‘Falling Skies’ se despede melancólica, mas cumpre seu papel com sua milícia de fãs


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

Atenção: a resenha abaixo contém spoilers do quinto ano da série.

Depois de cinco temporadas, a batalha de humanos contra a invasão alienígena chegou ao fim em Falling Skies. Em sua última temporada, o seriado seguiu o nível médio que manteve desde sua estreia. A escala de emoções se manteve a mesma: a série arranca bem, mas tem episódios que oscilam no meio da temporada e com alguns momentos bem sonolentos. Ao final, a curvatura de emoções sobe novamente, até que o seriado consegue encaminhar um encerramento interessante. No entanto, nada empolgante. Falling Skies dá adeus aos seus fãs cumprindo seu papel e contando a história de como os seres humanos expulsaram os alienígenas invasores, mas também fizeram amigos de outras galáxias.

Nós nunca nos renderemos!

A 2nd Massachussets lutou até o final e as Milícias Mason enfatizaram ainda mais a importância que Tom adquiriu como um líder da resistência. No entanto, sua posição como presidente da nova nação que surgiu não foi aceita por ele nesse primeiro momento. Só a sobrevivência de toda a sua família em meio a tantas baixas já é um sucesso para Tom e talvez uma marca covarde da série. A quase morte de Anne chegou a nos fazer crer que os Mason teriam alguma morte ao longo das batalhas, mas parece que os produtores se contentaram em fazer a família sofrer com as mais derivadas intervenções alienígenas em seus corpos.

Na sua despedida, nada de muitas naves, efeitos especiais que chamaram a atenção ou enrolação. Falling Skies explicou em sua season finale o grande motivo da raiva que os Espheni têm dos humanos. Assim como uma colmeia de abelhas, os Espheni têm uma rainha mãe, e ela apareceu na Terra convencida de que a dominação e invasão estavam próximas. Mas não foi bem assim. De acordo com a tal rainha, os humanos primitivos, há 1.500 anos atrás, mataram sua filha durante outra tentativa de invasão Espheni. Assim como sua filha, a rainha foi prepotente e não contou com a arma especial que Tom tinha recebido dos Dornya.

Os Espheni foram destruídos e o planeta renasceu sob o comando da 2nd Massachussets e da família Mason. Tom não aceitou o status de presidente, mas assumiu a liderança ao lado de Matt, que apesar de finalmente poder ser um adolescente, tem participação ativa na nova política que promete reorganizar os seres humanos em seu mundo sobrevivente. Para Tom, apesar do horror e das mortes, a guerra transformou as pessoas em seres humanos melhores e acabou criando uma nova raça mundial, mais igualitária, com o poder e a responsabilidade de reconstruir um novo mundo, talvez melhor do que antes.

Falling Skies Final Mason

Falling Skies tem um grande mérito de construir uma série de ficção científica por cinco temporadas que não teve medo de se reinventar e conseguir se recriar a cada temporada. Foram inúmeros alienígenas diferentes, personagens característicos e uma guerra que durou cinco longos anos e apresentou situações das mais inusitadas. O seriado não ganhou prêmio e nem arrebatou fãs em todos os cantos do planeta, mas manteve sua própria milícia de fãs que foi fisgada pela história dos seres humanos que deram o sangue para defender sua terra.

Depois de tanta sujeira, poucos banhos e muito sangue, Noah Wyle, o ator que deu a vida a Tom Mason, mais parecia o seu personagem de outra ficção científica, The Librarians, ao subir ao púlpito e falar aos sobreviventes. Como fã de ER (Plantão Médico), também foi engraçado perceber as diferenças de Tom Mason para o personagem John Carter, um médico residente que ainda tinha dificuldades em achar a veia de um paciente ainda no primeiro episódio da série médica que apresentou Noah para a televisão.

Falling Skies Final 5x10 Tom

Muitos anos depois de interpretar um médico inexperiente, Noah comandou a resistência humana contra a invasão alienígena na pele de Tom Mason, e fez um bom trabalho. Com tantas dificuldades que vemos os professores lidarem com sua profissão e seus direitos hoje em dia, quem imaginaria que em uma invasão extraterrestre um professor de história comandaria toda uma nação de sobreviventes, inclusive militares, a lutarem juntos por seu direito de viver em sua casa? Falling Skies nos ensinou mais do que sobrevivência, nos ensinou que precisamos uns dos outros, precisamos de união e também nos ensinou que não estamos sozinhos, nunca estamos sozinhos.

P.S.: Falling Skies também apresentou uma linda música em sua series finale. “The Halocline”, da banda americana de Woodbury (Minnesota), Hippo Campus. A canção embalou o discurso final de Tom Mason. Confira abaixo:

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Confúcio Justus - 08/09/2015

    Parabéns pelo post! Ah, no fundo, todos sabíamos que iria acabar assim não é? rsrsrs…vou sentir falta da 2d Mass!

  2. alineben - 08/09/2015

    Eu também! Obrigado pela leitura 🙂

  3. pedroluiz02 - 10/09/2015

    Aline , sempre um texto agil e gostoso de ler, Estou até agora chorando a morte da Poderosa Afrodite.

  4. Andrea Hilbk - 16/09/2015

    eu tbém sentirei falta da 2d Mass! Bom texto, parabéns, Aline.

  5. Paulo Serpa Antunes - 19/09/2015

    Aline, só ontem vi o episódio. Que final tosco, meu Deus. Muito fraco. Falling Skies nunca foi uma grande série, mas o final ficou muito abaixo da média da série

  6. Joannis - 02/08/2016

    Série bem mediana

  7. maykon - 04/10/2016

    Uma das melhores séries que já assisti.

  8. Aline - 31/10/2016

    Adorei a série, mas acabei de assistir o último episódio e uma palavra me define nesse momento: frustração! Poderiam ao menos ter tornado o modo de derrota dos caras maus um pouquinho mais difícil né… uma arma secreta dada por outros aliens me frustrou… Maaaaaaaaaassssss constinuo gostando da série como um todo e principalmente do Noah 🙂

  9. Kill B - 01/11/2016

    Foi uma das melhores séries que já assiste, pode ter muitos dizendo que a série foi ruim, foi fraca, mas na verdade eu achei que poderiam ter explorado mais temporadas em cima da quarta e da quinta, o que me deixo completamente triste foi saber que eles jogaram todas as outras possíveis temporadas em duas, a quarta e a quinta, mas mesmo assim, mesmo sabendo que poderia explorar mais, poderia buscar novas temporadas, fico feliz em saber que foi uma série que para mim não deixou a desejar.

  10. RAFAEL ALEXANDRE FERREIRA LUIZ - 18/11/2016

    Ótima série mas o final foi bosta.

  11. Rose - 24/11/2016

    Adorei essa serie…!!!

  12. Cristian - 25/11/2016

    Eu ainda estou assistindo e um seriado muito legal

  13. romildo - 28/12/2016

    Eu e minha esposa tem a mesma duvida ao termino da ultima temporada, pensando que iria ter algo mais como aliens entre humanos e dai por diante ,mais enfim gostamos e e isto que importa valeram as noites que ficamos grudado na tela vendo ate 6 episodios em seguida, vamos sentir saudades.

  14. Pierre - 04/01/2017

    Gostei muito do começo. Vi até o fim. Não sei porque não exploraram melhor a rebelião dos aracnos… aquilo simplesmente morreu na casca. Depois, não gostei daquela híbrida à moda Sarah Kerrigan do jogo Starcraft. Uma coisa meio nonsense. Além disso, os aracnos, outrora seres inteligentes, que chegaram a iniciar uma rebelião, viram seres animalescos sem um suserano (um lorde supremo). Outra imitação de Starcraft que entra em desacordo com a natureza inicial dos aracnos.
    E o final foi uma coisa horrível. A rainha morre e eles explodem! Ficar sem controle é uma coisa, mas explodir? Que coisa mal pensada! Tá louco!

  15. Diego Gutierrez - 11/01/2017

    A melhor serie que já assisti.

  16. Crisley Gomez - 20/02/2017

    Independente do final, foi uma boa serie, conseguiu mi prender, ja estou morrendo de saudades….. Aff tão ruim quando mi apego a uma serie e ela acaba :'(

  17. Maria Eduarda Pontes - 15/04/2017

    Gostei musito da série, assisti tudo e coisas de semanas.
    O final realmente foi fraco, o Ben vendo todos aqueles suseranos, achei que seria uma batalha bem foda e com muitas perdas. Depois que o Tom matou a rainha fácil daquele jeito, fiquei esperando que acontecesse mais alguma coisa, e não esperava que os aliens comandados por ela explodissem… Mas ok! E que eles tivessem explorado mais em relação as Milicías que nem lutaram ao lado do Tom!!!
    Tbm fiquei com pena do Ben, até o Matt conseguiu uma namorada e ele não hahaha!
    Maaaaaas tirando isso não me arrependo de ter passado horas em frente a TV assistindo mais de 5 episódios seguidos!!!

    A 2Mass vai deixar saudades e com um gostinho de quero mais!!! ??

  18. Itamar Nascimento - 22/04/2017

    Uma das melhores séries que já assisti …

  19. Gabriel Moreno - 11/05/2017

    Uma ótima série, me apaixonei, não consegui parar de assistir até chegar ao fim, que me frustou um pouco por motivo de ter sido “fácil” matar a rainha, mas mesmo assim continuo admirando a série e gostaria de maaaaaais temporadas!!!

  20. Caroline L M Pelles - 20/05/2017

    Amei a série, os personagens, o cenário, a trama, os efeitos. Uma série fantástica que aborda temas riquíssimos sobre familia, união, superação, compreensão, perda, medo, frustração, resistência, estrategia, conflito, amor, ódio, guerra , paz, luta, etc. Adorei tudoooo! A figura do Pope???! Eu me diverti muitooo com as tiradas dele.

  21. Douglas Spínola - 01/06/2017

    Primeira temporada é péssima.
    A outras são excelentes, o final é uma merda!
    Assistir em 3 dias…

  22. geraldo - 12/06/2017

    Independente da luta da sobrevivência, aliada a uma das questões mais interessante na serie é a relação de Tom e Pope,no momento em que o personagem mais solicita ao seu amigo e apoio para salvar a sua amada… Tom mostra a relação do famoso lema…Quer conhecer alguém lhe de o poder…Tom assimila muito bem este papel, quando da opção de salvar o mundo e ajudar o amigo que mais parece ser um alter ego do personagem…sempre na trama ele e sua família esta em primeiro plano sempre…Heroi neste momento se torna o déspota…passando o papel de inimigo para Pope, o mais rico personagem na trama, onde o questionador deve ser ignorado…as ordens de um Coronel, sempre como conselheiro quando mais duro melhor…Tom se torna legalista…Assim a serie mostra como a America sempre ser o primeiro plano da salvação…Muito interessante a serie,que constrói nas entrelinhas a relação do poder…Valeu!

  23. Ricardo - 08/11/2017

    Spielberg tem de ser estudado com seus ets bonzinhos..tecnologicamente comparados aos supostamente reais estes ets desta serie são tao evoluídos que devem ser do planeta sucata na constelação de favela…porque os reais se movem por buracos de minhoca e saem de suas bases ocas sem entradas por meio de interfases dimensionais ou seja entram em fase interdimensional devido aos geradores magnéticos que fazem a nave vibrar e romper matérias como crosta terrestre .nesta comparação a neve se fixa em relação a seu ponto no espaço.a terra não ..para nós e ela que se move.mas não ..

  24. Miguel - 02/02/2018

    Concordo em relação ao final.
    A série manteve o mesmo ritmo e escala de emoções.
    Nada muito empolgante. Morno. Confesso que fiquei esperançoso de que pelo menos o final nos deixassem roendo unhas! Tendo em vista um material interessante que criaram com a diversidade de espécies, mutações, cenário, milícias, aliados, história, a rainha, suseranos, etc.
    Mas valeu a pena. Eu imagino que essa sempre foi a proposta, não me arrependo.

  25. Paulo Takashi Yamaguti - 02/07/2018

    Gostei da serie vi todas no Netflix as 5 temporadas foi uma maratona ,mas valeu a pena pelo menos fizeram um final com final!!

  26. Jacqueline - 04/07/2018

    Acabei de assistir a série e confesso que no início ela não me empolgou muito,mas depois da segunda temporada não consegui parar de assistir. Teve umas enrolações e mesmo assim super curti. Conseguiram finalizar a série com sucesso.

  27. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!