Jerry Seinfeld e Bill Gates: o comercial mais polêmico da história


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28

Estreou nesta quinta-feira (4/9) a anuciada nova campanha publicitária da Microsoft com a presença do comediante Jerry Seinfeld. O primeiro de uma série de comerciais foi ao ar no intervalo do jogo de abertura da temporada de futebol americano – o programa de televisão mais visto da noite nos Estados Unidos.

Com humor nonsense, o vídeo mostra Seinfeld ajudando o criador do sistema operacional Windows, Bill Gates, a comprar sapatos.

O comercial foi recebido com estranheza. Afinal, suas intenções não são claras – sem exibir nenhum produto na tela, ele apenas tenta rejuvenescer a imagem de Microsoft, que perdeu a simpatia do público na última década com o renascimento da Apple e o surgimento do Google. O comercial mais parece um episódio da saudosa sitcom Seinfeld, com Gates fazendo o papel de George Constanza e levando uma conversa “sobre o nada”.

O comercial tem sido criticado, mas ao mesmo tempo virou o assunto do dia – seja em sites de TV, tecnologia ou publicidade.

Preston Gralla, da Computerworld, pergunta:

O comercial da Microsoft é o pior anúncio de TV de todos os tempos?

Aliás, na verdade ele não só pergunta. No texto ele afirma que esta é a pior propaganda de tecnologia que ele já viu.

Já Don Reisinger, da CNet, pensa exatamente o contrário e já avisa na manchete de seu artigo que “o anúncio do Seinfeld é brilhante”. Segundo o texto:

Mais importante, eu acredito, é que o comercial constrói caminho para o que vem por aí. Antes que a Microsoft tente fazer as pessoas conhecerem o Vista, ela precisa reparar sua imagem. E o que forma melhor para alcançar isto do que fazer um comercial com um dos mais populares comediantes do mundo?

Dana Blankenhorn, colunista da ZDNet, comparou o anúncio ao discurso de John McCain na convenção republicana:

Ou seja, eles estão vendendo um mito.

O mito é claro, é Bill Gates e sua empresa, agora em um versão mais humanizada.

A melhor explicação, no entanto, vem de dentro. O novo chefão da Microsoft, Bill Veghte, enviou memorando aos funcionários explicando o objetivo desta que é a primeira fase da campanha, reproduzido pelo site TechCrunch:

Foi desenvolvida para engajar os consumidores e ser a centelha de um novo discurso sobre o Windows – uma conversação que irá se desenvolvendo conforme a campanha progredir, mas sempre marcada por humor e humanidade.

Segundo a imprensa americana, para participar da campanha, Jerry Seinfeld recebeu a bolada de 10 milhões de dólares. E esta é só a ponta do iceberg – a Microsoft planeja gasta 300 milhões em publicidade para rejuvenescer sua marca.

Com informações da Computerworld, ZDNet, Cnet, Wired e TechCrunch.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. H. Garcia - 05/09/2008

    Conforme o blog de Sam Diz da ZDNet (http://blogs.zdnet.com/BTL/?p=9905):

    Gates e Seinfield passam boa parte do comercial discutindo sobre calçados baratos. Só no final que há uma referência à computadores:

    Seinfied: “Será que um dia vão inventar algo que faça os computadores tão cremosos e crocantes como uma torta, aí a gente poderia comê-los enquanto se trabalha? Se sim, me dê um sinal, tipo.. ajeita as calças”

    Gates: para de caminhar por um instante, disfarça e ajeita as calças meio que rebolando.

    Seinfeld: “Eu sabia!”

    Texto: “O futuro. Delicioso”.

    É com este tipo de comercial que a Microsoft quer brigar com a Apple? 😛

  2. Ale Rocha - 05/09/2008

    Eu também achei o comercial genial, principalmente pela sacada do “delicious”. Entendi a seguinte mensagem: podemos ser mais deliciosos que uma maçã.

  3. Amanda - 05/09/2008

    a reboladinha do Bill Gates é uma coisa que eu nunca achei que veria o.Ô

  4. Andrea - 06/09/2008

    Bom, pela descrição do texto, achei sutil e bem bolado – o problema é querer ‘rejuvenescer’ a Microsoft com um cara supostamente engraçado que há 1000 anos não tem programa – seu último trabalho foi como ‘voz de abelha’, não?
    E qual é o cara com 16, 17 anos, que tem Ipod, usa msn e só vê tv pelo YouTube que vai se importar com esse tio velho e desconhecido do Seinfeld?

  5. Junim - 06/09/2008

    Jerry Seinfeld é tão anos 90…

    E essa propaganda é tão obvia que chega a ser simplória, principalmente por tentar “comparar” o Bill Gates com o Steve Jobs. Mas talvez daqui pra lá eles encontrem rostos melhores e mais jovens pra que façam ele se identificar com a molecada.

  6. Raruiz - 06/09/2008

    “Jerry Seinfeld é tão anos 90…” [2]

    “a reboladinha do Bill Gates é uma coisa que eu nunca achei que veria” [2]

  7. Paulo Antunes - 06/09/2008

    Mas quem é maior que o Jerry Seinfeld? Por favor, não me venham com Steve Carell ou Tina Fey, eles precisam tomar muito Nescau ainda pra chegar lá.

    Outra coisa, rejuvenescer a marca não significa atingir a garotada. Eles estão atrás dos formadores de opinião – blogueiros, o pessoal fashion, os profissionais de TI…

  8. matheus - 06/09/2008

    “Jerry Seinfeld é tão anos 90…” [3]

    “a reboladinha do Bill Gates é uma coisa que eu nunca achei que veria” [3]

    outra coisa. Eu tentei ver Seinfeld, mais as vezes que achei graça foram muito raras. Que me desculpem os fãs.Nota 5.Já o comercial nota 0.

  9. Patinha - 07/09/2008

    Concordo com o Paulo. Quem é maior que o Seinfeld??? Ningúem! Ele é anos 90, anos 2000, anos 3000. Não tem comediante como ele e o seu humor jamais se tornou ultrapassado. Não à toa a extinta série Seinfeld foi eleita pela crítica especialista o melhor programa da tv americana em todos os tempos.

    Talvez a idéia da Microsoft passe também por aí. Colocou no comercial um cara que continua atualíssimo apesar de não estar no ar.

    E precisa?

  10. suzana carvalho - 08/09/2008

    não quero levantar polêmica, mas assisti quase todos os episódios de seifield, e acredito ter rido apenas em 3 ou 4 deles! a falta de noção dos personagens me irritava, o george constanza me dava asco e até hoje qdo o vejo nao me “desce” pela garganta!

  11. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!