Os injustiçados do Emmy: Californication


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Californication

Essa talvez tenha sido a temporada mais estranha dos últimos anos. Lembro que quando começou a terceira temporada de Prison Break, eu cheguei a comentar com amigos que a série estava muito boa. Hoje já caí na real e digo que foi uma das maiores bombas do ano. Cheguei a defender também séries como Grey´s Anatomy e Gossip Girl que, repensando agora, percebo que fizeram temporadas apenas medianas. House, Moonlight, Life, Dexter, enfim, quase todos os seriados tiveram altos e baixos, e até por isso fica difícil analisar os méritos dos finalistas pela disputa pelo Emmy. Mas dos que ficaram de fora (ou melhor, esnobados), eu sinto muito mesmo pela ausência de Californication.

Assim como as séries que citei acima, Californication oscilou entre altos e baixos. Começou com a proposta de ser polêmica – a famosa cena do boquete na igreja afastou algumas pessoas, mas atraiu tantas outras. E assim foi indo, com os primeiros episódios mostrando a declínio de Hank moody regado por sexo, drogas e rock and roll.

Mas foi do meio para o final que Californication conquistou a todos, quando mais do que empatia, começamos a nos identificar com Hank e sua luta para reconquistar a familia (e o amor próprio). E entre os episódios memoráveis, lembro de terminar de assistir Californication e pensar que uma série que vendia uma imagem de tão suja, na verdade tenta ser tão limpa quanto qualquer um de nós. Lembro que li uma vez em um livro, que até os maiores criminosos no fundo pensam que são boas pessoas, injustiçadas por isso ou aquilo, e sempre com justificativas para os crimes que cometeram. E isto define perfeitamente Hank, sendo necessário também destacarmos a interpretação magistral de David Duchovny.

Alguns disseram que Californication fez propaganda enganosa, mas eu penso que enganou-se quem pensou que a série seria apenas sobre sexo e drogas. Na verdade a série é sobre isso, mas é também sobre alguém que chegou a esse ponto e procura desesperadamente por redenção. Como falei acima, é sobre recuperar o amor próprio, sobre fazer inúmeras merdas, mas mesmo assim querer mais uma chance, enfim, é sobre encontrar algum lugar que o pertença.

Então, diferente de outras séries, onde quando paro pra analisar, apenas a season finale prestou, ou apenas um ou outro episódio tiveram destaque, Californication foi regular, do início ao fim. Alguns até criticam os minutos finais da season finale, e eu também acho que ela fugiu um pouco do que foi construído durante a temporada, mas mesmo assim, não acho que a finale manche a série. Ainda revejo a mesma e me vejo no tão perdido Hank tentando se encontrar. E por isso tudo, quero registrar que entre as ausência na lista de finalistas ao Emmy de Melhor Comédia, eu sinto demais a ausência de Californication, uma série que entre tantas coisas, seria engraçada, se não fosse triste.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Pablo - 03/07/2008

    Tudo bem que a série tem suas tiradas, mas não a considero como uma comédia, pra mim entra mais numa dramédia, mais drama do que comédia.

    E concordo com sua visão de Hank, no fundo ninguém é tão diferente assim dele, ele apenas dá a cara ao tapa, está ali, errando e, com isso, enxergamos mais erros do que acertos, mas isso não nos dá o direito de colocar um rótulo de bom ou ruim, ele é apenas humano.

    Ótimo texto!

  2. Mica - 03/07/2008

    Sabe que eu queria ter acompanhado Californication mas nunca deu certo? Eu vi os três primeiros episódios, eu acho, mas aconteceu alguma coisa que me fez perder os próximos e aí não consegui mais ânimo para assistir. E fico vendo o povo comentando, comentando, e me pergunto pq eu desanimei o.O.

  3. Kravis - 03/07/2008

    Californication tá na ponta do meu Top 5 de Melhores Estréias da Temporada 2007/2008…

  4. Thiago - 04/07/2008

    Achei um Californication uma chatisse só, vi toda a primeira temporada e vou passar longe da segunda…

  5. Cristiano (Highlander_Master) - 04/07/2008

    Sobre californication concordo bastante, a série é ótima…

    Já de Prison… Pra mim foi a melhor temporada da série… Prison Break foi a melhor de 2008 até agora…

  6. Mônica A. - 04/07/2008

    Eu comecei a assistir a Californication só por causa do David Duchovny. Mas a série definitivamente me conquistou. Realmente ela foi uma das grandes injustiçadas do Emmy.

  7. Ana Melo - 04/07/2008

    Olá bom dia !
    alguem poderia me dizer quando Dexter volta na fox? apesar de odiar os dublados não quero perder a 2ª temporada .
    abraços!

  8. Dr. Bambei - 04/07/2008

    Grande texto Paulo. Comecei a ver Californication em um daqueles dias em que não passam outras séries que eu assista e parei naquele canal.
    Depois disso, passei a acompanhar e admirar a vida destrambelhada de Hank.
    Concordo com o Pablo, a série é uma dramédia. E está sim no meu top 5 como uma das melhores deste ano. Injustiça pura com ela.

  9. Paulo Antunes - 04/07/2008

    “Alguns disseram que Californication fez propaganda enganosa”, “Alguns até criticam os minutos finais da season finale”.

    É tudo indireta pra mim, né? Rerere.

    Fui eu que disse Californication é caso de Procon. Ela veio com uma proposta de comédia adulta, amoral, provocadora e de repente foi se mostrando um dos seriados mais moralistas que eu já vi na vida – sério, fica ali com 7th Heaven e Barrados no Baile.

    Agora, claro, acho que a série tem o seu espaço, acho bacana esta identificação tua Paulo e das pessoas com o anti-herói. Sei lá, eu não me identifico, por isto não sei dizer, mas talvez todo vilão busque por redenção.

    Ainda assim, se esta era a proposta da série, ela podia ser melhor apresentada e trabalhada ao longo das semanas.

    Bom texto e espero que tenhamos mais bons debates nos próximos dias!

  10. Julia - 04/07/2008

    Eu também acho que foi uma injustiça Californication ficar de fora. E dou graças a Deus por não terem seguido o caminho de apenas drogas e sexo, porque apsar de eu não ter nada contra filmes e séries do gênero, acho a meigusse de Hank muito mais interessante, como personagem.

    Quanto ao telespectador se sentir enganado, eu lembro que eu mesma na na review do piloto no meu blog falei que tava esperando que as cenas fossem mais fortes e tal, mas acho que isso mostra que não é bom ficar fazendo pré-conteitos do que vai ser a série, porque raramente é como a gente estava imaginando.

  11. Simone Miletic - 04/07/2008

    Você sabe que nem assisti o seriado, que não chamou minha atenção, mas o teu texto ficou bem legal.

  12. Caio - 04/07/2008

    Até tentei ver Californication, mas não curti. Podia rolar boquete na capela sistina q eu continuaria a não ver graça.

  13. ~ vivi - 04/07/2008

    Até a Warner tenta convencer a gente de que Californication é comédia, passando propaganda junto com Two and a Half Man, mas pra mim é drama, e dos bons. Eu comecei a assistir depois de toda aquela propaganda sobre “a série mais suja da temporada” e blablabla e não me decepcionei quando ela se aproximou do final e ficou muito mais… reflexiva. Afinal ninguém é [i]dirty[/i] só por ser, né? Sempre tem um motivo. E eles exploraram isso muito bem, achei muita injustiça terem sido deixados de lado. Principalmente o David (que dispensa comentários sobre atuação) e a Mya (é Madeleine Zima?), que se mostrou ótima atriz.

  14. Paulo Fiaes - 04/07/2008

    Paulo e Si,

    ok! admito que vocês fizeram parte da minha base de dados para o texto… mas Californication, foi uma série (quase)unânime. Mais pessoas tem opiniões parecida com a de vocês dois.

    Sobre Zima, acho uma boa atriz, mas ainda precisa evoluir mais um pouco pro emmy.

    abraços!

  15. Rô Floripa - 04/07/2008

    Se nada mais prestasse em Californication, só pela fato de a série ter dado a chance do Duchovny se desvincular do Mulder, já merece meu respeito.

  16. shadow - 05/07/2008

    uma série muito boa. Californication foi uma das poucas series que me deixaram enlouquecido com a Warner por repetir os episódios no meio da temporada e me deixar perdido com tanta reprise…
    Mas o David tá sensacional como hank,os atores coadjuvantes dão um suporte inestimável para que a série não se perca em um dramalhão sem sal e nem em uma comédia non sense demais. uma injustiça,sem duvidas.

  17. Paulo Tamiazo - 05/07/2008

    Aquela menina (que virou mulher!) que participou de “The Nanny” continua sendo uma das melhores coisas de Californication. O problema é o canal. Aposto que se fosse no Sony ou ainda na Fox (mesmo com dublagem), não haveria tanto desconforto.

  18. Heluan - 31/08/2008

    Injustiça sim. Tb acho que a serie foi destaque nessa ultima temporada, merecendo um reconhecimento maior. mas tah ai a segunda temporada para ganhar oq tiver que ganhar……hank moody eh o cara.

  19. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!