TeleSéries
Money, money, money: conheça os programas de TV que mais geram dinheiro nos EUA
23/04/2009, 12:06. Paulo Serpa Antunes
Notícias, Programação EUA
24, American Idol, Brothers and Sisters, CSI, CSI:Miami, Dancing with the Stars, Desperate Housewives, Extreme Makeover: Home Edition, Grey's Anatomy, Heroes, House, Lost, Private Practice, Survivor, The Mentalist, Two and a Half Men, Worst Week
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Quais os programas de televisão que mais faturam nos Estados Unidos? A revista Forbes foi atrás e publicou neste mês de abril um levantamento dos 20 programas que mais geram dinheiro na TV aberta.
A pesquisa, feita em conjunto com a TNS Media Intelligence, considerou o valor dos comerciais, a audiência e, claro, o faturamento em 30 minutos (foi o critério escolhido para medir programas de diferente duração, como as comédias de meia hora de duração e os dramas de uma hora).
O programa que rende mais dinheiro, claro, é o campeão de audiência American Idol. Segundo a reportagem, o Idol é considerado pelos anunciantes o “Super Bowl do horário nobre”, a aposta mais segura das agências para atingir uma grande massa de telespectadores. Por isto, um anúncio de 30 segundo no programa custa quase o dobro do preço do segundo colocado.
O levantamento, é claro, é apenas estimado. Por usar dados do mercado até o dia 31 de janeiro deste ano, a lista considera índices de audiência que não são mais atuais. Lost, que é uma série com bons índices de audiência entre o público de 18 a 49 anos (a preferida dos anunciantes) não está na lista, provavelmente por ter estreado no final de janeiro nos EUA.
A curiosidade da pesquisa é mostrar que o valor que um programa gera de receita não está diretamente ligado a sua audiência, já que a decisão de compra de espaços publicitários costuma ser planejada com antecedência. Segundo a Forbes, cerca de 80% dos comerciais são negociados nos upfronts, eventos em que as emissoras apresentam sua programação aos anunciantes, antes da alta temporada começar.
E o que todo anunciante gostaria de ter era uma bola de cristal. Por exemplo, quem comprou espaço publicitário em Heroes, no início da temporada, pagou caro por pouca exposição. O seriado de sci fi perdeu cerca de 2 milhões de telespectadores da temporada passada até janeiro. No levantamento da TNS, ele aparece com média de 7,9 milhões de telespectadores na temporada – mas os números da série, de março para cá, são ainda menores. O programa ainda assim é o mais lucrativo da NBC, e faturou em média 4,3 milhões de dólares até janeiro. É esperado que numa próxima temporada, a atração fature muito menos.
Outra curiosidade é a percepção de que anunciar em seriados novos costumam ser muito mais barato, já que é uma aposta de risco dos anunciantes. Na lista dos Top 15 programas da temporada só aparece uma série nova: a comédia Worst Week. O mérito não é da série, que inclusive não correspondeu bem e corre sério risco de ser cancelada. Worst Week começou a temporada como uma aposta segura do mercado em razão do fato de ir ao ar em um horário privilegiado – nas noites de segunda-feira da rede CBS, prensada entre as séries de sólido desempenho Two and a Half Men e CSI:Miami.
Aliás, o gancho da matéria é The Mentalist, que parecia ser apenas mais uma série policial. Os anunciantes que pagaram para expor seus produtos nos intervalos comerciais fizeram o grande negócio da temporada – pagando 107 mil dólares por anúncio de 30 segundos, atingiram um público superior a 16 milhões de telespectadores. Foi o melhor negócio da temporada até aqui.
Veja a seguir a lista dos 15 programas campeões em gerar dinheiro:
Programa | Faturamento a cada 30 minutos (em dólares) |
Custo de 30 segundos de comercial (em dólares) |
Audiência média | |
1. | American Idol (Fox) | 7 milhões | 623 mil | 25,6 milhões |
2. | 24 Horas (Fox) | 3,7 milhões | 366 mil | 11,7 milhões |
3. | Desperate Housewives (ABC) | 2,9 milhões | 251 mil | 15,2 milhões |
4. | Grey’s Anatomy (ABC) | 2,7 milhões | 224 mil | 13,4 milhões |
5. | Two and a Half Men (CBS) | 2,6 milhões | 227 mil | 14,1 milhões |
6. | Dancing with the Stars: Results (ABC) | 2,5 milhões | 205 mil | 16,8 milhões |
7. | Dancing with the Stars (ABC) | 2,4 milhões | 196 mil | 19,8 milhões |
8. | Heroes (NBC) | 2,1 milhões | 194 mil | 7,9 milhões |
9. | Brothers & Sisters (ABC) | 2,1 milhões | 195 mil | 10,1 milhões |
10. | Survivor: Gabon (CBS) | 2,1 milhões | 204 mil | 12,9 milhões |
11. | CSI (CBS) | 2,1 milhões | 201 mil | 18,2 milhões |
12. | Extreme Makeover: Home Edition (ABC) | 2 milhões | 169 mil | 10,5 milhões |
13. | Worst Week (CBS) | 2 milhões | 174 mil | 9,3 milhões |
14. | House (Fox) | 1,9 milhão | 188 mil | 11,9 milhões |
15. | Private Practice (ABC) | 1,8 milhão | 162 mil | 8,5 milhões |
No Shopping UOL você CDs, DVDs importados e games do American Idol e DVDs de séries como Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Grey’s Anatomy, e Heroes e Two and a Half Men.
Com informações da Forbes.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
As séries policiais não são tão lucrativas, só CSI na lista. Tanto que a CBS não emplacou mta série no top 15.
E as segundas são os dias mais lucrativos, ganha das quintas.
Brothers and sisters no top 10, :D, q legal isso!
E a ABC com mais séries nesse levantamento, isso q que Lost não aparece ainda, nao estou muito surpreso não.
E a Fox, se tirar american idol sobram 2 shows, 24 horas e house, e olha q eu esperava House lá em cima, mas…bem deixa queito neh :p eheheh.
Private entra na carona de Grey’s na quinta, bom saber disso, pois se a audiência não é tão alta, pelo menos a ABC fatura e não cancela a série.
E sem dúvidas, The Mentalist foi O negócio da temporada, teve episódio inédito beirando os 20 milhões, mesmo em dia de American Idol!!!
Idol eu já esperava ver no topo, mas Heroes em 8 e CSI em 11 foram uma putcha surpresa.
Private entra na carona de Grey’s na quinta, bom saber disso, pois se a audiência não é tão alta, pelo menos a ABC fatura e não cancela a série.
E sem dúvidas, The Mentalist foi O negócio da temporada, teve episódio inédito beirando os 20 milhões, mesmo em dia de American Idol!!! [2]
“Os anunciantes que pagaram para expor seus produtos nos intervalos comerciais fizeram o grande negócio da temporada – pagando 107 mil dólares por anúncio de 30 segundos, atingiram um público superior a 16 milhões de telespectadores. Foi o melhor negócio da temporada até aqui.”
Realmente foi um excelente negócio. The Mentalist mantem uma média parecida com 24 horas no 18-49, sendo que os anunciantes pagaram algo em torno de 3,5 vezes a mais pela série de Jack Bauer!
Aliás, a FOX faz um ótimo negócio com os anúncios de 24 horas. Cobram bastante caro pra uma série que, no aspecto audiência, nem dá tanto retorno assim(3.2 no 18-49 essa semana, por exemplo). Inclusive, eu não entendo porque os anunciantes apostaram tanto na série. Tipo…1 ano e meio fora do ar já poderia ter morgado completamente a empolgação da audiência, sem contar a péssima impressão que a sexta temporada tinha deixado. Pra alguém leigo nesse assunto, como eu, parecia um investimento de risco.
No mais, é muito curioso perceber que a ABC que vem falhando miseravelmente em emplacar novos shows, conseguiu colocar 7 programas nessa lista. Parece que a força da emissora ainda são os “novelões” e os realities. Não á toa vem mais série da Shonda Rhimes por aí…
Por fim, fiquei surpreso com a ausência de The Office nessa lista. A audiência “qualificada” dá números muito interessantes á série.
O que mais me surpreendeu foi não ver Dancing with the Stars na segunda posição.
E quem apostou em The Mentalist deve estar rindo a toa por ter atingido tantos telespectadores com menos dinheiro.
Muito legal essa lista!
Worst week na lista? então por que foi cancelada?
Resposta do Editor: Worst Week ainda não foi cancelada oficialmente. E neste momento, Rules of Engagement dá mais audiência neste horário, logo é a favorita para retornar.
Fox nas 2 primeiras colocações e a NBC apenas com Heroes. São duas curiosidades que valem destaque.
Nossa…The Office não está nesta lista!
É o real grande trunfo da NBC!
Boa audiencia, ótimos número qualificados na faixa 18-49, e vai ao ar junto com CSI e Greys!
Finalmente alguem mencionou a “faixa 18-49”! Embora a CBS tenha os seriados com maior numero de telespectadores, as emissoras se importam mesmo eh com o “demographic”, da tal faixa. A maioria dos seriados da CBS, como CSI, The Mentalist e NCSI apresentam uma baixa demo – o que significa que o publico que assiste eh bem mais velho e logo, nao eh o alvo dos anunciantes.