Na cozinha com vinho: o elegante sabor de ‘Scandal’ em uma receita incrível


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Outubro passou e foi um mês cheio de datas especiais. No campo do trabalho, então, foram diversos os profissionais celebrados – médico, professor, funcionário público, pintor e arquivista são apenas alguns dos vários exemplos. No meio disso tudo, também comemorou-se a data de alguém que é muito importante para a gastronomia: o enólogo, que é o especialista em produção de vinho, uma das bebidas mais apreciadas e antigas do mundo.

No universo das séries, a preferência pela bebida símbolo da arte de bem servir está muito atual. Com a recente estreia da quarta temporada, Scandal eletriza os espectadores com cenas dramáticas embaladas pelo clássico vinho tinto. Fiel companheira da protagonista Olivia Pope (Kerry Washington), a bebida é a essência da coluna de Gastronomia, que vai ensinar a você uma receita deliciosamente refrescante para os dias de verão.

Olivia na praia curtindo o início da quarta temporada de Scandal.

Olivia curtindo o início da quarta temporada de Scandal na praia.

It’s handled (Está resolvido!). O famoso bordão de Olivia Pope é a síntese perfeita dessa indomável e competente mulher que servia de braço direito da Casa Branca dos EUA. Bem educada, inteligente, corajosa, obstinada e sempre montada em um estilo clássico – com terninhos bem alinhados para o dia a dia, modelos de gala arrasadores e um bom gosto para roupas caseiras – era ela quem segurava a barra para manter a imagem do presidente (e também seu impossível romance) Fitzgerald Grant (Tony Goldwyn), o Fitz. Para iniciar um novo caminho, procurando desligar-se do contato com o amante, ela abre a sua própria companhia de gerência de crises, a Olivia Pope & Associates, o ponto que inicia a ousada trama de Scandal.

Com uma rotina profissional turbulenta e uma base familiar nada presente e estruturada, a vida pessoal de Olivia é uma completa bagunça. Mentalmente forte e poderosa líder no dia a dia, é nos seus momentos de solidão que a gerente de crises deixa aflorar as suas fraquezas – geralmente longe de seus colegas, mas sempre sob os olhares dos muitos espectadores que viraram fãs da enigmática e marcante Pope. E foi nas horas de desabafo que o vinho surgiu na série como uma das grandes marcas da personagem. Não importa quão duro fosse o dia, a bebida tornou-se a solução para vários problemas de Olivia. Ou, ao menos, para diminuí-los um pouco.

GScandal3

Olivia e sua dieta do glamour: vinho tinto e pipoca!

Desde a sua primeira aparição na temporada um, em Enemy of the State (s01e04), o vinho cresceu e foi ganhando cada vez mais espaço na construção do personagem de Kerry Washington. Com a sequência da série, a bebida se tornou um companheiro de todos os momentos. De pijama ou elegante, sozinha ou com clientes e amigos, Olivia transformou o vinho em uma marca incontestável do roteiro de Scandal. E é ele quem vai dar o toque especial para a nossa apetitosa dica de hoje.

De tão importante, o vinho fez parte da divulgação da 3ª temporada junto aos bordões da série.

De tão importante, o vinho protagonizou a divulgação de meio de temporada, em 2014, junto aos bordões da série.

Receita do dia: Caipirinha de vinho com morangos de ‘Scandal’

Já que os dias de calor estão chegando, a ideia é aproveitar o ingrediente base da coluna em uma receita que pode amenizar as altas temperaturas. E como o vinho preferido de Olivia, o tinto, não é servido geladinho como o branco, transformá-lo em algo refrescante parece uma boa pedida. E já que estamos no Brasil, por que não usar o vinho para reformular um drink super tradicional da nossa cozinha? Foi assim que nasceu a ideia de fazer uma caipirinha com vinho e morangos. As receitas com limão são bastante comuns, e achei que o morango combinava mais com o sabor encorpado do vinho. Resolvi, então, fazer um teste para a cozinha do Teleséries. Não me arrependi. E tenho certeza que você também não vai – é um escândalo!

GScandal5

Ingredientes:
4 morangos
160ml de vinho tinto
Gelo a gosto
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:
1. Em um copo de 200ml, macere 3 dos morangos com o açúcar.
2. Complete o copo com gelo.
3. Complete o copo com vinho.
4. Com auxílio de uma colher, misture os ingredientes até que o açúcar esteja bem dissolvido.
5. Use o morango que sobrou para a decoração. Faça um pequeno corte no meio da fruta para encaixá-la na borda do copo.
6. Sirva bem gelado!

GScandal6

Você leva no máximo 10 minutos para preparar esta receita. O vinho pode estar em temperatura ambiente, pois o gelo cumprirá a função de deixar a bebida na temperatura certa. Quanto à escolha do vinho, pode ser o tipo de sua preferência. Não precisa ser dos rótulos caríssimos que a Olivia toma, pode ficar tranquilo (hehe). E mesmo que o vinho puro não tenha um paladar muito elaborado, o açúcar e o morango vão equilibrar os sabores, o que ajuda se o vinho não for muito bom. Eu usei um vinho de mesa com mistura de mais de um tipo de uva que tem sabor suave. Deixo a dica de que você também faça com vinhos mais suaves, pois a bebida pode ficar pouco refrescante e meio pesada com tipos muito encorpados, como o cabernet sauvignon, por exemplo. Outra ideia é testar com vinho branco.

Se você preferir ser mais tradicional, dá para fazer a receita com limões, mas, realmente, acho que o morango combina mais com o paladar do vinho tinto. Para servir, você pode optar por utilizar canudinhos, como é bem comum nas caipirinhas. Eu prefiro tomar sem, pois fica mais gostoso de comer os pedacinhos de fruta. Vale até usar uma colher no final, sem frescura!

E depois é só se deliciar! Garanto que, depois dessa, até quem não gostava de vinho vai abrir uma exceção 🙂

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Ceres Helena - 12/05/2015

    APESAR DE NÃO APRECIAR MUITO O MORANGO, GOSTEI DA IDEIA VOU TESTAR, JÁ QUE SOU NÃO SOU OLIVIA POPE, MAS TAMBÉM TOMO MEU COPINHO DE VINHO TODOS OS DIAS. NÃO CAROS COMO OS DELA, E NEM E TAÇAS ENORMES.

  2. Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries - 04/12/2015

    […] o Chow Mein (The O.C.), os Donuts (Dexter), o Coconut Cake (Orange Is The New Black), a Caipirinha de Morangos com Vinho (Scandal), o Death by Chocolate (Castle) e, claro, o Frango Frito, símbolo de Breaking Bad – […]

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!