Overview: Ídolos

Data/Hora 26/08/2007, 13:00. Autor
Categorias Reviews


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Cena de Ídolos
O fim da segunda temporada do reality show Ídolos apresentou uma certa contradição: a qualidade do programa, muito superior à primeira, e a audiência – bem inferior. Até o resultado parece mais animador, afinal, parece haver espaço no mercado para (mais uma?) princesinha pop como Thaeme Marioto.

A edição continou tão ágil quanto na primeira versão, com óbvio destaque para a fase eliminatória. Já na fase final, é de se estranhar que a emissora não aposte numa platéia maior, ou que ao menos, PAREÇA maior no vídeo. O cenário, embora um dos mais bonitos entre as versões do programa pelo mundo, pareceu confinar competidores e público. A participação de estrelas da música até contribuiu com o formato escolhido para os episódios de eliminação, tornando-os um pouco mais interessantes que no ano passado (já que na versão brasileira são “inflados” para a ingrata duração de uma hora) e a execução dos números musicais dos participantes ganhou toques como DJ e backing vocals ao vivo. Nesse quesito, ainda falta abandonar o playback, afinal, a presença de uma banda ao vivo continua necessária e provou-se absolutamente possível durante a apresentação dos convidados. Também falta aproveitar melhor algumas nuances, como a presença desses artistas nos ensaios, e às vezes, no julgamento; e principalmente, a escolha de temas que façam a diferença – além de algum sentido – durante a competição (dava a impressão que toda semana o tema era o mesmo).

A queda na audiência, no entanto, não tem necessariamente a ver com o salto de qualidade. Ídolos foi escalado para o primeiro lugar no front da sangrenta batalha entre SBT e Record. Sacrificado, resistiu como pôde num horário sem muito destaque, com médias entre 6 e 12 pontos. E, se por um lado a votação nunca atingiu números de destaque, o programa foi um sucesso comercial, tendo que criar cada vez mais espaços para o merchandising. Ao que parece, a emissora ainda não tem motivos para desistir de uma terceira empreitada. E quem sabe, com a boa chance que parece ter em mãos, a nova “ídola” Thaeme Marioto não traga uma certa luz a uma nova competição?

***

A segunda edição Ídolos terminou no dia 16 de agosto no SBT.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
RSS 2.0

  1. milton - 26/08/2007

    entre erros e acertos, esta segunda edição do ídolos foi superior a primeira.

    mas uma banda ao vivo e temas que desafiem melhor os competidores fazem falta no programa…

  2. Custódio - 26/08/2007

    Ídolos é o melhor reality show da tv brasileira, se comparado aos já saturados O Aprendiz e Big Brother Brasil, e o Simple Life, que na nossa versão mais parece uma novela com duas canastronas que não sabem atuar, num programa forçado que de reality não tem nada.

    Mas, ainda tem muito o que melhorar.

  3. Cristiano (Highlander_Master) - 26/08/2007

    Definitivamente eu não gosto de reality. Mas gostaria de comentar sobre a audiencia. O que aconteceu na verdade,e é que a mudança de horário foi prejudicial ao programa, o horário é complicado pra se fazer sucesso. E outro motivo é que o SBT tem perdido audiencia em todos os programas, e ta indo direto pra falencia…

  4. Lucas "Gandalf" Leal - 26/08/2007

    fiquei feliz que ganhou a Thaeme ela é daqui de Londrina e logo que ela foi selecionada apareceram mtas faixas e cartazes de apoio e eu comecei a acompanhar melhor a candidata…e realmente vi que ela tinha mtas qualidades e passe ia torcer pra ela…e ela acabou por ganhar o que foi uma alegria mto grande pra quem torceu pra ela quase que desde o inicio como eu!
    e realmente o salto de qualidade pra primeira edição (que eu acompanhei mto pouco) foi nitido!
    pena a audiencia ter caido, mas aposto que eles ganharam até mais $ que na primeira edição…então ficou elas por elas!

  5. Lucas "Gandalf" Leal - 26/08/2007

    Cristiano SBT pode ter perdido audiencia até…mas falencia???
    poh o Silvio poem Chaves que ele não gasta pra exibir e da audiencia…
    pega o proprio idolos que teve baixa audiencia mas deve ter rendido uma grana mto alta…
    não sei daonde vc ve falencia pro SBT mas se vc tiver dados pra confirmar sua opinião por favor explique pq eu realmente não vejo por onde…

  6. edson - 26/08/2007

    Sbt falir seria um sonho pra mim…

    Odeio fervorosamente essa emissora lixo que não mantem uma grade de programação fixa.
    Sbt é foda… começa a passar uma serie as 21:00 aí no dia seguinte resolve passar as 8:00 da manhã

  7. ToM - 26/08/2007

    Não precisa de dados para ver o risco de falência, é só ver as ações desesperadas feitas pelo Silvio, mudanças constantes de horário dos programas é um sinal de que a coisa tá séria, mas qdo se fala em falência, não é de um dia para outro… leva anos e anos… mas eu mesmo não acho que isso aconteça um dia, no máximo, o SBT vai ficar atrás da Band e Rede TV, e depois qdo o Silvio sair dessa p/ melhor se eh q me entendem, o SBT reformula tudo e faz como a Record, copia tudo da Globo, é uma fórmula testada e aprovada heheh. Por isso que tenho tv a cabo, se dependesse da tv aberta…

  8. Walber - 26/08/2007

    Eu achei mt bom essa temoporada (apesar de naum ter assistido o outro). A Final ficou do jeito q eu queria e ainda ganou quem realmente queria.
    Torço pelo sucesso da gata da Thaeme

  9. Antenadissimo - 26/08/2007

    Milton, foi exatamente o que eu disse. Tá tudo aí, no meio dessas palavras que eu escrevi. Vou entender seu comentário como alguém que balança a cabeça e concorda, ok?

    Custódio… talvez o Aprendiz, mesmo desgastado, ainda seja mais atraente que o Ídolos, já que a produção tem sido mais eficiente em tentar manter a atração interessante.

    Cristiano… é, direto pra falência é meio forte. Afinal, se a Band, a Gazeta e a RedeTV não estão falindo… há de haver vida no terceiro lugar. É só manter produtos que interessem ambos ao mercado publicitário e ao público.

    Lucas… isso, é por aí.

    Edson, não odeio o SBT – pelo menos não pelos motivos errados. O problema da emissora não é grade fixa ou não fixa, já que – só pra citar um exemplo – a Record também vem colocando e tirando programas a torto e a direito. O problema do SBT é planejamento estratégico, que não existe.

    Tom… é isso ae que eu falei em cima. 😛

  10. Cristiano (Highlander_Master) - 26/08/2007

    Caros amigos, tenho acompanhado os numeros de perto nos outros foruns, e a noticia que o SBT fez uma certa “barganha” de comerciais em sua programação, a mesma coisa que a Manchete fez. Lembrando que a manchete quando faliu era 3 lugar. O SBT já ta brigando pra segurar o 3 lugar, a Band encostou de vez na emissora. O que salva a emissora em matéria de audiencia, ainda é o Chaves, Os desenhos e filmes da Warner. Mas nada disso dura pra sempre… Ela ta com problemas sérissimos internos, inclusive todo os apresentadores a qualquer momento podem sair. Enfim, o termo “direto a falencia” talvez tenha sido um pouco forte. Mais ta caminhando a passos largos, e se as coisas não mudarem, não dou mais que 2 anos pra emissora deixar de existir, ou ser vendida.

    Em relação ao “odiar” o SBT, eu nao odeio. Eu odeio todo os canais abertos, enquanto insistirem no formato de novela, ou exibir seriados diarios, e por todo amadorismo deles.

  11. Ale Rocha - 26/08/2007

    Gostei da segunda temporada de Ídolos, mas a achei um pouco cansativa. Como eles decidiram esticar a primeira fase, certamente a mais engraçada, o programa parecia não ter fim quando começou a engrenar os últimos episódios.

    Ainda falta acertar alguns detalhes técnicos. Além dos mencionados (banda ao vivo, tamanho da platéia etc), lembro da iluminação. Não foi a batcaverna da primeira temporada, mas ainda há problemas.

    Outra coisa: só a Lígia basta na apresentação. O Beto é Robert demais pro meu gosto.

  12. Antenadissimo - 26/08/2007

    Ale… que isso, o Beto é bacana. Em todos os países o programa é tocado por uma dupla e isso traz vantagens no processo.

    Cristiano… essa comparação esdrúxula do SBT com a Manchete sempre volta a mídia e não tem nada a ver. Não tem barganha nenhuma de comerciais – isso na verdade aconteceu há quase uma década atrás, lembra? “Com crise se cresce”? O que é determinante hoje é que a emissora tem que faturar, pra continuar existindo mesmo que seja 3o lugar.

  13. Daniel - 26/08/2007

    Eu não consigo entender a razão desse ódio fervoroso que alguns tem pelo Sbt.A emissora comete deslizes como qualquer outra(inclusive as tvs a cabo), não podemos falar em falência para uma emissora que tem o terceiro maior faturamento, entre emissoras de tv, do país.Agora falando do ídolos,o único erro que o sbt cometeu foi colocar o ídolos,junto com a linha de realitys, as 20:30/20:45. O horário de ídolos é entre as 22:00 e 22:30, assim como foi a priimeira edição.e por favor sejam menos passionais nos próximos comentários que envolva o Sbt.

  14. Leomar - 26/08/2007

    o ídolos é injusto.Davi Lins melhor competidor não chegou nem na final…laméntavel

  15. edson - 26/08/2007

    deslizes… os caras são totalmentes imprevisiveis e descabidas…
    Eles são tão irresponsaveis que a nove as pulolas do senhor reitor saiu do AR pois não pagaram direitos pra exibila novamente… vc tem noção do que é isso:
    amadorismo puro

    Outra coisa que me emputece (mas aí não é culpa da emissora e sim de um bando de fanaticos ridiculos é passar chavez ate hj…
    ta o programa tem seu merito blz… mas pelo amor de deus TV é renovação…

    Ja pensou se la fora em vez de criar series de qualidade como dexter, house e sopranos ficassem a exibir eternamente ALF, familia dinossauro, super vicky e cheers:

    Desculpem a falta de pontuacao meu teclado estaaa meio ferrado.

  16. Bruno Motta - 27/08/2007

    Ehehe edson… mas eles PASSAM Cheers, Alf e tudo mais lá fora…… a tarde nas tvs é um show de reprise… tem friends, seinfeld, lei e ordem de dez anos atrás e dae pra pior… se tem mais de 100 episódios, eles reprisam…

  17. Rubens - 27/08/2007

    Com uma coisa eu concordo: SBT nao faz a menor falta. Como, de resto, emissora brasileira nenhuma faz a menor falta, incluindo a Globo. Se a Globo fechar as portas amanha, eu até comemoro. Quem sabe essa formula de 400 novelas por dia chega ao fim no Brasil?

  18. Rubens - 27/08/2007

    .

  19. Cristiano (Highlander_Master) - 27/08/2007

    Concordo plenamente Rubens. Mas tem uma coisa aí, um nucleo de diretores da globo, tem um projeto a longo prazo a favor do formato séries, vamos ver no que dá.

  20. Eduardo - 27/08/2007

    Acho que o programa brasileiro é uma piada se comparado ao American Idol.
    Candidatos muito bons são misturados com o que há de pior na música brasileira. A direção é falha, a escolha dos temas beira o ridículo e a ausência de artistas como Coaches dos candidatos dá um ar de amadorismo.
    A apresentação histriônica e exagerada da Lígia, coberta de maneirismos, chavões e parcialidade são coroadas pelo bordão “não desgruda”. Seria melhor ter um apresentador menos over e mais seguro.
    A performance dos jurados nesta temporada foi melhor. A rabugice do Arnaldo foi pontuada por comentários pertinentes, o deboche do Miranda que sabe o que o programa poderia ser não tivesse caído num horário ingrato e com um público cativo de baixo rigor crítico, dá o tom do programa. Ciz faz bem o papel da querida que dá conselhos e distribui incentivo a todos. Neste contexto, a presença do Thomas Roth com seus comentários emproados e com a postura de dono da verdade´, produtor de sucesso e oráculo da sabedoria destoa. Chato, repetitivo e impertinente, Thomas fala como se o mundo ansiasse parar para ouvir sua opinião.

  21. rodrigo - 27/08/2007

    O problema da queda de audiência é um tanto quanto óbvio. Embora o formato do programa tenha melhorado os finalistas ( ultimos 12) eram muito inferiores aos da primeira edição. Um grande problema neste tipo de programa para o SBT é que a própria emissora não tenta vender mais os vencedores que acabam esquecidos (Leandro, Bros , Rouge)tentar fortalece-los na midia para deixar o progrma mais atraente.

  22. Lucas "Gandalf" Leal - 27/08/2007

    “os finalistas ( ultimos 12) eram muito inferiores aos da primeira edição”

    nossa discordo totalmente…achei bem melhores os dessa segunda edição…tudo bem que os que eram ruins tb MEU DEUS…mas os que ficaram até o ‘fim’ eram bem melhores que os da primeira

  23. Leonardo - 26/11/2007

    Gente eu acho muito legal o programa

    mais achei que ouve um certo preconceito

    não tirando o merito da thaeme

    mais a shirley era muito melhor

    eu acho que o SBT deu uma certa robadinha

    pra thaeme vencer

    so por ela tem um rostinhu bunito

    mais faze o que neh

    isso se chama BRASIL

  24. LEANDRO - 12/03/2008

    EU ACHEI BOM O PROGRAMA MAS A THAEME VENCER NINGUEM MERECE, MUITO FRAQUINHA, SÓ TEM BELEZA, NÃO CANTA NADA, A SHIRLEY SIM É A VENCEDORA MORAL DESSE CONCURSO.

  25. LEANDRO - 12/03/2008

    GOSTEI DO PROGRAMA, MAS A THAEME VENCER NINGUEM MERECE, MUITO FRAQUINHA, A SHIRLEY É A VENCEDORA MORAL DESSE PROGRAMA.

  26. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!