O ano que entrou para a história


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Cena de Lost

Esta season finale de Lost encerra uma das mais quentes e importantes temporadas da TV americana de todos os tempos, talvez a maior desde 1994-1995, ano que revelou Friends e ER (e também a temporada na qual Arquivo X se tornou um fenômeno). Ao lado de Desperate Housewives, Lost mudou radicalmente o cenário da briga pela audiência nos Estados Unidos, modificou hábitos de telespectadores e vai influenciar pela próxima década tudo o que se produzir em televisão.

Talvez o único defeito na longa season finale de Lost tenha sido justamente o fato dela ser longa. E só. Fazia tempo que um episódio não prendia e empolgava tanto. A segunda parte (e primeira hora da season finale) de Exodus me deixou com o estômago embrulhado, tenso, uma sensação que lembro de já ter sentido no cinema, mas não diante da TV. O episódio me fez rir também, aliás, quase chorar de tanto rir, com a impressionante cena da morte de Arzt, com Hurley dizendo “you have some Arzt on you”. Este toque de humor negro, à la A Sete Palmos, deu um tempero extra ao programa. O clipe final, mostrando o embarque no avião, e a última cena, o travelling da câmera se afastando da escotilha ao longo de um gigantesco túnel, são inesquecíveis e ficarão na mente até a estréia da próxima temporada.

A diferença de Lost para Desperate Housewives é que a primeira vez uma temporada irretocável e a segunda perdeu o fôlego com a necessidade de resolver todos seus mistérios já em seu primeiro ano. Mas as duas mantém em comum o fato de se tornarem clássicos instantâneos e contradizerem a opinião de que tudo já foi feito na cultura de massa. Sim, ainda há espaço para inovação!

* * *

A temporada 2004-2005 ainda revelou Veronica Mars, a série que conseguiu seduzir até mesmo Joss Whedon, o maior criador de seriados de mistério teen. O que faltou Whedon dizer? Eu digo. Eu tenho aqui em casa os 12 primeiros episódios de Buffy e depois desta terça-feira posso garantir que os primeiros 12 episódios de Veronica Mars são melhores que todo o primeiro ano de Buffy.

Mas isto, qualidade, não significa, necessariamente, longevidade.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. TeleSéries » TeleSéries 5 Anos: Recordar é viver! Parte 1 - 18/08/2007

    […] O ano que entrou para a história […]

  2. As primeiras impressões de ‘Suburgatory’ - 30/10/2011

    […] e Lost iriam influenciar tudo o que se produz em televisão ao longo da próxima década (texto aqui). Estamos na fall season de 2011 e, bom, até aqui minha opinião ainda não […]

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!