIVA O DOWNLOAD!
46. Cesar – October 24, 2008 – …“E os telespectadores do nicho? Estes já estão, há algum tempo, migrando para outras alternativas, como os downloads. Basta ver quantos visitantes do Teleséries já fazem downloads. Aliás, nem entendo bem a crítica, já que a maioria diz não acompanhar as séries pelos canais.”
Eu comecei a fazer download pq fiquei extremamente irritada com o descaso dos canais qto a legendas! Eles não tem o mínimo respeito com o assinante! Passam blocos sem legenda, muitas vezes a tradução é absurda! Já viu como anda a legenda da Warner ultimamente?
35. Manu Secatto – October 24, 2008 – … “Virei adepta das séries pela internet. Como disse em outro comentário, elas chgam até 1 semana depois de sua exibição nos EUA, e ainda por cima, as legendas são de melhor qualidade q as da tv.”
Concordo plenamente!
Se a TV PAGA respeitasse o assinante, não seria necessário recorrer a outras alternativas, certo?
Eu não me importava com as “janelas”, esperava até que chegassem até aqui, mas com as legendas horrorosas ultimamente? No Way!
Tentei acompanhar “Aliens in America” na Warner, pois não tinha visto antes. Desisti! Por mais que eu tenha gostado da série, fica impossível assistir com aquelas legendas abomináveis!
Fico imaginando se eles estão fazendo isso de propósito para que acreditemos que seja melhor ver dublado do que com péssimas legendas. Se depender de mim, prefiro não assistir. O dinheiro gasto com a assinatura, pode ser melhor empregado comprando DVD.
Ou será que essa seja a intenção das emissoras? Uma debanda na TV PAGA para aumentar o consumo de DVD?
Paulo,adorei seu texto.Bom,a tv acabo pra mim serve cada vez menos só mesmo pra poucos filmes,algund documentários,esportes…Como alguém disse aí em cima,tb não gosto de ficar baixando(ñ é puritanismo,é pelo trabalho mesmo prefiro esperar passar na tv) mas ñ estamos tendo muita opção atualmente,do jeito que tá chegará o dia que ñ teremos(ou ñ veremos) mais séries na tv.Ñ posso me furtar de escrevar sobre o comment do Zumiro,é inteligente, com críticas políticas,referências musicais e cheio de ironia.Morri de rir.
A questão é bem simples: esses executivos de TV estão – com toda a razão – em busca do lucro e, se o nosso gosto vai sendo esmagado pela falta de gosto do povão com pouca ou nenhuma educação, evidentemente que eles vão aonde o povo está. O Brasil…o mundo está emburrecendo e, feliz daquele que emburrece junto com ele
Também gostei do texto, ele esclarece mtas coisas. Acho que todo mundo aqui vive se perguntando como podem acontecer tantos absurdos na TV Paga, e infelizmente, só indignação não basta. Bastaria se fossemos respeitados. Executivos não vêem pessoas, nem nichos, eles vêem números. Querem ser ouvidos? Diminuam os lucros. A maior burrada que a TV paga pode fazer é querer, como foi dito, atender todas as pessoas. TV Paga sobrevive pela segmentação e sem isso não há motivo de existir. Eles estão cada vez mais empurrando as pessoas para a internet, e se elas se acostumarem com a tela do computador (uma das principais reclamações), elas não voltam. Ninguém abre mão da interatividade e facilidade de uma programação pessoal, principalmente com trabalhos de qualidade e respeito apresentados por uploaders e legenders, ao alcance de todos.
Esse momento é mto importante para a comunicação e é ótima a iniciativa de discuti-la aqui!
Paulo:
Parabéns pelo texto fantástico !
Brilhante sua análise.
Além da busca desenfreada pela audiência, eles estão descuidando – e muito – da qualidade: legendas péssimas (as legendas feitas para download são muito mais “profissionais” do que as “oficiais”).
Ou seja, a busca é pelo povão mesmo…só que com a crise econômica eclodindo, quero ver toda essa audiência nova debandar (cancelando as assinaturas e voltando para a TV aberta) e a audiência antiga já tendo migrado toda para a Internet (via downloads).
Perfeito o texto e aí me dá um calafrio na espinha de ver aquela audiência e saber que a FOX está lá no topo fazendo o que fez e a Warner está mais a baixo e tentanto ser como a FOX e TNT. se a Warner dublar seus seriados me mato juro.Acho mesmo que devo já ir amolando a faca pois o que eles querem é a audiência e nós que gostamos de ouvir as series com a voz original vamos sair perdendo.É um absurdo eu pagar um dinheirão pela SKY e ter uma programação de tv aberta. Para que vou pagar se posso assistir, se assistir, os seriados quando as tv abertas resolverem passar. Se bem que como falado eu não tenho tempo para ficar até sabe se Deus que hora da manhã a espera que o SBT, por exemplo, passe minha serie favorita pois trabalho no dia seguinte.
Isto é uma vergonha e o futuro é negro para nós que queremos uma tv de qualidade e pagamos para ver nossas series logo e legendadas.
Mas por outro lado quem sabe não acontece o que foi falado e o povão que gosta destas barbaridades não rape fora, deixe as emissoras na mão e nós vencemos nos final. Sonhar não custa nada.
Enquanto isso viva a Internet.
Pela mobilização causada por posts como esse, tendo a acreditar que temos força suficiente para mudar a tendência indicada pelos números. Eu baixo arquivos por torrent sim, mas confesso que prefiro assistir pela minha TV. E olhe que eu baixo pro notebook e depois conecto ele na TV e assisto, mas mesmo assim acho mais prático gravar da SKY no HD do meu DVD e assistir deitado confortavelmente na minha cama. O fato é que eu pago caro todo mês e quero fazer valer o dinheiro que estou pagando, e não me sentir um pirata que está ilegalmente baixando arquivos da internet. Como formadores de opinião que todos nós podemos ser, é só uma questão de sabermos a que fóruns podemos levar esta discussão a fim de que os interesses de todos os públicos possam ser contemplados. Afinal não acredito que haja nenhum empecilho técnico em criar centenas de canais na TV Paga e desta forma cada um assistiria o canal que quisesse e não o canais com a programação que a maioria gosta.
Ótima discussão!!
Eu também vejo tv a cabo,essencialmente, como um meio segmentado.
A maior reflexão que deve ser feita é em relação ao público a ser atingido. Com planejamento e estratégia há espaço para todo mundo.
Mas infelizmente sou obrigada a concordar com o comentário 51 do Luciano Cavalcante: o mundo está emburrecendo e muito mais rápido do que poderíamos imaginar.
Excelente texto.
Excelente… Um dos melhores nesses anos de site.
E acho que tem blogueiro por aí que além de não saber fazer um texto desses, não deve conseguir nem interpretá-lo…
Mas enfim. Fazer o que? Dia desses, me vi assistindo Jamaica Abaixo de Zero na Cartoon do começo ao fim. Já vi esse filme um milhão de vezes na Sessão da Tarde mas mesmo assim vi ele todinho depois de anos sem parar o controle na Cartoon…
Entendo, mas continuo chateado. Sou contra a entrada de tantos filmes na programação da Warner e principalmente o atraso dos seriados à grade. Os canais estão é perdendo sua audiência mais fiel em troca de uns que, a qualquer momento, largam o canal sem pensar duas vezes. Pena…
Até entendo o comentário do Cesar, tv precisa de dinheiro, mas concordo com a pessoa que disse que tv paga é segmentada, portanto os canais de series tinham é que buscar atrair mais o público de séries e não de filmes, o telecine com todo aquele poder está longe da liderença!!! Por essa lógica, daqui a pouco a ESpn Brasil vai apelar pra filmes, quando na verdade o que eles querem é o brasileirão… não tem sentido isso.
É muito estranho a meio noite passar programa de leilão no E! Heroes ou Lost no Animax, quando deveria pelo menos passar series japonesas, (eu acho que devem existir).
Estava eu em minha casa, frequentadora diária do teleséries que sou, pirata de internet há 2 semanas (nunca tinha procurado série na internet, mas fui obrigada pela Warner), quando estranho o silêncio que vinha da minha sala, onde estavam meus pais (que tem curso superior, pós graduação e um notebook cada um). Fui ver e aghh! Toma lá da cá!. Sentei p fazer companhia, e fiquei observando como eles achavam graça naquilo que p mim era uma desgraça só. Daí entendi os executivos das TVs por assinatura. Eles vão onde o povo está. E nós, que só sabemos quem é a Flora e a Donatela pelas chamadas de texto da internet, somos uma minoria ridícula, chorona e pouco lucrativa. Aff…
textinho (diminutivo carinhoso) coisa fina esse!!!
eu acho que esse público que gosta de tv dublada, de ver filme existe e é maioria mesmo. e talvez seja exatamente o mesmo povo que não quer ter que fazer cocô na casa do Pedrinho e que vai comprar uma grill em 12 vezes. tá. tudo bem.
mas pq 24 horas de uma programação tem que ser exclusivamente voltada pra este público?
eu não consigo achar essa decisão inteligente. não consigo mesmo. até entendo a adaptação e coisa e tal, mas vc estar num mercado que se diz diferenciado por essência e apresentar exatamente o mesmo conteúdo do sbt e da record (já viram a grade de filmes programadas pra esse ano? nem a tnt tem esses filmes.) é totalmente incongruente.
a verdade é que eu tenho tv por asinatura não somente por causa das séries, principalmente por elas, eu diria. Porém, gosto de ter as opções de variedades dos discoveries, do people & arts e os canais de esportes que adoro. Então não é tão simples se desfazer do serviço… se fosse só pelas séries eu me prepararia para a era dos downloads… mas porra, pagar por um serviço e não usar é fuoda.
assim como na telefonia, acho que tempos que brigar pelo desfazimento dos pacotes obrigatórios, e assim como tem a nova legislação que quer exigir conteúdo brasileiro, que se exija tbm que os canais atendam à especifidade precípua deles.
precisamos parar de reclamar apenas.
eu já imagino a cara do pessoal dos canais qnd lê o remetente do e-mail “from: Teleséries” rolando os olhos e deletando sumariamente.
a coisa tá tão feia que daqui a pouco vão querer dublar até american idol…
Marília, muito bom seu texto, mas vc está com um ledo engado o qual gostaria de esclarecer…
Muitos colegas deste Nicho que participamos estão cagando na casa do Pedrinho, mais conhecido com apelidos estranhos como INTERNET, TORRENT, E-MULE e o Caralho a Quatro. Alguns (como eu) ainda estão defecando na latrina da $$$$ky, mas por pouco tempo.
O banheiro do Pedrinho é mais limpo…
Apesar de assistir “Os Simpsons” todo santo dia na Fox. Concordo completamente.
Acho q séries legendadas são um estimulo para a prática da leitura e porque não até do inglês.
Fiz pouquissimos periodos no inglês e consigo dar uma enrolada até em alguns episódio sem legenda que eu baixo na net.
Mas hoje em dia tv ta “cagando e andando” pra estimular as pessoas ou qualquer coisa além de ganhar alguns milhões.
É triste, mas acredito q nada mudará…
Resta se acostumar!
Vitor, é verdade, aprimorei muito o meu inglês assistindo a séries e filmes com legendas. Me considero praticamente uma auto-didata. =P
Belíssimo texto.
[…] TeleSéries apresenta uma grande análise sobre a atual situação dos canais de TV paga no Brasil e onde o espectador fica no meio de tudo isso. Por essas e outras é que os downloads são cada vez mais populares… […]
Bom, com todos esses problemas a TV a cabo ainda é a única meramente “assistível”, porque a TV aberta é asquerosa.
Abs!
Correndo o risco de repetir tudo o que já disseram, elogio: excelente análise!
Me identifiquei com vários comentários de seriadomaníacos. Pelo jeito a maioria aqui aderiu ao torrent para não depender dos mandos e desmandos das emissoras.
Admiro quem ainda consegue no meio dessa confusão da grade de programação dos canais de séries a assistir alguma coisa nova vinda com meses ou até um ano de atraso em relação à exibição nos EUA.
P.S.: Pagar 100 reais por TV a cabo para ver filmes velhos e/ou dublados é dose! Para isso tem a locadora da esquina, que sai muito mais barato e ainda dá para dar pause.
Eu pago tv a cabo pra ver seriado, não filme.
Tanto q nem os canais de filme eu tenho.
Agora eu to pagando tv a cabo pra ver 3 quatro novos seriados é total sacanagem.
Se eu quiser ver filme alugo ou pego na net ou assino os canais de filme.
Tinha q ter uma legislação de tv por assinatura q proibisse essa mudaça.
Q canal de seriado fosse canal de seriado, canal de filme fosse canal de filme, canal de esporte fosse canal de esporte e por ai vai.
Ridiculo vc querer uma coisa e ter outra, e ter q continuar pagando pra ver pouquissimo do q vc quer.
O que me dá mais triztesa é ver que os canais na frente são justamente FOX, TNT, telecine pipoca(no caso da rede telecine), ou seja, os dublados.
Se a a tv por assinatura continuar assim, dublando tudo e pondo overdose de filmes, estarei cancelando pois entre os motivos de eu assinar estão justamente a maior variedade de programas, séries e talk shows legendados e não overdose de filmes e programas dublados. Sinceramente, da FOX e da TNT eu passo longe, muito longe.
quero assinaar mais não vejo commo.
Acho que omitem vários detalhes nos dados: TNT está nos pacotes mais baratos, então obviamente atinge um público maior. Quem resolve gastar mais sempre escolheu canais que passavam filmes legendados. E nos sites dessas empresas fica claro o quanto seus clientes estão descontentes com essa palhaçada das dublagens.
Aqui temos um claro desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, pois o consumidor que PAGA pelo produto não está recebendo o que quer.
Acho que devemos começar a reclamar mesmo, inclusive para o PROCON, jornais, etc. E se continuarem ignorando, é só boicote mesmo. Cancelar assinatura e baixar, deixando bem claro: QUANDO EU PAGAVA NÃO DERAM O PRODUTO QUE ESCOLHI. E se for o caso boicotar até os anunciantes. Tem que fazer sentirem no bolso, pois reclamar e continuar pagando, para eles não é nada.