Falling Skies – O Cenário


Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
thumb image

A escolha de Massachussets para ser o cenário da trama não deve ter sido por acaso. O estado americano localizado no nordeste do país foi o palco da revolução que desencadeou a Independência dos Estados Unidos no dia 4 de julho de 1776.  A simbologia por trás dessa escolha  é grande, já que a revolução foi feita nos moldes das trama de Falling Skies, – onde o povo é minoria, e mesmo assim, luta até o fim.

Até hoje, a cidade de Boston, capital de Massachussets, carrega as marcas da guerra que libertou as 13 colônias e sustentou o Estado americano, dando início ao patriotismo libertário daquele país. Apesar da série ter sido gravada em Toronto, no Canadá – por causa do orçamento -, a magia “bostonian” está preservada. Robert Rodat, roteirista de Falling Skies, conhece bem a cidade de Boston, onde passou a maior parte da sua vida. “O mais difícil foi fazer com que os canadenses falassem com o sotaque de ‘Mass'”, declarou. Já a reconstrução da famosa cidade histórica não parece ter sido um problema tão grave, e os telespectadores poderão reconhecer alguns pontos famosos do local.

No site oficial da TNT, há um mapa que mostra a área de Boston como o local da resistência. É por lá, que a maior parte da história vai se desenrolar.

Para você não ficar perdido, o TeleSéries te convida para uma caminhada pela  Trilha da Liberdade (The Freedom Trail) na cidade de Boston. Essa trilha mostra os principais pontos da Guerra da Revolução.

1- Boston Common

Localizado no centro da cidade, o Boston Common foi o primeiro parque público dos Estados Unidos. Na época da Revolução, serviu como campo de treinamento de batalha para os soldados ingleses. Após a Independência, o local passou a ser usado para festas de celebração.

2- Massachusetts State House

A casa do Estado de Massachussets foi construída duas décadas depois da Independência. A abóboda de ouro foi presente do revolucionário Paul Revere, para comemorar o novo status da ex-colônia britânica.

3- Granary Burying Ground

O cemitério guarda 2,345 tumbas, mas há registros que mostram que quase 8 mil pessoas podem estar enterradas no local. Lá, você pode encontrar as tumbas do Paul Revere, Samuel Adams, John Hancock.

4- Old State House (Área do Massacre de Boston)

A casa de encontros foi um símbolo do governo britânico até que em 1770 os revolucionários começaram a usar a casa para articular a guerra. Foi neste local onde Samuel Adams exclamou “Sem taxas, sem representação”, grito conhecido como o embrião da Revolução Americana. Aqui aconteceu um episódio conhecido como Massacre de Boston, onde 5 homens morreram após um desentendimento com alguns soldados britânicos, entre eles um ex-escravo que tinha se libertado e virado marinheiro.

5- Old South Meeting House

Também usada para reuniões, foi neste local onde os moradores de Boston iniciaram a revolta conhecida como A Festa do Chá (Tea Party). Cansados de pagar altas taxas à Inglaterra, a população jogou carregamentos de chá no mar, em forma de protesto.

6- Faneuil Hall

A estatua de Samuel Adams em frente ao prédio de Fanueil marca a importância do local, tido como um dos principais refúgios da resistência americana. Lá, surgiram revoltas como a do Selo e a do Açúcar. Alguns encontros da Festa do Chá também foram realizados no primeiro andar do prédio, que é usado até hoje.

7- Paul Revere House

A casa de Paul Revere é uma pequena construção antiga em meio aos prédios do norte da cidade. Para entender a importância dessa casa, deve-se primeiro conhecer seu ilustre morador. Revere foi um ferreiro que cruzou a cidade na noite que as tropas inglesas chegaram em Boston. O seu aviso alarmou as milícias que se prepararam para a primeira batalha da Revolução, entre as cidades de Lexington e Concord.

8- Old North Church

A mais velha igreja de Boston foi usada durante a Revolução como posto de vigilância. A torre alta dava uma visão estratégica da cidade e o sino era usado como alarme. Em 1775, a igreja foi usada por Thomas Bernard, responsável por sinalizar com uma lanterna a posição das tropas inimigas: “Uma, se estiverem em terra. Duas, se estiverem no mar”.

Quem quiser fazer um passeio virtual pela Trilha da Liberdade, basta acessar o site da prefeitura de Boston. E não esqueça de assistir Falling Skies, amanhã na TNT dos Estados Unidos, e dia 24 de junho, aqui no Brasil.

Dê a sua opinião »

Trackback |
Deprecated: Function comments_rss_link is deprecated since version 2.5.0! Use post_comments_feed_link() instead. in /home1/telese04/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
RSS 2.0

  1. Rizolli & Isles – Rebel Without a Pause - 18/08/2011

    […] P.S.4: quer saber mais sobre o porquê dos festejos relacionados à ‘Revolutionary War’ serem tão marcantes em Boston? Então, leia mais sobre a cidade. […]

  2. “Get off my planet!” – A caça aos alienígenas em ‘Falling Skies’ continua - 17/06/2012

    […] de Terra Nova, Spielberg ficou com suas atenções voltadas para a produção executiva de Falling Skies e os fãs da série devem esperar uma temporada com novos personagens e muita luta, porque a 2nd […]

  3. O TeleSéries nasceu em 2002 e fechou as portas em 2015. Temos nos esforçado para manter este conteúdo no ar ao longo dos anos. Infelizmente, por motivo de segurança, os comentários nos posts estão fechados. Obrigado pela compreensão!