Kedgeree para passar o tempo em Downton Abbey

Data/Hora 06/11/2011, 18:46. Autor
Categorias Gastronomia
Tags


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Daisy:
“Parece comida demais, já que estão todos de luto.”

Mrs. Potmore:
“Nada deixa mais faminto ou cansado do que tristeza. Quando minha irmã morreu, que Deus abençoe sua alma, eu comia quatro pratos de sanduíches de uma vez e dormia o dia todo.”

Daisy:
“Aí sentia-se melhor?”

Mrs. Potmore:
“Não muito, mas passava o tempo. Oh, meu Senhor, este ovo picado devia ter sido polvilhado por cima da galinha.”

No primeiro episódio da série inglesa Downton Abbey [exibido originalmente em 26/9/10] os personagens acordam com a notícia do naufrágio do navio Titanic. Além da consternação geral que esse tipo de notícia provoca, a fração aristocrata dos habitantes da propriedade condói-se pelos amigos e conhecidos que se aventuraram a cruzar o oceano Atlântico rumo à América e perderam a vida no acidente, mas logo um telegrama traz um caráter mais pessoal ao evento: o herdeiro de Lorde Crawley estava entre as vítimas.

Robert e Cora Crawley tiveram três filhas e, de acordo com o estatuto, seu herdeiro deveria ser de linhagem masculina. O filho de um primo de Lorde Crawley herdaria a propriedade e estava noivo de Mary, a filha mais velha do casal e favorita do mordomo, Mr. Carson. A família providenciou um memorial já que não era possível fazer o funeral dos primos. Os funerais eram verdadeiros eventos sociais na Era Vitoriana e mantiveram tal status mesmo durante a Era Eduardiana [ou Belle Époque] cujo período final é retratado nessa primeira temporada da série.

Downton Abbey - Episode 1

Mesmo a fração não-aristocrata dos residentes de Downton Abbey sentiu-se afetada pela reviravolta de acontecimentos, com os criados inseguros com a mudança de herdeiro: um outro parente distante, advogado. Para as pessoas da época, um verdadeiro aristocrata não tem emprego – a Condessa Viúva, Lady Violet [Maggie Smith, vencedora do Emmy por este papel], nunca ouviu falar em finais de semana!

O noivado de Mary não fora anunciado à sociedade e era de conhecimento exclusivo da família, o que significava que toda a criadagem sabia, é claro. Portanto, a cozinha – que já é um lugar normalmente animado no dia a dia – encontra-se fervilhando de atividade e fofocas neste episódio.

Mrs. Patmore:
“William, quer parar de conversar e levar este kedgeree para cima? E tome cuidado, o fogareiro está aceso.”

Downton Abbey - Episode 1

O kedgeree é um prato inspirado nas culinárias hindu [arroz e especiarias] e inglesa [peixe e ovo]; seu nome deriva de kichiri, um prato de arroz e feijão ou lentilhas que remonta ao século 14. Alguns historiadores creditam a popularidade deste prato entre os colonizadores britânicos à sua consistência de papa, que era agradável para os que sofriam com doenças tropicais, enjoos ou ressaca de bebedeira. Quando voltaram para casa trouxeram a receita do kichiri, acrescentando o peixe defumado e os ovos cozidos típicos da culinária local.

A receita – Kedgeree

Ingredientes:
450 g de arroz basmati
500 g de peixe defumado
120 g de manteiga
1 cebola grande, picadinha,
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, fatiada fininho
2 colheres [sopa] de cardamomo em pó
1 colher [sopa] de curry em pó
2 ovos cozidos duros, descascados e cortados em quatro partes
um punhado de cebolinha, picado
meio limão, cortado em quatro partes
um punhado de coentro, picado

Downton Abbey - Episode 1

Modo de fazer:
Lave o arroz e deixe-o numa tigela grande coberto de água fria por meia hora. Escorra, transfira para uma panela grande e leve ao fogo médio com 600 ml de água. Assim que ferver dê uma boa misturada com um garfo, tampe bem a panela e diminua o fogo para baixo.

Cozinhe durante 25 minutos e apague o fogo. Não destampe a panela! Enrole uma toalha úmida nela e deixe descansando por cinco minutos. Depois desse tempo, misture o arroz com um garfo para soltar os grãos.

Em uma frigideira alta, coloque o peixe com o lado da pele para cima e cubra com água fervendo. Deixe-o em fogo médio quieto por dez minutos [ele não vai a lugar nenhum] e então retire a pele. Desmanche a carne em pedaços grandes com os dedos.

Derreta a manteiga em uma frigideira grande no fogo baixo até borbulhar e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente a pimenta, o cardamomo e o curry, misturando bem por uns dois minutos. Junte o arroz e misture até que os grãos estejam soltos e embebidos nas especiarias. Acrescente os pedaços de peixe. Prove e acerte o sal, se necessário.

Coloque os ovos por cima, salpique com a cebolinha e o coentro. Sirva com o limão, que deve ser espremido por cima na hora de comer.

Notas pessoais: esta receita rende quatro porções e tem nível de dificuldade médio. O peixe defumado não é tão fácil de encontrar no Brasil, mas pode-se substituir pelo bacalhau [que deve ser dessalgado primeiro, claro]. Idem para o arroz basmati – Jamie Oliver usa arroz comum e o cozinha igual macarrão: com muita água, que depois escorre. O kedgeree era consumido no café da manhã, numa época em que as pessoas faziam seis refeições diárias. Hoje em dia é uma boa opção de almoço em casa ou mesmo pra levar na marmita, ideal para o verão que se aproxima por ser leve, fresco, de fácil digestão.

O kedgeree do Jamie Oliver http://www.youtube.com/watch?v=4wPgabUBAuQ

Nota muito pessoal: eu não gosto de coentro, sempre substituo por salsinha. A água em que o peixe foi cozido pode ser aproveitada para cozinhar o arroz, depois de fria. Mas, errr… Não precisa contar pra Lady Violet que eu disse isso.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Anonymous - 07/11/2011

    Agora vou ter que ver essa série, adoro uma história passada na Inglaterra Vitoriana. E adoro o jeito como você une série, história e culinária, Lu!

    P.S.: Também não gosto de coentro, substituir por salsinha é ótima ideia!

  2. Anonymous - 08/11/2011

    flávia, que legal saber que também curte obras inglesas de época! eu gosto especialmente das que se passam na regência e na era vitoriana. o) da eduardiana já tem bastante elemento industrial e “proletário”, mas é legal pelo aspecto das mudanças sociais que ocorrem por causa disso. 

    tou com a segunda temporada de downton abbey aqui, esse tipo de série é mais interessante assistir em maratona.

  3. Anonymous - 08/11/2011

    Adoro! Mas sou falha na leitura, só li um livro de Jane Austen, o “Orgulho e Preconceito”…

  4. Mônica Almeida - 09/11/2011

    Lu, deu vontade de experimentar essa receita. Quem sabe eu não me aventuro um dia?
    Comecei a ver Downton Abbey recentemente e estou amando.

  5. Anonymous - 10/11/2011

    mônica, é meio novelinha mas é bem-feita, né?

  6. Domingueiras « Pensamentos de Uma Batata Transgênica - 13/11/2011

    […] participação no TeleSéries desta semana foi sobre Downton […]

  7. Raquel Camurça - 15/11/2011

    Comecei a assistir Hart of Dixie depois de ver o post do Gumbo, e me apaixonei pela série. E olha que nem gostava da Rachel Bilson [ainda não gosto muuuito, mas…] Agora fiquei curiosíssima sobre essa série tbm.. vou já conferir.

  8. Raquel - 15/11/2011

    Comecei a assistir Hart of Dixie depois de ver o post do Gumbo, e me apaixonei pela série. E olha que nem gostava da Rachel Bilson [ainda não gosto muuuito, mas…] Agora fiquei curiosíssima sobre essa série tbm.. vou já conferir.

  9. Anonymous - 15/11/2011

    a vantagem de downton abbey é a duração, são só 7 ep nas primeira temporada e 8 [ou 9, não lembro. na segunda. dá pra assistir tudo num fim de semana!

  10. Tommy Beresford - 18/11/2011

    A primeira foto deu muita fome… 🙂

  11. Anonymous - 22/11/2011

    a série inteira dá fome, toda hora tem alguma refeição!

  12. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!