TeleSéries
Exibição de seriados em portais desagrada Net
13/03/2009, 16:00. Paulo Serpa Antunes
Notícias
Brothers and Sisters, Desperate Housewives, Dirt, Dirty Sexy Money, Eli Stone, Ghost Whisperer, Grey's Anatomy, Hannah Montana, Law & Order, Lost, Private Practice, Samantha Who?, Seis Graus de Separação, The Amazing Race, The Listener, Ugly Betty
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
Não é só a quebra de braço entre estúdios e legenders que vem mexendo com a indústria de entretenimento. Parelelo a isto, vem acontecendo uma disputa entre operadoras de TV paga e os portais da Internet. O problema: a concorrência entre ambos, na distribuição de seriados e outros programas de TV.
A disputa voltou a chamar a atenção esta semana com a estreia da quinta temporada de Lost no Brasil. Enquanto o AXN realizava suas ações de marketing e divulgação da série, o portal Terra também anunciava que iria exibir a série pela Internet, através do serviço Terra TV.
Segundo nota do Terra, o seriado é disponibilizado gratuitamente na rede em formato streaming logo após a exibição no canal AXN.
A disputa veio à público esta semana. Em entrevista à edição de março da revista TeleTime, o presidente da operadora Net Serviços, José Felix, criticou a concorrência:
Não gostamos de ver na Internet programação distribuída gratuitamente e pela qual nós pagamos. Manifestamos isso para os programadores formalmente e reiteradamente. As próprias programadoras sabem que deve haver um limite. As janelas de TV paga e de Internet devem ser diferentes, caso contrário não existe um modelo viável.
O Terra TV possui um acordo com a Disney, que permite a exibição, logo após a exibição na TV paga dos seriados Lost, Desperate Housewives e Grey’s Anatomy e, em breve, de Hannah Montana.
A parceria também prevê a exibição, com atraso, de Samantha Who?, Seis Graus de Separação, Brothers & Sisters, Dirt e Ugly Betty, além de três temporadas de The Amazing Race (da 10ª a 12ª), ainda sem data de exibição.
No depoimento acima, o executivo da Net, reclama as próprias programadoras. Isto porque os canais, talvez como forma de se proteger da concorrência com o Terra, também passaram a disponibilizar os seriados em seus websites.
A Sony atualmente transmite em seu site o episódio da semana de Eli Stone, Ghost Whisperer, Grey’s Anatomy, Ugly Betty e Private Practice. Na página do AXN é possível assistir aos episódios da semana de Dirty Sexy Money, Lost e The Amazing Race.
A Fox possui também seu site de vídeos. Ainda em versão beta, o Mundo Fox possui as primeiras temporadas de diversos seriados dos canais do grupo Fox. Da programação mais recente, o destaque é The Listener, que pode ser assistida com áudio original e legendas – um formato diferenciado em relação a versão dublada da série que vai ao ar na TV.
O Universal Channel ainda não exibe seus seriados na íntegra. Mas já reestruturou seu website para exibir conteúdo pela Internet. Uma página de vídeos atualmente disponibiliza suas vinhetas, seus programetes e cenas de seriados como Brothers & Sisters e Lei & Ordem.
Serviço:
Terra TV – terratv.terra.com.br
Canal Sony – br.canalsony.com
AXN – br.axn.com
Mundo Fox – mundofox.com.br
Universal Channel – uc.tv.br
Com informações da Coletiva.net e Terra.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Não é o modelo de negócios que não é viável. É a NET (e demais operadoras) que estão míopes e não enxergam as possibilidades da internet.
Se todos os canais estão ingressando na web, significa que ali há um potencial a ser explorado. As operadoras são as únicas que não percebem isso, e tal qual estúdios e gravadoras (outras indústrias do entretenimento que sabem que precisam se inovar, mas fingem que não) tentam dizer que distrubuição de conteúdo pela internet é coisa de gente boba, feia e chata, mimimi…
Se as operadoras querem que as pessoas assistam a programação delas pela TV, que tratem os consumidores com respeito.
Lost mesmo é um caso. A exibição no AXN foi um ato de total descaso com o assinante. Erros em legendas, exibição de episódio duplo sem sequer anunciar (mais detalhes no post que fiz: http://blognatv.com/blog/2009/03/10/nao-veja-lost-no-axn-faca-download/ )
Enquanto ocorrerem exibições com enormes atrasos e pior ainda, cheias de falhas, as operadoras de Tv têm mais é que se ferrar mesmo.
Não tenho conhecimento sobre as tecnicalidades envolvidas nesta disputa.
Mas o que chama a atenção neste post é como a Net não sabe lidar com a concorrência, seja ela qual for. Qualquer um sabe que o monopólio não oferece ao consumidor a opção de exigir melhores serviços.
E o argumento de que a Net “paga” por esses programas, chega a irritar. Como se eles não cobrasse pelo serviço de tv a cabo. O que , aliás, é cara para os padrões brasileiros.
Tomara que proliferem outros sites de tv. Será que é uma luz no fim do tunel para que os consumidores de tv a cabo tenham um serviço de qualidade???
Concorrência sempre é algo bom, não importa se é viável a uma empresa ou não. o que importa é o consumidor, pagante ou não.
A NET ainda existe????
A mais de 4 anos atrás eu caí na besteira de trocar a SKY pela NET, porém só aguentei ficar or lá por 4 meses. Voltei desesperado para a SKY e olha que a SKY não é nenhum modelo de excelência…
Marcus, eu tb fiz essa grande bobagem de trocar a Sky pelo combo da net; devolvi primeiro a net tv, agora por ultimo o resto do combo e ainda ouvi do atendente quando procurei aumentar a velocidade de conexão que a net é uma empresa por excelência de tv a cabo e que o virtua e o net fone é apenas pra facilitar a vida do assinante…Quer dizer: Raposa dublada sem idioma original na net digital, atraso de meses, legendas erradas, propagandas infinitas e por um preço caro e querem brigar com a rede??
A falta de visão deles que fecharam os olhos pra rede fingindo que esta não existe – enfim que colham os frutos!
Concordo com tudo que foi dito e gostaria de acresentar mais uma coisa.
CHUPA NET!
eles tem que acordar
ja passou da hora
o programa passou nos eua tem que passar na tv a cabo no maximo uma semana depois
se nao todo mundo vai pra internet
nao tem mais volta
vai ser a mesma ladainha do mp3 e do napster
vao acabar desistindo pois vai fugir do controle
TV a cabo é uma coisa obsoleta e sem sentido hoje em dia, tendo apenas 2 tipos de publico, a grande maioria dos sem noção, que paga pra ver globo decentemente (se é que da pra assistir aquilo decentemente…) e o resto, que paga pra não ser obrigado a ver, mais logicamente quem tem 150 pau pra jogar fora todo mês, quem se ofender com isso, bem, problema seu, eu to nesse grupo e não nego, tenho TV a cabo exclusivamente pra não tropeçar em programação aberta por tédio e dar audiencia pra quem eu quero que morra.
Emfim, o resto, tem acesso a internet, e se o Terra não passar as séries, tem o youtube ali na esquina, (sem contar as centenas de milhares de fansubbers, que estão muito felizes em fazer o serviço de graça) então a NET que não encha o saco, completando e melhorando o que Cartney disse acima, todo mundo JA foi pra internet, só falta a NET cair na real.
Internet é uma coisa sem volta é um absurdo esses canais passarem as séries 6 meses até 1 ano (a última temporada de ER tá acabando lá nbos EUa e a dona Warner acho que nem propaganda ainda fez por aqui)depois de exibido nos EUA se no outro dia a exibição nos EUA vc já tem o ep legendado.
Internet é um caminho a ser seguido e sem volta e os canais tão tentando se adaptar a essa nova era.
Os canais tão acordando a net que ainda tá na iadade da pedra!!
Que problema tem o Terra exibir Lost logo depois do AXN, a maioria como eu já viu pela internet mesmo?
As coisas são tão simples de resolver…
Querem aumentar sua base de assinantes? Fácil!!
1 – cobre preços justos pelo pacotes, permita que seus assinantes montes o seus próprios pacotes pagando apenas pelos canais que realmente lhe interessem
2 – Mostre as séries em tempo real, com nenhuma ou quase nenhuma defasagem em relação a data de exibição original, isso faria com que aqueles que tem assinatura desistam de baixar os arquivos pela internet e assista-os na TV paga.
3 – Dê opção aos assinantes para assistir em horários alternativos, afinal temos que trabalhar para poder pagar a assinatura.
4 – Crie um serviço de ouvidoria que realmente funcione.
5 – Diminua a duração dos intervalos. Na Warner chegam a ser de 5 minutos.
6 – Respeite seus assinantes, na maioria das vezes isso é suficiente para que ele aceite muitas coisas.
Acho que fazendo isso não resolveria todos os problemas, mas com certeza faria com que muitas pessoas que estão desistindo de suas assinaturas deixem de fazer.
Paulo, gostei da matéria, sempre visito o site, e não faz idéia de como essa materia me ajudou para o desenvolvimento da minha monografia que é sobre tv online. Poderia entrar em contato comigo para conversarmos mais, também gostaria de uma opnião sua ou do site sobre o que a tv terra oferece e sobre a tv online em si.
Parabéns pelo site.
A internet é a nova grande mídia, não importa o que a TV faça, a falta de conectividade e agilidade não se enquadra mais no perfil dos jovens espectadores.
Mas, é um erro pensar que todo mundo vai migrar para internet. Tem gente que não gosta e não quer assistir filme pelo monitor… é essa parcela que eles devem segurar, oferecendo não só programas, mas respeito e qualidade.
A era em que a TV fazia o que queria já foi. Hoje temos poder de decisão. E não adianta choramingar… – “coisa de gente boba, feia e chata, mimimi…” hahahha! Exatamente!
Parabéns!!
Essa semana a internet fez 20 anos e o papinho ainda é o mesmo?? O mundo mudou, gente!!
As empresas de entretenimento têm que se adaptar ou criar um novo modelo de gestão de negócios!!!! Todo mundo já sabe isso menos eles!!…
Marcela…
Não precisa ver no monitor a série da internet.
Tá certo que mutia gente não faz isso, mas muita gente também faz.
O que há de mais fácil hoje é um PC simples ser conectado a TV. Ainda mais TVs LCD que já possuem entradas específicas para computador.
Em países com um pouco mais de difusão da tecnologia, os PCs já tem conectores que transmitem áudio e vídeo em alta definição.
a não ser a falta de conhecimento (e um pouco de paciencia) ou falta de acesso, não existe tanto motivo pra TV ser escolhida frente a internet.
É assim que eu assisto séries como ER e Lost. Ligo meu PC na minha TV lcd via cabo HDMI, e ainda consigo som surround nas caixas de som do meu home theater. Essa integração de TV e internet já é realidade, e pra executivos de operadoras ignorarem isso beira a teimosia.