TeleSéries
O sabor da cozinha colombiana em ‘Modern Family’
08/02/2014, 12:28.
Mariana Cervi Soares
Colunas e Seções, Gastronomia
Modern Family
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Com o passar do tempo, o menu mudou e os costumes também. Novos ingredientes apareceram e os horários das refeições trocaram. A cultura do fogo de chão se tornou a gás e surgiram milhares de utensílios de cozinha. No entanto, se tem uma tradição que se mantém viva, mesmo com todas as mudanças do mundo das panelas, é a de sempre ter espaço para uma boa comida nos encontros de família. E quem entende bem o valor de uma boa mesa é Gloria Pritchett (Sofia Vergara), a singular colombiana de Modern Family que, aos poucos, ganhou o coração dos familiares de Jay (Ed O’Neil) – não sem uma primeira relutância e algumas brigas tragicômicas, claro (haha!). Discussões a parte, hoje o Teleséries vai levar você direto para a cozinha da família Pritchett e ensinar um prático passo a passo da deliciosa culinária caseira colombiana. Adelante, muchachos!
De comportamento genioso, com sotaque carregado e palavras trocadas e dona de um estilo muy sensual e caliente, Gloria é a representação, em Modern Family, de um clássico estereótipo da cultura latina no mundo das séries. No entanto, em contrapartida a essa conhecida fórmula, a série reserva momentos interessantes do roteiro para expor a cultura colombiana da personagem (e também da própria atriz, Sofia Vergara). Piadinhas a parte, vários são os episódios em que Gloria defende com unhas e dentes o seu patrimônio cultural, com destaque especial para as lições que tenta ensinar ao filho Manny (Rico Rodriguez), como forma de que, mesmo morando em outro país, o garoto não se esqueça das suas raízes. Uma boa parte dessa dedicação se traduz na cozinha de Gloria que, sem nunca deixar a pose e a vaidade de lado, protagoniza cenas hilárias de riso e amor à beira das bancadas e do fogão.

“Eu estou fazendo chunchullo, um tradicional prato colombiano, para o nosso jantar de família hoje à noite” – Gloria (s02e02).
Após uma boa sessão para matar a saudade de episódios de Modern Family, cheguei ao veredicto sobre a comida de Gloria para a nossa degustação desse sábado: empanadas! Dentre as várias influências que pintam durante a série, esse prato, muito forte na cozinha colombiana, me chamou a atenção por aparecer em dois episódios que enfatizavam o grande cuidado de Gloria com Manny. Felizmente, para a nossa coluna, tanto amor não poderia deixar de ser traduzido em outra coisa, senão uma saborosa comida de mãe. O primeiro momento vem do episódio The Old Wagon (s02e01), estreia da segunda temporada, quando Manny, então um pré-adolescente na busca de seus primeiros romances, rejeita as empanadas que Gloria havia feito com tanto carinho para receber a “amiguinha” do filho, Kelly (Callie Thompson). O garoto, que nunca havia recusado um pedaço sequer dos quitutes da mãe, enfrenta um clássico momento da juventude, mostrando para a garota que não é um menininho mimado. O mais engraçado é que tudo se passa na maior naturalidade, como se Manny nem tivesse a intenção de fazer isso e não percebesse o quanto esnobar Gloria a havia deixado triste – bem, convenhamos que, qual cozinheiro não ficaria chateado após sovar e abrir massa, desfiar carne e ficar com cheiro de pastelzinho sem ter ninguém para provar?

“Eu sou a mãe dele! Eu não vou deixá-lo fazer um erro que vai afetar o resto da minha vida! A vida DELE!” – Gloria (s02e01)
Agora, em janeiro de 2014, três anos mais tarde, a atual quinta temporada de Modern Family reviveu, mais uma vez, as famosas empanadas de Gloria, sempre feitas com muito zelo para conquistar a felicidade de Manny. Diferente do outro episódio, a nova fase da vida do garoto, além dos relacionamentos afetivos, começa a trazer as responsabilidades mais difíceis no ambiente escolar. Em Under Pressure (s05e12), Gloria, Jay, Clare (Julie Bowen) e Phill (Ty Burrell) relembram os tempos de escola ao acompanharem uma open house, um reunião aberta na escola para saber como será o ano escolar dos filhos e, também, para conversar com os professores. Para conquistar a atenção do professor preferido de Manny, Mr. Ingram (James Gleason), Gloria comparece à reunião com um prato de empanadas fresquinhas e dá início a um bate papo com o professor, sempre fazendo elogios ao filho. Quando ela menos esperava, Dona Duncan (Jane Krakowski), mãe de outro aluno da escola, chega no meio da conversa e atrapalha a conquista, trazendo também um prato cheio de quitutes para o professor. O resultado dessa provocação foi a disputa final em uma alucinada partida de dodgeball (queimada), acompanhada pelo voluntarioso professor e genro de Gloria, Cameron (Eric Stonestreet), que terminou com os três adultos na sala da diretoria. Confusões a parte, quem se deu bem foi Mr. Ingram, que, no meio de todo o forrobodó, ainda saiu cheinho de empanadas para o café da tarde.
E, como o nosso ano letivo está começando, nada melhor do que um bom lanche, como as empanadas, para renovar as energias e, quem sabe, fazer um agrado para um colega ou um professor querido. Então, preparem as tigelas, a frigideira e o muque, pois é hora de desbravarmos os temperos únicos da cozinha colombiana.
As empanadas
O saudoso quitute de Gloria, na vida real, é um importante marco, não só para a cozinha colombiana, mas, também, para os demais países da América Latina. A história desse prato é antiga, suas primeiras origens datam da Idade Média, porém a sua introdução nos países latinos se deu com a colonização espanhola. A empanada é uma espécie de pastel, geralmente consumido assado, mas que, também, possui versões fritas. Cada um dos países de origem hispânica da América do Sul tem um tipo variado de empanada, com segredos diversos para a massa, recheios, formatos e condimentos. A tradição do prato é ser salgado, porém as versões doces também fazem sucesso. Em relação à culinária brasileira, a empanada está mais próxima às nossas tortas empanadas do que propriamente o pastel, uma vez que o processo de cozimento é mais semelhante. Bem, mas como a nossa tarefa de hoje é aprender o jeitinho da Gloria, então, vamos a ele. No caso da empanada colombiana, a massa é diferente das demais, pois sua base é de farinha de milho – uma cultura muito importante no país – e não de trigo. Além disso, ao contrário das tradicionais massas de forno encontradas em países como Chile e Argentina, a empanada colombiana é geralmente frita em óleo vegetal. Os recheios são democráticos, mas entre os mais conhecidos está o de carne desfiada com purê de batatas e especiarias. Para acompanhar, não pode faltar um bom molho de pimenta.
Empanadas da Gloria – Modern Family
Ingredientes
Recheio:
Purê de 2 batatas grandes
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
90g de pimentão vermelho bem picado
100g de tomate (sem pele e sementes) bem picado
1/2 xícara (chá) de cebola verde picada
1/2 xícara (chá) de coentro (fresco ou seco) picado
1/4 colher (sopa) de cominho em pó
+/- 450g de carne pré-cozida desfiada
Massa:
720 ml de água quente
450g de farinha de milho pré-cozida
1 cubo de caldo de frango
1 colher (sopa) de açafrão em pó
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
Modo de fazer:
1. Comece com a massa. Misture todos os ingredientes, com exceção da farinha. Aos poucos, então, adicione a farinha até que a massa dê ponto. Você deverá trabalhar um pouco ela com as mãos, fazendo com que desgrude, mas sem deixá-la muito seca, pois deve ficar uma pouco molinha. Deixe descansar por cerca de 20 ou 30 minutos.
Dica: Enquanto espera a massa ficar pronta, faça o recheio. Basta fritar bem a cebola, o alho, o tomate, o pimentão e os temperos e, na sequência, adicionar a carne desfiada já cozida. Deixe refogar junto por uns cinco minutos e, por fim, adicione o purê de batatas e misture bem. Reserve.
2. Volte para a massa e comece a abrir. Para que não resseque, você deverá fazer uma empanada por vez. Para cada porção, deverá ser feita uma bola de massa de tamanho médio a grande, que feche no gordinho da sua mão.
3. Coloque a bolinha entre duas folhas de plástico (ou filme PVC) e amasse bem, com auxílio de uma superfície lisa, como o fundo de uma panela.
4. Com a massa aberta, você deve colocar uma porção de recheio, cerca de uma a duas colheres de chá cheias.
5. Como em um pastel normal, você deverá fechar as bordas. Faça esse trabalho com o auxílio das duas folhas de plástico para que a massa não grude na mão. Depois de fechado, corte as bordas com o auxílio de um copo (ou de um molde cortador).
6. O formato de cada empanada deve ser o de uma meia-lua. Se quiser, você pode fazer uma decoração nas pontas ou deixá-las assim mesmo, simples.
7. Enquanto monta as outras empanadas, cubra as prontas com um plástico para que não ressequem (no detalhe, algumas empanadas decoradas).
8. Frite as empanadas em óleo quente até que fiquem douradas.
Depois é só você deixá-las escorrer em um prato com papel aderente e as empanadas estão prontas para serem servidas. O processo é um pouco demorado por causa da massa. Fazê-la é bem simples. No entanto, o que tira um bom tempo é abrir e rechear uma empanada por vez. Já o recheio é bem rápido, uma vez que você tenha todos os ingredientes prontos. Se você gostar de um sabor mais picante, dá para adicionar uma pimentinha a gosto no recheio. Voltando para a massa, se alguém quiser se aventurar com a farinha de milho normal, sem ser pré-cozida, será necessário adicionar um ovo e um pouco de farinha de trigo para ajudar a dar ponto e elasticidade para trabalhar a massa, pois o grão do trigo cru é mais granulado e espesso. Mas, desse jeito, dá certo também, só que o ponto demorará mais para chegar. Uma alternativa fácil para essa trabalheira é utilizar massa pronta. No entanto, o sabor vai ficar mais parecido com o de pastel, pois as massas que temos aqui no Brasil não são como as de milho da Colômbia. De toda a forma, continua sendo uma dica válida, ainda mais se você tiver pouco tempo. Para acompanhar esse delicioso salgado, nada melhor do que um molho de pimenta. Você pode testar, ainda, fazer um ají picante, um molho servido com diversos pratos, especialmente as empanadas, feito à base de vinagre, sal, pimenta e condimentos. Há uma receita bem legal no blog My Colombian Recipes.

No detalhe, o típico formato de meia-lua com a decoração das bordas, uma especialidade das empanadas colombianas.
Se você quiser saber mais sobre empanadas, indico o documentário Lo que más se vende, produzido pela Televisión América Latina, que conta, com um toque divertido, sob os olhares do povo colombiano, a importância cultural, econômica, social e histórica das empanadas no país. Ainda, em relação ao formato decorativo das empanadas e da forma de fazer cada meia-lua, encontrei um vídeo de uma senhora colombiana, daquelas de tradição mesmo. É um material bem caseiro, em que a Dona Beatriz mostra os segredinhos de uma boa empanada. Confira clicando aqui. Outra referência é o blog Sweet y Salado, que serviu de base para a nossa releitura de hoje das empanadas colombianas.
Bem, o que me resta dizer depois desse aprendizado de culinária latina e orgia de gostosos sabores? Que a cozinha das séries norte-americanas só tem a enriquecer com a influência das cozinhas de outros locais, pois, afinal, o mundo não é só feito de batatas fritas, hambúrgueres, donuts e sorvetes :).
Até a próxima!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Provei este empanados pela primeira vez em Medelim na Colômbia. E tbem já fiz com carne seca a cebola da