TeleSéries
New Girl – Clavado En Un Bar
11/01/2014, 13:28. Carla Heitgen
Reviews
New Girl
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
A volta dos inéditos na midseason de New Girl trouxe o episódio Clavado En Un Bar no formato que, por lá, é chamado de “bottle episode”. Toda série tem um destes, o qual é gravado em um único cenário, com baixo custo e o mínimo de elenco e aparatos possíveis. Por esta razão costuma envolver muito diálogo e situações mais particulares sobre a personalidade e o histórico dos personagens principais. O início, no bar, é tranquilo, com os meninos relaxando com uma degustação de uísque patrocinada por Nick em uma noite livre de drama, interrompida por uma Jessica Day desesperada que tem 21 minutos para tomar a decisão que poderá mudar o rumo de sua carreira profissional. Que Coach comece a cronometrar esta trama em tempo real.
A professora, voluntária em um museu, recebe uma proposta – praticamente irrecusável – de trabalho da curadora do local. Mesmo sem ter dúvidas sobre sua vocação, a escola não a valoriza e Jess ainda precisa lidar com a incompetência de seu diretor que decide juntar três turmas de matérias diferentes na mesma sala. Os outros docentes estão apáticos ou desmotivados, então, para eles, tanto faz. Quem acompanha a Senhorita Day desde o primeiro ano da série sabe que ela tem o dom de lecionar. Seu jeito nada convencional de ver o mundo e seu estilo maluquinho de agir e falar combinam com a profissão que escolheu. Às vezes, Jess parece uma criança grande tamanha é sua espontaneidade com relação aos amigos e à vida. Bom, apesar das aparentes certezas, a história de hoje diz respeito a um destes questionamentos que inevitavelmente todos temos em algum momento, ainda que a resposta pareça, a princípio, óbvia: o que nos leva a optar por determinada carreira, o dinheiro ou a afinidade?
Nick tenta aconselhá-la, mas é interrompido pelos colegas de apartamento que acreditam ter melhores conselhos do que aquele que largou a faculdade de Direito para ser bartender . Winston, atualmente comentarista esportivo, é o primeiro a embarcar nos hilários flashbacks do dia. Seu destino foi traçado ainda na maternidade (licença, Cazuza), quando colocaram em seu berço uma bola de basquete. Sua trajetória não foi muito bem-sucedida e o jogador acabou sofrendo uma lesão que o obrigou a aposentar-se das quadras. Seu conselho para a professora é: “Afaste-se quando deixar de amar o que faz”. Até então, Winston acreditava que ele tinha decidido parar, porém descobre que os outros é que tomavam as decisões por ele. Será que ele havia tomado a decisão certa? Será que ele sequer gosta de basquete? Será que a vida é uma mentira e estamos todos vivendo na cabeça de um gigante? Mais um com crise de identidade. Jess agora tem companhia em seu dilema, pelo menos. A moça continua aflita. Felizmente Coach anda sempre com um cronômetro, e o seu dom de marcar o tempo de tudo ajudará Jess a tomar sua decisão até as 6 horas, ou seja, ela tem agora 17 minutos e um novo elemento é adicionado: a tensa corrida contra o relógio.
Nick se oferece mais uma vez para ajudar, porém Schmidt, com sua história de sucesso, o corta, para nosso deleite (confesso que sou fã do Schmidt pré-metrossexual). Ele se transporta, então, para o flashback de Winston, pois sua história também começa em um hospital. Aliás as intervenções dos personagens que ouvem as histórias nas memórias de quem as conta é uma das graças do episódio. Schmidt era voluntário e querido por todos, exceto para uma enfermeira para a qual ele era invisível (“Invisível? Você pesava 130 quilos”, interrompe Nick). Ao vê-la com o namorado, entende que se quisesse conquistar mulheres deveria parar com o voluntariado e trabalhar, de preferência com Marketing. Por não ter a aparência requerida para o trabalho (raciocínio do rapaz), decidiu vender árvores de Natal, mesmo sendo judeu. Era bom no que fazia e seu chefe dedicou suas últimas palavras a um conselho que permearia todas as escolhas do jovem: “o dinheiro, e tudo o que ele compra, é a única coisa que se leva”. A recordação do marqueteiro teve um bônus: a cena que apresenta o velhinho ganancioso e sua iminente morte tem como trilha Gansta’s Paradise, do rapper Coolio.
A seguir, uma revelação surpreendente: Coach (“treinador” em inglês) diz, orgulhoso, que ninguém é chamado pelo nome de sua profissão como ele. Em suas recordações o vemos gritando com os jogadores da partida de basquete do time de Winston como se ele fosse o técnico, o que levou Nick e Schmidt o apelidarem de … Coach. Ah, e se alguma vez você se perguntou qual o nome verdadeiro deste personagem, é Ernie, cujo conselho é: “seja o que você é. Faça o que você faz”. Já que Jessica não sabe quem é e existem muitas coisas que poderia fazer, o conselho motivador do amigo não ajudou muito.
Com a memória do primeiro aluno de Jess talvez ela se anime. E ela lembra bem de sua estreia no mundo escolar, quando achou um garotinho escondido na dispensa, espancado por não ser considerado estiloso por um valentão gay. A partir de então, o ensina Matemática, ajudando-o a se tornar um excelente aluno e, após uma rápida busca na internet, descobre-se que o talento para os números foi usado para mal: seu ex-pupilo agora é um criminoso procurado pelo FBI por desvio de dinheiro.
Quando finalmente deixam Nick falar, descobrimos que ele largou a faculdade pois não se identificava com as pessoas que o cercavam. No segundo ano sequer se reconhecia. Foi quando resolveu tomar um drink e encontrou o lugar onde se sentia mais à vontade: o bar onde trabalha até o presente.
Com o tempo acabando e todos mergulhados em dúvidas, Cece chega para salvar o dia. A modelo de 31 anos sente o peso do tempo, já que os trabalhos oferecidos são cada vez mais escassos, e sua idade é um problema, pelo menos para os padrões desta área. Mas ela lembra à sua melhor amiga de que não foi o garotinho, hoje um foragido da polícia, seu primeiro aluno e sim ela mesma. As duas se conheceram na biblioteca da escola e Jess a ajudou a superar sua dificuldade de leitura e, de quebra, a importância de fazer as coisas sem ligar para o que os outros vão pensar.
Jess recusa o trabalho. Dar aulas, afinal, é sua vida. Winston, por sua vez, pede demissão do seu emprego, a primeira decisão realmente tomada por ele. Nick oferece uma atividade à Cece na qual sua idade não vai ser relevante (bartender) e todos comemoram suas decisões. No meio de tudo isso, embora o foco do episódio tenha sido a interrogação de Jess, o habitat era de Nick Miller. E seu jeito de lidar com as pessoas, inclusive das que passam da conta na bebida (truques como substituir uísque por chá para um cliente regular e alcoólatra) se destacaram. E o fato de ele ter feito o exame da Ordem dos Advogados e provar a si mesmo que poderia, sim, ser um advogado se quisesse, também fizeram a diferença.
Lições de vida apresentadas, algumas risadas garantidas e a música final, que deu o nome ao título do episódio. O senhorzinho frequentador do bar desde 1997 escolhe na juke box Clavado En Un Bar, música da banda mexicana Maná, conhecida por aqui pela açucarada Vivir Sin Aire. Ironicamente, a trilha de encerramento e que dá o título ao episódio, se chama “preso em um bar” e fala de um homem que suplica ao seu amor que o resgate de lá.
Além de trazer um tema interessante o episódio foi engraçado. Mas ainda distante do que já foi. O que teve de bom foi a exploração individual de cada personagem, todos tiveram seu momento. Foi legal ver o grupo unido e mesmo assim preservando suas identidades. Ainda com esperanças de novas gargalhadas, até semana que vem!
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
[…] Leia a review Sleep Hollow – 13h15 (ep 1×10) reprise New Girl – 18 h (ep 3×11) – Leia a review Glee – 18h30 (ep 5×09) – Leia a […]