Os drinques de The Big Bang Theory


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

The Big Bang Theory - The Grasshopper Experiment
A atriz Kaley Cuoco, que interpreta a garçonete e aspirante a atriz Penny em The Big Bang Theory, sofreu um acidente em setembro antes de começar a gravara série e está com o pé engessado. Fratura exposta, ui, dá até gastura de pensar. Era um dos momentos em que eu assistia ao E24 de olhos fechados, os de fratura em que o osso perfura a pele.

Kaley declarou em entrevista a Ellen DeGeneres que os produtores decidiram não incluir a perna quebrada na personagem, então Penny passará um tempo servindo bebidas atrás do balcão para disfarçar o gesso e a mobilidade reduzida provisória. Alguém mais lembrou do episódio The Grasshopper Experiment? o/

No oitavo episódio da primeira temporada de TBBT, os pais de Raj, que é indiano e não consegue falar com mulheres [uma coisa não está relacionada à outra], resolvem intermediar um encontro para o filho na esperança de um dia terem netos. Acontece que a garota em questão costumava bater em Raj quando os dois eram crianças e isso piora a timidez dele.

Nesse meio tempo, Penny pede que os quatro cientistas a ajudem a praticar sua habilidade como bartender.

Penny:

Aqui está, Leonard, uma Tequila Sunrise.

Leonard:

Obrigado! Ora, esta bebida é um exemplo maravilhoso de como líquidos com diferentes gravidades específicas interagem em um contêiner cilíndrico. [percebe que está falando demais] Obrigado.

A Tequila Sunrise foi criada nos anos 1940 ou 1950 por Gene Sulit em Phoenix, Arizona/EUA, e tem esse nome porque [1] leva tequila e [2] as bebidas de densidades diferentes criam um efeito que lembra as cores do nascer-do-sol [“sunrise”]. A receita original leva tequila, licor creme de cassis, suco de limão e água com gás. A versão popular – e a que aparentemente é a usada pela Penny – leva tequila, suco de laranja e Grenadine [licor de romã]. Tanto o creme de cassis quanto a Grenadine são espessos, vermelho escuro e doce – como o xarope de groselha de boa qualidade.

A receita – Tequila Sunrise

Tequila SunriseIngredientes
1 dose de Grenadine
3 doses de tequila ouro
6 doses de suco de laranja

Modo de fazer
Despeje a tequila e o suco de laranja num copo alto cheio de gelo e misture bem. Deite a Grenadine no copo, cuidadosamente, para que ela se assente no fundo. Decore com uma fita de casca de laranja torcida e uma cereja. Se não encontrar Grenadine, substitua por groselha – apenas evite as groselhas muito aguadas.

Penny:

Raj, o que vai ser?

[Raj murmura no ouvido de Leonard.]

Leonard:

Oh, qualquer coisa que você recomende.

Penny:

Hm, que tal um Grasshopper? Eu faço um excelente Grasshopper.

O Grasshopper foi criado em um bar do Quarteirão Francês de Nova Orleans, Louisiana/EUA, e foi popular na região sul dos EUA durante as décadas de 1950 e 1960. Seu nome vem da cor verde que lembra a cor do gafanhoto [“grasshopper”, captou, pequeno gafanhoto?]. O aspecto leitoso é obtido com a adição de leite ou creme de leite. O ator Kunal Nayyar, que interpreta o personagem Raj, é intolerante à lactose, então o que ele bebe em cena é uma mistura de pó branco e verde dissolvido em água. Segundo ele declarou numa entrevista, o sabor é horrível.

A receita – Grasshopper

GrasshopperIngredientes
1 dose de licor de cacau branco
1 dose de licor de menta
1 dose de creme de leite fresco

Modo de fazer
Encha uma coqueteleira com gelo em cubos e adicione todos os ingredientes. Agite bem e coe, deixando o gelo para trás. Sirva num copo curto [de martini, por exemplo] – de preferência que tenha sido deixado gelando por meia hora antes – e decore com uma cereja e um raminho de hortelã. É uma bebida digestiva, própria para consumir após a refeição.

Penny:

Sheldon, o que você vai beber?

Sheldon:

Eu quero uma Coca diet.

Penny:

Por favor, você tem de pedir um coquetel, OK? Eu preciso praticar a mistura de bebidas.

Sheldon:

Certo. Quero uma Cuba Libre virgem.

Penny:

Isso parece ser rum e Coca, sem o rum.

Sheldon:

Sim.

Penny:

Então, Coca.

Sheldon:

Sim. E poderia fazê-la diet?

Penny:

Tem uma lata na geladeira.

Sheldon:

Cuba Libre geralmente vem num copo alto com uma fatia de limão.

Penny:

Então nade até Cuba.

De acordo com a fabricante de rum Bacardi, a Cuba Libre [“liberte Cuba”] foi criado no início do século 20 durante a Guerra Hispano-Americana, quando tropas militares dos EUA invadiram colônias espanholas no Caribe e no Oceano Pacífico para libertá-los do jugo do Império Espanhol. Irônico, não? Uma bebida que une dois símbolos que hoje em dia são inimigos jurados, o rum cubano e a Coca-Cola ianque. Embora a Guerra Hispano-Americana tenha terminado antes da chegada da Coca-Cola a Cuba em 1900 e a versão da origem do drinque seja nebulosa, parece que os fatos estão relacionados, sim, porque o grito de guerra dos soldados americanos era “Por Cuba libre!”. No Brasil a Cuba foi muito popular nas décadas de 1960 e 1970, mas nos EUA ficou popular durante a Lei Seca porque era fácil contrabandear a bebida já preparada, o que despistava a fiscalização.

Isso me lembra que preciso começar a assistir Boardwalk Empire…

Cuba LibreA receita – Cuba Libre

Ingredientes
1 medida de rum branco
2 medidas de Coca-Cola

Modo de fazer

Encha um copo alto com gelo em cubos. Adicione o rum e a Coca, decore com uma fatia de limão e um misturador. Opcionalmente, pode-se acrescentar o suco de meio limão à bebida.

Howard:

Eu gostaria de provar um Slippery Nipple.

Penny:

OK, cai fora.

Esse drinque foi apenas citado, não preparado no episódio. O Slippery Nipple foi criado na década de 1980 no EUA durante uma onda de criação de drinques batizados com nomes chocantes, como o Sex on the Beach [“sexo na praia”]. Seu nome deriva do aspecto leitoso do Bailey Irish Cream [nipple = mamilo] e lubrificado pela Sambuca [slippery = escorregadio], um licor doce à base de aniz com alto teor de álcool. O fato de ser decorado com uma cereja apenas acrescenta sentido ao nome.

Slippery NippleA receita – Slippery Nipple

Ingredientes
4 partes de Sambuca branca (60ml)
2 partes de Bailey’s Irish Cream (30ml)

Deite a Sambuca num copo shot – aquele curto, de vidro grosso, meio cônico. Ponha o Irish Cream por cima com cuidado, para que os líquidos não se misturem. Pode usar uma colher para ajudar. Algumas receitas sugerem pôr uma cereja no fundo do copo [o “mamilo”] ou gotas de Grenadine no meio da bebida. Beba de uma vez num gole só.

The Big Bang Theory - The Grasshopper ExperimentO episódio

Achei interessante como as escolhas refletiram a personalidade de cada personagem: Leonard usando o conhecimento científico para comentar as tais densidades diferentes para uma audiência que, obviamente, não estava nem um pouco interessada [os colegas e Penny]; Howard e suas constantes insinuações de fundo sexual que apenas comprovam sua insegurança e inexperiência no assunto; Sheldon – bom, Sheldon sendo Sheldon. Todos apresentam problemas de interação social, o que é a graça da série.

Mas o episódio centrou-se em Raj. O drinque acabou derrubando sua barreira psicológica e ele conseguiu falar com Penny *e* com a pretendente arranjada pelo pais. É claro que não foi o álcool que o tornou socialmente funcional [mesmo porque Raj passou do ponto, não ficou exatamente funcional]: conforme vimos em episódio posterior, até cerveja sem álcool o deixa desinibido. No caso dele foi simples “cabeçologia” [copyright Terry Pratchett].

O que não foi cabeçologia foi o efeito do álcool no Sheldon, que não sabia que sua Cuba Libre virgem no final do episódio já não era mais virgem, que Penny a batizou com rum. Ri muito.

Titia Batata adverte

Bebida alcoólica não é poção mágica, não resolve problemas e não torna ninguém mais bonito. Beber é bom enquanto a pessoa consegue sentir o sabor e o aroma e manter a consciência! Beba um copão de água antes e depois da alcoólica e evite beber com o estômago vazio. Se beber fora, chame um táxi. Eu quero ver todo mundo de volta na próxima coluna, inteiro e saudável. :oP

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. MicaRM - 27/10/2010

    Hehehe, pode contar comigo para ler a próxima coluna. Não bebo nem uma gotinha sequer de álcool. Mas acho muito legal as formas engenhosas de prepará-los e a estética deles no final. Deviam inventar uns troços assim para quem não consome álcool….um copo de guaraná nunca é tão visualmente agradável :-/

  2. Paulo Serpa Antunes - 27/10/2010

    Tem um episódio do The O.C. que eles ficam naquela casa noturna onde sempre rolava os shows tomando drinks sem álcool. E aí rola uns diálogos engraçados, já que o Seth fala em tomar um Virgin Sex on the Beach!

  3. naomi - 28/10/2010

    virgin sex foi ótimo 😀

  4. Bia mafra - 28/10/2010

    Eh verdade, bebo muito pouco e so sobra as vezes o velho coquetel de frutas, que tem gosto de iogurte. Vendo o seu post, lembrei que em Gilmore Girls, a Emily servia Shirley Tample para Rory, que ainda nao podia beber alcool, mas não faço a menor idéia do que seja.

  5. naomi - 28/10/2010

    bia, vou guardar sua dica, brigada 😉

  6. naomi - 28/10/2010

    sucos são uma opção, tem cada um colorido e decorado hoje em dia!

  7. Tweets that mention Os drinques de The Big Bang Theory -- Topsy.com - 27/10/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by TeleSéries, lunaomi and smiletic, Maria Clara Lima. Maria Clara Lima said: RT @teleseries: Os drinques de The Big Bang Theory http://goo.gl/fb/9n2rm #TV […]

  8. Flávia Ribeiro Varsano - 27/10/2010

    E ainda tem o episódio clássico em que o Sheldon se enche de vinho antes de fazer seu discurso de agradecimento por um prêmio… Rio só de lembrar!
    Adorei o texto e fiquei com vontade de provar Grasshoper e Slippery Nipple, que eu não conhecia!

  9. naomi - 28/10/2010

    flavia, lembro desse episódio! muito bom!

  10. Bia mafra - 28/10/2010

    kkkkkkkkkkkkkkk Adorei.
    Um adendo a a coluna, a cuba libre ficou muito em moda no brasil nos anos 60, porque as festas eram vigiadas e os adolescentes podiam beber bebida alcoolicas na frente dos pais. fonte: Mamae, que tambem nao valia nada na adolescencia.

  11. naomi - 28/10/2010

    meu deus… agora compreendo o motivo de ter a receita de cuba libre no caderno de receitas de solteira da minha mãe…

  12. Bia mafra - 29/10/2010

    Olha eu mostrando o lado obscuros das maes… rsrsrs.

  13. Domingueiras « Pensamentos de Uma Batata Transgênica - 31/10/2010

    […] drinques de The Big Bang Theory no TeleSéries, com um comentário deveras elucidativo sobre a popularidade do Cuba Libre no Brasil na década de […]

  14. Gastronomia – Bebendo um Fuzzy Navel, comendo uma Chicken Pot Pie com Rizzoli & Isles - 14/08/2011

    […] junto com a leva de misturas que receberam nomes sugestivos como Sex On The Beach, Silk Stockings, Slippery Nipple, etc. A receita original é simples e consiste de partes iguais de licor de pêssego e suco de […]

  15. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!