TeleSéries
Eu quero uma indicação ao Emmy para The Wire
23/06/2007, 23:59. Gustavo Cruz
Especiais, Opinião
The Wire
Warning: Undefined variable $post_id in /home1/telese04/public_html/wp-content/themes/thestudio/single.php on line 28
É pouco provável que muitos conheçam ou tenham visto The Wire pela nossa HBO. Estamos na quarta temporada, e, até agora, o canal nunca fez uma publicidade digna da série, nunca aquele negócio gigantesco que Roma ganhou. Tampouco vimos um DVD chegar às lojas do país – nossos vizinhos latinos têm. Ou seja, é muito pequeno o leque de chances de se assistir a uma série como essa, e quando há o caso do boca-a-boca, é tardio; o telespectador vai ver, e não entende direito. Acho um absurdo. The Wire é, na opinião deste que vos escreve, a melhor série da atualidade. E se eu quero que The Wire seja indicada ao Emmy, além da questão da justiça, e também para propagar essa qualidade que parece não ter limites. Quem sabe com esse empurrão, a HBO acorda e faz um propaganda decente, além de providenciar um box de DVDs para cada temporada?
Veja só: o episódio do último domingo, Misgivings, é um dos melhores que eu já vi de uma série de televisão. Há uma cena, pelo final, digna de entrar para o hall de adoração do Cinema Extremo, se fosse em um filme. Também, uma complexidade quando fala de política, das entranhas da vida no gueto, da convivência em complexos educacionais (profissionais e estudantes) e do comportamento da polícia quanto a tudo. Costuma-se chamar The Wire de “série policial”, mas isso é apenas uma parte do conteúdo. O que é incrível em The Wire será sempre a forma como trata Baltimore, como nos dá um panorama amplo de tudo aquilo que jamais conheceremos da cidade, mesmo visitando-a bem. O resto todo fica para o turismo. Obviamente (porque ninguém pensa tão pequeno), fala-se de Baltimore, mas fala-se, simultaneamente, de várias outras cidades ao redor do mundo. E – precisa dizer? – é tudo verdade.
Essa quarta temporada, a três episódios de acabar na HBO brasileira, é provavelmente a melhor de todas, um primor de texto, direção e elenco (ainda que não dê para indicar um ator ou atriz como grande destaque, porque todos estão tão na mesma linha). É o momento certo para receber uma indicação ao Emmy de melhor série de drama. No passado, apenas uma citação na categoria de roteiro foi recebida. É inacreditável.
Mas se o Emmy nunca amou The Wire, dando-lhe muitas indicações, há uma razão para isso, e eu posso até arriscar qual é. Diferentemente de 24 Horas, Lost ou Família Soprano, vencedores anteriores, assim como de qualquer outra série de sucesso (The Wire não é sucesso nem nos Estados Unidos), como Dexter ou Friday Night Lights, não há uma trama acolhedora, uma trama ousada (Lost) ou tensa (Sopranos) que ainda assim nos dê algum conforto ou carinho ao telespectador (e/ou votante). É quase impossível amar The Wire, porque aqui não há romance ou drama que instigue o telespectador a pensar sobre o final, sobre o desenrolar do novelo – como também não há na rotina da polícia, das esquinas ou dos políticos. Tudo aqui é (perdão pelo clichê) cru e nu, num nível talvez ímpar na televisão atual. Resultado: é muito mais fácil admirar The Wire do que amar. Mas admiração não ganha voto.
Nuvem de Séries
24 30 Rock 90210 American Horror Story American Idol Arrested Development Arrow Battlestar Galactica Bones Breaking Bad Brothers and Sisters Castle Chicago Fire Chuck Community Criminal Minds CSI CSI:Miami CSI:NY Damages Desperate Housewives Dexter Doctor Who Downton Abbey Elementary ER Friday Night Lights Friends Fringe Game Of Thrones Ghost Whisperer Gilmore Girls Glee Gossip Girl Grey's Anatomy Grimm Hart of Dixie Heroes Homeland House How I Met Your Mother Law & Order Law & Order: Special Victims Unit Lost Mad Men Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. Medium Modern Family NCIS New Girl Once Upon a Time One Tree Hill Parenthood Parks and Recreation Pretty Little Liars Prison Break Private Practice Psych Pushing Daisies Revenge Samantha Who? Saturday Night Live Scandal Scrubs Smallville Smash Supernatural Terminator: The Sarah Connor Chronicles The Big Bang Theory The Following The Good Wife The Mentalist The New Adventures of Old Christine The O.C. The Office The Simpsons The Sopranos The Vampire Diaries The Walking Dead The X Files True Blood Two and a Half Men Ugly Betty Veronica Mars White CollarCategorias
- 15 Razões (24)
- Audiência (70)
- Biblioteca de Séries (1)
- Borracharia (21)
- Colírio (5)
- Conexão (14)
- Entreatos (16)
- Estilo (31)
- Ficção (séries virtuais) (29)
- Gastronomia (67)
- Ligado no Streaming (30)
- Memória (26)
- Opinião (558)
- Séries & Eu (6)
- Sintonia (11)
- Sobre o TeleSéries (72)
- Spoilers (578)
- TeleRatings (314)
- TV Brasil (2,638)
- Comic Con (84)
- Novos Pilotos e Séries (1,403)
- Participações Especiais (991)
- Programação EUA (571)
- Upfronts (44)
Que prazer ler sobre The Wire no TeleSéries.
Já pensou se todas as séries que ao longo da semana recomentamos fossem indicadas ao Emmy? Melhor drama: The Wire, The Tudors, Battlestar Galactica, CSI e mais uma? No dia seguinte a manchete seria: o Emmy enlouqueceu!
The Wire não passa tão despercebido assim nos EUA. Na crítica americana, praticamente em toda a lista de nomeações para melhor série, The Wire marca presença. No TCA, por exemplo. Mesmo com a HBO não fazendo o seu papel em promover a série. Não acho tão improvável assim ser indicado ao Emmy.
Ele melhorou tanto assim? Eu assisti o primeiro episódio da série, e não quis acompanhar por que tinha achado razoavel, mas do jeito que vcs falam to me arrependendo, tomara que um dia a Hbo reprise desde o inicio. Tem várias séries da Hbo que eu acabei perdendo, como a própria The Wire, The Sopranos e Epitafios, entre outras, que eu adoraria se a Hbo reprisasse desde o inicio…
Também fico feliz ver comentários sobre The Wirw aqui no TeleSéries. Acompanho a série desde o primeiro episódio e como já comentado anteriormente, nunca vi uma série que conseguiu retratar com tanto vigor a complexidade das inter-relações de um complexo urbanp. Do luxo ao lixo, se é possível dizer. Impressionante esta série e ficaria satisfeito com um prêmio para ela. Pode não ser tão divulgada na mídia americana mas posse um público bastante fiel (principalmente astros da NBA e NFL que tiveram suas origens no gueto). Se tivesse reviews dessa temporada (apesar de estar quase no fim) seria bacana até mesmo para divulgar a série. Abraços
nunca vi a série mas o texto me cativou a conferir, vou ver se quando tiver tempo se eu lembrar eu vejo o primeiro episódio!!!
mas algumas coisas do texto me lembraram mto BSG, tipo todo mundo fala que é ‘sci-fi’ mas a série é mto mais que isso…
é uma série que não tem mta audiencia, tem baixa publicidade e etc…enfim um pecado!
mas parabens pelo texto Gustavo 😉
Realmente a série THE WIRE nunca fui muito divulgada pela HBO, até pq só vim saber que passava aqui no Brasil na sua 4ª temporada (pois o nome como foi divulgada por aqui em português foi como”A ESCUTA”). É uma pena perdemos seriados tão bons assim por falta de divulgação e ainda por estar espalhados em tantos canais que não tem como programação séries de tv (casos como o GNT com WEEDS e a A&E com as extintas HUFF e STRONG MEDICINE).
Comprei as duas primeiras temporadas de The Wire, de um site inglês, chamado Sendit.com. Este site vende pela net as temporadas com legendas em português de Portugal que, apesar de citar algumas palavras “diferentes”, como por ex. “informante = bufo”… permite entender perfeitamente para quem não entende inglês.
A série é realmente fantástica. TEnho as 5 temporadas de The Shield e, com sinceridade, prefiro The Wire.
As interpretações, a forma como os episódios são reais, a ligação com a porção “social” da coisa e a atuação da polícia são perfeitas.
Infelizmente poucos podem ter acesso a The Wire, mas os que se dispuserem a correr atrás, como eu fiz, serão recompensados!
Eu gostaria que alguem publicasse o nome ou artista que compôs o tema de abertura/fechamento, não sei bem. Aquela música somente com violinos drums/bass. Aquilo é uma obra-prima que ninguem comenta. Wire !!
Achava que só eu assistia A Escuta no Brasil. Ninguém que conheço vê a serie. Falava sobre celulares descartáveis e acham que estou delirando. Perguntam: “Quem compraria um celular e depois o jogaria fora após acabar os créditos?!” O incrível que nem para ‘baixar’ na net tem a serie. Isso é um dos maiores indícios de como A Escuta é desconhecida.
Tem pra baixar sim, é só procurar direito. Espero que lancem DVDs pra essa série, pois eu quero que meus amigos assistam a série mas nem todos conseguem acompanhar sem legendas em português. The Wire é, com certeza, a melhor série já produzida.
[…] Wire. Tão difícil que só conheço dois bons textos sobre a série na internet: um do Estadão e um escrito pelo Gustavo, para o Teleséries. Embora nenhum deles diga com todas as letras, é difícil deixar de ver nas entrelinhas que eles […]
[…] que só conheço dois bons textos em português sobre a série na internet: um do Estadão e um escrito pelo Gustavo, para o Teleséries. Embora nenhum deles diga com todas as letras, é difícil deixar de ver nas entrelinhas que eles […]