TeleSéries
O pão de banana de Sons of Anarchy
20/11/2011, 18:19. Lu Naomi
Gastronomia
Sons of Anarchy
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Na pequena cidade fictícia de Charming, Califórnia, um grupo de motoqueiros durões reúne-se no clube Sons of Anarchy, cuja sede fica no terreno da oficina de carros Teller & Morrow. Nesse ambiente predominantemente masculino, o grupo planeja a negociação clandestina de armas do IRA para traficantes de drogas enquanto tenta manter a cidade fora da rota desses mesmos traficantes, num equilíbrio delicado com a polícia local.
A trama tem um pano de fundo que mistura O Poderoso Chefão [Mario Puzo] e Hamlet [William Shakespeare] com suas tramas cheias de conspirações, tragédias e traições. Por trás de toda aquela testosterona, portanto, SoA é uma série sobre os dramas humanos [mas não conte que eu disse isso pro Kurt Sutter, criador da série, ou ele vai me xingar muito no Twitter].
O clube SAMCRO [de Sons of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original] tem na presidência Clay Morrow [o HellBoy Ron Perlman] e Jax Teller como vice – ou VP; o sargento-de-armas Tig; o irlandês e médico militar Chibbs; o veterano da Guerra do Vietnã Piney; Opie, especialista em explosivos e filho de Piney; Juice, responsável pela vigilância; Happy, que tatua um smiley a cada assassinato cometido; Otto [o próprio Kurt Sutter] e Pimp, interpretado por um dos fundadores na vida real do Hell’s Angels e amigo pessoal de Sutter. Além deles, há Bobby Munson, que atua como secretário e tesoureiro do clube.
Bobby é o único membro a pilotar uma “chopper” [moto customizada], que às vezes o deixa na mão. Também é o único da diretoria a ter um segundo emprego: ele apresenta-se fazendo imitações do Elvis Presley para pagar a pensão alimentícia do filho. Bobby é o mais sensato da diretoria, sempre pesando prós e contras em cada ação; age como um tio para os mais jovens e Clay o respeita, tornando-o uma espécie de Conselheiro do Presidente.
É por isso que no episódio Fa Guan [o nono da segunda temporada, exibido nos EUA em 3/11/2009] Clay chama Bobby em seu escritório:
Clay:
“Entre aqui.”
Bobby:
“Fiz pão de banana, quer um pouco? Ainda está quente.”
Ah, eu esqueci de mencionar que ele cozinha.
O pão de banana é feito em fôrma de bolo inglês ou pão de fôrma e se popularizou com o uso de fermentos químicos como o bicarbonato, em contraposição ao fermento biológico. A receita a seguir foi popular entre as donas-de-casa da década de 1950, época que, imagino, a Sra. Munson mamãe do Bobby tenha assado muitos pães.
A receita – Pão de banana
Ingredientes:
4 bananas nanicas grandes maduras
1 xícara [chá] de farinha de trigo
1 xícara [chá] de aveia em flocos
1 1/2 colher [sopa] de fermento em pó
1/2 xícara [chá] de açúcar refinado ou cristal
1/2 xícara [chá] de açúcar mascavo
1 xícara [chá] de manteiga sem sal em temperatura ambiente ou amolecida
2 ovos
1 colher [sopa] de extrato de baunilha
1/2 xícara [chá] de castanhas ou nozes picadas grosseiramente
1 colher [sopa] de mel
Modo de preparo:
Preaqueça o forno em 180° C. Unte e enfarinhe uma fôrma alta de 23x18cm. Bata duas das bananas com os dois tipos de açúcar até que vire um creme [cerca de três minutos]. Acrescente a manteiga, os ovos e a baunilha e bata até misturar bem. Adicione todos os ingredientes secos até que estejam bem incorporados e então acrescente as castanhas, misturando por mais um minuto.
Fatie duas bananas e misture com mel até que estejam bem besuntadas. Despeje a massa do pão na fôrma e disponha as fatias de banana com mel por cima. Asse por uma hora e deixe esfriar durante cinco minutos antes de desenformar.
Notas pessoais: receita de fácil execução, rápida e econômica que até um motoqueiro pode fazer na cozinha de uma oficina. A cozinha da sede de SoA só aparece na quarta temporada e é do tamanho de uma cozinha de apartamento, com equipamentos e utensílios simples e práticos [a imagem de Opie e Jax abaixo é do episódio With an X]. Esta receita rende oito porções.
A receita – Chá de gengibre, canela e erva-doce
Ingredientes:
1 litro de água filtrada
1 colher [sopa] de sementes de erva-doce
1 pau de canela
2 cm de gengibre fresco em rodelas de 2mm
Modo de preparo:
Ferva a água e acrescente a erva-doce, a canela e o gengibre. Abafe o bule e deixe em infusão por cinco minutos. Coe e adoce com mel ou açúcar cristal.
Notas pessoais: O pão de banana pede um chá forte. Os chás preto e verde combinam bem, mas eu gosto bastante dessa mistura também, que tem a vantagem de não conter cafeína e é boa para tirar as tensões e dores do dia a dia do corpo. Essa receita rende quatro xícaras, é fácil de fazer e você pode substituir a erva-doce por aniz-estrelado. Neste caso sirva o chá com um aniz em cada xícara, dá um efeito bonito. Aposto que até aqueles motoqueiros durões gostariam.
Este post atende ao pedido de Flávia Varsano Ribeiro.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Yummy !!!
banana é comigo mesmo …. delícia 😀
cleide, também adoro!
eu so gosto de doce de banana, vitamina de banana, cuca de banana, bolo de banana, mas a banana…
agora, lu, só faltou um ingridiente nada politicamente correto. Se conheço bem o povo do SAMCRO, deve estar faltando a maconha no bolo.
hahahaa!! a flávia falou de outra série com um pão de banana batizado…
que serie???
Ah, em tempo… AEEEEE, flavinha, agora que eu vi, bela homenagem.
bia, foi em life unexpected.
Isso, a irmã do carinha de Dawson’s Creek faz pão de banana aditivado. Aí a Cate acorda, dá de cara com aquilo sem saber dos aditivos, come um monte e vai pro trabalho. Hahahaha. Cena clichê, mas engraçada.
verdade, eu lembreei agora.
Gente, só hoje vi isso!!! AMEI!!!
Agora me conta, é rápido e fácil, mas é gostoso? Parece gostoso! Acho que essa eu mesma vou fazer, sem ajuda! Ih, que medo!!!
obaaa!! alá, pessoal, vamos todo mundo baixar na casa da flávia pra comer pão de banana honesto!
Podem vir!!!
[…] participação no TeleSéries desta semana foi sobre Sons of […]
[…] Laura também é competente o bastante para fazer pão sem olhar.enquanto estuda para a prova na escola. E esta será a receita de hoje: o pão de Laura Ingalls Wilder, receita da própria escritora que deu origem à série e encerra o ciclo especial dedicado aos pães [veja também Fringe aqui e Sons of Anarchy publicada aqui]. […]